Às favas com a realidade: estamos em franca recuperação econômica!

valor1

Agora vai: o governo cortou despesas – muito embora o déficit público só aumente, com as estrondosas quedas na arrecadação de impostos.

Os agentes econômicos estão confiantes –  muito embora a atividade econômica só decresça.

A inflação está baixando, muito embora o único que baixado nestes últimos 12 meses, de forma significativa. tenham sido os preços administrados, que o senhor Joaquim Levy, sob os aplausos do “mercado” ,fez corrigir e aumentar  sem qualquer gradualismo.

Estamos saindo da crise, afinal, em apenas seis meses da luminosa liderança do guia genial dos povos, Michel Temer, o “homem que vai unir o Brasil”.

Como diria a garotada: “só que não”…

Os dados reais da economia – como registra hoje matéria de Fabio Graner no Valor, indicam tudo, menos uma retomada econômica.

Queda real contínua na arrecadação – mesmo com uma base de comparação catastrófica como foi a do segundo semestre de 2015 – retração do crédito, ampliação do déficit público, investimentos encolhidos e os Estados, quebrados, literalmente.

Aliás, entre as grandes unidades da Federação, a única ue ainda não pôs a língua de fora foi a de São Paulo, e é questão de tempo. O próprio Geraldo Alckmin admitiu, publicamente, que a queda na arrecadação em setembro deve ficar em torno de R$ 1 bilhão, o que é entre 8 e 9% menos que o arrecadado em agosto.

Como, no setor privado, não há aumento do do emprego nem da massa salarial, muito pelo contrário, há menos dinheiro circulando.

Os dois principais componentes da demanda agregada – uma das formas de medição do PIB – que respondem por três quartos do resultado final, portanto, seguem caindo.

Que PIB pode subir assim? E, lembrem, a queda econômica não se reverte de um trimestre para outro por qualquer coisa, porque os indicadores arrastam consigo uma “taxa de carregamento” que não “some”, simplesmente.

É a mesma cantilena que ouvidos durante décadas, paramos de ouvir nos tempos de Lula e voltamos a escutar quando o comando da política econômica foi entregue aos adversários do desenvolvimentismo, nas mãos de Joaquim Levy: “é preciso que hoje fique ruim para que amanhã fique melhor”.

O que pode acontecer, no Brasil, na “melhor” das hipóteses é uma estagnação no buraco, porque não há mais onde cair.

Festa, mesmo, só no mundo da especulação e das finanças que, como todos sabem, ganha dinheiro até dormindo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

9 respostas

  1. Isto aí era um desastre anunciado.Nos já sabíamos. Onde o PMDB governa da tudo errado. Vide estados governados pelo PMDB. Ainda mais assessorados por PSDB, DEM e incompetentes de plantão. Caminhamos para o brejo. E os currupacos deste e de outros blogs vão sempre dizer que tudo isto é culpa do PT. E a tal ponte para o futuro quando irá sair do papel, se é que já terminaram o projeto. Ao que parece ainda não. Não tem jeito não. A volta do PT é a nossa solução.

  2. Algum tijolófilo do “brog” foi fazer “vigilia” em frente ao predio onde mora (ou morava) o Lula ???

    Aposto que Lenita, Iskra, Danilo, Vargas, entre outros, estavam lá !!!

    Aproveitando, alguma manifestação FORA TEMER marcada para os proximos dias ????

    1. Nada como ser hábil na arte de tergiversar. Sobre o caos na economia nacional, nada. Como sempre, desconversa para tentar justificar o injustificável. Comportamento padrão de um PATETA GOLPISTA ESTATIZADO DO TEMER.

  3. Quem está vendendo o peixe está no topo da pirâmide financeira, o deus mercado que vende o paraíso, mas pede sacrifícios da base.

  4. Fora do assunto em tela, mas referente aos coxinhas sulistas apoiadores do golpe: Proponho a eles que se separem do Brasil (de São Paulo para baixo) e formem a república do tucanistão, mas terão que levar junto o atual ocupante do palácio do planalto, o congresso, o stf, a pgr, a pf, o mp e principalmente a mídia.

    1. E que o Petroleo fique conosco, assim como mão de obra barata do norte/nordeste. Temos que transformar o Brasil e deixar o tucanistão nas mãos dos canalhas da coxalândia, ai sim a cobra vai fumar pro lado deles…

  5. “É a mesma cantilena que ouvidos durante décadas, paramos de ouvir nos tempos de Lula e voltamos a escutar quando o comando da política econômica foi entregue aos adversários do desenvolvimentismo, nas mãos de Joaquim Levy: “é preciso que hoje fique ruim para que amanhã fique melhor”.

    Lula fez o melhor governo da história! Devolveu a AUTOESTIMA ao nosso sofrido povo. Isso, essa elite imbecil e seus papagaios nunca perdoarão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *