As ilusões, a intriga e o dever de enfrentar

Tem gente que acha mesmo que o eleitor flutua como biruta de aeroporto, para um lado e para o outro ao sabor dos ventos da mídia.

Sim, é claro que há uma flutuação em função da propaganda – e a mídia é a mais poderosa ferramenta desta propaganda – mas ela não ocorre, salvo muito eventualmente, na formação do essencial na consciência popular.

No caso das  eleições em curso, este núcleo eleitoral é, provavelmente, muito mais “duro” que em qualquer outro que tenhamos vivido recentemente.

Não fosse assim, como explicar que -antes de autoritariamente excluírem seu nome das pesquisas – Lula andasse beirando os 40% das intenções de voto, depois de ter sido amarrado do pelourinho da imprensa e vergastado como poucos por um Judiciário que parece ter um só veredito: o de afastá-lo das eleições?

A rigor, era tanta a convicção de que ele estava acabado que – exceto Guilherme Boulos e Manuela Dávila – todos os candidatos se  associaram à surra midiática e não perdiam oportunidade de fazer coro aos impropérios dirigidos ao ex-presidente.

Os fatos, claro, mostraram que as coisas não eram assim, tanto que, exceto Bolsonaro, agora todos os candidatos querem o espólio dos votos de Lula, alguns mudando – ainda bem – inclusive o tom de seus discursos, como é o caso de Ciro Gomes.

Como disse mais cedo, o processo eleitoral – justamente porque o tornaram um pântano de interferências e casuísmos -está começando agora, com iminente formalização de Fernando Haddad como “candidato do Lula”.

Ser o candidato do Lula não é o mesmo que “se for o candidato do Lula” na hora de decidir e manifestar o voto. A primeira expressão é uma definição, a segunda, apenas uma possibilidade.

Mas, então, porque o PT e Lula insistem com recursos e apelos judiciais que retardam essa substituição e fazem o que os colunistas de política chamam de “dança à beira do abismo”.

É tão simples que é esquecido: quem é vítima de uma injustiça deve proclamar sua inocência até a morte, se necessário, ou se curvará a ela.

São sutilezas que a decência e a fidelidade do voto do povão têm e a crônica política que muitos de nós, que fazemos análises políticas, não conseguimos compreender.

Mas que existem e se provarão.

Fernando Brito:

View Comments (52)

  • Boa análise, como é o padrão deste Tijolaço. A lamentar que até este blog, conduzido por um bravo e solitário brizolista, tenha de se curvar ao candidato 'consentido' pelos golpistas - os oficiais, ostensivos, de fora, assim como pelos de dentro dessa máquina partidária do PT, burocratizada, aburguesada e corrompida, também conhecida como "PT jurídico-judicial" -, que é Fernando Haddad.

    Fernando Haddad é o candidato perfeito para perder a eleição para um candidato de direita ou extrema direita ou, se vencer a disputa, governar segundo o programa dos adversários golpistas, levando avante o neoliberalismo privatista e entreguista. Fraquíssimo políticamente, Haddad, se eleito presidente, durará menos no cargo que Dilma Roussef no 2º mandato, que sequer chegou assumir de fato, pois os golpistas não a deixaram governar desde meados de 2014. Derrotado ou eleito, Haddad é o "sonho de consumo" dos golpistas para legitimar o golpe de Estado, o desmonte do Brasil, a privatifaria e o entreguismo desse ultra-neoliberalismo burro e inconseqüente já vigente no governo golpista e quadrilheiro de Michel Temer et caterva.

    • Haddad fez uma administração brilhante em SP. Cumpriu promessas de campanha, saneou finanças, governou para as pessoas, quebrou esquemas de corrupção. Recebeu elogios internacionais. Teve azar de sofrer a pior campanha contra o PT movida pela mídia e pelos golpistas e ainda ter que dividir votos progressistas com Erundina e Marta Vasconcelos. O mesmo povo que não aprovou sua gestão vai votar novamente no pré-fake doriana, que usou a prefeitura como escada para suas ambições e governou SP por celular enquanto curtia suas viagens pelo mundo fazendo campanha pra presidente.

  • O Golpe segue orientação da CIA. A Justísçia quer Haddad pra fraudar apurações. Seria mais difícil com Lula.

  • Esperar até o último minuto e daí vamos fazer uma onda avassaladora de votos para o Haddad. Dale Lula! e, Haddad direto no 1º Turno.

  • Perfeito Brito. E nessa corja de gente ruim tem tbm o PHA q comemora os 30% (sic) do Bozo e se alegra com seu candidato Ciro como se este fosse o coringa da última hora. Fui procurar saber se alguém já tinha alguma notícia do Lula trazida pelo Haddad e acabei vendo o veneno do PHA. É muito pior ver a torcida de alguns supostos progressistas querendo a cabeça do Lula do q um Barroso q é bandido assumido. FORÇA LULA????

    • Menos, Atinelli, pois até o PHA pode errar... Não se esqueça que há muito tempo ele foi taxado de "petista/comunista" pelos manipatoches e golpistas. Vamos deixar a polarização odiosa para os alienadinhos ou mal-amados... Nossa questão central agora é unir forças e apoio à candidatura do Trio Parada Dura: Lula/Haddad/Manuela...Abraço.

      • Só entrei no blog do PHA pq procurava informação. Raramente passo por lá. Não sigo fofocas alheias assim ñ sei o q dizem sobre ele. Há muito tempo q percebi (sem influência alheia) q PHA nunca foi Lula, nem PT e tampouco Dilma. O q relatei aí sobre o q vi em seu blog me virou o estômago, nem tanto pelo Ciro que é um abutre oportunista, foi mesmo pelo desprezo e desrespeito q o PHA tem pelo Lula. Ele tratou o Lula com imenso desprezo e deu aquela risadinha cínica pra cima da estratégia do Lula. Como vc pediu MENOS achei melhor te informar com MAIS!
        Qto a saber qual é a luta prioritária, estou e sempre estive do lado do Lula e ñ abro. É #LULA HADDAD MANU 13.

        • PHA tem um mérito! Comecei a ler os blogues progressistas por lá. Reparava que ele na maioria das vezes publicava matérias de outros veículos, tanto de esquerda qnto de direita. Às vezes acrescentava algum comentário. Dentre as matérias que publicava percebi que muitas faziam referência a um "tal" Fernando Brito. Parei, pensei e decidi: se esse Fernando escreve tantas matérias pq ficar lendo o PHA e não procurar a notícia direto na fonte? Eis que assim conheci o Tijolaço e aqui estou até hj. Aqui encontro informações que alimentam a minha cultura. Se não fosse a fama televisiva de PHA, talvez jamais tivesse chegado aqui! Obrigado, PHA! Hj não preciso ver vc bater e assoprar o Lula de acordo com os seus interesses e fazer campanha para o Ciro! Salve Tijolaço! Salve Fernando Brito!!

        • Está certo, o PHA é um pouco imprevisível mesmo... É da personalidade dele!!!! Mas sempre foi um ótimo companheiro de luta...rsrsrs Abraço.

    • Achei o mesmo de PHA , se impolgou demais com os 12% de Ciro que ao que tudo indica ser seu candidato.
      Eu só to ansioso para Haddad assumir pra facilitar minha caça de votos pro 13
      e a curiosidade de ver essa transferência em 100 %
      vamos que vamos com 13 total

    • É verdade. Lastimável perder um combatente à última hora. O Brito sabe muito bem que, sem o comandante, sem o Darcy, sem Araújo, sem Collares, o PDT se desvaneceu. Não há mais quem sustente a chama do velho PTB, de Getulio Vargas , Alberto Pasqualini, Armando Temperani Pereira, Fernando Ferrari, João Goulart, Unirio Machado, João Caruso, José Brochado da Rocha, Ruy Ramos, Matheus Schmidt, Sereno Chaise e tantos outros, para lembrar apenas os gaúchos. Hoje, mais aventureiros do que idealistas.

  • Pois do muito pouco que sei,ao respeito do POVÃO,se ele decidir,votará nos que os protegerão, da CANALHA.Se não o fizer,PAGARÁ O PREÇO QUE MUITOS DE NÓS,PAGAMOS AO LONGO DA VIDA.

  • Chamou a atenção das pessoas medianamente inteligentes para cima o discurso oportunista do candidato do PDT que fez coro ao discurso antiLulista até a manobra oficial do tse para oficializar seu afastamento. Agora virou lulista desde criancinha. Ele acha que somos tão idiotas assim para não percebermos seu comportamento mesquinho?

    • É simplesmente lamentável.

      Ciro ficou do lado errado da História. Poderia até ficar "isentão", mas ao defender tacitamente a Farsa a Jato e atacar Lula, errou na mão.

    • Ciro mudou o discurso porque seu vídeo onde defende o Lula na sabatina do Estadão já ultrapassou os 2 milhões de visualizações ai seus marqueteiros perceberam que o caminho é o lulismo e não o anti-lulismo
      Puro oportunismo.

Related Post