As lágrimas de jacaré e a dignidade

Por mais que a gente se acostume à crueza da luta política, há limites que a gente não pode romper.

Mais ainda quando a gente exerce funções públicas porque, afinal, somos pagos por toda a população, independente de ideologia, origem étnica, orientação sexual, ou lá o que seja.

O decoro, antes de ser uma imposição legal, é uma obrigação moral.

Este é o calcanhar de Aquiles da Lava Jato: ter abandonado qualquer obrigação moral em nome do que supõe ser a sua “missão moral”, de todo-poderosos, ungidos que foram por um concurso público e uma nomeação que os transformou numa casta diante da qual a “ralé” representada por Lula não tem direito sequer ao luto.

O trágico é que eles foram ungidos pela democracia e se afastaram de seus princípios, passando a comportar-se como uma aristocracia que não tem deveres de comportar-se sequer com a “noblesse oblige”, a carga que obriga a nobreza, em troca de seus privilégios, a ter deveres de urbanidade, ainda que frequentemente hipócritas.

Talvez seja esta a grande diferença destes tempos: as redes sociais e aplicativos de mensagem registram a conversa íntima que travam, com o desprezo pelos que não pertencem, ao seu ver, à nata a que pertencem.

Ao seu ver, apenas, porque vê-se o grau de degradação a que chegaram, pelos comentários sórdidos.

Talvez seja este o maior benefício que o vazamento dos diálogos dos “santos” da lava Jato tenha prestado ao Brasil, o de conhecer a imundície em que vivem estes núcleos autoritários e o quanto eles se tornaram monstruosos neste processo.

Creio que hoje todos partilhamos do que Lula relatou, de que teve “um sentimento de vergonha pelo comportamento baixo a que algumas pessoas podem chegar”.

Pois foi isso, mais que qualquer satisfação possível por sua desmoralização, que a grande maioria das pessoas sentiu.

Até mesmo a procuradora que, no Twitter, pediu desculpas pelo que fez, embora, cinicamente, tenha voltado a duvidar da veracidade das mensagens, embora ela própria o reconheça, ao chorar lágrimas de jacaré:

Pode-se acreditar em quem diz ter uma crise de consciência, mas não é capaz de reconhecer senão a verdade que lhe convém?

Há, sem dúvida, inocentes e culpados entre os acusados na Lava Jato.

Mas há, antes de tudo, um processo viciado, poluído pela arrogância e o desejo de poder que precisa ser saneado.

Quem não respeita o direito de Lula de sofrer com a perda da mulher, do irmão e do pequeno neto, pode agir respeitando seus direitos legais?

 

 

 

 

 

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (38)

  • Bando de hipócritas e incompetentes funcionais.
    Deveriam ser todos demitidos e processados.
    Medíocres, bando de infiltrados a troco de espelhos e chocalhos.
    Bando de cucaracha, pois é isso que os americanos pensam deles.
    Que o STF tome vergonha na cara e volte a fazer o seu dever... JUSTIÇA!
    #lulalivre

  • “Foi com extrema indignação, com repulsa mesmo, que tomei conhecimento dos diálogos em que procuradores da Lava Jato referem-se de forma debochada e até desumana às perdas de entes queridos que sofri nos anos recentes: minha esposa Marisa, meu irmão Vavá e meu netinho Arthur.

    Confesso que foi um dos mais tristes momentos que passei nessa prisão em que me colocaram injustamente. Foi como se tivesse vivido outra vez aqueles momentos de dor, só que misturados a um sentimento de vergonha pelo comportamento baixo a que algumas pessoas podem chegar.

    Há muito tempo venho dizendo que fui condenado por causa do governo que fiz e não por ter cometido um crime sequer. Tenho claro que Moro, Deltan e os procuradores agiram com objetivo político, pois me condenaram sem culpa e sem prova, sabendo que eu era inocente.

    Mas não imaginava que o ódio que nutriam contra mim, contra o meu partido e meus companheiros, chegasse a esse ponto: tratar seres humanos com tanto desprezo, como se não tivessem direito, no mínimo, ao respeito na hora da morte. Será que eles se consideram tão superiores que podem se colocar acima da humanidade, como se colocam acima da lei?

    Peço a Deus que ilumine essa gente, que poupe suas almas de tanto ódio, rancor e soberba. Quanto aos crimes que cometeram contra minha família e contra o povo brasileiro, tenho fé que, deles, um dia a Justiça cuidará.

    Luiz Inácio Lula da Silva”

    • Essa gente tem que ser condenada em um processo cuja sentença deixe bem claro que eles, sob o pretexto de cumprir a lei, fizeram justamente o contrário, atropelando a lei, a ética e a moral, para defender suas ideologias elitistas e seus interesses políticos. E, obviamente, têm que ser demitidos a bem do serviço público.

  • O nível pré-humano dos lavajatistas é algo que está muito aquém da justiça, está no patamar da barbárie, da incapacidade de sequer olhar os outros como seres portadores de direitos e... de sentimentos e dores. São psicopatas. Quem não respeita o direito de Lula de sofrer com a perda da mulher, do irmão e do pequeno neto, pode agir respeitando seus direitos legais?

  • Brito suas palavras calam na alma. Dá vontade de chorar frente a tanta falta de ética e respeiro. Essas pessoas não honram e nunca honraram o cargo que ocupam. Não acredito um pingo nessa moça que se diz arrependida. Só o faz porque exposta foi. Vergonha! Onde nós erramos emquanto nação, que não encontramos empatia nas pessoas que deveriam ter o mínimo de respeito pelo cidadão, e pior, por aquele que perdeu um membro familiar.??Transpusemos o marco civilizatório e voltamos a barbárie. Essas pessoas deveriam voltar à escola básica, para encontrar sua humanidade.

  • Há tempos, venho afirmando, os ministérios públicos estaduais e federal, se encontram repletos de concurseiros baratos. São pessoas desumanas, destituídas de caráter e honra, cujo único motivado para a profissão que abraçaram, são os rendimentos salariais e o status.

  • Como você escreveu: "O decoro, antes de ser uma imposição legal, é uma obrigação moral". Pois é isso que falta a esse pessoal. É lastimável! Não acredito na cinceridade nesse pedido de desculpas ao Lula, é apenas uma forma de "ficar bem na fita". Melhor seria não ter se manifestado como fizeram os outros seus iguais. LULA LIVRE para o bem da justiça e do povo brasileiro que o respeita!

    • Discordo de você em um ponto, no "pedido de desculpas" porque aí está a confissão de culpa que atinje todo o grupo de procuradores da famigerada lava ajato.

  • Maioria formada pela Lavajeria não ten se quer condições de serem referenciados. Ainda querem ensinar a sociedade como combater a corrupção com mediocridade. Façam um bem a vocês mesmos o tempo será o maior julgador de vocês. O inferno está cheio de pessoas com a mesma indole.

  • Sinceramente, gostei. Isso soa como uma libertação das garras do Dalagnol. Sempre achei que era um escândalo de ingenuidade a crença dos procuradores em Dalagnol. Nunca acreditei que eles achassem o Lula culpado só por causa do infame powerpoint que o Dalagnol trouxe dos Estados Unidos. E isso tem, ainda, o poder de reconhecer como verdadeira a fonte de informação do Intercept, destruindo por completo a historinha dos "hackers criminosos".

    • Concordo. De uma forma ou de outra, a atitude foi positiva.
      E também temos que reconhecer que o que ela disse é verdade, no sentido de registrar que o fato de reconhecer essa fala não significa reconhecer a legitimidade de todo o material, pois afinal, mesmo que todo ele seja verdadeiro, ela não dispõe de provas para afirmar isso.

    • Ok. As palavras apenas, não podem garantir a sinceridade dos sentimentos, mas são a única forma de expressá-los. A nobreza tem a obrigação e a dívida da urbanidade com o que deve pagar pelos seus privilégios. Pessoalmente considero a atitude da Procuradora um avanço e percebo que tudo o que era fechado e definitivo em relação a Lula, hoje já apresenta sinais de abertura e novas visões que permitirão dissolver as injustiças. Logicamente não absolve os crimes cometidos com o julgamento político e ideológico que foi arranjado cruelmente contra Lula.

  • Não basta acabar com a lava jato e judicializar suas ações e responsabilidades. É preciso derrubar o governo do bozo e acabar com essa doença que atingiu o Brasil que se chama bolsonarismo.

  • Ela SABE muitíssimo bem o que FEZ.
    E mais, a opinião em que ela diz não reconhecer o inteiro conteúdo do The Intercept, é muito VAGA.
    Muitíssimo VAGA !

Related Post