As panelas

ollitas

Se o surto direitista que acomete boa parte da classe média brasileira ainda lhe permitisse ler qualquer coisa sem vociferar  contra o “petista” (nunca fui), o “cubano” (nunca fui lá ) ou o “bolivariano”(não faço ideia do que venha a ser isso no Brasil), recomendaria a leitura da reportagem de Rodrigo Cavalheiro, no Estadão, com a fazendeira chilena Carmen Saenz Terpele, a mulher que criou o “bater panelas” como forma de protesto das elites latino-americanas.

É um gesto curioso, uma espécie de “mea-culpa” de quem pode ter até razões legítimas para a insatisfação menos, é claro, o fato de suas panelas estarem vazias. Cavalheiro cita o relato do historiador norte-americano Peter Winn,  autor do livro Revolução Chilena, como no dia 1° de dezembro de 1971,  militantes de direita “protegidos pelo grupo paramilitar Pátria e Liberdade, de orientação fascista” fizeram a Marcha das Panelas Vazias que marcaria o início do fim do Governo de Salvador Allende.

A bateção de panelas, é fato, também voltou-se contra governos conservadores, já em seus estertores, como os de Pinochet, o assassino de Allende, ou Fernando de la Rúa, na Argentina, quando já se via a colheita amarga dos modelos coloniais que ela própria ajudara a manter, derrubando governos de esquerda.

Mas agora se espalha outra vez na América do Sul, desde as ruas dos bairros chiques de Caracas ou no bacana “Barrio Norte” de Buenos Aires, de onde vem a foto do post.

Cavalheiro recupera, no texto, uma música do conjunto chileno Quilanpayún sobre os “cacerolazos”:  “A direita tem duas panelas / uma pequena, outra grande / a pequena acaba de comprar, essa é usada só para golpear”. A outra, grande, segue a música, está bem cheia de comida.

O “bater panela”, uma espécie de expiação de culpa, não é o única alegoria da vergonha inconfessa que sentem: é preciso acusar de “ditadura” o governo eleito e transformar  seu desejo de golpe em algo como um “contragolpe democrático”, naturalmente com os métodos que já sabemos, dolorosamente, na história.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

53 respostas

  1. A vida deve ser muito difícil para essas senhoras de casacos de pele e bolsas de marca. Gente, vamos fazer uma vaquinha para ajudá-las?

    1. VAQUINHA !?!? Elas não se contentariam com nada menos do que um ‘antílopezinho’ …

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  2. Cheguei a Florianópolis as 17:00 no dia 15, dia do protesto, sem saber, com monumental engarrafamento na Av.Beira Mar Norte (zona das “Zelites”), só pessoal bem vestido, entre centenas, não vi nenhum negro, nem pardo. Todos bem vestido, protestando em zona da alto padrão, pedindo o impeachment e a volta da ditadura. Provavelmente fãs da Globo e leitores do Jornal da RBS. Os políticos que se elegem são na maioria do PPS, DEM e PSDB. Nas praias, muita construção de casas, restaurantes e edifícios de luxo invadindo área de marinha e de preservação sem tratamento de esgoto(como conseguem licença, não se sabe). E os coxinhas querem o fim da corrupção em Brasilia.

  3. Os golpes nas panelas não são o cerne do golpe. A nossa incipiente democracia está sendo golpeada nas masmorras. O desprezo pelos direitos de todos os cidadãos está consolidado. Vivemos o apagão da liberdade, da crença na justiça. Não temos justiça, temos justiceiros. E de quem faz a diferença em quem a diferença, marchamos para o nevoeiro.

    1. Maria Angélica, tem toda razão. As “costuras” estão sendo feitas às escondidas, inclusive de quem foi bater panela. Nossa justiça está se atolando e, com ela, vamos todos nós.

      1. Ambas falaram sobre a justiça!! Muito boa a justiça da época dos milicos!!
        Aquele sorriso cheio de dentes não ia sobreviver, se tratada por aquela JUSTIÇA. Eles quebravam todos. Os choques elétricos era tratamento para emagrecer!!

  4. O problema não são as panelas, elas não possuem cérebro….nem as “elites” elas não usam o cérebro que possuem.
    O problema é Washington – DC.

    1. Até quando, nós, brasileiros, conseguiremos enxergar somente “uma face” da moeda?
      Claro para mim, está que, a mídia EM GERAL já escolheu seu lado e nos posiciona de acordo com seus interesses, inclusive esse blog (Tijolaço) que aqui comento.
      Veja; Folha; conglomerado Globo e outros, fizeram com que o PT se sentisse obrigado a bancar blogs e “robôs” como eles mesmos admitem para tentar amenizar (porque limpar não dá), sua barra.
      Alguém duvida que o PSDB está “até o pescoço” atolado em corrupção, tanto quanto, ou mais que o PT? Eu não!! A grande imprensa não mostra essa faceta do PSBD,entrem a fundo nas questões do METRÔ, assim como aqui( Tijolaço) insistem em esconder de seus leitores a “verdadeira” faceta do PT.
      PSDB; PT; e todos os P’s, SÃO FARINHA DO MESMO SACO!!
      Folha; Globo; Tijolaço; Veja; Conversa Afiada, também SÃO FARINHA DO MESMO SACO.
      A pergunta que fiz acima sobre o PSDB, faço aqui, só copiei e colei invertendo a posição das siglas.
      Alguém duvida que o PT está “até o pescoço” atolado em corrupção, tanto quanto, ou mais que o PSDB? Eu não!!
      Por favor, não façam como os outros comentários que tiraram do ar, se é que são imparciais.

      1. hum, quase o mesmo comentario assinado com outro nome, da maria cida… depois os blogs é que são robôs pagos por partido… e comparar blog com corpooracao midiatica é o fim da picada

        1. Miguel, quando eu li o comentário eu também percebi essa semelhança e existe um outro detalhe, a Maria Cida se identifica como PROFESSOR e não PROFESSORA.

        2. Olá Manoel, é o mesmo sim, é que eu não tinha facebook, então havia usado o de minha esposa.
          Abraços.

        3. Estou postando esse comentário e respondendo igual para todos.
          Maria Aparecida é minha esposa, e eu não tinha (havia cancelado) facebook, então usei o dela.
          O comentário foi meu (José Roberto) e agora tenho facebook novamente, se quiserem vão encontrar.
          A propósito, pensei que poderia deixar aqui minha opinião, então desculpem-me.

      2. CORRUPÇÃO É TIPICO das empresas do capitalista. Sempre, eu disse SEMPRE, COMPRAM FISCAIS!! E ainda dizem: COMPREI ESTE CARA meia hora atras. Temos de liquidar os CORRUPTORES. TOMAR seus bens mal havidos. COMO dizia um filósofo da Revolução FRANCESA: A PROPRIEDADE É UM ROUBO!!! E como dizia CRISTO: Mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico pelas portas do CÉU.

      3. José Roberto (ou professor Maria Cida?):
        Está na cara que você não acompanha o Tijolaço, caso contrário teria vergonha da acusação que fez e também do que escreveu. Política e português não são o seu forte.

        PS.: Se é que dá para confiar na justiça que temos, bem que o Brito ou o Miguel do Rosário podiam ganhar um dinheirinho em cima dessa gente que os acusa – levianamente, sem provas – de serem pagos pelo governo federal.

      4. Os dois missivistas vão levar ‘zero’ na prova de originalidade. A Cida e o José Roberto da Silva, um copiou do outro e outro copiou de um. Até nisto, não tem a mínima criatividade. Varei…!

        1. Estou postando esse comentário e respondendo igual para todos.
          Maria Aparecida é minha esposa, e eu não tinha (havia cancelado) facebook, então usei o dela.
          O comentário foi meu (José Roberto) e agora tenho facebook novamente, se quiserem vão encontrar.
          A propósito, pensei que poderia deixar aqui minha opinião, então desculpem-me.

          1. Deixar opinião, pode, claro que pode! Não há cerceamento quanto a isto (não conduzo o blog mas o dono assim faz). Só não pode colar! Menino que cola, não sai da escola. Rsrs (brincadeirinha).

          2. Seja como for, a argumentação anti-petista é podre, presunçosa e fede a golpe. Xô!!! Falso ingênuo. Vai com esse papo cerca-lourenço lá pra criminosa Veja. Vai. Aqui você não colhe e não acrescenta absolutamente nada.E é rídicula essa réles e manjada tática de tentar a desacreditação o PT pondo-o em pé de igualdade com os maiores lacaios de interesse estrangeiros anti-Brasil e demais corruptos da política nacional.

      5. Gente,agora resolveram usar os robôs por aqui também.O José Roberto e a Maria Cida (que até contestei)são as mesmas pessoas e duplamente revoltados sem causa.É sinal que os blogueiros sujos vêm cumprindo bem a sua missão de esclarecer sobre os fatos de maneira bem mais eficiente,pois falam do que não aparece na midiazona.

      6. E o você não consegue distinguir uma panela de pressão de um pinico, meu rapaz, portanto nunca me convide para almoçar na sua casa. E vá babar ódio e ignorância lá no BLOG DO TIO REI, vai, seu papagaio da GLOBO.

        “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

        1. Bem, pelo menos já começou a cair a ficha de que o PSDB não é um partido de políticos impolutos e incorruptíveis paladinos da ética . Já é um avanço…

          “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

          1. Nossa, será que alguém verdadeiramente acredita que o PSDB é incorruptível?

            Meu Deus, discutir isso é demais.
            PSDB e PT morrem abraçados um ao outro.

            Assim como duvido que alguém acredite que o PT também seja um partido incorruptível.

            Acho que isso não se discute.

      7. Isso só na corrupçao direta da canalizaçao das verbas para eleiçoes, mas em nivel menor pela simples razao que tem que ser mais cauteloso mesmo.
        Em todos os outros setores da corrupçao,voce perguntou alguem duvida? EU duvido.

  5. Bater panelas é para a classe média, “coxinhas”, ou para as empregadas coagidas a comparecer nas manifestações para esse fim. As realmente de elite ficam nas coberturas batendo nas taças de Moet Et Chandon ou , atendendo ao pedido do Lennon, balançando as jóias !

  6. O dia em que eu ver uma manifestação com filas de BMWs, Mercedes, Bentleys blindados, vou acreditar tratar-se de manifestação “dazelites”; caso contrário, vou vê-la simplesmente como um bando de sem noção, manipulados e burros.

  7. Na cidade onde moro as “pessoas chiques” que foram as manifestações até mandaram customizar as roupas dos protestos, após as manifestações foram almoçar nos melhores restaurante da cidade com as camisas amarelas e no dia seguinte saíram nas colunas sociais dos jornais. KKKKKKKKKKKKKK. Coisa de coxinha.

  8. É curioso, nunca tivemos, aquí, nada parecido com o Quilanpayún ou o Inti Illimani.

      1. Esquece o Fagner e deixe ele homenagear quem queira, pois o que eles querem é exatamente que reajamos para estabelecer a polêmica e divulgarem o feito com muito mais repercussão e manipulação. Basta de dar milho a bode.

  9. Hitler, Mussolini, Pinochet, os movimentos nas décadas de 60 e 70 que levaram às diversas ditaduras na América Latina,..
    A História é antiga e há gente querendo revivê-la. Este não é o caminho. A argumentação da professora é míope e distorcida; não são todos iguais; basta enxergar quem ( em qualquer partido ) quer o bem do Brasil e quem quer entregá-lo via ação política, via grupos religiosos importados, via manipulação na mídia. As pessoas precisam ser alertadas para não cair neste golpe que pode levar ao Golpe!!

  10. http://br29.com.br/senadores-do-psdb-querem-destruir-o-mais-medicos-e-prejudicar-mais-de-60-milhoes-de-pessoas/
    Senadores do PSDB querem destruir o “Mais Médicos” e prejudicar mais de 60 milhões de pessoas
    O líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC), e os deputados petistas e médicos Adelmo Leão (MG), Chico D’Ângelo (RJ) e Jorge Solla (BA) criticaram a tentativa do PSDB de acabar com o Programa Mais Médicos e respaldaram as críticas feitas ao partido tucano nesta sexta-feira (27) pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro.

    Em visita ao Rio de Janeiro para anúncio do programa Parto Adequado, o ministro disse que a tentativa de anular o convênio que permite a participação de 11.487 médicos cubanos no programa representa um “atentado contra a população” brasileira.

    Nesta semana, os senadores tucanos Cássio Cunha Lima (PB) e Aloysio Nunes Ferreira (SP), líder e vice-líder do partido de oposição no Senado, apresentaram um projeto de decreto legislativo para anular o convênio entre o ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), braço da Organização Mundial de Saúde (OMS). Na prática, a ação impede a atuação dos 11. 487 médicos cubanos que participam do programa.

    Apesar da tentativa tucana, o líder do PT na Câmara ressaltou que o partido vai lutar para derrubar a proposta e assegurar o direito à saúde para a população mais carente do País. “Vamos lutar para derrubar essa proposta elitista e preconceituosa do PSDB”.

    É direito da população ter acesso à saúde, seja por meio do atendimento feito por médicos cubanos ou de qualquer outra nacionalidade que queiram trabalhar no Brasil, principalmente nas localidades mais distantes e carentes”, destacou. “É um preconceito hediondo do PSDB contra as camadas mais pobres da população brasileira”.

    Na mesma linha, outros parlamentares petistas protestaram contra a ação do PSDB. O deputado Adelmo Leão disse que a atitude dos líderes tucanos “é um absurdo, e um contrassenso”. “Além de uma ofensa à população mais pobre atendida pelo programa, é uma atitude de desrespeito a um contrato internacional com uma entidade respeitada em todo mundo. Se isso viesse a ocorrer, o Brasil perderia credibilidade, e milhões de pessoas ficariam desassistidas”, explicou.

    Também indignado com a proposta tucana, o deputado Chico D’Ângelo disse que a iniciativa demonstra a falta de conhecimento sobre os benefícios gerados pelo Mais Médicos. “Antes de apresentar a proposta esses senadores deveriam ter visitado as localidades onde existe o programa. Assim teriam tido a oportunidade de observar a relação de proximidade entre os profissionais da saúde e a população, e verificar a melhora de todos os índices relacionados à atenção básica de saúde”, observou.

    Já o deputado Jorge Solla destacou que a falta de compromisso do PSDB com a saúde dos brasileiros está por trás da motivação do projeto tucano. “Ao querer acabar com um programa que atende mais de 60 milhões de brasileiros apenas para criar um enfrentamento político, o PSDB mostra que não tem compromisso com as políticas públicas de saúde no País”, acusou.

    1. Hoje fui a um churrasco com amigos e lá pelas tantas o assunto enveredou para a política e, pra meu espanto (não deveria me espantar, é verdade), fui xingado pela mulher de um amigo por ter votado na Dilma.

      Disse que estava com aquilo engasgado pelo que via publicado no facebook. Tentei conversar, tentei argumentar, tentei perguntar qual o sentido daquela agressão toda (me chamou de ladrão, de conivente com a corrupção, de burro, fora os “chupa petista”).

      Desisti, pois vi q minhas palavras batiam num muro de ignorância. Agora me pergunto, qual a solução para esse tipo de gente? Saí do churrasco (mais) descrente com com o ser humano.

      1. No geral, caro Marino, costumo fazer a seguinte pergunta àqueles que assim vociferam: sua vida mudou ou piorou nestes últimos dozes anos? Aí você faz outra pergunta (sei, se responderem sim, em seguida terá um mas, e este mas, se baseará na velha cantilena: corrupção) aí você pergunta: Não é prá prender corrupto, ladrão, e quetais? (dependendo da idade do oponente) diga-lhe: Já ouviu falar, já leu, quanta gente graúda, de empresários à políticos estão sob a mira da justiça e o governo federal (não há nenhum registro de, sequer tentativa, em atrapalhar, em colocar debaixo do tapete as investigações, seja da PF, MP, Receita Federal, AGU, CADE, e outros? Coloque o ou a ‘coxinha’ para pensar? (Sei, não é fácil, mas tente). Quanto ao particular, e me reportando ao caso concreto vou te dizer uma coisa: Marino, se eu tivesse intimidade (no bom sentido) e o blog me permitisse… Ah, eu diria, como diria a esta pessoa o que que estou pensando..

  11. O que essas “senhoras” de panela na mão precisam é de uma enxada e uma “inchada”. O problema delas é falta de caricias….

  12. São umas senhoras miseráveis,mal vestidos,em farrapos suas roupas e rostos esqueléticos.Será o governo não vê isso,tem achar uma solução para fome destas pobres coitadas?

  13. É, mas durante uma entrevista com o sr. reinaldo azevedo, nos intervalos, duas propagandas do Governo Federal. Aos 70 anos cansei de dar murro em ponta de faca, defendendo esse governo frouxo. Não vou passar lubrificante na corda do carrasco. Chega!

  14. Bater panelas significa “panela fazia”, falta alimentos na panela. A estas senhoras não falta o caviar e nem a champagne de cada dia.

  15. É um mundo que se acaba, os esgares finais de uma Era, a Era dos colonialismos, dos imperialismos, de tudo o que não tem nada mais a oferecer à Humanidade não ser as últimas enganações de suas mídias decadentes. Um novo mundo surge, não podemos mais voltar atrás. Um novo mundo de Ser e não de Ter, um mundo de mais igualdade e absoluto respeito pelo próximo e pelo nosso planeta está nascendo e vai crescer forte e vigoroso.

  16. Brito,
    pensei que fosse uma gozação… Mas ao ler o post percebi que a foto era real, não uma peça de teatro ou cena de um filme… Diante disso, cheguei à conclusão que, de fato, a espécie humana não deu certo.

  17. Acho que se Zé Limeira ainda vivesse, diria assim:

    “Viva o sol e viva a lua//
    Viva o povo varoní//
    Nóis instamu é no Brasí//
    A beleza continua//
    A currupição é sua//
    Vô vende minha cerola//
    Com rodela de cebola//
    Só pra isfregá na venta//
    Indo imbora a presidenta//
    Eu elogiála vô-la.”//
    (Zé Roberto)

    “O vento que vem do su//
    Dizem lá, é Minuano//
    É o sopro do tucano//
    Açoite de guatambú//
    E o povo andando nu//
    Já num sabe o que qui faiz//
    Ferreirinha e Farrabraz//
    Se ferraram no repente//
    O PT corre na frente//
    E eu cutucano atráis”
    (Zé Roberto)

  18. Vendo esta foto ontem pude perceber qual a origem do nosso complexo de vira-latas: o clima. Nosso país tropical não permitiu o glamour dos casacos de peles e esta realidade não tem perdão. Estamos fadados à pouca roupa.

  19. “Um dia no paraíso
    Na velha casa de Adão
    Jesus que fez um sermão
    Foi um dia de juízo
    E pedro que tava liso
    Alí vendeu um jumento
    Por vinte conto e quinhento
    Pra comprá cumiduria
    Foi muito pão nesse dia
    Diz o novo testamento”
    (Zé Limeira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *