As tentações de Bolsonaro

O discurso de campanha de Jair Bolsonaro e a sua inconsistência o colocam diante de uma necessidade: a de não demorar a fazer barulho com medidas governamentais.

Um janeiro vazio de novidades, restrito a  “plano de 100 dias”, “revisão dos atos governamentais”, “grupos de estudo” e “comissões de alto nível”, serão muito ruins para o ex-capitão, que elegeu-se com o “prendo e arrebento”.

A tal “Agenda de Governo“, divulgada ontem, é um mero manual de regras de comportamento de servidores públicos, que poderia estar pronto há anos, sem que nenhuma linha precisasse ser alterada e, no restante, apenas um calendário de “reuniões de alinhamento”.

Na apresentação, Ônyx Lorenzoni apela aos futuros dirigentes estatais que até 10 de abril “seja traçada uma agenda de governo com ações prioritárias para cada um dos ministérios e, em especial, a seleção de uma política a ser efetivamente entregue para o povo brasileiro nos primeiros 100 dias de governo”.

Embora seja de se perguntar o que fizeram em 60 dias de transição, era esperado.

Este é um governo que se elegeu sem programa e vai governar sem ele, à base de factóides.

Dois meses de transição e tudo o que há como planos são declarações vagas, como “meter a faca no Sistema S”, leiloar aeroportos (em 2020!) e passar para 10 anos o prazo em que caducam as carteiras de motorista. Ah, sim: comprar alguma usina de dessalinização de Israel, transferir nossa embaixada naquele país para Jerusalém, jurar amor a Trump e a Olavo de Carvalho  e acabar com a fiscalização sanitária nos matadouros de gado.

Se esqueci de algo importante, avisem-me.

Parece evidente que não poderá ser essa a música que vai tocar em janeiro.

Apesar das declarações do General Mourão de que “não haverá impactos ou pacotes”, é improvável que Bolsonaro não “tuíte” medidas provisórias até lá.

Quem (sobre)viver, verá.

Fernando Brito:

View Comments (31)

  • Infelizmente as alternativas para esse governo são, no meu modo de ver, "tragédia ou tragédia". A simples presença de uma figura tão escrota na presidência desse país, já é garantia disso.

    • É isso que dá se eleger sem ter um projeto de governo. Algo como viajar sem saber o que levar e nem o que vai fazer no lugar pra onde vai.......Foi a famosa eleição pra "derrubar a esquerda" e só. Mas nem tudo está perdido, o general Mourão já andou dando declarações de que já está montando um plano para contemplar os problemas do país.Ainda bem, não é?

  • Feliz Nunca Mais, Brazil! Foi nisso que deu deixar qualquer idiota tirar título de eleitor e, ainda por cima, obrigá-lo a votar.

  • o texto deixa muito claro que eles não tem ideia do que fazer. Mas a charge é impagável!

  • É gente despreparada, aventureira e profundamente ignorante e preconceituosa. Nenhum país sobrevive a tanta desgraça junta.

    #LulaLivre

  • E governo de doido ignrantes, com bem diz o Leonardo Boff. Vão fumar o pé de goiaba da Damares.

  • Calma, calma... segundo o maluco "Arnesto", Olavete e Bozo vão trazer "Deus" de volta para o Brasil. O problema é que ele é gazeteiro, não vem mesmo

  • O Brasil é a quarta democracia do mundo, só perde em número de eleitores para India, EUA e Indonésia e, além de populoso, é muito grande territorialmente. Desde 94 só disputam PT e PSDB, os analistas falam de uma forte barreira à entrada de uma terceira via. Ou seja, de um grupo político sem a estrutura partidária do PT e PSDB. Quem justamente quebra essa barreira foi a candidatura de Bolsonaro que "coincidentemente" foi quem manipulou a eleição nas redes sociais. Lembro na campanha, por exemplo,,ter recebido em grupos diversas mensagens de Zap que Haddad colocou no seu plano de governo que vai soltar presos. Era algo que não parava, feito em escala industrial e justificava uma pesada investigação.

  • é um (des)governo tão fraco que parece que a oposição está de férias... eles se enrolam cada dia mais sozinhos.

  • A vacina que Bolsonaro utiliza para abafar acorrupção do laranjal e a comprovada incompetência para conduzir o país é atacar Lula e o PT. É o que mantém os bolsominions sob controle.

Related Post