Ataque dos EUA eleva crise e preço do petróleo

O ataque com mísseis dos EUA ao aeroporto de Bagdad , que supostamente matou o comandante da Guarda Revolucionária do Irã, Qasem Soleimani – considerado o mais influente dirigente do país, apos o aiatolá Ali Khamenei – e o chefe do Hezbollah iraquiano, Jamal Jafaar Mohammed Ali Ebrahimi (conhecido como Mahdi al-Muhandis) agrava aquilo que se disse sábado aqui sobre as consequências da escalada dos ataques norte-americanos ao Irã.

O Irã até este momento não confirmou a morte – e, portanto, ainda não houve reação oficial do regime iraniano ou do iraquiano.

Mas os preços do petróleo pulou 3% no mercado spot, mesmo sendo de madrugada.

15% acima do preço registrado 30 dias antes.

O clima dentro do Iraque é de convulsão e de ameaça de guerra civil.

Amanhã é dia de queda nas bolsas.

Fernando Brito:

View Comments (14)

  • Provavelmente este ataque não passará disso, ou seja, mais uma tentativa de Trump de ser bem visto pela indústria bélica nas eleições que se aproximam. Mas se realmente houve a morte do comandante, tudo ficaria muito mais grave, e seria muito mais surpreendente, pelo acerto da pontaria dos mísseis. Mais pareceria coisa de israelenses.

    • Quem menos manda nessas ações é o presidente americano. A coisa é de nível bem mais alto.

    • Acho que o Irã vai tirar o pó de suas bombas atômicas. Israel pode ser o alvo mais direto. A paz é um desejo apenas de pessoas desprendidas e que se preocupam com os outros. Os americanos devem pagar o preço de seu voto por Trump. O mundo vai à guerra e o Brasil não vai ficar neutro, desta vez. O que também tem a ver com o preço que os brasileiros devem pagar pelo voto em Bolsonaro.

      • Os iranianos não tem bombas atômicas, mas tem misseis convencionais e bombas econômicas que podem causar um estrago imenso.

    • Confirmada a morte, acho muito difícil não ter uma guerra aberta e declarada.

      Trump será reeleito, com certeza. O procesdo de impeachment já tinha sido um tiro no pé do partido Democrata, porque o Senado vai barrar e ele vai jogar de vítima, agora com uma guerra no CV pra alimentar a máquina de guerra é garantia.

  • Pegaram pesado os falcões. Foi uma declaração de guerra. Imprevisível o que vem por aí.

  • Os iranianos deverão retaliar a indústria petrolífera Saudita.

    • Em ocasiões anteriores eles já falaram sobre essa possibilidade. Eles podem facilmente causar uma crise econômica mundial muito pior que a atual.

  • O atentado terrorista ( é isso que é) do tio sam ,não acredito que inicíe alguma guerra.
    O que acho que acontecerá ,com certeza,MUITOS PORCOS ,OBESOS ,ALIENADOS CIDADÃOS NORTE-AMERICANOS COMEÇARÃO A EXPLODIR POR AQUI E POR LÁ.
    NADA MAIS JUSTO.

  • A indústria bélica dos EUA alçou voo com a Segunda Guerra Mundial e nunca mais pousou! Sempre conseguem pretextos para que o mundo tenha várias guerras onde eles faturam alto. Será que teremos uma guerra onde o Irã estará envolvido? O Irã não é o Iraque.

  • Qual a diferença entre o deus dinheiro e o deus das armas???

Related Post