Ataque dos EUA eleva crise e preço do petróleo

O ataque com mísseis dos EUA ao aeroporto de Bagdad , que supostamente matou o comandante da Guarda Revolucionária do Irã, Qasem Soleimani – considerado o mais influente dirigente do país, apos o aiatolá Ali Khamenei – e o chefe do Hezbollah iraquiano, Jamal Jafaar Mohammed Ali Ebrahimi (conhecido como Mahdi al-Muhandis) agrava aquilo que se disse sábado aqui sobre as consequências da escalada dos ataques norte-americanos ao Irã.

O Irã até este momento não confirmou a morte – e, portanto, ainda não houve reação oficial do regime iraniano ou do iraquiano.

Mas os preços do petróleo pulou 3% no mercado spot, mesmo sendo de madrugada.

15% acima do preço registrado 30 dias antes.

O clima dentro do Iraque é de convulsão e de ameaça de guerra civil.

Amanhã é dia de queda nas bolsas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

14 respostas

  1. Provavelmente este ataque não passará disso, ou seja, mais uma tentativa de Trump de ser bem visto pela indústria bélica nas eleições que se aproximam. Mas se realmente houve a morte do comandante, tudo ficaria muito mais grave, e seria muito mais surpreendente, pelo acerto da pontaria dos mísseis. Mais pareceria coisa de israelenses.

    1. Quem menos manda nessas ações é o presidente americano. A coisa é de nível bem mais alto.

    2. Acho que o Irã vai tirar o pó de suas bombas atômicas. Israel pode ser o alvo mais direto. A paz é um desejo apenas de pessoas desprendidas e que se preocupam com os outros. Os americanos devem pagar o preço de seu voto por Trump. O mundo vai à guerra e o Brasil não vai ficar neutro, desta vez. O que também tem a ver com o preço que os brasileiros devem pagar pelo voto em Bolsonaro.

      1. Os iranianos não tem bombas atômicas, mas tem misseis convencionais e bombas econômicas que podem causar um estrago imenso.

    3. Confirmada a morte, acho muito difícil não ter uma guerra aberta e declarada.

      Trump será reeleito, com certeza. O procesdo de impeachment já tinha sido um tiro no pé do partido Democrata, porque o Senado vai barrar e ele vai jogar de vítima, agora com uma guerra no CV pra alimentar a máquina de guerra é garantia.

    1. Em ocasiões anteriores eles já falaram sobre essa possibilidade. Eles podem facilmente causar uma crise econômica mundial muito pior que a atual.

  2. O atentado terrorista ( é isso que é) do tio sam ,não acredito que inicíe alguma guerra.
    O que acho que acontecerá ,com certeza,MUITOS PORCOS ,OBESOS ,ALIENADOS CIDADÃOS NORTE-AMERICANOS COMEÇARÃO A EXPLODIR POR AQUI E POR LÁ.
    NADA MAIS JUSTO.

  3. A indústria bélica dos EUA alçou voo com a Segunda Guerra Mundial e nunca mais pousou! Sempre conseguem pretextos para que o mundo tenha várias guerras onde eles faturam alto. Será que teremos uma guerra onde o Irã estará envolvido? O Irã não é o Iraque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.