Até tu, brutus?
A revista Forum conseguiu cavar, no site do instituto FHC, uma defesa da regulamentação da mídia feita pelo próprio ex-presidente.
Curiosamente, nunca vi essa declaração na grande mídia…
Eu quero ver FHC repetir isso agora, em ano de eleição presidencial. Duvido.
*
Para FHC, a democracia não avança sem a regulação dos meios de comunicação
A regulação dos meios de comunicação voltou à pauta nos últimos dias em função da divulgação da proposta de programa de governo do PT para 2014 e também das declarações recentes do ex-presidente Lula a respeito do tema. No entanto, o assunto não é novo e, como muitos querem fazer crer, não é exclusividade da esquerda ou de qualquer grupo que tenha como intenção “censurar” (sic) conteúdo.
Em seminário realizado no dia 15 de maio de 2012, no Instituto FHC (iFHC), cujo tema era “Meios de comunicação e democracia na América Latina”, líderes políticos trataram do tema e quem surpreendeu foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), se mostrando defensor da regulação do setor.
Além de FHC, participaram Carlos Mesa, ex-presidente da Bolívia; Rubén Aguilar, ex-porta voz de Vicent Fox (presidente do México entre 2000-2006); Osvaldo Hurtado, ex-presidente do Equador, entre outros.
Em sua fala, Fernando Henrique Cardoso disse que na comunicação brasileira não há pluralidade. “Os meios de comunicação no Brasil não trazem o outro lado. Isso não se dá por pressão de governo, mas por uma complexidade de nossa cultura institucional. Nós temos toda a arquitetura democrática, menos a alma”, criticou.
O ex-presidente ainda declarou que a diversidade nos meios de comunicação é essencial para o avanço da democracia. “Não há como regular adequadamente a democracia sem regular adequadamente os meios de comunicação”, disse.
O tema da regulamentação dos meios de comunicação deve ser pauta presente nas eleições presidenciais deste ano. A presidenta Dilma Rousseff estaria comprometida com a pauta da regulação econômica da área, item incluído entre as diretrizes de programa de governo do Partido dos Trabalhadores para 2014. “Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio”, diz o texto da legenda.
6 respostas
Eu era garoto quando me encantei com Brisola, com s de Brasil, defendia alguma, “qualquer coisa” em relação à Globo, o que significa a midia em nosso país. O velho Brisa morreu disso, de alguma forma. E a pergunta é:porque essa demora toda?? QUANDO afinal, esta medida URGENTE, inclusive no plano EDUCACIONAL vai sair das “meras” intenções??
FHC vai dizer,que se escreveu foi à lápis e se disse, esqueçam
que falou,como é do seu feitio.
Os donos da mídia, querem confundir o povo, dizendo que a regulamentação é censura. Com a atual composição do congresso, fica dificil promover alguma mudança. Então, temos que votar maciçamente em candidatos do PT e PCdoB, para poder aprovar a lei das midias. A mídia golpista poderá depois da regulamentação, continuar a mentir e distorcer a verdade, só que terá o contraponto.
Kkkkk! Já está bombano na net!!! Divulguem!!! A Fantástica Fábrica da Tucanagem! Você acha que a inflação e o desemprego eram maiores no governo FHC? Acredita que a falta de água em São Paulo é culpa da má gestão do governo estadual? Pensa que o escândalo do metrô de São Paulo precisa ser investigado? Não se preocupe, você só precisa de um passeio pela Fantástica Fábrica de Tucanagem: lá, entra informação e sai ficção. Hehehe! Não tem jeito não! Eu vou é cravar 13 em outubro! Eu e minha geração devemos isso ao PT! Padilha vem aí! E de jaleco branco! É Dilma, outra vez, em 2014! Meu manifesto: #Ley de Medios Já! #PSDB nunca mais! #VejaVira-lata! #EpocaVira-lata! #VazaRonaldo! Veja em http://www.youtube.com/watch?v=yl7q0lWPz1s
Eu gostaria de tocar em assunto que está no blogue do Jamildo de hoje como os politicos são inteligentes, voces sabem o que é por exemplo ITBI, é simplesmente um imposto criado para taxar todos os proprietarios de imoveis de pernambuco, pois não é que eles acharam pouco, além do IPTU, ainda tiveram a cara de pau de aumentar esse tribito, eu pergunto muito tem se visto reclamações de que são muitos os impostos cobrados dos contribuintes, será a volta do imposto do cheque criado pelo governo FHC o retorno? com a palavra os brasileiros.
ITBI não Imposto de Transferência de Bens Intra vivos?
Só é cobrado quando ha venda de um imóvel, e a tarifa, que é % do valor da venda é definida pelo município.