O senhor Jair Bolsonaro não vai parar.
Mesmo diante das dificuldades em compor uma estrutura de governo minimamente eficaz, não controla o seu processo de radicalzação, talvez na ilusão de que massas furiosas venham referendá-lo e fazer impor sua vontade.
Hoje, em entrevista a José Luiz Datena no programa Brasil Urgente, na TV Bandeirantes, disse que não houve ditadura no Brasil, mas apenas “uns probleminhas” semelhantes a desentendimentos de casal, que Augusto Pinochet “fez o que tinha que ser feito” ao produzir uma matança “porque dentro do Chile existiam mais de 30 mil cubanos, então tinha que ser de forma violenta pra reconquistar o seu país”, embora não se tenha notícia disso.
Partiu para cima da Folha de S. Paulo, a quem chamou de “toda a fonte do mal”.
Bolsonaro joga no confronto e na submissão do Legislativo e do Judiciário ao seu discurso tresloucado.
Se estes poderes, em nome de um “democratismo”, permanecerem apenas miando oposição a seus planos, mesmo sem apoio de massa, Bolsonaro estará a um passo de impor uma nova ditadura ao país.
Jair Bolsonaro, está se tornando evidente, é um caso de interdição.
O que não pode acontecer é que nós fiquemos discutindo o que sua ambiciosa loucura propõe.
View Comments (20)
O golpismo é um trem desgovernado, sem freios e numa pendente pronunciada. O problema não está no maquinista tresloucado que improvisadamente foi colocado como condutor. O problema é o veículo mesmo (o golpismo) e a viagem proposta (a distopia destrutiva de um país para muito poucos). A bifurcação que nos afastou do caminho das reformas democráticas e sociais só podia nos conduzir ao caminho das reformas antidemocráticas, autoritárias e antisociais dos últimos dois desgovernos golpista. E essa deriva foi conscientemente construída e gestada. A questão agora é como retomar e reconduzir o trem ao bom caminho ou de como saltar do trem e deixar que seus atuais condutores terminem no abismo que caprichosamente cavaram.
Se Bolsonaro está em surto, todos os outros uniformizados, como ele, também estão. Basta ver o convite para a festa de 31, que não passa de um rol de mentiras, que se quer, hoje, que repitam. Esses militares deveriam é estar presos e expulsos das FFAA por subversão aos direitos democráticos e à Democracia.
DITADURA NUNCA MAIS!
ABAIXO O ENTREGUISMO E A SUBSERVIÊNCIA!
FORA TRAIDORES DA PÁTRIA E DE SEU POVO!
BRASIL LIVRE E LULA LIVRE!
se foi assim tão bom, porque escondem a verdade?
negar o que fizeram é a mais evidente confissão de culpa
Eu considero inigualável a manipulação de massas, que levou o povo a este nível de loucura.
Mais e mais vai ficando patente que o caminho trilhado é o da guinada autoritária do poder, linguagem única reconhecida pelo militar reformado como válida. O resto é apenas tática para "justificar" tal guinada, que só teria o aplauso espontâneo da ínfima parcela de golpistas adeptos do intervencionismo, esta quimera que não existe em nenhum outro lugar do planeta. O acirramento dos ânimos institucionais seria a senha para a assunção de uma solução final contra tudo e todos que divirjam de suas posições "ideológicas", através do uso da força bruta. E que não se demonstre surpresa; o deputado estadual já havia declarado, com todas as letras, que "uma vez no poder, fecharia o Congresso imediatamente". Atingido o poder, o que esperar? As sombras se avolumam no horizonte nacional...
por trás deste caos aparente, há uma mão invisível,que conduz a um afunilamento das liberdades individuais e democracia, evidente que não é a de Deus, talvez a de Trump.
Está mais do que óbvio.
A ideia é o confronto.
A ideia é a volta da ditadura.
Acho q ele é tão exageradamente incompetente, q continuamos a subestimá-lo como na época q iniciou a candidatura. Sempre aguardávamos, tranquilamente, a vaca dele ir pro brejo....e hoje estamos aqui, ele não mudou nada e nós tbem. Penso q ambos a espera de um milagre.
Bolsonaro, se no Chile de Alende estivessem 30 mil cubanos o Pinochet não teria conseguido tomar o poder.
Em que livro de História ele leu que 30.000 cubanos estavam no Chile quando Pinochet deu o golpe?
O mulão irá na próxima semana aos eeuu.Os patrocinadores do GOLPE devem ter novas ordens a serem cumpridas ,e tal vez nestas virá incluída a opção "chute na bunda".
O endurecimento ,a radicalização,o hostigamento dessa paródia de Democracia em que o Brasil se converteu ,ainda isso,não fará possível qualquer ato transloucado de fechar o Congresso ,o STF e partir para uma ditadura.
Não existe espaço para isso.
O imbecil só faz o que faz ,porque simplesmente é o único que consegue fazer .Não existe capacidade nesse sujeito como para projetar ,planificar,algo tão complexo (não é só botar tanque na rua) como a quebra de um sistema de governo.Não estamos em 64.
Ninguém medianamente inteligente dilapidaría um caudal eleitoral e de poder tão rapidamente consumido em bobagens ,besteiras,brigas de boteco .
É um comportamento de um moleque ,assim como o da massa de imbecis que formam maioritariamente a população deste país.
Esquizofrênicos maníacos depressivos, não param , nunca, de forma nenhuma, nem com medicação pesada. Qualquer médico pode confirmar isso.
Então , apertem os cintos, o doido chegou para ficar e destruir.
A foto da matéria está ótima, pois a camisa de força é a única coisa que segura um psicótico em crise severa e permanente, que acorda 89 vezes por minuto, durante o sono,como descobriram seus médicos,durante sua estada no hospital.