Auler desmonta acusação de “falsidade” e “ocultação” de aloprados do MP-SP

Até agora, só analisei a loucura dos procuradores do MP de São Paulo de, num arranco fascistóide, fundamentar o pedido de prisão de Lula no fato de este exercer o direito de expressão de seu pensamento, de reunir-se pacificamente com quem o queira, de dar entrevistas, de fazer discursos e, creiam, até de receber a visita da Presidenta da República. Não entrei no mérito da acusação imputada a ele, a de falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal) e de “ocultação de patrimônio”.

Meu colega jornalista  Marcelo Auler, meticuloso como é, o fez.

E desmonta em pedacinhos a peça acusatória apresentada pelos aloprados do MP de São Paulo que, segundo ele, disputa uma “corrida para ver quem primeiro leva o troféu de processar e pedir a prisão do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva”.

Auler mostra que, ainda que fosse verdadeira a alegação de que Lula declarou com erro no IR a cota-parte do empreendimento que detinha – por tê-la pago, há anos –  não há o enquadramento pretendido pelos promotores paulistas, porque existe tipo penal específico para isso como crime tributário, se foi, de fato. É contra a Fazenda e, portanto, atribuição federal, jamais estadual.

Se foi, porque explica Marcelo:

Acrescente-se ainda que a qualquer estagiário de Direito não deve se assustar com uma acusação de falsidade como esta. Facilmente aponta-se um erro material, que não afeta o conteúdo da Declaração de Renda. O valor realmente pago pela cota-parte, seja da unidade 1, 2 ou 3, é o que interessa à Receita. A declaração informa que por esta cota-parte o casal investiu R$ 179.650,80. Não houve sonegação do valor. Mas era uma cota-parte que podia ou não ser exercida. Não foi.

Mas isso é só o começo. Vá até o Blog do Marcelo Auler, um repórter que faz falta na blogosfera brasileira, para ver como não há solidez alguma da peça preparada pelo MP, que na verdade se assemelha mais a um panfleto de convocação dos atos marcados para domingo.

Chamo a sua atenção – e você verá lá – que tudo é baseado em “ouvi dizer”, “me disseram” e em transformação de visitas em moradia, inclusive com o delírio de afirmar-se que Lula e Mariza “tiveram de sair às pressas do imóvel deixando para lá portentosa e cara mobília” que se resume a…um armário de cozinha e uma geladeira.

Uma vergonha para a Justiça brasileira, politizada, partidarizada  e transformada em palco de disputa política por quem não entende que o juiz, para isso, é o povo, com seu voto.

Ninguém mais.

Fernando Brito:

View Comments (55)

  • Espero que o Lula e o PT não deixem essa patifaria sair barato. Tem que processar esse trio de canalhas golpistas que usam seus cargos para se promoverem e para darem uma forcinha para as marchas fascistas de domingo. Tem que pedir indenização pesada e afastamento e expulsão desses bandidos de suas funções.

    • O outro Blat GOLPISTA, o Noblat, acaba de cometer sincericídio:
      http://www.brasil247.com/pt/24...

      Como propagandista do impeachment, o jornalista Ricardo Noblat cometeu hoje um ato de sincericídio; segundo o colunista do Globo, os políticos devem derrubar rapidamente a presidente Dilma Rousseff para tentar se safar da Lava Jato e de outras investigações; ou seja, quem sair às ruas contra a corrupção neste domingo estará sendo manipulado por corruptos preocupados com o próprio pescoço; como diria Gregório Duvivier, "querem lavar o chão com merda"; depois do tweet, Noblat foi trucidado pelos internautas

  • O "erro" do número do apartamento pode ser pequeno para a Receita, mas mostra que o Lula mentiu ao dizer que a sua quota não especificava apartamento e , depois, que especificava mas não era o triplex. Aliás, esta mentira foi alardeada com trombetas pelos blogs lulopetistas, mas agora certamente não vem ao caso. O militonto padrão está acostumado a engolir uma versão fantasiosa sobre a outra.
    Quanto à prisão, creio que não será aceita pela juíza. Mas acho que a sua principal função é preventiva, pois, para não dar razão aos promotores, o Brahma não poderá continuar insuflando os imbecis que o seguem, como fez na semana passada. Assim, evitamos ver capangas da CUT agredindo novamente populares e jornalistas, pois, ao contrário do que ocorre com os brasileiros decentes, que se reúnem aos milhões sem nenhum incidente, basta juntar uns vinte lulopetistas para a baderna começar.
    Quanto ao restante, esse alarido é bom para lembrar das sete mil famílias vítimas do golpe dos petistas da Bancoop. E continuamos aguardando que o Molusco se torne ministro, para só ser preso logo após o impeachment.

    • Alguns idiotas criticam sem saber do que falam. Apenas repetem tal como macacos o esgoto produzido insistentemente pela Globo, Folha etc. O bombardeio da Globo em cima do Lula e da Dilma revela o golpe e os imbecis que deliram com UFC, BBB e outras m* globais, por não terem neurônios em número mínimo, aceitam aquilo como dogmas. Aliás esses mesmos imbecis nem sabem o que dogma significa.

    • Fala sério: você acha mesmo que um homem que governou o país por oito anos e numa boa fase da economia receberia de propina um apartamento no Guarujá que qualquer promotorzinho do MP poderia comprar também? Será que um ex-presidente não iria preferir um ap em Paris, talvez um também nos EUA, quem sabe um em Higienópolis, quem sabe uma fazenda? Meu Deus, vocês são muito burros! Isso é propina pra funcionário público de baixo escalão. É por isto que o Brasil é esta merda, porque estudo e diploma não significam nada, haja visto a quantidade de gente com formação superior que é feito de besta pela mídia. Vá lamber o saco dos irmãos marinho!

    • A cada momento em que aparece uma nova prova, Lula muda sua versão. E a cada ordem superior, os blogueiros estatizados traçam outra estratégia; uma hora é atacar Cunha, outra, dizer que o triplex não era de Lula; uma hora é dizer que Lula foi apenas uma vez ao triplex, outra é mostrar um outro triplex de Paraty.

      Me lembrou uma vez na qual eu fui cagar em um sanitário público e estava escrito na porta:

      "Triste sorte,
      triste sina
      ser poeta
      de latrina"

      • Cara faz o seguinte o `sumidade` apresente vc a prova capaz de demonstrar que o Triplex era do Lula. Tipo um `contrato de gaveta`! A escritura em nome de um laranja. O proprio MP-SP disse nao possuir. Nem o MPF-PR depois de dois anos da LJ. Porque se a visita a apartamentos em construcao for prova, entao muita gente, inclusive eu que visitei alguns, poderei ser `acusado` de ocultar patrimonio. Eh obvio que a denuncia e fragil e nao se sustenta. Ah, mas corretores anunciaram que Lula seria um dos proprietarios. Ganhavam taxa de corretagem encima isso! Obvio! E dai se ele desejou ter e depois desistiu. Eh um direito dele. Ele nao teria `privacidade` porque escandalizaram a aquisicao. A OAS agora vendera aquele por um valor muito maior com as modificacoes que fez. Patetico tudo isso! Na verdade eh a Bancoop quem DEVE ao casal Lula-Marisa que pagou por uma cota-parte e nao recebeu nada...

    • " E continuamos aguardando que o Molusco se torne ministro, para só ser preso logo após o impeachment." (ernesto)

  • O azenha comenta em seu blog: “Foi uma noite de deboche, especialmente no twitter, depois que os promotores Fernando Henrique Moraes de Araújo, Cássio Conserino e José Carlos Blat pediram a prisão preventiva do ex-presidente Lula com uma bizarra argumentação.
    É possível resumir com os memes que reproduzimos acima.
    A frase “Marx e Hegel” chegou aos trending topics mundiais do twitter depois que os confusos promotores reservaram para o gran finale do pedido de prisão — certos de que estavam abafando — a suposição de que Marx e Hegel estariam profundamente decepcionados com Lula.”
    Uma dupla bizarrice, já que Lula nunca se disse marxista e Marx nunca foi parceiro de Hegel, mas de Engels.
    Para salvar os promotores, o Jornalistas Livres até brincou, tirando com as teorias de conspiração que fazem a cabeça da direita nas redes sociais: “Hegel morreu em 1831 e Marx nasceu em 1818. 1831 menos 1818 é igual a 13. Só não enxerga quem não quer”.
    Mas o que feriu realmente a lógica foi a argumentação do promotor Conserino de que o crime de ocultação de bens não deixa provas e, portanto, mesmo sem provas Lula deve ser preso agora — dentre outros motivos por ter, em certo vídeo, mandado enfiar algo em certo lugar.
    A idiotice é tanta que sistema judiciário brasileiro, na era da internet virou motivo de piada no mundo.

    • Agora entendi a euforia entre esses promotores.... sabendo que o processo contra o Lula é bem volumoso, eles ficaram excitados com a ideia de chegar antes do Moro e enfiá-lo onde o Lula sugeriu.

      • Putz!, João, acho que os caras ficaram excitados é com a idéia da COBRA que o Lula falou...kkkkkkkk
        Aí depois veio aquela história de enfiar naquele lugar....O tico e o teco dos promotores começou a conjecturar...
        Já está tudo uma esculhambação no MP mesmo..por que não rir do tiro que saiu pela culatra[deles]?
        Hj vai ser alopraçãototal com o MP/tucano de SP o dia todo..

    • O pedido de prisão de Conserino, por sua fragilidade, não será deferido. Além disso, o fato de Conserino ter pedido para fazer a prisão - ele mesmo - demonstra que o mesmo pretende para si os holofotes midiáticos.

      No entanto, com a proximidade da homologação da delação de Delcídio, com a proximidade das delações de Leo Pinheiro, Pedro Correia e Odebrecht, não vejo muita saída para Lula. Vamos analisar porque:

      1. O impeachment de Dilma, com a união do PSDB e PMDB tanto na Câmara dos Deputados, quanto no Senado, andará a passos largos, ou seja, ainda que Lula seja entronado Ministro dos Amigos e Favorecimentos, será logo destituído deste cargo. Ou seja, se Lula for feito - o que acontecerá pela primeira vez na História do Brasil - Ministro para fugir da cadeia, essa solução será temporária, não havendo outra senão a de fugir do país para outro com o qual o Brasil não tenha pacto de extradição.

      2. Dilma não tem e nunca mais terá governabilidade em seu Governo. Os deputados e senadores estão discutindo ainda uma forma dela sair do Governo, e se ela não renunciar, vai ser pela mais vexatória.

      3. A Lava Jato não vai parar. E Lula não está acima da Lei. Ou seja, o "mito" dos sindicalistas, cuteiros e emeesseteiros vai para a cadeia.

      Por fim uma reflexão: Sendo preso, Lula nunca pode ser comparado a Mandela. Este buscou unir um país dividido pelo Apartheid, e Lula busca a todo tempo dividir o país entre nós e eles, pelo que considera os inimigos do povo a classe média, os empresários, os que dão empregos no país.

      • O pedido de Conserino é absurdo, reprochável sob qualquer prisma de análise e um deboche ao mínimo do mínimo de inteligência jurídica que existe no país e no mundo. Sua análise é inexistente, porque nem análise é. É um ajuntamento de desejos, sem a menor lógica, mas com alguma pitada de golpismo. Aliás, o "porque" que você utiliza deveria ser separado e sem acento grave.
        1) Lula não será ministro. Não vai usar subterfúgio para enfrentar esta luta. Sejamos sinceros: quem quer prender Lula a esta altura do campeonato, com ânimos acirrados? Querem um conflito social? Enlouqueceram? Outra: a "proximidade" das delações é quase um enigma da Física: nunca chegam. Deveria ser item considerado na Teoria da Relatividade. Vocês estão inovando;
        2) Confissão-delícia: nunca foi pelos R$ 0,20, pela moralização do país, contra a corrupção... nada! Sempre foi para inviabilizar o governo, interditar lutar e evitar a quinta derrota consecutiva para o PT. Ok. Ao menos, o golpismo diz pra que veio e quando formos as ruas, poderemos esclarecer a população sobre os reais motivos da jornada moralizadora com Deus, pela família e pela liberdade do Aécio e do Cunha;
        3) Não tenho tanta certeza. Uma hora o jogo tem que acabar e o juiz que investiga vai ter seus atos, pelo menos questionados em instâncias superiores. Ao menos, haverá direito de defesa e não culpabilidade antecipada, vazada, mostrada na Globo. Se bem que da AP 470, eu ando meio desanimado, mas deixar de acreditar na Justiça é pior. Lula nunca reivindicou estar acima da lei. Pelo contrário, vem se submetendo a TODOS os procedimentos aos quais é convocado. Dando TODOS os esclarecimentos. Quem não fala é Aécio, por exemplo, que a cada denúncia (e já são 5), bota a culpa em quem teria interesse de destabilizar a oposição (hã?). E Lula, preso, é maior que Lula exposto no Jornal Nacional, como se fosse um pulha, do tipo de Eduardo Cunha, em quem vocês depositam tanta esperança.

        Por fim: Lula NUNCA se comparou a Mandela. Aliás, lamento a morte do grande líder na luta contra o apartheid. Acredito que ele, caso vivo estivesse, já teria manifestado seu descontentamento em relação ao que fazem com Lula hoje. Coisa da relação entre mitos políticos, você não entenderia.

    • Promotor Conserino conseguiu mais uma vez os holofotes que tanta gosta!

      • Ué... você não tinha desaparecido ?! Na verdade não tenho tempo para ler tuas preciosidades. Continuas apaixonado pelo Lula? Coisas do coração, veja so como a Jararaca é poderosa. O mundo inteiro esta de ôlho nela ! Imagine agora aguentar milhões de Jararacas pelo Brasil afora nas mega-manifestações do dia 18 e tb. dia 31 :-) Melhor segurar tuas lagrimas de emoção ao ver teu héroi e teu grande amor nos braços do povo ! O amor é lindo !

  • É de morrer de rir o que estão falando, no exterior, da jusitça brasileira tentando dar o golpe à paraguaia...
    Que vergonha !!! kkkk

  • Brenno Tardelli no blog do Nassif comenta a que o MP de SP faz o Brasil passar uma profunda vergonha

    Após essa fundamentação alucinada, há um parênteses de três parágrafos na peça acusatória para crítica (?!) à presidenta Dilma e sua viagem de visita ao ex-presidente logo após a conturbada condução coercitiva. Ao final, fundamentaram ainda a necessidade da prisão no poder que um Ex-Presidente da República tem em mãos para fugir do país. Chega a ser um delírio, tanto lógico, fático e processual, uma vez que, partindo da tese acusatório, Lula a) jamais teria condições de sair do Brasil, pois sempre haverá a mídia grudada; b) não ganha nada na política fugindo do país - melhor virar ministro e ganhar tempo e c) não demonstrou nenhum indício de que ele faria isso algum dia.
    A vergonha alheia aumenta mais quando, para mostrarem erudição, os promotores exibem uma ignorância profunda, como na hilária troca de Engels por outro filosófo, formando a inédita dupla Marx e Hegel. Até a noite de hoje, essa dupla inventada pelos promotores era trending topic no twitter - volto ao início do texto, em especial na parte da desmoralização dos acusadores fracos. São três patetas que ainda fundamentaram o pedido de prisão em um palavrão dito por Lula. Surreal.
    Repito: causa espanto uma fundamentação dessa. Seja pela falta de técnica jurídica, pelo ódio político-partidário como fundamentação de um pedido de prisão, ou ainda, pela ingenuidade estratégica. Francamente, o Ministério Público é um gigante e deve ser muito maior que isso.

  • E quem são os chefes desses aloprados ?
    Não cabe dano moral contra esses aloprados ?
    Não sou obrigado a pagar salário de marajás para irresponsáveis que querem aparecer sem sair na playboy !!!

  • Tereaza Cruvinel: veremos apos a minifestação do domingo os contornos da crise. Coxinhas pagando mico; vai ser um fiasco. Os cheirosos, brancos, de barriga cheia, meia idade, e muito odio no parabrisa vão de novo fazer aquele show... Uma vergonha para o Brasil ver esse nazifascismo em Sampa... O que aconteceu com você Sampa ?

    http://www.brasil247.com/pt/blog/terezacruvinel/220519/Marco-Aur%C3%A9lio-parlamentarismo-n%C3%A3o-poderia-alcan%C3%A7ar-mandato-de-Dilma.htm

  • Atualmente, pelo que sei, no serviço público federal em especial nas universidades, após o candidato ter passado pelo exame de admissão ( Concurso) fica sendo observado por alguns anos no denominado estágio probatório, onde o candidato é avaliado tanto intelectualmente como emocionalmente, podendo o órgão que o contratou rescindir a sua admissão caso comprove não ser apto ao cargo. Não sei como é avaliado os promotores públicos de São Paulo, mas utilizar um cargo público para atividades políticos partidária é uma justificativa mais do que justificável para exclusão do candidato, pois é CRIME usar cargo público para auferir vantagens pessoais de várias naturezas.

Related Post