A reportagem brasileira, felizmente, ainda tem gente capaz de fazer mais que receber xerox de vazamento de delação e ir atrás das histórias que não querem que sejam contadas.
E o sentimento de humanidade brasileiro ainda tem muita gente que é capaz de não se chocar apenas com maus-tratos a animais enquanto defende a brutalidade sobre seres humanos.
Leia o início da reportagem de Marcelo Auler sobre a morte, por espancamento, de Valdir Rocha, um dos “terroristas” que, espalhafatosamente, o Ministro da Justiça anunciou terem sido presos como ameaça às Olimpíadas.
Quem é que vai pagar por isso?
Ao apresentar-se à polícia, em 22 de julho passado, Valdir Pereira Rocha, 36 anos, vivia em liberdade condicional, na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, noroeste do Mato Grosso (540 quilômetros de Cuiabá), na divisa com a Bolívia. Da pequena cidade com não mais do que 20 mil habitantes, foi levado para Campo Grande (MS) e trancafiado no presídio federal de segurança máxima por ordem do juízo da 14ª Vara Federal de Curitiba, como consequência da Operação Hashtag.
Na segunda-feira (17/10), após 87 dias sob custódia do Estado, Valdir retornou à cidade para onde se mudou em 2008. Ali mora sua esposa Vanicélia de Melo Raimundo, 35 anos, mãe dos seus dois filhos, de cinco e um ano de vida. Chegou dentro de um caixão, com o rosto de tal forma desfigurado que o filho mais velho não o reconheceu. Foi enterrado no final do dia, sob protestos de sua mãe adotiva e sua advogada Zaine El Kadre.
Nos quase três meses (87 dias) em que esteve preso – sob a custódia do Estado, lembre-se -, Valdir foi acusado de ser terrorista e possivelmente ajudar a preparar um atentado durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Passou dias isolado na penitenciária federal, prestou um depoimento no qual acusou um delegado de Polícia Federal de pressiona-lo ameaçando deter sua esposa, esteve prestes a ser posto em liberdade com uma tornozeleira eletrônica, mas acabou perdendo de vez a liberdade condicional e, depois, a própria vida.
Siga a história aqui, no Blog do Marcelo Auler, um repórter indispensável ao que resta de jornalismo independente.
17 respostas
Esta farsa de estado islâmico, financiado pela CIA, que serve de cortina para estas atrocidades, está começando. Estes golpistas ainda farão mais, até que o povo os derrube.
qual o nome desse delegado.torturador,deve -se investigar sua participação nessa transferecia.de preso
Quem realmente merece ir pra cadeia é o Lex Luthor, atual ministro do tiro, porrada e bomba. Ele, como verdadeiro mandante dessa operação fajuta, é o chefe e principal responsável pelas prisões criminosas e esta morte. Os delegados e juízes são cúmplices e também deveriam ser presos.
O que esperar de uma DITADURA DO JUDICIÁRIO? Injustiça, atrocidade , truculência. Adeus ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, abortado junto ao GOLPE.
O artigo de Rogério Cézar de Cerqueira Leite parece que caiu como uma granada entre alguns militares reacionários, daqueles que acreditam piamente que todos os progressistas do Brasil são “bolcheviques tardios” que querem “cubanizar” nosso amado e desigual país. Eles estão a dizer que o artigo vem numa linha de “confronto” que estaria semeando uma guerra. Ao que parece, eles é que estão à procura de qualquer pretexto para tentarem entrar na cena golpista de maneira belicosa. Todo cuidado é pouco, isso não é momento de cutucar feras que vivem na obscuridade desde há muitos anos, quando se instalou, ainda que por outro breve tempo, a democracia em nossa terra.
= ditadura. Desta feita, quem será o 1o jornalista a ser preso?
Tempos sombrios….
Apostaria em Franklin Martins.
Lembrei agora do caso do Breno Altman do 247, que já foi “conduzido coercitivamente”, para casos assim também caberá a tal “cognição sumária” confere?
*Franklin Martins tem se manifestado recentemente?
Ah, faça-me o favor.
Bitolados com a cabeça ainda na década de 60, talvez na crise dos mísseis de Cuba, nosso “querido” Clube Militar e parte do Alto Comando das Forças conseguem a façanha de se meterem em assuntos políticos, toda vez que diz respeito à descer a lenha na esquerda.
Queria ter o prazer de escutar, um comentário que fosse desses oficiais de pijama, sobre o que acharam da prisão sem provas do Almirante Othon e a tentativa de matarem o programa Nuclear, junto com a Usina Angra-3, que novamente teve sua conclusão paralisada.
Aliás, o que acham da perseguição aos contratos da Odebrecht, que já está para vender (ou fechar) sua divisão de defesa, que seria a principal fornecedora dos mísseis da Mectron, à FAB?
Nenhuma palavra, né?
Pensamento geopolítico “elevado” tsc tsc.
Esses pequenos brasileiros ainda pensam que Kennedy governa os EEUU, estão paralisados num tempo que acabou.
Mas por quais motivos os militares brasileiros imaginam ser função instuticional defender a propriedade privada e transnacional é um enigma que só o diabo o sabe.
Nenhuma palavra sobre a sabotagem do Programa Espacial Brasileiro, nada….
Sobre a prisão do Al,irante Othon, nada….
Desmonte do ProSub, nada….
Possível alienação da Amazônia Azul, nada….
Provável alienação da Amazônia via internacionalização, nada….
Mas quando fala em educação e saúde para pobre, esses “falcões” cegos começam a grasnar…babacas dementados !!!!
Não sei se foi tentativa, a de matar todo e qualquer programa nuclear brasileiro. Talvez tenham matado, realmente. Para alguns brasileiros, que importa? E também, que importa se perdemos nossas riquezas? Enquanto estiverem ajoelhados diante de uma estátua de John Wayne, eles se sentirão seguros e protegidos.
Novo “caso Herzog”, agora sob auspícios do comando Oban-savanarola do paraná. Num pais que tem governo o Ministro da justiça teria perdido o cargo e delegados coatores iriam para cadeia. Salve morosidade.
Esse rapaz é mais um infeliz seduzido pelas mentiras e ódios propagados pelo DAESH, embora aparentemente inocente, deveria ter o cuidado de perceber a gravidade daquilo que tentava brincar.
Além de inocentes úteis, ajudaram a levantar a bola para o avanço do arbítrio, pobres diabos.
Deus nos livre da Justiça,Executivo e Legislativo.
No Brasil são todos piores que o Ted Bundy,nos seus piores dias de fúria incontrolável.
Que tal abrir uma lista de assinaturas pedindo a prisão do ministreco, encaminhar ao ” infraemo ” , à OEA , à ONU , ao Mundo uma queixa crime. Essa puliça do Brasil pegou a carteirinha de bedel, de capataz, de capitão do mato.
DM tem uma noção muito clara de justiça. Quando chegar a vez dele, não tem de haver estrilo. DM, aquilo que semeares, isto mesmo colherás; tu e somente. Se semeares boa arvore, bons frutos terás; contudo, se plantares cardos, espinhos colherás. Pense.
O BRASIL se divide entre BRASILEIROS e golpistas.