Avanços na igualdade, aquilo que não é notícia

oit1

Sem que fosse notícia no Brasil, a Organização Internacional do Trabalho divulgou, na sexta-feira, seu relatório sobre salário e renda no mundo.

E porque não é notícia?

Porque o relatório mostra que é crescente a desigualdade no mundo, sobretudo nos países desenvolvidos.

E que é dos países emergentes que vêm os ganhos de renda dos mais pobres.

O crescimento dos salários foi de apenas 2% de 2013 para 2014, contra 2,5% da comparação anual anterior.

Mesmo assim, graças aos países emergentes.

Transcrevo o comunicado oficial da OIT.

Mesmo este modesto crescimento dos salários globais foi impulsionado quase que inteiramente por economias do G20 emergentes, onde os salários aumentaram 6,7 por cento em 2012 e 5,9 por cento em 2013. Pelo contrário, o crescimento médio dos salários nas economias desenvolvidas tinha oscilado em torno de 1 por cento ao ano desde 2006 e, em seguida, diminuiu ainda mais em 2012 e 2013 para apenas 0,1 por cento e 0,2 por cento, respectivamente. “O crescimento dos salários diminuiu a quase zero para as economias desenvolvidas como um grupo nos últimos dois anos, com queda real nos salários em alguns “, disse Sandra Polaski, diretor-geral adjunto da OIT,

Nos países ricos, como você pode ver na figura ao lado, os retrocessos na distribuição de renda é gritante.

Espanha e Estados Unidos foram os “campeões” nesta triste disputa.

E enchem a boca para nos dizer o que fazer e como fazer.

A OIT, porém, diz o contrário:

“(…)na maioria dos países onde a desigualdade aumentou, como nos Estados Unidos ou na Espanha, as mudanças nos salários e do emprego têm sido a força dominante. No entanto, quando a desigualdade tem sido reduzida, como no Brasil, na Argentina e na Federação Russa, salários e aumento do emprego tem sido uma força motriz na redução da desigualdade.”

Você mesmo pode comparar os índices: o lá de cima, o dos 10% mais pobres entre os brasileiros.

Aí embaixo, o dos 10% mais desfavorecidos dos EUA.

Os números falam por si.

Só os jornais não falam por nós.

oiteua

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

11 respostas

  1. É Dilma SIM porque EU não penso só em mim! A regra é clara! Para o PT o crescimento econômico TEM QUE SER ACOMPANHADO DE DISTRIBUIÇÃO DE RENDA! Nada daquele velho e surrado papo de “esperar o bolo crescer para depois distribuir”. Foi o PT SIM que mudou o Brasil! Deu ganho real ao salário mínimo, melhorou as estradas, deu um pouco aos mais pobres e miseráveis com dezenas de políticas públicas de grande sucesso e impacto social, tirando 38 milhões de brasileiros da pobreza absoluta! Foi o PT SIM que gerou quase 20 milhões empregos aos cidadãos, investiu e baixou tributos para as pequenas empresas, vem corrigindo a tabela do IR, coisa que FHC NÃO FAZIA, baixou os juros, reduziu a inflação do patamar dos 12,5% vigente no último ano da Era FHC. Foi o PT SIM que eliminou a dívida externa e a interferência do famigerado FMI, que sempre exigia “arrocho salarial atrás de mais arrocho”, tal como visto hoje na Espanha, Grécia e Portugal. Parabéns Presidente Dilma! Estrebucha tucanada! Que vai ficar mais QUATRO LONGE DO PLANALTO CENTRAL! Hehehe! O PT é TETRA!

  2. O que está em jogo é o poder que o Império Usamericano exerce sobre este pedaço do mundo chamado América do Sul, nossa mídia venal alinhada aos interesses mais retrógrados da nossa sub-elite ( devidamente subalterna a verdadeira elite que é a anglo-usamericana) patrocina vigorosamente o desmonte das expectativas nacionais, através de uma massiva propaganda ideológica que demonstra um País aos cacos, variando ébrio na beira de um abismo sem fim.

    Sem democratização da mídia, ainda que a marretadas, não haverá horizonte para nossa soberania e sem reforma política ampla e democrática seremos tragados por uma ditadura emaranhada num Estado judicial-midiático-financeiro que tornará a escravatura um doce período de nossa caminhada rumo a civilização.

    Infelizmente, para essa tarefa hercúlea sobra-nos a tergiversação histórica de como o PT trata os temas sensíveis ao rompimento das amarras que nos prende ao passado e a força dos movimento populares diariamente criminalizados pela propaganda midiática.

  3. A verdade é que por trás de toda essa guerra midiática há um receio monstruoso da direita de ver resultados como os alcançados pelo Brasil serem copiados por outras nações em dificuldades, dando oportunidades a quem nunca teve e deixando de privilegiar as mordomias dos empresários e banqueiros às custas do povo. Há uma aliança internacional para que isto não ocorra. Podemos nos preparar pois muitas batalhas ainda serão travadas.

  4. *************

    *************

    ****

    *************.

    * . . . . **** . . . . Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *