Ayres, o herói de Merval no STF, foi candidato pelo PT. E como é que Fachin “não pode”, Merval?

mervalayres

Observei aqui, outro dia, que a correção da escolha de Luiz Edson Fachin para o Supremo Tribunal Federal era comprovada pelo fato de que só os colunistas mais histéricos da direita tentaram criar escândalo pelo feto de, em 2010, o jurista ter declarado voto em Dilma Rousseff, como tinha, aliás, todo o direito de fazer.

Registrei que, até o momento em que escrevia, Merval Pereira não tinha se pronunciado sobre a indicação, do alto de sua condição de “ministro sem toga” do Supremo.

Mas ele o fez, e às costumeiras patadas:

“Ministro do STF não pode ter “um lado” político. O juiz Fachin é um militante do PT e não deveria ter sido indicado. Ele aparece em um vídeo na campanha de 2010 da presidente Dilma como porta-voz  do manifesto de juristas “que têm lado”. Indo para o Supremo, vai ter de abrir mão desse lado. Fachin precisa esclarecer publicamente qual é a diferença dele hoje e daquele porta-voz dos juízes que tem um lado.”

Hoje, outro colunista de O Globo, lançou a luva a Merval, com elegância.

Ilimar Franco publica uma nota lembrando de Carlos Ayres Britto não apenas foi filiado ao PT, mas candidato por este partido a deputado federal, em 1990.

Ayres Brit0, como se sabe, é colocado por Merval Pereira no rol dos grandes ministros da história do Supremo, certamente por duas grandes “obras”: a montagem do processo do “mensalão” e o aniquilamento prático do direito de resposta à mídia, num “julgamento” a quatro mãos com o deputado Miro Teixeira.

Se Brito não apenas era filiado (o que Fachin jamais foi) como foi candidato petista, como poderia ter ido para o Supremo e lá ter se tornado o Rui Barbosa de Merval?

A não ser que Merval julgue impedidos aqueles que tiveram um lado, quando cidadãos comuns podiam e deviam ter  e não se passaram para outro, sob a cobertura da toga, quando deviam ser imparciais.

Nada é tão desmascarador da hipocrisia quantos os fatos, reais e concretos.

É provável que Merval, depois desta, se recolha aos seus bigodes.

Porque se ousar apelar para a grosseria com que tratou Fachin, vai ter de ouvir: “Mas e o Ayres Brito, que não só era petista como foi candidato pelo partido, não serviu para ser Ministro do Supremo?

É de perder o rebolado, não é, Merval?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

32 respostas

  1. Embora seja juiz de 1ª instância e não do STF, o juiz Moro, por suas prisões de um lado só e vazamentos seletivos para o PIG, é o mais partidário dos juizes.

  2. O “pobrema” do merdal e todos da mesma laia não é o PT e sim o psiquiatra, mais precisamente a falta dele. Quem anda com quem manda Montesquieu ir tomar no cú provavelmente é um débil mental. Merdal tá lá bem no meio da debilidade, caso clássico de idiotia!!!

  3. NA CPI, O DELATOR BARUSCO MENTIU AO MENOS UMA VEZ
    :
    “Em seu depoimento à CPI da Petrobrás, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, forneceu uma das mais importantes informações sobre os desdobramentos da Operação Lava-Jato, até agora não devidamente traduzida, por incompreensão ou por má fé. A afirmação de Coutinho, de que não houve financiamento do banco público que preside à empresa Sete Brasil, estabelece que o delator Pedro Barusco mentiu pelo menos neste ponto em sua delação premiada”, diz a colunista Tereza Cruvinel; “em processo de delação premiada, qualquer mentira do delator pode anular a validade da delação”

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/177869/Na-CPI-o-delator-Barusco-mentiu-ao-menos-uma-vez.htm

  4. Claro que não é possível ignorar Merval, pois a Globo é, na prática, o maior partido político de oposição no país. Mas, que isso evidencia a pobreza política da oposição de hoje não há a menor dúvida.

  5. Quem leva à serio esse pseudo jornalista de nome merval pereira[isso mesmo, nome com letra minúscula]? Acho que NINGUÉM !!!!

    Esse cidadao tem a mesma consciencia e decencia dos patroes que lhe pagam o salário, ou seja, nenhuma!!!!

    Nao sei se o Edson Fachin vai sucumbir aos holofotes e/ou se deixar seduzir pela tentaçao de virar celebridade da maldita globo, mas, de uma coisa tenho certeza – ele terá a sua chance de ser decente e nao se misturar aos porcos.

  6. Merval Pereira quer que Dilma passe a ele a prerrogativa de indicar ministros para o STF…E essa história de que juiz não pode ter lado? Candidatos a juízes de tribunais superiores vão ter que provar que nunca votaram?

  7. “É de perder o rebolado, não é, Merval?”

    Ora Fernando, desde quando vedete de teatro rebolado perde o rebolado?

  8. E Gilmar Mendes em relação ao PSDB? Não conta não, Merval? Claramente antipetista e pró-tucano, foi indicado por FHC para fazer o que vem fazendo, ou seja, defender os piores interesses e servir aos de cima. É tucano de carteirinha. E está sentado na ADI que acaba com o financiamento empresarial das campanhas eleitorais há um ano, quando a maioria da Corte – 6 votos contra 1 – já se pronunciou pelo fim do financiamento privado. Tomara que Fachin engrosse as boas escolhas feitas pela presidenta Dilma com Teori e Barroso, que, juntamente com Lewandowski, colocaram fim na antiga composição golpista e oportunista do STF.

  9. O Merval tem como função balizar o que é antidemocrático, por isso ele é o complemento do editorial do O Globo, reconhecidamente o continuador da Ditadura, propagador das idéias de tudo o que for favorável ao Capital Financeiro Internacional, e antinacional.

  10. Para o Merval Pereira e outros “iluminados” da mesma estirpe, que menosprezam a inteligência alheia, desconhecem que, historicamente, o STF sempre teve integrantes que se identificavam com partidos políticos. Só que eram partidos da elite nacional. Aí pode. Também pode ser trânsfuga servil de um lado para outro, como o melífluo Ayres Brito. Não pode é um ministro ter identificação com partido ou movimentos de recorte popular. Aí não pode. O mineiro Oscar Corrêa era político da UDN, antes ser ministro. Aliomar Baleeiro foi do PSD e depois da UDN, idem, só para citar esses dois. E pode ser mencionado, também, Epitácio Pessoa na República Velha, que foi deputado constituinte em 1890/1891, antes de ser ministro do STF, e, depois, Presidente da República. Aí, tá liberado. Agora, pela lógica enviesada e pelo interesse de classe do Merval Pereira, “ministro sem cátedra” no STF, o jurista Luís Edson Fachin, que tem sensibilidade social em favor dos mais fracos na sociedade, aí não pode.

  11. Lendo o magnífico texto no blog Conversa afiada (Paulo H Amorim) “O MÉDICO cubano que costurou a mão de um pescador”, e que ama literatura fico a pensar no Merval e academia brasileira de letras, e quantas pessoas na vida são muito mais útil nesse mundo e jamais são reconhecidas, ao passo que nulidades são exaltadas.

  12. – Se Fachin não pode ser ministro do STF, pelo mesmo motivo, os procuradores e investigadores da PF que se manifestaram contra Dilma na Internet, deveriam ser retirados da ação e todos os seus atos colocados sob suspeita. Este argumento, na verdade fortalece a Lava-Jato. Pois se Fachin pode dizer que será isento, então os procuradores e investigadores podem dizer a mesma coisa. Há muitas nuances a explorar aí. Mas a questão não é simples. Procuradores e investigadores podem desprezar provas (como as declarações de Youssef contra Aécio). No STF é mais difícil, mas não impossível – vimos alguns episódios destes. Por exemplo, a condenação de Dirceu, sem base em fatos COMPROVADOS. Vimos a contabilidade da VISANET a bem dizer fraudada, pois os advogados mostraram que pelo menos 85% dos serviços apontados como inexistentes, haviam sido realizados (e realizados pela Globo, Band, SBT, etc!). Mesmo assim, ficou o número de R$90 milhões desviados. Vimos a iniquidade de tratamento entre o Mensalão do PT e o do PSDB…e por aí vai.

  13. Brito: mais um E S C Â N D A L O na Lava-Jato!!!!!!!!!!!

    ATENÇÃO: MAIS UMA VEZ, TUCANOS SÃO IMUNES À JUSTIÇA: Agora na LAVA-JATO:

    http://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/2015/04/pf-diz-ao-supremo-que-nao-localizou-testemunha-que-citou-anastasia.htmlA

    A testemunha -chave contra ANASTASIA simplesmente SUMIU!!!!!!
    Trata-se de um ex-policial federal. Ao contrário de Vaccari, estava SOLTINHO. Agora alegam que só ele pode confirmar a propina (NADA DE QUEBRAR SIGILOS, COMO Vaccari e Dirceu…) – como a testemunha sumiu, ANASTASIA é INOCENTE (ele e o Eduardo Cunha).

  14. De Merval, ninguém tira esta marca: ele é o maior e melhor papel higiênico da política que temos.

  15. O probleminha básico do Merval é simplesmente que ele tem pouquíssima inteligência, ou seja, é burro mesmo. O que mostra o nível de seus patrões, os inomináveis, que o escolheram para ser um de seus porta-vozes.

  16. diga-se de passagem que nem isso, bons assessores, o Ayres Brito tinha, basta ler seus votos.
    Roberto

  17. A mídia e seus mensageiros do golpismo (colunistas e analistas) buscam dia e noite fomentar crises, insistir no catastrofismo e criar um clima de insatisfação e mal estar social. É uma mistura do neo-lacerdismo golpista com a direita reacionária. Para isso contam com os partidários tucanos do MPF, da PF e de juízes que agridem com desfaçatez a Constituição e o Estado de Direito. Os criminosos ladrões confessos da “lava jato”, pela manipulação midiática, tornaram-se arautos da verdade sacrossanta. Todavia não passam de mentirosos, como ficou provado pela delação do Sr. Pedro Barusco que declarou que a empresa Sete Brasil foi financiada pelo BNDES, quando na verdade esse financiamento não ocorreu. E agora? Mas por incrível que pareça, ontem (20/04/15) o Jornal Nacional utilizou a fala daquele mentiroso para ilustrar o seu noticiário sobre a “lava jato” e o sensacionalismo deprimente contra a Petrobrás. A corrupção tem que ser combatida, os corruptos e corruptores punidos, no entanto, partidarizar os fatos e tentar destruir a Petrobrás é de um mau caratismo inominável. É essa mídia que apoiou e apoia o golpismo, como as manifestações dos idiotas que acreditam que o Lulinha é dono da Friboi e que o PT trouxe 50.000 haitianos para votar na Dilma, que mandam Montesquieu tomar no cú, que pregam tomada do poder pelos militares, que carregam faixas em inglês pedindo a intervenção da ONU no Brasil. Tudo esse besteirol, em pleno século XXI, com cobertura dos jornalões e TV ao vivo. Que vexame! Quanta canalhice! Agora querem também, com a maior cara de pau, meter o bedelho na escolha de juízes do STF. É realmente o fim da picada. Abaixo a mídia vil, manipuladora e canalha.
    Impitiman é meuzovo! O povo não é bobo. Abaixo a rede globo!

  18. A grande mídia e seus mensageiros do golpismo (analistas e colunistas) buscam dia e noite fomentar a crise, disseminar o catastrofismo e criar um clima de insatisfação e de mal estar social. É um mistura de neo-lacerdismo golpista com a direita ultra reacionária. Os criminosos, ladrões confessos da “lava jato”, tornaram-se arautos da verdade sacrossanta pela manipulação mídiatica. Todavia não passam de mentirosos, como ficou demonstrado pela delação do Sr. Pedro Barusco que afirmou que a Sete Brasil foi financiada pelo BNDES, sendo que este financiamento não ocorreu. E agora? Mas por incrível que pareça, ontem (20/04/15), O Jornal Nacional utilizou a fala daquele mentiroso, para ilustrar o seu noticiário sobre a “lava jato” e o sensacionalismo deprimente contra a Petrobrás. A corrupção tem ser combatida, os corruptos e os corruptores punidos, mas tentar destruir a Petrobrás é de um mau caratismo inominável. É essa mídia que apoiou e apoia as manifestações dos idiotas que acreditam que o Lulinha é dono da Friboi, que o PT trouxe 50.000 haitianos para votar na Dilma, que mandam Montesquieu tomar no cú, que pregam a tomada do poder pelos militares, que carregam faixas em inglês pedindo a intervenção da ONU no Brasil. Todo esse besteirol acontecendo em pleno século XXI. Essas manifestações tiveram ampla cobertura dos jornalões e TV ao vivo. Que vexame! Quanta canalhice! Agora querem também, com a maior cara de pau, meter o bedelho na escolha de juízes do STF. É realmente o fim da picada. Abaixo a mídia vil, manipuladora e canalha!
    Impitiman é meuzovo! O povo não é bobo. Abaixo a rede globo!

  19. Tantos bons escritores no Brasil a ABL tinha que ter Merval. É patética sua posição política na globo. Chega a ser auto-humilhação tanto jabarismo. Suas posições incoerentes lhe renderão uma aposentadoria no ostracismo.

  20. Saibam todos: se Dilma ou qualquer outra pessoa quiser arregos ou facilidades com o Prof. Fachin, pode esquecer.
    E mais, nenhum desses Ministros do STF estão nem perto da envergadura do Prof. Fachin. É uma enorme chance para o STF iniciar o processo de se transformar naquilo que sempre deveria ter sido e, até agora, NUNCA FOI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *