Bancos já esperam inflação maior do que a projetada com Dilma para 2016

focus

Como escreveu ontem este blog, por trás dos festivos “parou de cair” com que se tem procurado sustentar a ideia de que entramos num período de recuperação, ocultam-se de que, ao contrário, a deterioração da economia brasileira está longe de ter um paradeiro.

Escreveu-se antes da divulgação do Boletim Focus, o mais badalado “urubu do mercado” sobre a economia.

Os sites dos grandes jornais dão de forma suave números que nada têm de suaves.

A expectativa de inflação para 2016 saltou de 7,2% para 7,31%.

Um pequeno aumento? Sim, mas um grande aumento se comparado às previsões da semana em que se afastou Dilma, quando eram de 7%.

Até Miriam Leitão admite que “a inflação segue forte tanto nos dados apurados quanto nas projeções, mesmo com os juros altos e a forte recessão”.

A pressão de baixa sobre o dólar – que deve seguir até a consumação do impeachment, fazendo com  que a prevista entrada de moeda norte-americana compre mais reais – ajuda, mas não resolve a pressão inflacionária dos juros.

Ruim?

Tudo pode piorar se o déficit público – que já foi agigantado pelo governo interino – ainda assim se revelar insuficiente para cobrir as despesas, inclusive as das “bondades” que Temer faz à procura de sua confirmação no cargo.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

8 respostas

  1. Delfim Neto, quando ministro da fazenda, culpou o aumento da inflação pelo preço do chuchu. E este governo golpista incompetente diz que a culpa é do preço do feijão. Onde esses caras estudaram economia?

  2. Temer e sua turma de PATETAS ESTATIZADOS DO TEMER ainda vão quebrar o Brasil e botar a culpa na Dilma e no Lula. O desgoverno do temer, apesar de formado só por homens, sofre de total falta de macheza.

  3. Está igual a questão das hidroelétricas. Diziam que havia sobra de energia, que iriam até vender para a Argentina,cancelar investimentos excessivos, e agora, estão começando a se preocupar com o nível dos reservatórios no NE…mas a seca ainda é culpa da Dilma, claro…vão vendo!

  4. É a retomada do crescimento e da prosperidade. Viva Temer… longe de nós, brasileiros. De preferência com uma tornozeleira.

  5. A culpa é do Temer. Gostem ou não coxinhada vocês que botaram ele no poder tanto que apoiaram a marmelada do impeachment agora aguenta. Não queriam fora Dilma? Está aí o que conseguiram.

    Culpar a Dilma e o PT não cola mais essa desculpa cínica e hipócrita não convencem mais ninguém. Muito mais o Temer que fez questão de chutar a Dilma e tomar o lugar dela.

    Pra quem fez tanta questão para fazer isso a culpa passa a ser toda dele. E agora estão aí
    com cara de bunda. Reclamavam da Dilma e o Temer faz pior né? Não é coxinhada de cara de bunda? Agora aguentam.

  6. Brito. Demos os nomes certos para as coisas. Inflação é uma coisa, essa alta que experimentamos nada tem de inflação, mas é sim atrelada indelevelmente à alta da moeda gringa. Juro alto tem zero impacto na alta de preços que estamos experimentando, a despeito de toda a urubologia dos celebrantes do deus mercado. Deveríamos experimentar um New Deal à brasileira, como fez Lula em 2008, para poder desempacar a economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *