Isso é inacreditável.
Acuado, Barbosa apela para a covardia e para o arbítrio, como sempre.
Uma fofoca de jornal gerar a quebra de sigilo indiscriminado de centenas, quiçá milhares de cidadãos que usaram celulares durante metade do mês de janeiro nas proximidades do presídio da Papuda. Isso sim que é “Estado Policial”! E tudo para prorrogar indefinidamente o regime fechado de Dirceu.
É muita falta do que fazer. É muito ódio.
A iniciativa foi do ministro Bruno Ribeiro, da VEP de Brasília, mas eu atribuo a Barbosa porque será dele a decisão final, que já sabemos qual será. Quando o réu é petista ou persona non grata na mídia, Barbosa se posiciona sempre de maneira agressiva e atrabiliária contra a pessoa.
Além de arbitrária, é uma iniciativa bizarra, tardia, incoerente. Dirceu foi condenado ao semi-aberto, então deveria estar livre durante o dia, falando com quem quisesse ao celular.
O que merece mais atenção: a suspeita de que um juiz está tolhendo, deliberadamente, a liberdade de um cidadão brasileiro, por um sentimento baixo de rancor político; ou a suspeita de que um visitante na Papuda ligou para um colega na Bahia e falou para dizer “oi” a Dirceu?
Sobre a primeira, há o testemunho do Brasil inteiro.
Sobre a segunda, ninguém. As pessoas envolvidas rechaçaram absolutamente a denúncia. Há somente uma notinha de jornal.
Agora se poderá quebrar o sigilo telefônico das pessoas indiscriminadamente, sem haver nenhum fato concreto?
*
TORTURA: JUIZ E BARBOSA NEGAM TRABALHO A DIRCEU
Escândalo !
O Conversa Afiada reproduz defesa de Dirceu contra um Juiz (sic) da Vara de Execuções Penais, que tortura em sintonia com o Presidente Barbosa:
NOTA À IMPRENSA, no Blog do Zé Dirceu.
Em novo capítulo de protelação para manter o ex-ministro José Dirceu preso em regime fechado no presídio da Papuda, o juiz da Vara de Execuções Penais de Brasília Bruno Ribeiro toma uma decisão contraditória e encaminha ao presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, com quase um mês de atraso, o pedido do Ministério Público do DF para que se quebre indiscriminadamente sigilos telefônicos ainda com o propósito de investigar o suposto telefonema recebido por José Dirceu no presídio.
Além de uma clara contradição com o encerramento das investigações conduzidas pela própria Vara, o pedido é extremamente genérico e sem a fundamentação exigida por lei, pleiteando que todas as ligações – de cinco operadoras de telefonia móvel – feitas/recebidas da região da Papuda para a Bahia, de 1 a 16 de janeiro, sejam encaminhadas ao Ministério Público.
O intuito de protelar a regularização do regime semiaberto de José Dirceu torna-se indisfarçável: o pedido pouco razoável do MPDF foi apresentado à VEP em 26 de fevereiro, porém o juiz Bruno Ribeiro só o despachou em 28 de março, quando já havia se declarado impedido de decidir o caso, repassando a decisão para o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa.
O encaminhamento ocorre depois que a própria VEP encerrou sua investigação sobre a suposta ‘falta disciplinar’, chegando à mesma conclusão emitida ainda em janeiro pela Secretaria de Segurança Pública do DF: o ex-ministro nunca fez qualquer telefonema de dentro da Papuda.
No dia 11 de março, o juiz Bruno Ribeiro, na presença de um representante do MP, interrogou José Dirceu por videoconferência e ouviu dele a mesma resposta: em nenhum momento fez uso de celular nas dependências do presídio. O ex-ministro também negou o recebimento de qualquer tipo de regalia. Após o interrogatório, a Vara de Execuções Penais encerrou o caso sem objeção por parte do Ministério Público.
No último dia 2, diante do silêncio e demora para se cumprir um direito assegurado ao nosso cliente pela Constituição e pela Lei de Execuções Penais, encaminhamos ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, pedido de prioridade na análise do caso por se tratar de um cidadão idoso. A petição reitera que o pedido de trabalho externo foi apresentado em 19 de dezembro do ano passado e já obteve parecer favorável da Seção Psicossocial e do Ministério Público do Distrito Federal. Diz ainda que a investigação sobre a suposta falta disciplinar está cabalmente encerrada e que a Procuradoria-Geral da República, ciente da apuração, não solicitou diligências nem tampouco apresentou argumentos contrários ao pedido de trabalho externo.
José Luis Oliveira Lima
Rodrigo Dall’Acqua
24 respostas
Zombaria.
o Pinel ainda existe?
Inacreditável a perseguição a Dirceu, ao projeto de governo que ousou reduzir a miséria no país e dar melhores condições de vida a um contingente imenso de brasileiros que sempre foram marginalizados, esquecidos. Parece uma deliberada avacalhação do Estado de Direito o que está acontecendo. Não é aceitável que não aconteça nada a esse ministro, pois temos que acreditar, ainda que com dúvidas, que a lei também alcança os ministros do STF.
Não adianta mais ficar falando nos blogs. Tem que ter um movimento público de apoio à justiça e dizer um sonoro não às arbitrariedades do Barbosa. Temos que colocar a democracia em movimento. Sem justiça não há democracia. Ou mostramos isso agora ou podemos nos recolher e aguardar decadas.
Mesmo não adiantando.
Alguém tem que dizer para ele que “I’m king of the world” só funciona no Titanic.
… “O gás” do Joaquim virou PEIDO [MAS, “cheiroso”!] e cedeu lugar para “o gás da Petrobrax”!…
‘É o golpe ora em curso, inclusive televisionado plim plim, estúpido!’…
República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo
… Estas insanidades, atrocidades, ‘ignomínias togadas’, irresponsabilidades abjetas e, sobretudo, ILEGALIDADES perpetradas por um [reles] aprendiz de déspota têm que ser denunciadas às entidades internacionais vinculadas ao Direito, aos Direitos Humanos e à democracia!… E JÁ passou da hora! Mesmo porque quanto menos reação contundente houver, mais o RÁBULA PSICOPATA e os seus sabujos do Judiciário golpista se assanham na busca pelos holofotes perdidos!…
Olá, Fernando Brito
Olá, Pessoal
Tudo isso é repugnante, pois, deseducada a nação!!!
Essas autoridades judiciárias são o pior exemplo a formação de uma nação realmente livre e soberana!!
Que lástima!!
Até quando vamos ter que assistir a esse espetáculo de horror?
O chicaneiro do Babosão encarnou a figura da Ditadura Militar.
O chicaneiro, ele tem um apê em Miami obtido usando o nome do STF, tem que sofrer um processo de impeachment.
MPDF esta esquecendo dessa que se apoderou do poder junto JOAQUIM
O golpe vem do MINISTERIO PUBLICO tudo em vista as eleicoes de SAO PAULO
ATENCAO e o mesmo ministerio publico com pedido de absoluto sigilo essa instituicao e que substitui os militares
SOS, chamem o Pe. Renzo!
A pergunta que fica, não existe limite para as arbitrariedade perpetradas por um presidente do STF. Se por acaso no período de gestão ele for acometido de surto de megalomania, a sociedade não tem como retira-lo do cargo, para tratamento, ou resta ficar bovinamente aguardando o seu reinado acabar.
Joaquim Barbosa e muito pior que Idi Amin Dada, pois o mesmo representa o Supremo poder judiciario, infelizmente rasgando a constituicao brasileira, nao respeitando o direito dos brasileiros, hoje e Dirceu amanha podera ser voce nao esquecam J B eo maestro do judiciario , temos que dar um basta.
Idi Amin Dada era canibal, esse JB é carniceiro.
Nossa….que comparação idiota você fez!!!
ora, vamos e venhamos, fernando, tá é faltando um homem de coragem pra meter a mão na cara desses safados.
ou por outra, bater às portas, urgentemente, dos tribunais internacionais junto com uma greve de fome em sinal de protesto.
caramba, assim é demais, meu amigo!
Que estranho, o Barbosa agindo assim, sem respeito as leis e condenado ao regime fechado quem foi condenado ao semi aberto e o que vejo, tanto o PT como os próprios advogados do Dirceu que não agem diante dos tribunais internacionais.
Estaria o PT em conluio com o Barbosa para que o Dirceu “apodreça” no regime fechado.
Esta dupla bruno – barbosa me enojam!
Jamais, jamais, minha filha se casaria com um sujeito nojento como esse.
Tenho nojo desse general sem farda.
Já, já, a figura dele estará no ID- Investigation Discovery, para o mundo todo. A glória, ser conhecido internacionalmente e não só pelo PIG brasileiro.
Estamos no dia 06 de abril de 2014 e até agora barbosa não ganhou nenhum prêmio do PIG.
Por que será? Pelo menos personalidade faz diferença pracacete, pra muito pior.
No ano passado, já no mês de janeiro, ele foi agraciado pelo Instituto Innovare, empresa da Globopar, com prêmios e louvores.
E agora?
Usado e cuspido para o ostracismo, de onde ele jamais deveria ter saído.
Joaquim, desmandos sem fim;
Seus caminhos são ditados pelos marinhos;
Traidor e infiel não cumpriu seu papel;
De julgar com isenção a quem te deu a mão;
Vergonha nacional, vais acabar mal.
Joaquim, o erro mais ruim;
Excelente intenção do Lulão;
Homenagear os negros com essa nomeação ;
Porém errou de cidadão;
Esse prestava não.