Barros e Silva, na Piauí, transforma Merval em pó

A elegância de quem desanca a estupidez torna mais cortante o fio da verdade.

Fernando Barros e Silva, (ex-Folha e hoje na Piauí) disseca hoje em artigo para a edição eletrônica da revista, a fúria de Merval Pereira  contra Fernando Haddad, Lula e o PT.

Não fica pedra sobre pedra.

Transcrevo a parte final do texto, na íntegra aqui:

“As pesquisas eleitorais deixaram o colunista de O Globo de bigodes eriçados. Ontem, dia 20, ele publicou no jornal um artigo chamado “Um país congelado”. A imagem servia para introduzir a ideia de que estamos revivendo, quase trinta anos depois, a disputa entre Collor e Lula. Não é uma analogia propriamente ruim, mas também não nos leva muito longe. “Essa história já conhecemos, e termina mal”, escreve o imortal (sim, ele é membro da Academia Brasileira de Letras). A história, na verdade, terminou bem, porque o impeachment de Collor, em 1992, foi um marco do fortalecimento da democracia então incipiente no país. Justamente o contrário do que representou a destituição de Dilma Rousseff em 2016. Há mais uma diferença. Em 1989, o Grupo Globo apoiou Fernando Collor, sem muita preocupação de disfarçar isso. A Globo hoje não irá apoiar Bolsonaro (nem Haddad, obviamente). Algo, então, melhorou no país, não é mesmo?

Sigamos. “O Lula de 2018 está mais próximo do de 1989 do que daquele de 2002”, diz Merval. O leitor fica curioso diante de afirmação tão peremptória. O PT estaria tramando na surdina uma reforma agrária de feições bolivarianas? Estaria tentado a dar calotes nos credores do governo? A romper com os contratos? A transformar o Brasil num imenso Museu Nacional? A explicação mervalina vem algumas linhas adiante. Transcrevo o parágrafo na íntegra:

“O PT de Lula só quer saber de pacificação circunstancialmente, por pragmatismo eleitoral. Eleito, Haddad fará um governo na linha petista ditada por Lula, radical e antidemocrática. O PT de 2002 na verdade nunca existiu, era só uma fachada para o grupo político chegar ao poder e atravessar os primeiros anos sem turbulência.”

O que pensar dessas linhas tão criativas? Teria sido a coluna hackeada pelo general Hamilton Mourão? O autor desses disparates – chamemos as coisas pelo nome – é frequentemente apontado por colegas da imprensa como uma espécie de porta-voz dos patrões. Não acredito nisso. João Roberto Marinho transmite a sensação de ser uma pessoa sensata. Duvido que ele pense que o PT de 2002 na verdade nunca existiu.

Mais adiante, Merval volta a desabafar:

“Eleição estranha, com dois candidatos de campos antidemocráticos, e liderando com os índices de rejeição maiores do que as intenções de voto. Depois do mensalão e do petrolão, e da tentativa permanente de desacreditar, aqui e no exterior, nosso sistema judicial, fica muito difícil imaginar que o PT possa ser considerado um participante do campo democrático legítimo, da mesma forma como é difícil avaliar assim Bolsonaro, por seus atos e pelo que sugerem seus principais assessores.”

Recapitulando: na cabeça do imortal, o PT de 2002 não existiu, era só fachada, e o partido não pertence ao campo democrático legítimo. Lula e Bolsonaro se equivalem.

Não consigo evitar certo constrangimento diante da sensação de estar tomando o meu tempo e o tempo do leitor com um texto de opinião bastante medíocre, cujo autor oscila entre acessos apopléticos de indignação e reiterados engasgos de raciocínio. Por outro lado, não há como deixar de reconhecer que Merval Pereira é um bom termômetro da febre que acomete o país. Ele é o sintoma de algo que o ultrapassa. Ele é a prova viva e involuntária de que a democracia brasileira corre, sim, riscos de ir pelo ralo.”

Fernando Brito:

View Comments (45)

  • ... O matuto velho vai é no popular:
    MERDAL pereira abjeto e canalha títere dos mafiosos, mega corruptos &$ nazigolpistas Marín(ho) da GloboCIA lixo tóxico estrangeiro!
    "Canalha, canalha, canalha!"
    Perdão!
    Aos canalhas!

    • ... Para acabar de matar o verme MERDAL!

      ***

      NOVA PESQUISA MOSTRA EMPATE TÉCNICO ENTRE HADDAD E BOLSONARO

      Pesquisa do instituto DataPoder360 apresenta o candidato do PT a presidente, Fernando Haddad, em um quadro de empate técnico com o candidato da extrema-direita, Jair Bolsonaro (PSL); segundo a pesquisa, Bolsonaro aparece com 26%, seguido de Haddad com 22%. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro com 14%, Geraldo Alckmin (PSDB) com 6% e Marina Silva, com 4%; pesquisa DataPoder foi realizada por telefone, entre os dias 19 e 20 de setembro com 4.000 eleitores; margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos

      21 DE SETEMBRO DE 2018 ÀS 16:01

      (...)

      FONTE: https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/369586/Nova-pesquisa-mostra-empate-t%C3%A9cnico-entre-Haddad-e-Bolsonaro.htm

  • O bom vai ser ver esse "imortal" vai pagar todo seus pecados mortais, de desprezo a democracia e anseio de poder, aqui mesno sob nossos humildes olhares..
    Quem viver verá!!!

  • A Globo vai usar alguma mosca azul adestrada para picar Ciro. É a última alternativa que lhes resta. Quanto ao Vermal Besteira, quero que se exploda.

    • ... Em conluio com a 'Polícia Aecista Federal - e no palco do Projac da GloboCIA LIXO -, o nazigolpista DEMoTucano "raul FHC Brasif jungmann" está amarrando as pontas soltas do "sFAKEamento" do BOSTAnossauros do "jumento de carga" da 'coxinhada' aloprada &$ colonizada!
      Ô direita estúpida e previsível, sô!

    • Também temo isso e te entendo, mas acho que devemos está preparados para uma disputa com o Ciro no segundo turno. Temos, com razão, nosso pé atrás com o Ciro e suas oscilações. Mas, ter Haddad13 e Ciro disputando no segundo turno, vai ser uma derrota monumental do golpe.
      Também, acredito que será uma campanha de segundo turno com menos golpes abaixo da Linha da cintura e mais propostas concretas para o país.
      Eu, pessoalmente, venho apontando esta tese (Haddad13 e Ciro no segundo turno) há alguns dias e vejo que esta tese inimaginável a 10 dias atrás, está começando a ser cogitada, em uma semana mudará novamente o seu status e será seriamente considerada por analistas.
      De certa maneira, torço pela disputa Haddad x Ciro... mesmo sabendo que o segundo é mais osso duro que o EleNão...
      Como dizemos no futebol, adversário não se escolhe, sendo este ou aquele, entramos em campo e damos o nosso melhor... rsrs

  • Pesquisa DataPoder: Bolsonaro 26% e Haddad 22% . Estão chegando aos resultados do Vox Populi.

  • Os golpistas estão aterrorizados com a perspectiva de uma restauração democrática. Não era este o script deles. Os únicos obstáculos para a eleição de Haddad seriam: fraude nas urnas ou impedimento de sua posse.

    #HaddadEManuela
    #LulaÉHaddad

  • Sugestão!!! Em vez de "A explicação ", proponho a expressão: - "a explicação "!!!

Related Post