Barros e Silva, na Piauí, transforma Merval em pó

A elegância de quem desanca a estupidez torna mais cortante o fio da verdade.

Fernando Barros e Silva, (ex-Folha e hoje na Piauí) disseca hoje em artigo para a edição eletrônica da revista, a fúria de Merval Pereira  contra Fernando Haddad, Lula e o PT.

Não fica pedra sobre pedra.

Transcrevo a parte final do texto, na íntegra aqui:

“As pesquisas eleitorais deixaram o colunista de O Globo de bigodes eriçados. Ontem, dia 20, ele publicou no jornal um artigo chamado “Um país congelado”. A imagem servia para introduzir a ideia de que estamos revivendo, quase trinta anos depois, a disputa entre Collor e Lula. Não é uma analogia propriamente ruim, mas também não nos leva muito longe. “Essa história já conhecemos, e termina mal”, escreve o imortal (sim, ele é membro da Academia Brasileira de Letras). A história, na verdade, terminou bem, porque o impeachment de Collor, em 1992, foi um marco do fortalecimento da democracia então incipiente no país. Justamente o contrário do que representou a destituição de Dilma Rousseff em 2016. Há mais uma diferença. Em 1989, o Grupo Globo apoiou Fernando Collor, sem muita preocupação de disfarçar isso. A Globo hoje não irá apoiar Bolsonaro (nem Haddad, obviamente). Algo, então, melhorou no país, não é mesmo?

Sigamos. “O Lula de 2018 está mais próximo do de 1989 do que daquele de 2002”, diz Merval. O leitor fica curioso diante de afirmação tão peremptória. O PT estaria tramando na surdina uma reforma agrária de feições bolivarianas? Estaria tentado a dar calotes nos credores do governo? A romper com os contratos? A transformar o Brasil num imenso Museu Nacional? A explicação mervalina vem algumas linhas adiante. Transcrevo o parágrafo na íntegra:

“O PT de Lula só quer saber de pacificação circunstancialmente, por pragmatismo eleitoral. Eleito, Haddad fará um governo na linha petista ditada por Lula, radical e antidemocrática. O PT de 2002 na verdade nunca existiu, era só uma fachada para o grupo político chegar ao poder e atravessar os primeiros anos sem turbulência.”

O que pensar dessas linhas tão criativas? Teria sido a coluna hackeada pelo general Hamilton Mourão? O autor desses disparates – chamemos as coisas pelo nome – é frequentemente apontado por colegas da imprensa como uma espécie de porta-voz dos patrões. Não acredito nisso. João Roberto Marinho transmite a sensação de ser uma pessoa sensata. Duvido que ele pense que o PT de 2002 na verdade nunca existiu.

Mais adiante, Merval volta a desabafar:

“Eleição estranha, com dois candidatos de campos antidemocráticos, e liderando com os índices de rejeição maiores do que as intenções de voto. Depois do mensalão e do petrolão, e da tentativa permanente de desacreditar, aqui e no exterior, nosso sistema judicial, fica muito difícil imaginar que o PT possa ser considerado um participante do campo democrático legítimo, da mesma forma como é difícil avaliar assim Bolsonaro, por seus atos e pelo que sugerem seus principais assessores.”

Recapitulando: na cabeça do imortal, o PT de 2002 não existiu, era só fachada, e o partido não pertence ao campo democrático legítimo. Lula e Bolsonaro se equivalem.

Não consigo evitar certo constrangimento diante da sensação de estar tomando o meu tempo e o tempo do leitor com um texto de opinião bastante medíocre, cujo autor oscila entre acessos apopléticos de indignação e reiterados engasgos de raciocínio. Por outro lado, não há como deixar de reconhecer que Merval Pereira é um bom termômetro da febre que acomete o país. Ele é o sintoma de algo que o ultrapassa. Ele é a prova viva e involuntária de que a democracia brasileira corre, sim, riscos de ir pelo ralo.”

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

45 respostas

  1. … O matuto velho vai é no popular:
    MERDAL pereira abjeto e canalha títere dos mafiosos, mega corruptos &$ nazigolpistas Marín(ho) da GloboCIA lixo tóxico estrangeiro!
    “Canalha, canalha, canalha!”
    Perdão!
    Aos canalhas!

    1. … Para acabar de matar o verme MERDAL!

      ***

      NOVA PESQUISA MOSTRA EMPATE TÉCNICO ENTRE HADDAD E BOLSONARO

      Pesquisa do instituto DataPoder360 apresenta o candidato do PT a presidente, Fernando Haddad, em um quadro de empate técnico com o candidato da extrema-direita, Jair Bolsonaro (PSL); segundo a pesquisa, Bolsonaro aparece com 26%, seguido de Haddad com 22%. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro com 14%, Geraldo Alckmin (PSDB) com 6% e Marina Silva, com 4%; pesquisa DataPoder foi realizada por telefone, entre os dias 19 e 20 de setembro com 4.000 eleitores; margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos

      21 DE SETEMBRO DE 2018 ÀS 16:01

      (…)

      FONTE: https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/369586/Nova-pesquisa-mostra-empate-t%C3%A9cnico-entre-Haddad-e-Bolsonaro.htm

  2. O bom vai ser ver esse “imortal” vai pagar todo seus pecados mortais, de desprezo a democracia e anseio de poder, aqui mesno sob nossos humildes olhares..
    Quem viver verá!!!

  3. A Globo vai usar alguma mosca azul adestrada para picar Ciro. É a última alternativa que lhes resta. Quanto ao Vermal Besteira, quero que se exploda.

    1. … Em conluio com a ‘Polícia Aecista Federal – e no palco do Projac da GloboCIA LIXO -, o nazigolpista DEMoTucano “raul FHC Brasif jungmann” está amarrando as pontas soltas do “sFAKEamento” do BOSTAnossauros do “jumento de carga” da ‘coxinhada’ aloprada &$ colonizada!
      Ô direita estúpida e previsível, sô!

    2. Também temo isso e te entendo, mas acho que devemos está preparados para uma disputa com o Ciro no segundo turno. Temos, com razão, nosso pé atrás com o Ciro e suas oscilações. Mas, ter Haddad13 e Ciro disputando no segundo turno, vai ser uma derrota monumental do golpe.
      Também, acredito que será uma campanha de segundo turno com menos golpes abaixo da Linha da cintura e mais propostas concretas para o país.
      Eu, pessoalmente, venho apontando esta tese (Haddad13 e Ciro no segundo turno) há alguns dias e vejo que esta tese inimaginável a 10 dias atrás, está começando a ser cogitada, em uma semana mudará novamente o seu status e será seriamente considerada por analistas.
      De certa maneira, torço pela disputa Haddad x Ciro… mesmo sabendo que o segundo é mais osso duro que o EleNão…
      Como dizemos no futebol, adversário não se escolhe, sendo este ou aquele, entramos em campo e damos o nosso melhor… rsrs

  4. Os golpistas estão aterrorizados com a perspectiva de uma restauração democrática. Não era este o script deles. Os únicos obstáculos para a eleição de Haddad seriam: fraude nas urnas ou impedimento de sua posse.

    #HaddadEManuela
    #LulaÉHaddad

  5. Sugestão!!! Em vez de “A explicação “, proponho a expressão: – “a explicação “!!!

  6. Infelizmente, a existência de merval serve apenas para revelar a ‘importância’ – seria essa a palavra? – da academia brasileira de letras. Com tantos que nos honram e dignificam, sarney, merval, roberto marinho e outros de tal naipe transformaram a instituição num esgoto. Ser nomeado para tal hoje é uma vergonha, e nada mais.

  7. Se somarmos a calhordice, com o acanalhamento, mais o desprezo pela verdade, o negocismo de todo gênero, a desavergonhada atuação por dinheiro, a ignorância idiotizada e apalermada, temos os mervais: mais cretino, impossível.

  8. Merdal! Verme da ABL do nada para o nada ! Um bosta ao quadrado ! Super idiota ! O local de trabalho globosta é o local certo para gente da qualidade dele ! Canalha!

  9. Merdal deveria doar parte de seu cérebro para reconstruir a massa fecal perdida do intestino do Baçalnato com a facada.
    Esse sujeito não passa de um vassalo porta voz da famiglia mafiosa que Haddad vai colocar em seu devido lugar com a lei da mídia a ser implementada no novo governo do PT.
    Lula livre!!
    Lula é Haddad é Haddad é Lula!
    Haddad e Manuela 2018!
    Viva Lula!!

  10. Além de merdal e seus asseclas da Globo, estarem denegrindo a imagem de uma classe importantíssima que é o jornalismo, ainda vai manchar a abl. como diria um xará meu por aqui: um filho da puta!

    1. É uma das últimas cartadas dele para levar Alckmin ao segundo turno.

      Caso isso não aconteça, Merval – sob ordem dos patrões – irá migrar da ABL para o MBL.

  11. E o que esse merdal representa para a esquerda? Nada! As opiniões dele só servem para deleite dos coxinhas e golpistas. Ele pode vomitar absurdos o dia inteiro que não vai conseguir transformar XUXU em morango. No segunto turno ele terá que optar entre bozo e Haddad. Votará em branco, pois o XUXU já terá sido eliminado da corrida eleitoral. Merdal, quer saber de uma coisa? VTNC.

    1. O texto dele é para as Velhinhas de Taubaté da Zona Sul do Rio (atávicos assinantes do Globo impresso) que ainda acreditam na virtude dos tucanos e no bicho-papão petista – não por acaso, muitos deles militares de pijama.

  12. Esse funcionário da globo não decepciona; se está desesperado, é porque os seus senhores, golpistas todos eles, estão inquietos, estressados. Pois desejo-lhes muita azia e má digestão. HADDAD PRESIDENTE!!!

  13. Merdal, aquele que foi agradado pelos Patrões com a compra de uma cadeira na ABL e nem sabe escrever e pontuar…até a ABL está corrompida…os IMORTAIS devem estar se revirando nos túmulos.

  14. O elemento anti-democrático, desde sempre, é o PIG liderado pelo patrão desse senhor merdal…
    Juntamente do boneco de hitler que o mesmo apoia de forma dissimulada…
    #HADDADÉLULA
    #MANUÉLULA
    #SOMOSTODOSLULA
    #LULALIVRE #BRASILFELIZDENOVO

  15. O que mudou muito de 2002 para cá é que os agentes do judiciário, do MP, da PF et caterva saíram do armário e hoje se mostram e apresentam claramente o que são e de que lado estão. Basta olhar as carinhas de quem estão no Conselho Superior da ma$$onaria controlada pelos filhos do finado Roberto Marinho. https://premioinnovare.com.br/conselho-superior

  16. Merdal Peideira , subdesenvolvido, terceiro mundista, mas simpatizante feroz da ultra direita daqui, que é bizarramente apátrida e entreguista também, sabe-se lá por qual razão, pois a ultra direita internacional é xenófoba,mega nacionalista e radical na defesa de seu país,frente a qualquer alienígena.
    No Brasil,desgraçadamente, existem essas excrescências.

  17. Merval (Globo) atacar o PT não traz qualquer novidade. Merval (Globo) não reconhece a paternidade sobre Bolsonaro (gestado pelo golpe promovido pelo Globo). Repudia a ambos.

    Mas Merval (Globo) aponta um fato: ambos os candidatos têm rejeição superior à intenção de votos. E digo eu: ambos são os mais rejeitados entre todos os candidatos. Vamos fazer de conta que isso é irrelevante ?

    1. Já em 2014, Dilma teve 54milh x 51milh, que 50% dos eleitores são míopes não é novidade. Resta saber se além de míopes são também juridicamente reacionários …

  18. Quero saber quem colocou essa porra na ABL! Um sujeito doente mental – basta ler os seus textos pobres de argumentos, contraditórios, sem querer entrar no mérito da estilística, porque isso seria retornar ao menos infinito -, procura racionalizar os fatos para fazê-los confessar os seus mais absurdos apelos reacionários! Uma pergunta para esse babaca: FHC no poder teria sido o suprassumo da democracia?
    JAR/

  19. Não tem nada a ver o meu comentario com o texto;

    mais lembrei de um certo candidato a deputado por Minas;
    o titulo da manchete lembrou a carreira dele que tabem virou pó!

  20. É um lixo que emula humanos e faz parte do grupo de idiotas que diz que o nazismo é coisa da esquerda.

    A rigor é um ladrador à ladrar por ordens de seus dono marinho.

  21. Falar o que desse galhofa? Mente como se todas as pessoas fossem ou tapadas, ou alienadas…. já está mais prá lá do que prá cá….rs rs rs rs. mer_al…..rs rs rs rs

  22. Concordo que o Merval é útil. É um termômetro para que saibamos o quão doente está esse país.

  23. Vocês viram a entrevista do Ministro da Defesa General Joaquim Silva Luna?? Pois é né!! Ele disse claramente que as Forças Armadas são legalistas e e tem de cumprir a Lei. Mas, eu li através das entrelinhas que:Estes generais de pijama, boquirrotos,que ficam arrotando valentia. logo que passar as eleições serão “metidos a ferro” “Simplesmente” porque tentam aliciar apoio e isto é contra lei. O General Luna disse que as FA de modo algum deixará de obedecer a Constituição. Talvez seja por uma destas que o General de pijama, conversador de “miolo” de pote, enfiou o galho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.