Blog de política é mídia técnica?

pesquisa

Da EBC, hoje:

A televisão ainda é o principal meio de comunicação no Brasil, mas os brasileiros já passam mais tempo navegando na internet que na frente da TV. A informação está na Pesquisa de Mídia Brasileira 2015, divulgada hoje (19) pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. De acordo com a pesquisa, os brasileiros passam, em média, 4 horas e 59 minutos por dia usando a internet nos dias de semana e 4 horas e 24 minutos/dia nos fins de semana. Já a média de tempo assistindo a TV é de 4 horas e 31 minutos/dia nos dias de semana e 4 horas e 14 minutos aos sábados e domingos.

De acordo com a pesquisa, a internet é o terceiro meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros, atrás da TV e do rádio (por enquanto, nota do Tijolaço)  e à frente dos jornais e revistas. O levantamento, que ouviu 18 mil pessoas e traçou um perfil do consumo de informações nas diferentes mídias, apontou que 43% dos brasileiros usam a rede como meio de comunicação. 

Mais:

Entre os usuários da internet no Brasil, 76% acessam a rede todos os dias. O pico de uso é às 20h, tanto nos dias úteis quanto nos fins de semana. De acordo com a pesquisa, 67% acessam a rede em busca de informações ou notícias, mesmo percentual dos que dizem entrar na internet para buscar entretenimento (pergunta de múltiplas respostas).

E ainda:

Entre os jovens com até 25 anos, 63% acessam a internet todos os dias. O percentual cai para 4% na faixa etária de 65 anos ou mais. No recorte por renda, a pesquisa constatou que entre os que têm renda familiar superior a cinco salários-mínimos, 76% acessam a internet pelo menos uma vez por semana. 

Mas será do interesse público que o governo anuncie na internet e nos blogs de política, que costumam ser frequentados por quem tem interesse em participar dos mecanismos de interação entre a administração?

Veja só:

A Secom identificou baixo nível de participação dos internautas em consultas públicas, fóruns, enquetes e outros canais de participação promovidos pelo governo em plataformas online. “É baixo o contato direto entre o cidadão e governos ou instituições públicas. Apenas 25% dos usuários entraram em contato por e-mail, formulários eletrônicos, chats, redes sociais, fóruns de discussão ou de consultas públicas nos últimos 12 meses”, de acordo com o levantamento.

A pesquisa também constatou baixos percentuais de grau de conhecimento dos usuários da internet sobre as formas oficiais de comunicação do governo federal na web: o Portal Brasil, o site do Palácio do Planalto e o Blog do Planalto). Na pergunta estimulada, 77% dos entrevistados responderam que não conhecem o Portal Brasil “mesmo que só de ouvir falar” e 81% não conhecem o site do Palácio do Planalto. O Blog do Planalto é ainda mais desconhecido, com 85% de respostas negativas.

Agora, a pergunta de resposta óbvia: será que os blogs de política são ou não um bom local de veiculação de publicidade que convide as pessoas a participar?

E entre o Tijolaço (que não recebe nada de publicidade oficial) e os dos “Esquadrão da Veja”, que só reúnem pessoas com ódio total a tudo o que venha do Governo, qual o mais eficiente para anunciar?

Mídia técnica – viu, Fernando Rodrigues? – é anunciar onde a publicidade faz mais efeito e dá mais retorno.

Eu não vou anunciar “Biotônico Fontoura” no site da “Malhação”, porque é burrice.

Nem Red Bull no site de yoga.

Simples assim.

 

O problema da grande mídia com os blogs não tem nada de “mídia técnica”.

Tem é de monopólio da informação.

Tentam destruí-los pela exaustão, subnutridos pelas esquálidas receitas do Google e das tão modestas quanto sinceras contribuições de seus leitores (um orgulho, aliás!).

É o (medíocre) pensamento  único, nada mais.

O problema é que a gente é duro de matar, podem crer.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

13 respostas

  1. Como o dinheiro do governo é público ou seja dos impostos dos brasileiros já passou da hora do governo regulamentar com critérios técnicos e democráticos e com amplo debate pela sociedade . A Internet é a mídia de comunicação que mais cresce e manter o monopólio da informação(? ou manipulação) nos barões da Mídia com jornalões decadentes, TV e rádios de baixíssima qualidade não mais se sustenta.

  2. A baixa frequência dos blogs oficiais não deve ser apenas no Brasil, creio que no mundo todo internautas tendem a dar mais opiniões nos blogs que abrem discussão sobre temas variados relativos a acontecimentos políticos. Sem dúvida, blogs como Tijolaço, Viomundo, Blog da Cidadania, Escrevinhador, Nassif, Conversa Afiada e mais um sem número de outros de igual musculatura são a audiência numerosa que supera leitores de jornais e revistas como bem aponta a Pesquisa de Mídia Brasileira 2015.

  3. fugindo do tema:
    Aécio e a “não aceitação” da derrota. Senador agora quer perseguir 20 tuiteiros
    Notícia veiculada no jornal Folha de hoje diz que a Justiça de São Paulo determinou a quebra dos sigilos cadastrais e eletrônicos de 20 usuários do Twitter que vincularam o senador Aécio Neves (PSDB-MG) a práticas criminosas e consumo de drogas.

    Os advogados do tucano agora terão acesso aos dados desses usuários, o que possibilitaria a identificação e pedido de punição individual.

    A decisão, do último dia 12, atende a pedido feito pelo tucano durante a eleição. Na ação, Aécio requisitava acesso a dados de 66 usuários da rede social. O próprio tucano retirou, depois, 11 nomes do processo. Dos mencionados como “caluniadores” e “detratores”, 35 foram isentados de culpa pelo juiz Helmer Augusto Toqueton Amaral.

  4. Eles nunca irão admitir mas o PIG perdeu para os “blogs sujos” nas eleições passada, o resultado não deixa dúvidas.

  5. Mídia técnica é eufemismo para “pagamento de resgate”. O Governo virou refém do PIG. Muita burrice!
    Aproveita que os derrotados estão de “crista baixa” e mata o PIG pelo gargalo do cofre público.
    Cortando a verba de publicidade, o PIG vai falar fino com Dilma, assim como fala com os tucanos.

  6. Ouvindo A Voz do Brasil e postando:

    **** *************
    **** *************
    ************* ****
    ************* ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *