Bolsonaro é o produto tosco que a elite fabricou

É preciso certa condescendência com Jair Bolsonaro, embora não a suficiente para absolvê-lo do fato de ser o executor de uma política de destruição do país, da mesma forma que não se pode achar que o pistoleiro é o grande culpado pela morte encomendada.

Bolsonaro, a rigor, foi o produto possível de um processo de destruição política do Brasil que pouco tem a ver com ele próprio.

Não passaria, em outras circunstâncias, de um apresentador de tevê  ou rádio vespertino, destes de programas onde se derramam hemorragias do “mundo cão”, ou de um policial-parlamentar de baixa extração, como tivemos aqui no Rio o “Sivuca”, o  delegado que veio da turma dos formadores do Esquadrão da Morte e criador, em 1986, do slogan “bandido bom é bandido morto”.

Seria impensável, nos 40 anos que nos separam de indicação do General João Figueiredo para a Presidência imaginarmos uma figura tão tosca à frente da Nação. E diga-se, sobre Figueiredo, que era grotesco e canhestro, mas não um imbecil.

Bolsonaro não chegou à presidência, portanto, por méritos políticos próprios e nem mesmo por uma conspiração militar. Os militares, à certa altura, apenas embarcaram na candidatura de um sujeito que, para eles, era um rastaquera, embora rastaquera seja também quem de rastaqueras se servem.

Bolsonaro é fruto de outra gestação, a da violação da democracia política pelas elites político-judicial-midiática deste país. De sua adesão à mixórdia do baixo-clero político que se sucedeu às duas derrotas eleitorais de 2006 e 2010 e ao fracasso de  sua última tentativa, já usando um escroque como Aécio Neves, de alcançar o poder pela via eleitoral.

Compôs-se com um golpe de estado que não poderia alcançar sua consumação senão pelo aparelhamento completo da Justiça e da mídia.

De tal forma, porém, exagerou na dose que despertou um primitivismo que, agora, empalmou o poder e, pior, tomou conta de parte expressiva da sociedade.

Não é que hoje a conservadorismo seja maior. Ele anda como sempre foi, ao longo da história , em torno de um terço dos brasileiros.

A diferença é que se tornou selvagem, agressivo.

A direita civilizada, parte legítima e natural do jogo político, tanto quanto a esquerda, está sem representação. Elevar Rodrigo Maia à condição de seu líder e porta-voz, dada a sua inexpressão, é a prova do seu aniquilamento.

Perdemos a estima mútua e a autoestima. O discurso dominante é o de aceitarmos nossa mediocridade, o de ajeitarmo-nos na pobreza e na exclusão, o de nos desfazermos de tudo o que temos e o de entregar o país ao “mercado” e aos investidores que vão nos remir, sabe deus quando, da miséria, embora jamais da pobreza.

Abdicamos  de um projeto de Nação, trocamo-lo por um desejo colonial.

Jair Bolsonaro é só o resultado do que a gente “de bem” deste país escolheu fazer dele para que continuasse a ser assim.

É o enterro de qualquer projeto de convivência harmônica no Brasil, já tão difícil dado o nosso nível de desigualdade.

A elite brasileira escolheu ter a cara de um monstro, e só esta.

Terá dificuldade de ser vista com outra aparência.

Fernando Brito:

View Comments (25)

  • O psicopata miliciano é a cara e a alma da gente rica.

    • gente que se gaba de ser eleitor do traste
      todos com nivel (aff) superior que gostam de chamar os elitores do PT de gente ignorante

    • Ele é a cara e a alma dos puxa-sacos e sicofantas da gente rica. Pode ser trocado por outro subalterno com a maior facilidade. Não nos iludamos sobre isso.

  • bolsonaro é tosco como quem o colocou na presidência: toscos com dinheiro. Não são elite de nada

    • Verdade, nossa elite (e parte da classe média que se acha elite) é preconceituosa, brega e escravocrata. Desejam ardentemente retornar aos bons tempos da escrava Isaura....São toscos com dinheiro. E alguns são toscos que pensam que tem dinheiro....Lamentável.

    • Exato. São oligarcas, e dos mais vagabundos. Mesmo sob a camada de verniz que a riqueza pode pagar.

  • A classe rica escolheu um segurança de prostibulo. E a cara do Bozo .

  • Admiro a precisão de Fernando Brito!
    Poucos mestres têm a capacidade de traduzir essa imensa complexidade que é a política brasileira em linhas tão nítidas e sintéticas.
    É um grande herói a serviço do seu povo e por isso tem a nossa eterna gratidão.

  • Li no twitter.
    "Sobre Lula e Bolsonaro, sempre se pode retomar a anedota de Churchill:

    "O senhor é um louco".
    "E o senhor é um bêbado".
    "Sim, mas estarei sóbrio amanhã"."

  • Se não sairmos às ruas para não só protestar contra esse projeto de país antidemocrático e antisocial mas principalmente para defender nossos ideias e o projeto de desenvolvimento democrático popular e solidário que com muita dificuldade vinha sendo construído e que foi interrompido de forma ilegítima e arbitrariamente, não impediremos essa destruição. E isso até esses homens toscos sabem. Não é nas mal denominadas redes sociais que voltaremos a mudar esse país, temos que ganhar as ruas.

  • Lula e o PT cometeram erros grotescos: subestimaram a canalhice da "elite", do stablishment e dos ianques e superestimaram a inteligência do povo brazileiro. Quem quiser recolocar este país no rumo não poderá cometer estes mesmos erros novamente.

    • Subestimaram como? Está na hora de restabelecer a verdade. O PT perdeu as eleições de 2014......A maioria de votos que teve a Dilma a levou ao cadafalso. Ninguém poderia governar o BRASIL com aquele congresso comandado pelo Cunha. E o que fazer nesta situação em que o eleito não governa? Curiosamente estamos vivendo novamente a mesma situação, mas agora por total falta de projeto de poder......pela tosca e vexaminosa figura eleita .....será substituído pelo vice. Oxalá o Mourão tenha a grandeza de fazer um acordo com a esquerda e conduzir o Brasil até as eleições de 2022.. ...Restabelecendo a DEMOCRACIA.

  • Brilhante ! Como sempre. Com toda sinceridade e isenção, você está entre os 5 melhores jornalistas políticos do Brasil. E estou sendo econômico ao dizer isto, porque pra mim ninguém reúne tanto conhecimento e lucidez a um texto tão bem escrito.
    Pra não ficar muito "baba ovo", só falta um REVISOR.

  • "Produto tosco que a "elite" fabricou" é essa Disqus FDP. Pois apagou um comentário meu das 04:13 dizendo, sem motivo plausível, que o comentário foi marcado como "spam"... Mil vezes FDP ! ! ! ! ! É isso o que as esquerdas arrumam ainda mais para os/as progressistas/esquerdistas : mais dificuldades...

    :
    : * * * * 04:13 * * * * * Ouvindo A(s) Voz(es) do BraSil e postando no Tijolaço :

    #LulaLivre
    #AssangeLivre
    #FreeAssange

    :.:

Related Post