Bolsonaro é uma caricatura

Atribui-se a Dario III, rei da Pérsia, a origem da expressão “matar o mensageiro” que traz a notícia ruim. depois de ter recebido a notícia da derrota do seu exército pelo de Alexandre III, da Macedônia, na batalha de Issus.

É o que faz o ministro da Justiça, André Mendonça, ao anunciar ter pedido à Polícia Federal a abertura de inquérito contra Ricardo Noblat e Renato Aroeira, pelo fato de que o primeiro (e muitos outros, inclusive eu mesmo) reproduziu em seu blog a charge do segundo tendo como tema a convocação feita por Bolsonaro a que seus seguidores invadissem hospitais públicos para “filmar” se havia ali, mesmo, pacientes de Covid-19 ou se tudo era obra da “esquerda corrupta”.

Não é preciso grande conhecimento jurídico para ver que é uma ação sem qualquer possibilidade de êxito, se é que vai chegar a ser acolhida por algum juiz. A metáfora que querem criminalizar em Aroeira já havia sido feita, antes, pelo ministro Celso de Mello e o ato que Bolsonaro sugeriu foi enunciado como crime por outro ministro, Gilmar Mendes.

A caricatura de Bolsonaro, que Aroeira apenas desenha, é feita pelo próprio presidente.

Na ânsia de agradar o chefe que o guindou ao posto e Ministro da Justiça, André Mendonça vai se inviabilizando para o prêmio que lhe foi oferecido: o de ser o ministro do Supremo “terrivelmente evangélico” que Bolsonaro prometeu.

Com esta ação, como antes com o patrocínio do habeas-corpus em favor de Weintraub, ele suja o saber jurídico que se espera do candidato à vaga. E vai enfrentar o lobby por sua rejeição dos atuais ministros, talvez de todos, com os quais os senadores terão pouca disposição em brigar.

 

Fernando Brito:

View Comments (10)

  • Aroeira foi tão genial que conseguiu fazer Bozo se sentir nú aos olhos de todos nós!!!!

    • E o pior, senhora Patricia Carreiro, que quem lhe quer tapar as 'partes' é justamente o Ministro da Justiça, logo ela Têmis, coitada, tão escorraçada nestes tempos sombrios em que vivemos.

  • Que coisa ridícula. Para qualquer lado que se olhe se vê semelhanças entre o governo de Hitler e o governo de Bolsonaro. Não só no Brasil, mas no mundo inteiro são feitas alusões, incluindo charges, a essas semelhanças. Esse estúpido ministro enfiou os pés pelas mãos. Os advogados dos acusados têm material de sobra para mostrar que o governo Bolsonaro e o próprio inúmeras vezes já demonstraram afinidades com o nazismo. Não é crime ele e seu governo propagarem sub-reptciamente símbolos nazistas, mas é crime fazer uma charge demonstrando isso?

    • Não pode, vai completar 75 anos e só está lá ainda pela Pec da Bengala, anteriormente teria que ter saído aos 70.

  • Esse ministrinho da justiça não chega a ser uma vaca louca mas, não passa de um garnisé depenado. Está sempre cantando e correndo do galo índio que manda no terreiro.

  • O chapéu , com suãstica e tudo, serviu perfeitamente na cabeça do miliciano que ocupa a presidëncia !

  • A forte imagem de sacristão luterano que o ministro ostenta não fica bem no ministério político mais complexo de um estado democrático moderno.

Related Post