Bolsonaro encheu-se do vazio

Poucas vezes na história um presidente foi eleito com tantas possibilidade políticas como as que se abriram para Jair Bolsonaro.

A maioria eleitoral foi expressiva, os grandes partidos – em geral – aniquilados, o seu próprio partido, neófito, podendo ser moldado à sua imagem e semelhança e o país, arruinado pelos anos de crise, ansioso por medidas econômicas que, ainda que duras, pudessem restabelecer um mínimo de dinamismo para a vida brasileira.

O presidente tomou posse e, em menos de cinco meses, malbaratou este potencial político. Está reduzido a nada e vai, esta semana, submeter-se à vergonha de implorar para manter seu “enxugamento” do  Ministério, para que não se recriem cargos que, paradoxalmente, ninguém com importância política quer.

Reage com a ameaça de sublevação de suas falanges, na qual ninguém – nem os seus – acredita e fogem, apelando por pedidos de moderação impossíveis, dada a naturezsa de odio e fascismo em que estão mergulhados seus remanescentes bolsões.

Até seu “Posto Ipiranga” e seu “Lava Jato” se apavoram com o estado de “boneco de posto” a que chegou o presidente, como capta hoje, na Folha, num resumo impiedoso, o cartunista João Montanaro.

Jair Bolsonaro decaiu de esperança de mudança para a insignificância e, agora, vai atravessando a solitária estrada que leva à rejeiçao e à repulsa populares.

Com seu espalhafato oco, não conseguiu atrair ninguém, muito embora Congresso, Justiça, militares e sociedade estivessem num estado de excitação autoritária em que talvez jamais tenham estado nas últimas décadas.

Agita-se, empurrado pelo vento das redes sociais, mas só consegue afigurar-se patético, desesperado, inacreditável.

Deixaram-no só.

Fernando Brito:

View Comments (24)

  • No sábado, o Bozo recebeu crianças de 4 a 12 anos no palácio, vestido à rigor: sandália, calção amarelo e camisa da seleção brasileira, com o número 17. Deve ter falado de política com eles. Será que fez arminha ou brincou de polícia e ladrão com eles?

    • Na noite de sábado (18/5), o presidente ‘eleito’ recebeu alunos de uma das escolas particulares mais caras do país, o Colégio Bandeirantes (mensalidade ao redor de R$ 4 mil). Saudou-os dizendo: “E este movimento do pessoalzinho aí que eu cortei verba, o que vocês acharam?”, indagou ele, em tom pejorativo. “Um lixo. A gente é estudante de verdade. A gente estuda”.

  • APESAR DE ALGUNS JORNALISTAS PROGRESSISTAS SEREM UM TANTO OTIMISTAS ESTÁ SIM EM CURSO UMA AMEAÇA DE GOLPE NO BRASIL CONTRA O QUE RESTA DE LIBERDADE DEMOCRÁTICA. ISSO FEITO É OBRIGAÇÃO DE TODO BRASILEIRO DE VERDADE IR PRA LUTA ARMADA EM DEFESA DO BRASIL.
    VEREMOS SE ESSA CORJA TERÁ CORAGEM DE MATAR TRINTA MIL COMO QUER O MILICIANO PSICOPATA,ESSES BANDIDOS,FARDADOS OU NÃO, SÓ PASSARÃO SE MATAR OS QUE ESTÃO DISPOSTOS A RESISTIR E NÃO SERÃO TRINTA MIL MAS SIM MILHÕES.
    NÃO ASSISTIREMOS CALADOS,AMEDRONTADOS UM BANDO DE ASSASSINOS SAQUEADORES,TRAIDORES DA PÁTRIA INIMIGOS DO POVO E DA LIBERDADE DESTRUÍREM UMA GERAÇÃO COMO NO PASSADO.
    RESISTIREMOS COM A FORÇA DAS ARMAS MAS NÃO DERROTARÃO,NÃO HUMILHARÃO MAIS UMA GERAÇÃO.

  • E, aqueles que lhe serviram degraus para a torpe escalada, agora tentam se acoitar das responsabilidades!
    O caos está chegando.
    Só Lula salva!

  • O pacote completo tem de ser defenestrado, inclusive o juiz e o corretor, dois símbolos vivos das duas fontes da desgraça que se abateu por aqui. Não adianta que fiquem espalhando por aí a ilusão de que a desgraça veio dos governos petistas, porque isso é uma mentira cabeluda, e o que o país precisa agora é de verdades, e não de mentiras. Se for só para chutar o doidão, então o pacote que vier estará severamente contaminado pela desgraça que se deseja que se vá. O perigo de que a desgraça rebrote será iminente. O país precisa trilhar um caminho novo e democrático para sair do atoleiro.

    • verdade
      temos que exigir novas eleições, anulando a anterior

        • temos que escrever muito sobre isso em todos os lugares
          as pessoas tem que entender que essa é a única solução saudável

          • Boa! Vou começar a postar no twitter e divulgar nos blogs de esquerda.
            E acrescento: eleições gerais com Lula candidato!

          • tbm estou fazendo isso
            essa ideia tem que prevalecer

            abraços

    • Insisto: o pacote completo inclui necessariamente os militares. Senão, nada feito, ao menos de minha parte.

      • concordo com você.
        Inclusive, acho que todos os militares que estão no governo do asno deveriam ser presos acusados de traição e crime lesa pátria.
        Tenho certeza de que estes vermes estavam por trás do golpe perpetrado contra a Dilma.
        Estes bandidos fardados praticamente destruíram o país entre 1964 e 1985 e agora, os mesmos vermes, voltam para tentar acabar com o que sobrou.
        Parte do judiciário, mpf, parte da pf, estes vermes fardados, toda a lava jato merecem CADEIA.
        Se for possível, FUZILAMENTO.
        Não podemos permitir que destruam o país e saiam ilesos.

      • Uma coisa é o desejo, outra coisa é a ilusão. Tem gente por aí que faz de conta que não sabe que temos um dos maiores e mais cruéis impérios da Terra respirando forte em nosso cangote. Não temos força suficiente para conseguir que os militares também sejam defenestrados. E devemos tentar manter ao máximo o respeito à Constituição. Conseguir uma fórmula para dar posse ao Mourão já vai ser outro arranhão. E por outro lado, até agora só quem ousou desafiar o Império e conseguiu que ele baixasse a cabeça, vetando o ataque militar à Venezuela, foi o general que dizem que é igual ao Bolsonaro. É pelo menos uma esperança brasileira. A pressão popular tem de continuar, porque o corte da educação está continuando. E se o doidão cair pela pressão popular e não por conchavos de Maias e quitais, teremos cacife para tentar conservar a sobrevivência dos bancos estatais que o corretor quer passar nos cobres o quanto antes, e também a Petrobras, antes que o Diabo da Cabeça Branca a derreta para vender no quilo. Com estes instrumentos, teremos como recuperar o que já perdemos. E conservando a mesmo-doente-democracia, chegaremos às eleições de cabeça erguida.

        • O embargo do ataque à Venezuela foi iniciativa do Mourão ou dos EUA, quando viram que a maioria dos militares daquele país se mantêm fiéis a Maduro?

  • Uma amiga, professora da PUC Rio, relatou ontem no Facebook uma cena patética que ela presenciou com vergonha alheia. Um senhor esbravejava a plenos pulmões na feira da Glória, que estava arrependo de ter votado em Bolsonaro e seus eleitores eram mau caráter. Repetia a afirmação como mantra e ela presenciou um velho responder, que mau caráter não era, mas apenas burro e já se arrependera também

  • Ele desagrada a esquerda.
    Ele desagrada os trabalhadores.
    Ele desagrada os evangélicos.
    Ele desagrada a direita.
    Ele desagrada os coxinhas.
    Ele desagrada o PIG.
    Ele desagrada os seus eleitores.
    Ele desagrada o Mercado.
    Ele desagrada o Centrão.
    Ele desagrada os militares.
    Ele desagrada o Olavo de Carvalho...
    (Chega de escrever. Não vou ficar listando tudo...)

  • Seu texto passa uma impressão que José Dirceu também expressou em entrevista: a de que Bolsonaro conseguiria êxitos no início, em termos de economia. Eu, modéstia à parte, jamais acreditei nisso e fiquei espantado com a opinião do Dirceu. Não é possível que um grupo tão canalha produzisse algo de bom, ainda que restrito a uma área. Nada do que ele e seus apoiadores pensam, tem algum aspecto positivo para o Brasil e seu povo.

  • Mas aí estão os irresponsáveis que lá o colocaram: militares, justiça do lava-jato, stf, empresários. E o pior de todos, a globo.
    Desgraçaram o país.

Related Post