Bolsonaro encheu-se do vazio

Poucas vezes na história um presidente foi eleito com tantas possibilidade políticas como as que se abriram para Jair Bolsonaro.

A maioria eleitoral foi expressiva, os grandes partidos – em geral – aniquilados, o seu próprio partido, neófito, podendo ser moldado à sua imagem e semelhança e o país, arruinado pelos anos de crise, ansioso por medidas econômicas que, ainda que duras, pudessem restabelecer um mínimo de dinamismo para a vida brasileira.

O presidente tomou posse e, em menos de cinco meses, malbaratou este potencial político. Está reduzido a nada e vai, esta semana, submeter-se à vergonha de implorar para manter seu “enxugamento” do  Ministério, para que não se recriem cargos que, paradoxalmente, ninguém com importância política quer.

Reage com a ameaça de sublevação de suas falanges, na qual ninguém – nem os seus – acredita e fogem, apelando por pedidos de moderação impossíveis, dada a naturezsa de odio e fascismo em que estão mergulhados seus remanescentes bolsões.

Até seu “Posto Ipiranga” e seu “Lava Jato” se apavoram com o estado de “boneco de posto” a que chegou o presidente, como capta hoje, na Folha, num resumo impiedoso, o cartunista João Montanaro.

Jair Bolsonaro decaiu de esperança de mudança para a insignificância e, agora, vai atravessando a solitária estrada que leva à rejeiçao e à repulsa populares.

Com seu espalhafato oco, não conseguiu atrair ninguém, muito embora Congresso, Justiça, militares e sociedade estivessem num estado de excitação autoritária em que talvez jamais tenham estado nas últimas décadas.

Agita-se, empurrado pelo vento das redes sociais, mas só consegue afigurar-se patético, desesperado, inacreditável.

Deixaram-no só.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

24 respostas

  1. No sábado, o Bozo recebeu crianças de 4 a 12 anos no palácio, vestido à rigor: sandália, calção amarelo e camisa da seleção brasileira, com o número 17. Deve ter falado de política com eles. Será que fez arminha ou brincou de polícia e ladrão com eles?

    1. Na noite de sábado (18/5), o presidente ‘eleito’ recebeu alunos de uma das escolas particulares mais caras do país, o Colégio Bandeirantes (mensalidade ao redor de R$ 4 mil). Saudou-os dizendo: “E este movimento do pessoalzinho aí que eu cortei verba, o que vocês acharam?”, indagou ele, em tom pejorativo. “Um lixo. A gente é estudante de verdade. A gente estuda”.

  2. APESAR DE ALGUNS JORNALISTAS PROGRESSISTAS SEREM UM TANTO OTIMISTAS ESTÁ SIM EM CURSO UMA AMEAÇA DE GOLPE NO BRASIL CONTRA O QUE RESTA DE LIBERDADE DEMOCRÁTICA. ISSO FEITO É OBRIGAÇÃO DE TODO BRASILEIRO DE VERDADE IR PRA LUTA ARMADA EM DEFESA DO BRASIL.
    VEREMOS SE ESSA CORJA TERÁ CORAGEM DE MATAR TRINTA MIL COMO QUER O MILICIANO PSICOPATA,ESSES BANDIDOS,FARDADOS OU NÃO, SÓ PASSARÃO SE MATAR OS QUE ESTÃO DISPOSTOS A RESISTIR E NÃO SERÃO TRINTA MIL MAS SIM MILHÕES.
    NÃO ASSISTIREMOS CALADOS,AMEDRONTADOS UM BANDO DE ASSASSINOS SAQUEADORES,TRAIDORES DA PÁTRIA INIMIGOS DO POVO E DA LIBERDADE DESTRUÍREM UMA GERAÇÃO COMO NO PASSADO.
    RESISTIREMOS COM A FORÇA DAS ARMAS MAS NÃO DERROTARÃO,NÃO HUMILHARÃO MAIS UMA GERAÇÃO.

  3. E, aqueles que lhe serviram degraus para a torpe escalada, agora tentam se acoitar das responsabilidades!
    O caos está chegando.
    Só Lula salva!

  4. O pacote completo tem de ser defenestrado, inclusive o juiz e o corretor, dois símbolos vivos das duas fontes da desgraça que se abateu por aqui. Não adianta que fiquem espalhando por aí a ilusão de que a desgraça veio dos governos petistas, porque isso é uma mentira cabeluda, e o que o país precisa agora é de verdades, e não de mentiras. Se for só para chutar o doidão, então o pacote que vier estará severamente contaminado pela desgraça que se deseja que se vá. O perigo de que a desgraça rebrote será iminente. O país precisa trilhar um caminho novo e democrático para sair do atoleiro.

        1. temos que escrever muito sobre isso em todos os lugares
          as pessoas tem que entender que essa é a única solução saudável

          1. Boa! Vou começar a postar no twitter e divulgar nos blogs de esquerda.
            E acrescento: eleições gerais com Lula candidato!

          2. tbm estou fazendo isso
            essa ideia tem que prevalecer

            abraços

      1. concordo com você.
        Inclusive, acho que todos os militares que estão no governo do asno deveriam ser presos acusados de traição e crime lesa pátria.
        Tenho certeza de que estes vermes estavam por trás do golpe perpetrado contra a Dilma.
        Estes bandidos fardados praticamente destruíram o país entre 1964 e 1985 e agora, os mesmos vermes, voltam para tentar acabar com o que sobrou.
        Parte do judiciário, mpf, parte da pf, estes vermes fardados, toda a lava jato merecem CADEIA.
        Se for possível, FUZILAMENTO.
        Não podemos permitir que destruam o país e saiam ilesos.

      2. Uma coisa é o desejo, outra coisa é a ilusão. Tem gente por aí que faz de conta que não sabe que temos um dos maiores e mais cruéis impérios da Terra respirando forte em nosso cangote. Não temos força suficiente para conseguir que os militares também sejam defenestrados. E devemos tentar manter ao máximo o respeito à Constituição. Conseguir uma fórmula para dar posse ao Mourão já vai ser outro arranhão. E por outro lado, até agora só quem ousou desafiar o Império e conseguiu que ele baixasse a cabeça, vetando o ataque militar à Venezuela, foi o general que dizem que é igual ao Bolsonaro. É pelo menos uma esperança brasileira. A pressão popular tem de continuar, porque o corte da educação está continuando. E se o doidão cair pela pressão popular e não por conchavos de Maias e quitais, teremos cacife para tentar conservar a sobrevivência dos bancos estatais que o corretor quer passar nos cobres o quanto antes, e também a Petrobras, antes que o Diabo da Cabeça Branca a derreta para vender no quilo. Com estes instrumentos, teremos como recuperar o que já perdemos. E conservando a mesmo-doente-democracia, chegaremos às eleições de cabeça erguida.

        1. O embargo do ataque à Venezuela foi iniciativa do Mourão ou dos EUA, quando viram que a maioria dos militares daquele país se mantêm fiéis a Maduro?

  5. Uma amiga, professora da PUC Rio, relatou ontem no Facebook uma cena patética que ela presenciou com vergonha alheia. Um senhor esbravejava a plenos pulmões na feira da Glória, que estava arrependo de ter votado em Bolsonaro e seus eleitores eram mau caráter. Repetia a afirmação como mantra e ela presenciou um velho responder, que mau caráter não era, mas apenas burro e já se arrependera também

  6. Ele desagrada a esquerda.
    Ele desagrada os trabalhadores.
    Ele desagrada os evangélicos.
    Ele desagrada a direita.
    Ele desagrada os coxinhas.
    Ele desagrada o PIG.
    Ele desagrada os seus eleitores.
    Ele desagrada o Mercado.
    Ele desagrada o Centrão.
    Ele desagrada os militares.
    Ele desagrada o Olavo de Carvalho…
    (Chega de escrever. Não vou ficar listando tudo…)

  7. Seu texto passa uma impressão que José Dirceu também expressou em entrevista: a de que Bolsonaro conseguiria êxitos no início, em termos de economia. Eu, modéstia à parte, jamais acreditei nisso e fiquei espantado com a opinião do Dirceu. Não é possível que um grupo tão canalha produzisse algo de bom, ainda que restrito a uma área. Nada do que ele e seus apoiadores pensam, tem algum aspecto positivo para o Brasil e seu povo.

  8. Mas aí estão os irresponsáveis que lá o colocaram: militares, justiça do lava-jato, stf, empresários. E o pior de todos, a globo.
    Desgraçaram o país.

  9. Selvagem……Bolsonaro é um selvagem…..e nossos tempos me levaram a 1986 , quando o Paralamas lançou esta sensacional música…

    A polícia apresenta suas armas
    Escudos transparentes, cassetetes
    Capacetes reluzentes
    E a determinação de manter tudo
    Em seu lugar
    O governo apresenta suas armas
    Discurso reticente, novidade inconsistente
    E a liberdade cai por terra
    Aos pés de um filme de Godard
    A cidade apresenta suas armas
    Meninos nos sinais, mendigos pelos cantos
    E o espanto está nos olhos de quem vê
    O grande monstro a se criar
    Os negros apresentam suas armas
    As costas marcadas, as mãos calejadas
    E a esperteza que só tem quem tá
    Cansado de apanhar
    Compositores: Bi Ribeiro / Herbert Vianna / Joao Barone

  10. A única saída para o Bozo é realmente tentar dar um outro golpe. Ele é militar e, como tal, não aceita dialogar, não aceita perder, não aceita nem mesmo uma simples pergunta. Ele fugiu dos debates antes das eleições por não suportar ser perguntado sobre nada e, o pior, ele não teria respostas porque de nada sabe. Viveu anos explorando os nomeados por falta de lei. A elite e a direita o escolheu para candidato acreditando que poderiam controlá-lo. Erraram feio. Parece que nem sabiam que ele era militar. Sei que não vão voltar atras pois a comissão já deve ter sido recebida. Espero que não errem pela segunda vez (seria burrice). Não permitam que o Bozo concretize o golpe, pois caso consiga é o povão quem vai sofre mais ainda. Uma hora a corda pode arrebentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *