Bolsonaro isolado; Heleno gruda Exército ao desastre

Os editoriais dos principais jornais brasileiros neste final de semana, todos violentos não apenas contra Jair Bolsonaro não perdoam o general Augusto Heleno, um personagem que, deveriam atentar os militares, é considerado pelo Estadão “não só (…) completamente despreparado para o cargo que ocupa, como considera ” democracia” o regime em que Bolsonaro manda e os demais obedecem”.

“Mais do que isso: colabora decisivamente para que suas atitudes irresponsáveis, de natureza essencialmente pessoal, pois sua função não é falar em nome do governo, sejam confundidas com o pensamento das Forças Armadas. Assim, urge que os comandos militares desvinculem as Forças Armadas desses … para desgraça do País, chegaram à Presidência nas eleições de 2018. Se não o fizerem imediatamente, e de maneira clara, correm o risco de de ver sua imagem, duramente reconstruída depois de 20 anos de ditadura, atrelada a um governo que flerta dia e noite com a ruptura.”

O Globo pergunta que o general da reserva considera que as Forças Armadas se disporiam a quebrar a ordem institucional que perdura há 32 anos, investindo contra o Supremo, que cumpre ritos legais, respaldados na Constituição?

Diz que Heleno atraiu “justificadas reações de repúdio e para confirmar que o calejado general da reserva passou a fazer parte do núcleo ideológico do bolsonarismo”.

A Folha endurece no título – Bolsonaro mente -, diz que ” o encontro do ministério entra para a história dos 130 anos da República no Brasil como um dos episódios mais execráveis do exercício do poder presidencial” e descarrega chumbo sobre o aval de Augusto Heleno – sugerindo que fala em nome das Forças Armadas – ao mentiroso.

A apuração dos crimes atribuídos ao Presidente] não pode se deter, ademais, diante de ameaças abjetas como a do general Augusto Heleno, do GSI, segundo o qual uma eventual apreensão do celular presidencial teria “consequências imprevisíveis”. Dados a baixeza e o desvario mostrados numa reunião formal, assusta de fato imaginar o que Bolsonaro diz em privado.

 

Fernando Brito:

View Comments (31)

  • Os canalhas da mídia tentam se descolar do delinquente-genocida,mas, suas pegadas na luta desenvolvida para evitar a chegada dos pts ao poder,estão juntas.
    Caminharam lado a lado ,eles sabíam,eles conhecíam muito bem a quem apoiavam,porque se algúm mérito tem o fascista presidente,é o de NUNCA TER ENGANADO NINGUÉM A RESPEITO DE COMO ATUARÍA SENDO PRESIDENTE.

    • A mídia é responsável pela produção executiva da demonização do PT e do desfecho do golpe de 2015-16, e por isso jamais será perdoada. Mas agora temos que contar com sua artilharia para detonar o maior de todos os perigos que já rondaram o Brasil desde que os Holandeses se fincaram em Pernambuco: A ameaça de ditadura fascista-entreguista do Olavo de Carvalho / Steve Bannon, que corre o risco de ser concretizada por sua marionete Bolsonaro, que encanta os militares da linha dura com sua voz gritada de sargento de instrução durão.

      • Bolsonaro no desespero já deu a senha, quando REPETINDO, disse.
        - "AGORA" está fácil criar a Ditadura no Brasil, o povo está preso em casa.

    • Concordo. Tem o DNA da mídia, tem as pegadas da mídia, tem as digitais da mídia. E tem os áudios e os vídeos durante esses anos todos confirmando tudo isso.

  • O generoso heleno gostaria de ser o golbery do novo regime.
    Todavia, lhe falta, além do estofo, capacidade cognitiva para chegar a altura do coldre do sobra e eminência parda da ditadura de 64.
    Sobra-lhe, então, a opção de quasímodo a tocar o sinos de capelas ideológicas onde se reúnem além de aloprados outros psicopatas e oportunistas do séquito miliciano.

    • Mais ou menos como um aprendiz de motorista (Heleno) pilotar um calhambeque (Bozo) com pretensão de disputar uma corrida de Fórmula 1.

    • Mais ou menos como um aprendiz de motorista (Heleno) pilotar um calhambeque (Bozo) com pretensão de disputar uma corrida de Fórmula 1.

    • Essa declaração do ajudante de ordens do silvio frota é clássica dos fascistas. Quando acuados partem para a ofensiva de forma agressiva e intimidadora, tentando mostrar uma força que não tem e acuar os adversários. Se a reação dos democratas e anti-fascistas for de titubeio, eles avançam e passam o rodo. Se, pelo contrário, são enfrentados, covardes que são, mostram ainda mais sua fragilidade.
      O momento deles é de desespero, e por isso, jogam todas as fichas. Se colar, colou. Já tentaram isso quando foram citados para o interrogatório. Nao colou, enfiaram o rabo no c* e foram de cabeça baixa para o interrogatório.

  • Nunca se fez em um palácio de governo, neste caso o Palácio da Alvorada, uma reunião de extremo baixo nível como esta do dia 22 de abril de 2020.
    Não poderia esperar diferente de damares, bolsonaros, araujos, guedes e helenos, por que até duvido da sanidade mental destes coitados.
    Infelizmente não posso dizer a mesma coisa dos únicos adultos presentes: os militares e os generais de palácio.
    Ficará para a história a participação neste exemplo extremo de baixeza e precariedade moral e cívica.
    Guardo uma cópia para exemplificar algum dia o horror deste período.

  • Estão arrependidos?Ora,parem de MENTIR.Basta que o VERME BÓSTA-NARO,abra os cofres,e vocês todos,voltam ao NINHO ANTIGO.Esqueceram onde é.Nos cofres públicos.

  • Reinaldo Azevedo fez a análise mais pertinente sobre a situação: temos um subversivo na Presidência da República armando milícias para uma guerra civil. Bolsonaro revela, sem qualquer pudor, o seu intuito assassino contra a população brasileira. E chamou os generais à responsabilidade.
    Este é o aspecto mais grave e que está quase sendo ignorado no debate da imprensa.

    • Preparar a guerra civil nao deveria ser nenhuma novidade. Foi anunciado ha tempos pelo transparente presidente. O que deveria ser novidade eh a sociedade efetivamente preparar-se para essa possibilidade.

  • General Heleno era “frequente contato” do juiz Lalau, condenado a 26 anos e seis meses de prisão, diz Jânio de Freitas
    Publicado por Kiko Nogueira - 23 de Maio de 2020, DCM - Diário do Centro do Mundo
    Em 2018, Jânio de Freitas escreveu sobre as relações do general Heleno, ministro-chefe do GSI, com o juiz Nicolau dos Santos Neto, o Lalau, condenado a 26 anos e seis meses de prisão pelos crimes de desvio de verbas, estelionato e corrupção na construção do Fórum Trabalhista de São Paulo.
    Na sexta, Heleno divulgou uma “nota à Nação brasileira” dizendo ser “inconcebível e, até certo ponto, inacreditável” o “pedido de apreensão do celular do presidente da República”.
    Heleno, lembra Janio, foi “auxiliar do general Cardoso no Planalto de Fernando Henrique”: Constatou-se então que o general Heleno era o mais frequente contato do juiz Nicolau dos Santos Neto, exclusive familiares. Como o general negasse por escrito, em carta, pude expor aqui a prova de sua ligação com o juiz mais tarde condenado e preso por corrupção, na obra do novo Tribunal da Justiça do Trabalho, em São Paulo.
    O SNI estava extinto desde Collor e assim continuava, no dizer de Fernando Henrique. No entanto, Lalau passava ao general Heleno, com presteza sistemática, informações sobre os graúdos paulistas e seus negócios, os políticos, a imprensa.
    Entre outros temas. Era a preservação do policialismo, com todos os seus defeitos. E mais um: a falsidade da inexistência de espionagem interna.Se dado a nostalgias, o general Heleno poderia ser tentado a esclarecer o eleitorado sobre um fato sempre omitido. Seu nome é acompanhado, muitas vezes, de citação ao comando que exerceu da Força brasileira no Haiti.Sem referência, jamais, a que esse comando foi encerrado bem antes do prazo, por um motivo sem precedente: a ONU pediu que o general brasileiro fosse retirado do comando. A respeito, só ficou registro da chegada do general Heleno, abalado a ponto de chorar. (…)
    Embora nenhum se compare à perda da oportunidade de mostrar aos eleitores que Bolsonaro não é único nas ideias e modos, não tem originalidade. É produto que foi fabricado em série.

  • Ao final do processo, Adolf Hitler usou contra si o recurso do suicídio.

    Não ficou de pé para enfrenta toda sua covardia, comportamento típico dos TIRANOS!

Related Post