Bolsonaro veta perguntas e jornalista da Guaíba se demite ‘ao vivo’

O jornalista – e radialista, historiador, professor e autor – Juremir Machado da Silva, um dos mais importantes comentaristas políticos do Rio Grande do Sul, demitiu-se de seu emprego da Rádio Guaíba no ar, durante o programa do qual participava, por ter sido silenciado pelo âncora Rogério Mendelsky que aceitou, para entrevistar Jair Bolsonaro, que nenhum dos jornalistas da mesa lhe dirigisse perguntas.

Ao final da entrevista “mansa”, Juremir tomou a palavra e perguntou: “posso dizer que fui censurado? ”

Mendelski respondeu: “claro que não…foi uma exigência do Bolsonaro.  [É] Normal.

Juremir agradeceu aos ouvintes os dez anos de audiência e se despediu, saindo do estúdio.

Surpreendido, Mendelsky perguntou aos outros integrantes da mesa se aquilo era censura. Jurandir Soares disse que não. Voltaire Santos foi mais sincero: “preciso do meu emprego”.

Aí está, para quem quiser ver, a materialização do que disse domingo Jair Bolsonaro: ou aceita-se as regras dele ou vá embora”.

Juremir foi, mas levou junto a sua dignidade profissional e pessoal.

Mas haverá também muitos “Voltaires” que, ao contrário do filósofo francês que inspirou os pais a lhe darem este nome preverem calar o que pensavam, para fugir das consequências e conservar o emprego.

Fernando Brito:

View Comments (55)

  • Enquanto isso aguardamos a definição de PHA com relação à TV iurd

  • Enquanto isso aguardamos a definição de PHA com relação à TV iurd

  • Níveis de Covardia de Bolsonaro:

    1-FOGE DOS DEBATES MAS VAI NAS ENTREVISTAS
    2-VAI NAS ENTREVISTAS MAS CENSURA ENTREVISTADORES

    Esse é o "valentão" da direita brasileira???

    O típico "machão de whatsapp".

    Enquanto isso, estava Haddad dando "murro em ponta de faca" no Roda Viva... entre vários pseudo-jornalista que defendem o fascistóide do Bolsonaro.

    Os verdadeiros jornalistas perdem o emprego para dar lugar a algum panfleteiro do "liberalismo" e lambedor de botas em troca de verbas publicitárias.

  • Em comentário que fiz sobre postagem publicada no portal Brasil247, afirmei que veículos do PIG/PPV estão agora preocupados, diante do incontrolável monstro que criaram; um leitor de lá tripudiou de mim, alegando que os donos desses veículos são picaretas e que não estão nem aí para a "tigrada" que mostra unhas e dentes, sedenta por sangue. Repliquei o missivista, dizendo que, embora os donos de grandes veículos de mídia sempre tivessem apoiado as ditaduras e golpes de Estado, vários jornalistas foram vítimas de perseguições, prisões, torturas e assassinatos; alguns desse profissionais trabalhavam em veículos que apoiaram o golpe de 19964 e a cruel ditadura que se seguiu. O resultado do golpismo e canalhice da chamada grande mídia (o PIG/PPV) já está sendo sentido pelos jornalistas que aceitaram fomentar as cadelas do sub-subnazifascismo tupiniquim. Não serão apenas os militantes de esquerda, integrantes de movimentos sociais, pobres, negros, homossexuais as vítimas da ditadura já instalada e que será intensificada a partir do próximo ano.

  • Ai esta,um exemplo,do que muitos afirmam do "JORNALISMO",que durante toda a sua existência,somente transmitiu,A VOZ DO DONO.Lembram todos,do CACHORRINHO ,frente a um gramofone,da PROPAGANDA DA ODEON?Lembram-se os mais velhos e os moços que se inspiraram neles?Pois é o SÍMBOLO DO JORNALISMO.Ouvir a voz do DONO.Nada mais.E são,os jornalistas,infortunadamente,OS DONOS DA PALAVRA E DOS CONCEITOS.O resultado ai está;O BÓSTA-ONARO.

  • Brito, corrija o texto. O Juremir é da rádio Guaíba, e não da Gaúcha. Adivinha de quem é a rádio Guaíba? Pois é. Da Rede Record. E esse Mendelski é o maior antipetista do RS.

    • Mendelski é um fascista empedernido e tosco, metido a ditar cátedra.
      Trabalhou por muitos anos na RBS e sua atuação foi tão asquerosa que mesmo a RBS teve que despedí-lo pois denegria além da conta (como dizem os mineiros) a imagem da emissora - era o principal "analista" político do grupo jornalistíco na época.

  • PARABÉNS ,É DE HOMENS COMO ESTE QUE SE FAZ UM PAÍS DECENTE ,O RESTO JOGUE-O NO LIXO.

  • A MÍDIA DO SUL SÓ REPLICA O LIXO QUE É A MÍDIA BRASILEIRA.
    HIPÓCRITAS AO PONTO TAL DE DEFENDER A LIBERDADE DE IMPRENSA ,MAS NENHUM MEDIO QUE EU CONHEÇA TEM UM JORNALISTA QUE DEFENDA O PONTO DE VISTA DA ESQUERDA.
    O JURANDIR,ASSUMIDO COMO UM ANARQUISTA,ERA UMA VOZ "ESTRANHA" NESSE MEDIO DE SABUJOS E BABAOVOS DOS PODEROSOS.
    NÃO EXISTE CHANCE DO PRÓXIMO GOVERNO ---DEMOCRÁTICO----E DEFENSOR DO POVO ,NÃO MEXER COM ESSE NINHO DE FDP QUE É A MÍDIA NESTE PAÍS.

  • Parabéns Sr. Juremir. Se houver imprensa livre nos anos vindouros, o senhor será contratado.

  • Um candidato Fake e suas travessuras... Não foi censura É CENSURA!

Related Post