Enquanto se comportava como crítico cinematográfico – aqui no Rio, O Globo consagrou-os na figura de um bonequinho, que dormia ou aplaudia, conforme a qualidade que dava ao filme – o chefe da Secom, Fábio Wajngarten acabou exposto, sem salvação, pela Folha de S. Paulo.
O bonequinho, diante do documentário indicado ao Oscar e as entrevistas de sua diretora, Petra Costa, levantou-se da cadeira para chamá-la de mentirosa.
O senhor Wajngarten tem todo o direito de fazê-lo, não a Secretaria de Comunicação da Presidência, porque disso a proíbe o artigo 37 da Constituição brasileira, ao brigá-la à impessoalidade.
Ocorre que, no mesmo dia, chega às mãos da Folha o documento dirigido à Comissão de Ética Pública, assinado por ele (veja abaixo), negando possuir ou participar de empresa em “matérias e áreas afins” às funções que exerceria na Secom.
O crime de falsidade ideológica é evidente: “Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante”.
É o artigo 299 do Código Penal, que tipifica crime de ação pública incondicionada – o Ministério Público tem de agir independente de ser provocado – com pena, no caso de documento público, que vai de um a cinco anos.
Portanto, nada mais é preciso para que o bonequinho cinematográfico fique sentado na poltrona reservada aos réus.
View Comments (17)
Não é apenas Petra que tem chance de ganhar o Oscar, Hollywood tem também a oportunidade de fazer algo pela democracia no mundo.
Esqueça, deste mato não sai coelho, principalmente sendo latino e da periferia sub desenvolvida.
Só sai bicho de peçonha!
Infelizmente esqueça... Business, only business !
Seriam dois feitos inéditos.
Não é apenas Petra que tem chance de ganhar o Oscar, Hollywood tem também a oportunidade de fazer algo pela democracia no mundo.
Nada que seja surpressa neste GOVERNO DE DELINQUENTES.
Desgoverno, de incapazes.
Que golpe, que desgraça!
Desgoverno, de incapazes.
Que golpe, que desgraça!
Isso é patife de um governo de patifes.
muito bom. esse blog acaba de provar que wajngarten cometeu crimes. e aí MP, vai ficar sentado ganhando bons salários às nossas custas sem fazer nada?
Olha, eu não entendo de leis não.
Mas tem um certo ex-juiz famoso que disse que é só ele pedir desculpas e está tudo certo.
Tá bem no padrão de qualidade de gente que o bozo gosta. Corrupto até o último fio de cabelo, não sabe diferenciar público de privado, tá pouco se lixando pro que a lei diz e adora abusar a posição de poder pra favorecer a ideologia retardada do bolsonarismo.
Eita! Não pra o irmão passou
Esse bolsonariano fascista deveria é ser preso para aprender ser honesto como a imensa maioria dos brasileiros é.
Bolsonaro também DEVERIA SER PUNIDO POR COLOCAR EM CARGOS DE IMPORTÂNCIA VITAL PARA A DEMOCRACIA BRASILEIRA, GENTE DESQUALIFICADA totalmente para o cargo e até mesmo para vida em sociedade.