‘Bonequinho’ do Jair, Wajngarten é pego na mentira pela Folha

Enquanto se comportava como crítico cinematográfico – aqui no Rio, O Globo consagrou-os na figura de um bonequinho, que dormia ou aplaudia, conforme a qualidade que dava ao filme – o chefe da Secom, Fábio Wajngarten acabou exposto, sem salvação, pela Folha de S. Paulo.

O bonequinho, diante do documentário indicado ao Oscar e as entrevistas de sua diretora, Petra Costa, levantou-se da cadeira para chamá-la de mentirosa.

O senhor Wajngarten tem todo o direito de fazê-lo, não a Secretaria de Comunicação da Presidência, porque disso a proíbe o artigo 37 da Constituição brasileira, ao brigá-la à impessoalidade.

Ocorre que, no mesmo dia, chega às mãos da Folha o documento dirigido à Comissão de Ética Pública, assinado por ele (veja abaixo), negando possuir ou participar de empresa em “matérias e áreas afins” às funções que exerceria na Secom.

O crime de falsidade ideológica é evidente: “Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante”.

É o artigo 299 do Código Penal, que tipifica crime de ação pública incondicionada – o Ministério Público tem de agir independente de ser provocado – com pena, no caso de documento público, que vai de um a cinco anos.

Portanto, nada mais é preciso para que o bonequinho cinematográfico fique sentado na poltrona reservada aos réus.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

17 respostas

  1. Não é apenas Petra que tem chance de ganhar o Oscar, Hollywood tem também a oportunidade de fazer algo pela democracia no mundo.

  2. Não é apenas Petra que tem chance de ganhar o Oscar, Hollywood tem também a oportunidade de fazer algo pela democracia no mundo.

  3. muito bom. esse blog acaba de provar que wajngarten cometeu crimes. e aí MP, vai ficar sentado ganhando bons salários às nossas custas sem fazer nada?

    1. Olha, eu não entendo de leis não.
      Mas tem um certo ex-juiz famoso que disse que é só ele pedir desculpas e está tudo certo.

  4. Tá bem no padrão de qualidade de gente que o bozo gosta. Corrupto até o último fio de cabelo, não sabe diferenciar público de privado, tá pouco se lixando pro que a lei diz e adora abusar a posição de poder pra favorecer a ideologia retardada do bolsonarismo.

  5. Esse bolsonariano fascista deveria é ser preso para aprender ser honesto como a imensa maioria dos brasileiros é.
    Bolsonaro também DEVERIA SER PUNIDO POR COLOCAR EM CARGOS DE IMPORTÂNCIA VITAL PARA A DEMOCRACIA BRASILEIRA, GENTE DESQUALIFICADA totalmente para o cargo e até mesmo para vida em sociedade.

  6. Nada a estranhar. No governo de um presidente que é um mentiroso contumaz, todos os integrantes tendem a fazer da mentira sua norma de conduta. Moro é o maior exemplo disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *