Brasil é o paraíso dos bancos, mais ricos com a crise

O Relatório de Economia Bancária, publicado hoje pelo Banco Central mostra a maravilha que é o verdadeiro milagre brasileiro: os ganhos do sistema financeiro.

O retorno (lucro) sobre o patrimônio líquido passou, de 2016 para 2017, de 11,6% para 13,8%.

É tres a quatro vezes maior que o  de países como Suíça (3,2%), Estados Unidos (3,4%), Índia (4,5%), Portugal (4,7%) e Itália (4,7%).

Isso, claro, num cenário de “baixa dos juros” e atrofia do crédito, seja para o consumo, seja a produção, seja para a infraestrutura.

Nada disso foi empecilho para que Itaú e Bradesco, somados, tivessem lucrado – e lucro líquido, após despesas e impostos – nada menos que US$ 12,8 bilhões. Ou, para se ter uma ideia mais palpável: que os dois bancos tenham lucrado R$ 240 por cada um dos 200 milhões de brasileiros.

O “Bolsa Banco” é o grande ralo do dinheiro neste país.

Fernando Brito:

View Comments (28)

  • Apoiados,naturalmente,pela NANICA BURGUESIA,cujo sonho maior,É VER RICO,SORRINDO.E o pior,é que o POVÃO,somente tem olhos,para ELES.E ouvidos,também!

    • Exato. Um bando de patos de classe média vestidos de amarelo, defendendo milionários, bilionários, barões que estão cagando pra eles. "Viva meu patrão", "Viva meu agiota banqueiro", "Eu sou capachão otário".

      • Por isso minha crítica a todos os partidos de esquerda e centro/esquerda, pois, a 3 meses da eleição, cada um olha para o próprio umbigo, no tradicional personalismo, culto ao ego, falando somente dd candidatura a presidente, ignorando a conscientização de eleitores sobre a importância da eleição de deputados e senadores. No fim, quem se elege fica na mão dos "profissionais" da política. E a direita se deleita. SEM o congresso não tem reforma política, não tem reversão da reforma trabalhista, não tem volta ao regime de partilha, etc.

        • Eu concordo com voce. Mas também nao deixo de observer que, nunca antes, na historia da nossa democracia, eu ouvi e ouço tantos alertas a respeito da importancia de elegermos representantes no congresso, que venham da massa. Espero que isto surta efeito.

  • seria interessante fazer uma mareria mostrando as benesses que Temer deu aos bancos e comparar esses lucros

    • Pobre do Brasil, que se já era explorado ao máximo, hoje é é predado de todas as maneiras, e os bancos são seus maiores predadores. Cadê as grandes obras de infraestrutura que estes bancos financiaram? Cadê os benefícios sociais que trouxeram? São caça-níqueis que só enchem os bolsos à custa do Estado com suas benesses e à custa do pobre povo miseravelmente explorado.

  • UM JUIZ TOTALMENTE SUSPEITO

    Cara de pau viaja para NY, para Mônaco, para receber mimos, diárias e passagens, trabalha incessantemente contra a esquerda, mas contra TUCANO fica "cansado". No mínimo, deveria declarar-se suspeito. Seria, pelo menos, honesto.

    O juiz Moro, nesta segunda-feira (11/6), fugiu de julgar processos sobre esquema de propinas envolvendo governo tucano do Paraná. Ele alegou "excesso de trabalho" e baseou-se em voto derrotado no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Assim, a chamada 48ª fase da “lava jato” deve passar agora para outra vara criminal de Curitiba, ainda indefinida.

    https://www.conjur.com.br/2018-jun-11/moro-recua-declara-incompetente-julgar-desvio-pedagios

  • O sistema financeiro é importante numa economia aberta como a do Brasil pretende ser. Desde sempre, mas de maneira acentuada a partir dos governos FHC, continuando nos governos Lula e Dilma, o que se vê é o domínio completo da economia pelos bancos, a partir da captura que fizeram do Estado. E essa presença hegemônica é de tal ordem que Lula escreveu a famosa Carta aos Brasileiros, que também poderia ter como título Carta aos Banqueiros.
    O desafio da presidência, a partir de 2019, é acabar com essa hipertrofia dos bancos, fazendo com que ocupem parcela proporcional no conjunto da economia, para que indústria e demais serviços consigam captar, investir, desenvolver tecnologia, para gerar emprego e renda. Para isso, não bastam bravata e vontade, é preciso capacidade de diálogo, visão e decisão.

    • "A ERA DO CAPITAL IMPRODUTIVO"

      Por Paulo Kliass: "...fala de um tempo em que a sociedade e o modelo econômico passam a ser dominados por um setor do capital que não realiza bens ou serviços de natureza agregadora de valor. Estamos no interior do reinado do rentismo e da apropriação parasitária da riqueza produzida pela maioria...
      O processo de sofisticação das atividades associadas ao setor primário também abre as portas para a dominação do financismo. A extração e produção de petróleo e do conjunto de minerais em escala global passam por uma etapa de financeirização relevante...
      Estamos falando das chamadas “commodities”, que passam a operar em mercados financeiros muitas vezes desconectados da produção real. Essas mercadorias transformam-se em títulos negociados nos mercados financeiros globais e que estão sujeitos a flutuações em seus valores muitas vezes sem nenhuma correspondência com a dinâmica agrícola ou mineral. São as chamadas bolhas especulativas em mercados financeiros, fenômenos que criam e destroem riqueza sem nenhuma vinculação com eventos associados à dinâmica da economia real..."

      http://www.vermelho.org.br/noticia/308982-1

  • Se ao menos os acionistas quando recebem a parte dos lucros que os bancos lhes repassam pagassem IRPF! Mas não, quando recebe lucros ou dividendos de Pessoa jurídica sejam os controladores ou os pequenos acionistas ninguém paga IRPF!

    • Até esgotarem as reservas cambiais... aí precisarão tomar dinheiro com o FMI... vamos repetir a história...

  • O pior ainda é o fato dos acionistas que receberam os dividendos milionários, não pagarem um mísero centavo de imposto.

  • É pra isso que neoliberais quebradores de paises trabalham, manter o cartel na colonia de exploraçao do mercado financeiro.

    • Como eles nao tem como exponenciar o lucro deles, nas sociedades mais desenvolvidas, aonde se tem um controle economico maior baseado na funçao social das suas atividades. A soluçao é alienar as sociedades menos educadas(do ponto de vista formal). Assim a exploraçao ocorre as vistas-grossas voluntarias, pois sao povos burros.

  • Se ousamos falar em bancos com programas definidos para sustentar uma economia social de mercado como na Alemanha, os idiotas dizem: Comunista!! Realmente um bando de ignorantes e estúpidos.

  • Esse é o maior motivo do sistema bancário/financeiro ter apoiado o golpe e dar apoio a Temer. A equação deles é simples: quanto mais as pessoas devem para os bancos, mais eles ganham dinheiro. São agiotas irresponsáveis. O setor farmacêutico também agradece porque as pessoas ficam mais doente, e tomam mais remédios.

Related Post