Braskem: vender, vender, vender; uma vez vendendo, sempre perdendo

O anúncio da venda da Braskem para a holandesa LyondellBasell é um tragédia econômica sem proporções.

Ligue a ela toda a conversa que você vem ouvindo para “acabar com o monopólio do refino de petróleo no Brasil”.

Porque a petroquímica é um grande negócio associado ao refino de petróleo e, em geral, as plantas produtoras de resinas ou componentes do plástico são umbilicalmente ligadas a refinarias, que produzem para elas e, assim, perto delas.

A Odebrecht está vendendo seu controle de uma empresa que é, “apenas”, a líder mundial na produção de biopolímeros – o “plástico verde”, de fontes renováveis – e  a sexta maior fabricante de resinas plásticas do planeta. Tem plantas imensas nos EUA e na Alemanha.

Vai receber, mesmo entregando barato, pelo sufoco em que a colocou a Lava Jato, em ações da holandesa, que se valorizarão e “queimar” só o necessário.

Já a Petrobras, que detém 47% da empresa, vai colocar suas ações em dinheiro, pela paridade oferecida pela LyondellBasell.

Ou seja, vai se desfazer de um “filé” a preço de acém.

E ainda dará um preço camarada para a nafta que ela produz e que é o insumo vital da Braskem, a preços de quando eram “sócias”.

É dinheiro de deixar Paulo Roberto Costa e Alberto Yousseff como ceguinhos de estação do trem, sacudindo as canecas para ganhar moedas.

Quando a demanda de combustíveis caiu, com o fim da Segunda Guerra Mundial, nos enfiaram a “matéria plástica” como enfiavam miçangas aos índios em troca de suas riquezas. desde o ioiô ao “Pente Flamengo”, que se podia colocar no bolso da calça sem quebrar, como os de osso.

Foi um tsunami, que chegou a provoFcar um sucesso de Ângela Maria, nos anos 50:

Ô que garota boa/Ô que pequena fantástica/Mas dizem que seu coração/Que seu coração, é de matéria plástica/Quase americana/Não fala português/Se fala inglês, causa dó/Tem uma dúzia de biquínis/Em um vestido só.

Agora o plástico é o deus onipresente e Deus não pode ser brasileiro, não é? Ainda mais com gente que tem a espinha de matéria plástica, sempre capaz de vergar-se a quem tem a espinha dorsal de matéria plástica.

Fernando Brito:

View Comments (12)

    • eu tenho vontade de enfileirar este bando de crápulas num paredão. É o que eles merecem, não tem saída. Destruiram empresas, a vida e o futuro de MILHOES DE PESSOAS. Não há porque contemporizar. Necessário PUNIR. Com proporcionalidade...

  • Não podemos esquecer quanto do dinheiro público foi usado para financiar essas empresas via BNDES. Os juros subsidiados pelo estado brasileiro transformaram a Braskem no que ela é hoje... quem comprar vai levar também investimento público brasileiro.

    A Petrobrás adquiriu bilhões em dívidas para encontrar e viabilizar o Pré-Sal... as reservas então fora vendidas a preço de banana... mas as dívidas continuaram com a Petrobrás.

    NÃO TEM COMO ENGANAR MAIS O POVO... ESSAS NOTÍCIAS SÃO CHOCANTES E FAZEM AS PESSOAS ACORDAREM!

    Se o PT e os demais partidos de esquerda conseguirem levar isso para o horário eleitoral talvez exista alguma esperança de ganhar 2018.

  • Parabéns, juizeco lesa pátria filho de uma pura!
    Parabéns STF acovardado!!!
    Parabéns militares entreguistas!
    E menção de honra aos MANIFESTOCHES!
    PARABÉNS!!!

  • E é bem possível que o recente Ato Institucional do Jadge Maxaxutis, proibindo órgãos públicos de bloquear ativos da Odebrecht para ressarcir o assalto dos bandidos aos cofres públicos, tenha a ver com isso. Com o Decreto Maxaxutis, a ser obedecido pelos Togas Honoris-Causa de Puteiro no supremim, os gangsters da Odebrecht vão poder entregar sua parte majoritária na Braskem (e o tucano lesa-pátria, o Parente, antes de sair, já liberou para entrega também a parte da Petrobras).

  • E segue o Black Friday golpista tendo à frente do pregão, Temer e Sérgio Moro. E você pensando que era combate à corrupção.

    Corrupção mesmo, de porte magnífico, é a produzida pela irmã siamesa da Lava jato, a Vende (e mal) a jato.
    #CanalhasLesasPatria

    • Eu insisto: só com PAREDÃO isto não mais ocorrerá.
      É indecente, TORPE, calhorda!
      Estes entreguistas vendidos com milhoes em paraisos fiscais TEM que ser punidos exemplarmente. À moda chinesa. Basta de hipocrisia, desfaçatez, tolerancia com os piores crápulas. Enquanto perseguidos politicos restam presos sem crimes, sem provas!
      #LulaLIVRE, #FarsaAJatoNaCadeia !!!

  • São todos traidores. A começar pelo juizeco de Curitiba, esse é o pior de todos, paredão pra ele é pouco.

  • Incrível como Raul está tão atual.
    "O dia em que a terra parou" greve dos caminhoneiros.
    "Mamãe, não quero ser prefeito. Pode ser que eu seja eleito E alguém pode querer me assassinar". Marielle.
    "Eu não preciso ler jornais. Mentir sozinho eu sou capaz". Fake news e agro-jornalismo (jornalismo de fofoca, plantadores de notinhas).
    "A solução pro nosso povo. Eu vou dá. Negócio bom assim. Ninguém nunca viu. Tá tudo pronto aqui. É só vim pegar. A solução é alugar o Brasil!.". Pedro Parente e governo tucano.
    Mosca na sopa é o Lula. "E não adianta vir me dedetizar Pois nem o DDT pode assim me exterminar. Porque 'cê mata uma e vem outra em meu lugar".
    "E você ainda acredita. Que é um doutor. Padre ou policial. Que está contribuindo. Com sua parte. Para o nosso belo Quadro social." Ouro de tolo, coxinhas e manifestoches.
    Lula livre e Raul vive

  • Aumentam as exportações brasileiras no setor de controle acionário!

Related Post