Campos, candidato do Nordeste? Favor contar outra…

Os números daí de cima são da pesquisa Vox Populi, realizada dois dias antes da adesão de Marina Silva a Eduardo Campos (ou vice-versa), divulgados na coluna de Ilimar Franco, em O Globo.

Há uma pequena diferença nos números dados pelo Pernambuco 247, que atribuem 15% a Marina.

Coloco, para comparação, os resultados do 1º turno das eleições de 2010.

Tudo como dantes, portanto.

No segundo turno, Dilma teve “só” 77% dos votos.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

34 respostas

  1. Vamos analisar. Se voce colocar a vela da Marina na chapinha de refrigerante do Campos, so serve quando falta luz em dia de temporal.

  2. Uma coisa que me chama atenção e que merece uma discussão mais aprofundada é a encalacrada em que está metido o Aécio Neves.

    Tendo em vista o novo cenário e eventuais dificuldades de sua candidatura ( falta de carisma, de ímpeto, dificuldades em contagiar o PSDB, baixos índices nas pesquisas, Serra nos calcanhares etc), há, em sua órbita, uma nuvem que opina de que seria melhor a ele voltar a Minas e garantir seu feudo.

    Se concorresse à presidência, poderia perder a eleição e, de quebra, perder o governo de Minas para o PT de Pimentel.

    Mas há um risco enorme nisso tudo. E se Aécio desistisse de ser candidato a presidente, voltasse pra Minas e perdesse também a eleição para governador? Uma vitória de Aécio em Minas não seria automática. Há diversos novos componentes lá. O desgaste do PSDB é um fenômeno nacional, com impactos ainda mais possíveis nos estados. Sua estrutura midiática / patronal seria suficiente para elegê-lo? É possível que sim, mas é também uma manobra muito arriscada. O Pimentel está muito bem posicionado hoje. Aécio poderia perder para o petista e esmigalhar seu cacife político. Veja Serra: em 2012 voltou-se à eleição em São Paulo como estratégia de novo crescimento futuro. Deu no que deu….

    Ao mesmo tempo, concorrendo à presidência, Aécio enfrentará dificuldades enormes nos seu próprio colégio. Pois lá haverá um palanque muito forte para a Dilma com o Fernando Pimentel.

    Me parece um dilema e tanto.

    É por isso que, ao meu ver, Aécio fará até briga de foice no escuro para manter sua candidatura a presidente. Pode perder a eleição, mas é um risco mais vantajoso que aquele que correria voltando pra Minas….

    1. Alessandro, sem ofender sua opinião: Aécio me parece acometido de um mal semelhante à covardia, é apenas um coitado que tem a sorte do sobrenome famoso. Sem esse sobrenome, nunca sairia da irrelevância.

  3. Ceará é Dilma em peso. Nós cearenses somos um povo inteligente, que coloca os fatos e a lucidez acima do blábláblá, da retórica, e do ódio ideológico. Quem usa a cabeça e pensa de forma lúcida, ao invés de agir movido pelo ódio cego abastecido por retóricas enganosas, sabe que Dilma é o melhor para o Brasil. Portanto, a grande maioria dos cearenses sabe que Dilma é o melhor para o Brasil. Acredito que é possível, dependendo da conjuntura, que Dilma chegue a ter 70% dos votos do Ceará ainda no primeiro turno, ainda mais depois que ela subir ao palanque aqui acompanhada de Lula, do atual governador Cid Gomes, do atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, da ex-prefeita Luizianne Lins, do ex-candidato rival de Roberto Cláudio na última eleição, Elmano de Freitas, e do senador Eunício Oliveira. Todos juntos no palanque de Dilma, dá pra arrastar 70% dos votos fácil.

    1. Parabéns, Mauro. Mesmo pq não podemos abandonar o barco, logo agora, em meio a tantas coisas boas por acontecerem….

  4. Existem rixas no Nordeste. Ceará e Pernambuco. Bahia e Pernambuco.
    Cearense não vota em Pernambucano. A exceção que confirma a regra: Lula.

  5. KKKKKKK Nada a declarar, só mesmo rir desses dois palhaços traíras que não têm um mínimo desconfiômetro…

  6. Favor contar outra mesmo…

    Por ser do Nordeste, posso garantir que se alguém perguntar quem é Eduardo Campos nos municípios do interior dos estados nordestinos que não seja Pernambuco, e até mesmo em algumas capitais, a maioria da população sequer saberá de quem se trata… mas toca no nome da Dilma e do Lula.

    Definitivamente, o Nordeste é de Dilma e Lula. Isso é indiscutível!

  7. Com medo das urnas, bancadas do PT e do PMDB tomam tempo dos partidos na tevê
    Simon e Rollemberg denunciam o golpismo de Renan: projeto não passou nas comissões
    Com a colaboração do PSDB, as bancadas do PT e PMDB votaram no Senado a redução do tempo de TV da maioria dos partidos. Que tenham chegado ao ponto em que, para fugir ao julgamento dos eleitores, não basta ter uma vastíssima maioria do tempo de TV, mas é preciso subtrair o pouco tempo dos outros para calá-los, só mostra a fragilidade a que chegaram com a política de entregar o país a monopólios financeiros multinacionais. O entreguismo conduz sempre ao fascismo.

  8. Campriles não ganha nem em Pernambuco, não gostamos de traidores. Não vamos votar no novo Calabar:

    “Domingos Fernandes Calabar é tido por muitos um dos primeiros traidores da história do Brasil. Calabar era um conhecido senhor de engenho (Brasil Colônia – Século 17) na capitania de Pernambuco e se aliou aos holandeses quando eles invadiram as terras brasileiras, na época sob o domínio de Portugal. Como era um exímio conhecedor do território de Pernambuco, ajudou em particularmente todas as conquistas holandesas no Brasil”.

  9. Esse Eduardo Campos é um completo desconhecido aqui no Ceara’ e, ao que parece, assim continuara’ ad aeternum.

  10. Esse tal Eduardo Campos é um completo desconhecido aqui no Ceara’ e, ao que tudo indica, assim continuara’ ad aeternum.

  11. Três observações: 1) O PT precisa se reaproximar dos movimentos sociais; 2) O governo precisa ter ações mais efetivas junto aos jovens e saber comunicar essas ações (o governo Dilma é ruim de comunicação); 3) Lula deve entrar mais no debate político, circular mais entre os trabalhadores e o povo da periferia. Aì, sim, consolida-se o cenário da vitória.

  12. Três observações: 1) O PT precisa se reaproximar dos movimentos sociais; 2) O governo precisa ter ações mais efetivas junto aos jovens e saber comunicar essas ações (o governo Dilma é ruim de comunicação); 3) Lula deve entrar mais no debate político, circular mais entre os trabalhadores e o povo da periferia. Aì, sim, consolida-se o cenário da vitória.

  13. Joao Batista Martins · Quem mais comentou · Instituto Federal de Santa Catarina
    Marina ja é conhecida, pelas suas piruetas não cresce mais, Campos o traidor fica por ai, Aecio fica no Po atras dos candidatos todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *