Esta semana definirá o que teremos em 2014.
Porque, até agora, o que temos é a disputa por quem se habilita para tentar- e só tentar – alcançar um lugar num segundo turno presidencial.
Marina briga para ter uma legenda, embora isso, a essa altura, sequer venha a lhe permitir organizar uma base partidária que lhe sirva de alguma coisa eleitoralmente. Ao contrário, se conseguir vir à luz a tal Rede, ,Marina é que elegerá alguns deputados sem peso político próprio, um saco de gatos, originários desde o PT ao PSDB.
Ficou evidente sua incapacidade de assumir posições de liderança e produzir um discurso “limpinho” de classe média, sem projetos ou causas para o país, fora de um pensamento elitista que não sai dos “meios” de fazer política e não alcança o fim desta atividade, a escolha de caminhos para o país e quem deles serão os beneficiários.
Dificilmente Marina vai ter outra onda como a de junho para surfar eleitoralmente, mas ali revelou que é uma imagem construída, não uma liderança real.
Aécio teve quase três anos à frente do PSDB e, tirando o “mérito” de ver Serra se afundar na eleição para Prefeito de São Paulo e esvaziar sua influência entre os tucanos, jamais conseguiur se firmar como liderança.
A impressão que deixa no país é de alguém que não está ali para valer, e até por isso mereça certa indulgência de tratamento do meio político: com ele cada um pode fazer o que quiser, porque não tem uma estratégia e nenhuma política de alianças.
A direita feroz, cada vez mais marcante no perfil do eleitorado conservador – não se vê em Aécio: falta-lhe realismo quando assume um discurso odioso. E o mote do “vamos conversar”, cá entre nós, parece cantada de segunda categoria, não funciona como não funcionou o – lembra-se? – o tal “O Brasil pode mais” de Serra no ano passado.
Aliás, é sintomático que a esta altura, com o PSDB “dominado”, com Fernando Henrique Cardoso de “padrinho” e com Serra isolado e acuado, ainda assim pareça que é ele, e não o paulista, quem depende, para vida ou para a morte, do que o serrismo vá fazer.
E José Serra?
De todos, é claro que é quem possui mais densidade política, é mais simbolicamente identificado com um projeto político administrativo para o Brasil. Colonial, mas um projeto.
O problema de Serra é que ele e o Brasil inteiro sabem que até por isso seus níveis de rejeição são inviabilizantes – e a eleição de Prefeito mostrou que, hoje, até em São Paulo, o ninho tucano, isso tornou-se incontornável – e ele pouco terá a disputar nesta eleição que a destruição das ambições aecistas e a liquidação dos líeres do PSDB, Fernando Henrique entre eles.
Para quem conhece os ódios e rancores de Serra, talvez isso lhe baste.
Mas para se firmar como líder da oposição para 2018, com sua inapetência pela vida político-partidária e pelas alianças, a distância é quilométrica.
Com todos os erros do Governo Dilma, sobretudo no campo da comunicação e no controle da base aliada que lhe sustenta, parece que – salvo desastres econômicos imprevisìveis, embora desejados diuturnamente pela mídia – o provesso eleitoral toma um desenho inicial muito nítido.
E o grande eleitor, Lula, embora tenha declarado “estar no jogo”, ainda não saiu do banco.
33 respostas
O abismo entre a realidade e o discurso da oposicao os coloca diante de uma humilhante constatacao: “So maluco vota na gente”.
Essa do “vamos conversar” do Aécio é um disparate. Pelo que vem anunciando e afirmando, não dá para falar com quem nada mais tem a dizer. Simplesmente ridículo.
Hildermes, concordo com você em gênero, numero e grau, sabe como o telespectador conversa com ele mudando de canal.
Conversa com o aebrio é ” Prosopopeia flácida pra acalentar bovinos”.
Eu acho que a Marina não teve 20 milhões de votos em 2010. Ela os teve dados pelos “SISTEMAS DE TOTALIZAÇÃO DO T.S.E”, numa tentativa de levar Serra ao segundo turno. Achavam que ninguém acreditaria se “TOTALIZASSEM” aqueles votos pro Serra já no primeiro turno e resolveram “TOTALIZÁ-LOS’ pra Marina. Só isso explicaria porque, mesmo depois das “PRESEPADAS COXINHAS DE JUNHO”, ela não consegue 500 mil assinaturas ´”legítimas” de apoio a sua nova candidatura. São meros 2,5% do, supostamente, “SEU ELEITORADO”. Não é crível que ela não seja capaz de mobilizar esses esqualidos 2,5% de “SEUS ELEITORES”. Ela, a Marina, e sua votação em 2010, são meras fraudes!
A esta altura do campeonato, até a turminha da ave bicuda e seus irmãozinhos mais conscientes (incluindo os “mervais” e “quetais”) já sabem que o cruzeiro é o campeão do brasileirão-2013 e que Dilma já está reeleita em 2014, apesar dos golpes baixos a serem ainda desfechados pela mídia direitista podre.
O problema deles é tentarem não perder as “boquinhas” nos governos estaduais importantes que conseguiram manter até agora à custa de muita blindagem e manipulação dos respectivos “PIGs” (São Paulo, Minas e Paraná). Se, além de reeleger Dilma, o PT ganhar também o governo destes estados, adeus ao que resta da oposiçãonzinha raivosa e sem rumo que ainda não se deu conta que o povo brasileiro já adquiriu a sua maioridade política.
Será que estamos fadados a suportar o PT por mais 4 anos? É o fim da linha pra esse país mesmo
voce tem todo o direito a expor sua posição, mas seria bom que indicasse quem ou qual partido é a solução. Não digo que voce tenha que mudar de ideia ou de partido acontece que ate existem alternativas , com certesa não sera alguem dos chicagos boys , pois esse ja provaram que não levaram o pais ao melhor dos mundos, muito pelo contrario.
Nao. Nao e o fim da linha. E o comeco de uma longa estrada. E o declinio gradativo do chororo dos derrotados pela vitoria do povo.
Pois é, Cida! Mostre UM, apenas UM partido que tenha feito UM DÉCIMO do que Lula e Dilma fizeram pelo Brasil nos últimos 10 anos!!!
UM!!!
Você sabia que ia repercutir..srsrsrrs..
A resposta é a mais obvia possível, para o entendimento
de uma pessoa de direita. Mas obvio impossível, a não ser
se fizermos um curso para pessoas de direitas frustradas
pela loga caminhada sem consolo.
A resposta é….é….é…VAI !!!!!!!
Eu morro de rir dos coxinhas que cultuam o prazer secreto de vir fazer comentários toscos nos tão amaldiçoados “blogs de esquerda”.
O choro é livre.
Serra quer ser cabditado que yem menos dedos que lula. ensite em escondelos nas fotos.
Marina quer ser o personagem do ET, de Stivem Spilberg, quando o ET retorna ao mundo
mais velho e com seus filhotes.
Aecio quer fazer parte do BBB, para ver se fica conhecido, planeja chegar até a 3º semana.
Mas terá que perder o INCHAÇO;
Até agora não consegui captar a mensagem do Sr. Aécio Neves sobre “papo reto”. Será que o referido cidadão com essas colocações está pensando em conquistar as classes mais pobres?. Acho difícil, pois as classes menos favorecidas entendem é de “papo cheio” (Luta do nosso eterno Presidente Lula para os brasileiros fazerem pelo menos 3 refeições por dia). Sei que os Tucanos (Trensalão), entendem de “papo cheio” de propinas, porem encher o papo da população, com certeza não é sua praia.
O Aébrio CONTINUA como réu num processo do TJMG, por desvio de 4,3 BILHÕES de reais da saúde em Minas Gerais!!!
http://www.novojornal.com/politica/noticia/tjmg-simula-extincao-de-processo-mas-aecio-continua-reu-24-09-2013.html
Na boa,e Dilma era alguma coisa importante a ponto de ser candidata a presidente?
Não quero saber deste papo não. Todo mundo sabe aonde fica o reto e do que ele é preenchido….
A coisa mais preciosa é a Familia, imagina Mãe e Pai
A Direita quer a Marina como uma sobra do tucano
Aécio, “macarrão sem sal e sem molho” é miojo, hehe
Esquisito a politica aí no Rio de Janeiro… Mas tudo bem, Garotinho vem voltando firme e forte.
Alguém pode explicar?
Essa Marina, com carinha e jeito de boazinha, enche o saco de qualquer um.
Meu Deus, Vai ser outra pisaaaaa. É Dilma Denovo Com a Força do Povo.
Esquisito a politica aí no Rio de Janeiro… Mas tudo bem, Garotinho vem voltando firme e forte.
Alguém pode explicar?
Esquisito a politica aí no Rio de Janeiro… Mas tudo bem, Garotinho vem voltando firme e forte.
Alguém pode explicar?
Garotinho, o rei das criancinhas, perto do Paes, o rei dos mauricinhos, é um santo.
Moreira Franco baixou porrete nos professores estaduais e foi reeleito!
Vai tomar um “chega prá lá” de votos contrários sem tamanho. Dilma @ Equipe QUE O DIGAM !!!
Garotinho, o rei das criancinhas, perto do Paes, o rei dos mauricinhos, é um santo.
Cadê a mobilização e a repudia aos médicos da máfia dos órgãos de minas gerais, que anestesiaram uma criança para vender seus órgãos? O Concelho de medicina no Brasil tem moral nem pra xingar ladrão de galinheiro. Espero que os médicos Cubanos possam trazer também um pouco de Ética para essas bandas.
Vai tomar um “chega prá lá” de votos contrários sem tamanho. Dilma @ Equipe QUE O DIGAM !!!
Garotinho, o rei das criancinhas, perto do Paes, o rei dos mauricinhos, é um santo.
Aplausos!!