A Folha anuncia que o Ministro da Justiça pretende deixar o cargo.
Diz que é pelas “pressões do PT”.
Conversa.
Cardozo é petista há tempo suficiente e acumulou responsabilidades dirigentes no partido para conhecer bem o partido e ter, dentro dele, apoio suficiente se sua atuação como ministro existisse.
E não existe.
Sua gestão, para o bem e para o mal, marcou a completa ausência do poder público do debate jurídico e da coordenação política do aparelho policial e das relações com o Judiciário e o Ministério Público.
Cardozo sempre disfarçou sua abulia sob o manto da “liberdade de atuação institucional” da Polícia Federal e da total falta de articulação com quem quer que seja.
Foi um ministro capaz de fazer com que o Ministério da Justiça, que já foi o mais importante instrumento político dos governos da República, parecer uma repartição inútil.
Aconselhou, participou e foi responsável pelo momento de maior abulia de uma administração atacada, sitiada, solapada e agredida por todos os lados e de todas as formas, sobretudo a do desvio inaceitável dos ritos policiais e judiciais.
Sob sua gestão, sem nenhum tipo de reação, a Polícia Federal transformou-se, por vários de seus integrantes e dirigentes, um núcleo de conspiração, sem nenhuma providência. Ao ponto de autoridades policiais nem mesmo se pejarem de formar grupos no Facebook, chamando de “anta” a Presidenta da República ou brincar de dar tiros ao alvo em seus retratos.
Até na área da legislação penal, a aprovação – parcial ainda, felizmente, do maior retrocesso em matéria de civilização já visto neste país é uma espécie de corolário às avessas de sua passagem pelo Ministério da Justiça.
Isso não é democracia nem isenção. É zona. Ou se preferirem algo mais gentil, deixar à matroca.
Não se alegue que a abulia provém de Dilma. Pode ser, mas um auxiliar capaz e digno deste nome a estimularia a reagir e não se prestaria a ser o agente do “fazer nada”, enquanto a baderna institucional se espalha em sua área.
E não é por isso que, agora, manda vazar que “está de saco cheio” e pretende sair.
Tudo, no Ministro Cardozo, é falso e vaidoso.
Tanto que a mesma matéria da Folha, onde se aventa sua renúncia ao cargo, registra:
” Eles acreditam que o ministro busca, na verdade, um afago de Dilma para permanecer no governo fortalecido, em meio ao tiroteio petista contra sua permanência.”
É duríssima a disputa entre ele e o ministro Aloízio Mercadante pelo posto de figura mais canhestra e narcísica desta administração.
A saída de José Eduardo Cardozo, parafraseando o clichê, preenche uma lacuna na atuação do governo ou, no máximo, implicaria na substituição do do nada por coisa alguma.
Politicamente, porém, representaria um golpe – mais um – na cambaleante autoridade da Presidenta, que já percebeu que, como seus auxiliares não a defendem, tem de defender sua própria honra, o que lhe traz desgastes e polêmicas sobre os limites de suas declarações, como a feita em Nova York sobre a natureza dos delatores.
Até mesmo figuras lamentáveis como Eduardo Cunha e Renan Calheiros são capazes de se defender e o fazem.
Porque quem não se defende está fadado a, merecendo ou não, cair.
Ou, como faz agora o quase-ex-dândi da Justiça, podendo, pular do barco adernado.
O que, aliás, diz muito de sua natureza.
55 respostas
O Zé da justiça, antes de sair, precisa prender o Moro, e deixá-lo mofar até ele delatar: a serviço de quem ele trabalha?
Finalmente Cardozo o maior tucano camuflado do Governo Lula/Dilma jogou a toalha , é um momento de felicidade , fora Cardozo , pois você é Inócuo , insosso, omisso para com seu partido e seus pares, por isso, sua saída será festejada por todos.
Se for mesmo, vai tarde o Cardozo!
Vai tarde mesmo! O ministro Zé Davagar Cardozo tem que ser rápido para pedir demissão. Só espero que a Dilma coloque no lugar uma pessoa que defenda o Governo e acabe com a baderna tucana na PF.
Vai, cardozo, e já vai tarde! Que o siga mercadante e que o PT nacional faça uma peneira pra ficar só com o que presta do PT paulista.
Dou o maior apoio ao sinistro da justiça. Caia fora, e logo. Ainda dá tempo para se filiar à oposição para as próximas eleições.
impressionante esse cara fazer parte do PT…diz muito sobre o próprio PT…estou tentando me filiar, aumentar a base de esquerda do PT…sabe o que acontece? Um ano sendo evitado pelo diretório…não sei se o PT pretende mudar…lula está sozinho la dentro, aproveitadores e pseudo progressistas…a dilma passeando nos states que querem derrubá-la…e o pau quebrando aqui..de todas as formas possíveis. Ta difícil defender meu voto “técnico”. O unico argumento que me sobrou foi: com a direita é ainda pior.
Tb estou tentando me filiar, mas o diretório se finge de morto. Acho q vou pro PCdoB
Se sair, será um alívio, ainda que tardio. Dilma se livrará de um peso morto – bem pesado, aliás.
… Agora, o ‘Zé’terá mais tempo para “tornar a barriguinha mais branda”!
Boas ‘pedaladas’, ex (sic) ‘miniSTRO’!…
… Ah, e use, preferencialmente, as ciclovias do Haddad!
E todo cuidado com o filho do Eike Batista!
Aquela vítima do “ciclista imprudente”!
Na Justiça do ‘Zé’ Tucano’!…
não há governo que guente cardozo e mercadante junto. um já é muito peso morto… huummm Comparato acho q não né?
Do jeito que a Dilma está inspirada nesse segundo mandato, é capaz dela colocar gente pior.
… Ou mesmo o Miguel Reale Junior – autor de “parecer técnico” a favor do impeachment da presidente a pedido do ‘Aécio Furnas Forever’ – e ministro da Justiça no governo Fernando Henrique Cardoso…
Falta fazer um acordo com a oposição e nomear o republicanamente o carlos sampaio. Tambem o ministro do trabalho do pdt está desembarando. Isso significa que já estão contando com a queda proxima de sua excelencia a rainha republicana da inglaterra e estão se safando para não terem o nome associado ao golpe. É isso ai confundir covardia com republicanismo. Alias me ocorreu se um general de pijama bacharel não podia ser ministro da justiça para recomeçar com a repressão aos subversivos comunistas que ainda estão rondando por ai. Ou o moro afinal ele é o responsável pelo “nunca se investigou tanto (o pt)” ou o nunca se investigou o psdb. Pronto quer republicanismo maior?
pelo “nunca se investigou tanto
… Ou mesmo o Miguel Reale Junior – autor de “parecer técnico” a favor do impeachment da presidente a pedido do ‘Aécio Furnas Forever’ – e ministro da Justiça no governo Fernando Henrique Cardoso.
ALVÍSSARAS
Uma boa notícia, digamos, “mais branda”!
###################################
Cardozo diz a aliados que quer deixar o governo
02/07/2015 02h00
Quatro anos e seis meses após assumir o Ministério da Justiça, José Eduardo Cardozo (PT) confidenciou a amigos que deseja deixar o governo Dilma Rousseff.
(…)
[HORA DO RECREIO]
É quase certo que uma saída de Cardozo levaria a mudanças no alto escalão da PF. O atual diretor-geral, Leandro Daiello, é homem de sua confiança, e é ele quem define quem comanda a polícia nos Estados.
[Dileto(a) (e)leitor(a), agora, imagine se o atual diretor-geral, Leandro Daiello “não fosse homem de confiança do ‘miniSTRO’ ‘Zé Tucano’ da Justiça”!…]
FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/p…
… Só nos resta rezar!
Fervorosamente!
Bendita seja essa a vontade do ‘Zé Tucano’ da Justiça!
Risos
Justiça?
Qual Justiça?
“E o meu nariz de palhaço não para de crescer!”
Mudando um pouco. Assisti o programa eleitoral na TV do partido PCO e vi o exemplo de como denunciar o golpe que está sendo arquitetado no país, coisa que o PT parece que tem medo de fazer, e que em seu programa eleitoral fingiu não existir.
Lembrando que tenho várias divergências em relação ao programa do PCO.
Verdade Kleber, depois de assistir o programa tive o mesmo pensamento…
… Quem está de saco mais do que cheio somos ‘nois’!…
A propósito, a quantas andas o Processo que o ‘Zé Tucano’ da *Justiça afirmou ter impetrado contra o outro ‘Zé’, o tal DEMoTucano [‘Zé’] Aníbal?
Queixa crime por desacato à autoridade!
Autoridade!
Sei!
*Justiça?
Qual Justiça?
Bom, se a for a Justiça do ‘miniSTRO’ ‘Zé’ Tucano, que Deus nos livre dela!
Amém?
Amém!…
Bem, se for isso mesmo, eu acho que o zé já vai tarde demais. Poderia era ter saído antes, afinal, o ministério da justiça, de tao importante, ficou às moscas e isso provocou muito desgaste e instabilidade.
O zé já era ruim no 1° mandato e a insistencia da Dilma em mante-lo foi burrice, assim como o Mercadante que, se saisse, também nao faria falta alguma. Outro erro da Dilma que está lhe custando caro.
… Repatriar o ínclito e impávido delegado da Polícia Federal Paulo Lacerda!
Ou nomear, imediatamente, o Tarso Genro!
Ciro Gomes
… Excelente nome!
E necessário, “segundo o momento crítico da história brasileira”!
Mesmo porque “peitar os golpistas” não é tarefa tão difícil assim!
Com tantos telhados de vidro, basta “uma delação premiada” para os [eternos] oPÓsitores ao Brasil “miarem que nem gata em telhado de zinco quente”!…
Ojalá sea verdad!
A obra prima do Zé ninguém foi entregar companheiros aos porcos, deixar o prato principal quasim pronto pro banquete da casa grande e, como uma grande galinha, ajudar a chocar ovos de serpente.
Depois da tempestade, dizem, vem a enchente.
Não tá dando pra ver nenhuma luzinha nessa baita noite escura. Apenas saber que chegará, sempre chega, um novo amanhecer.
Coloca alguem com mais culhão – Ciro Gomes
Fui aluno do Professor Jose Eduardo Martins Cardozo e aparentemente, não fosse por ele, estaríamos agora na Venezuela, ou em cuba, fosse seguido o desejo do articulista, dos comentaristas daqui e da maioria dos petistas.
Ministro da Justiça não tem que “controlar” Policia Federal, tem de dar liberdade de agir para a mesma Policia Federal apurar delitos onde ocorram, prender quem quer que seja e ajudar na instrução criminal, inclusive para investigar e apurar o próprio Governo.
Também não é seu papel fiscalizar jornais caso estes não se comportem como o “pravda”(o sonho aparente dos aqui comentaristas); afastar quem apura delitos se tais delitos envolvem petistas/mensaleiros ou petroleiros ou falsear informações se estas puderem vir a prejudicar próceres do partidinho…
Dentre as muitas atribuições legais do Ministério da Justiça não está a atuação politico partidária, como querem aqui os tresloucados, dentre eles o articulista (só na extinta URSS ou em Cuba/Venezuela), o que denota a visão extremamente “heterodoxa” daqueles que se colocam à defesa do mar de lama que aí está, afinal pouco importa se cometeram crimes, se tungaram a petrobrás, se compraram favores, etc, o que interessa é que o Ministro deveria ter impedido a investigação, ou a silenciado, para que o público nada soubesse do ocorrido.
Ao que se percebe a reclamação dos petistas é que o Ministro não influencia os investigações, não detém as prisões de criminosos e não obstrui a Justiça.
Ponto para ele que, aparentemente, prefere até perder o cargo mas não a sua consciência ou o bom nome que construiu como doutrinador/Professor.
Nao, Paulo, é que o buraco é mais embaixo.
À frente do ministério da justiça ele tem que ser ministro e nao pofessor. E a nossa indignaçao com zé é que ele nao cumpre a sua funçao de ministro. Por que?
É a Lei que determina a natureza e a competencia dos assuntos dos quais se ocupa o ministério da justiça, no qual o zé é chefe e, portanto, é funçao dele. E ele é OMISSO porque só atua – se pronuncia – depois de cobranças e pressoes. A falta de espontaneidade é, sim, omissao, porque ele nao da a devida atençao aos assuntos da sua pasta e essa atuaçao omissa transmite insegurnça jurídica e é péssimo exemplo para a sociedade.
As atribuiçoes legais do Ministério da Justiça e seu chefe nao depende da vontade do zé exercer ou nao. Elas estao previstas em lei – Veja o ANEXO I do DECRETO Nº 6.061, DE 15 DE MARÇO DE 2007 ( leia abaixo) https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6061.htm
ESTRUTURA REGIMENTAL DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA
CAPÍTULO I
DA NATUREZA E COMPETÊNCIA
Art. 1o O Ministério da Justiça, órgão da administração federal direta, tem como área de competência os seguintes assuntos:
I – DEFESA DA ORDEM JURÍDICA, DOS DIREITOS E DAS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS;[ GRIFO meu EM MAIÚSCULA]
Entao, o ministro à frente do Ministério da Justiça tem, sim, que se pronunciar ESPONTANEAMENTE na defesa desses assuntos que a lei determina. É de sua COMPETENCIA FAZER ESSA DEFESA REPRESENTANDO O GOVERNO A QUAL ELE SERVE. Zé Cardozo parece que nao existe no ministério. Atuaçao pífia.
Nao atoa é que o Zé Cardozo, cobrado pelas aberraçoes que vem sendo cometidas pelo Moro, e meio que “na pressao das cobranças” teve que fazer atuar e fazer NOTA em defesa “DA ORDEM JURÍDICA” E DAS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS para tornar público o SEU E o posicionamento do governo do qual ele é ministro da Justiça. E fez por que??Porque é atribuiçao legal do seu ministério cumprir o inciso I do art 1° do Decreto que eu citei acima.
A atuacao nunca é expontanea, só na pressao.
Sao muitas as cobranças, mas vou citar um exemplo – Só depois das cobranças e muita “pressao” é que ele fez a seguinte Nota em relaçao a “necessidade do devido processo legal”, direito ao contraditório e ampla defesa”, ou seja, o respeito às garantias constitucionais contra as arbitrariedades do Moro sobre a proibiçao de empreiteira sendo investigada de licitar com ente público:
redebrasilatual.com.br/politica/2015/06/em-nota-odebrecht-contesta-forma-que-prisoes-foram-efetuadas-8952.html
“O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, tornou públicos no sábado (20) esclarecimentos sobre questões que dizem respeito ao campo de atribuições do governo, em relação a Operação Lava Jato e outras investigações.[…] “Porém, o governo não pode deixar de se pronunciar sobre duas questões que dizem respeito estritamente ao seu campo de atribuições.”
“Em primeiro lugar, é importante frisar que é absolutamente ilegal e ofensiva à Constituição Federal a tese de que empresas apenas investigadas, ou acusadas de ilícito, tenham de ser afastadas a priori de licitações ou mesmo ter seus contratos rescindidos”, disse Cardozo.
“Nós vivemos num Estado de Direito, e portanto o afastamento de empresas nos termos da legislação em vigor, só pode ocorrer legalmente após a realização de um devido processo legal, em que se assegure o direito ao contraditório e a ampla defesa.”
“Um afastamento independentemente do direito de defesa, sem um devido processo legal, qualificaria um evidente abuso de poder que inexoravelmente seria revisto pelo Poder Judiciário e ensejaria punição das autoridades que eventualmente tivessem praticado esse tipo de decisão”, afirmou. “Aliás, o embasamento legal é claro, o contraditório e a ampla defesa em processos administrativos está assegurada no artigo quinto, inciso cinquenta e cinco, e a tramitação das licitações na Lei 8.666, de 1993.” […]
———————————
Sobre as arbitrariedades de Moro, como as prisoes elegais e a fragrante violaçao dos direitos humanos, bem como outras violaçoes constitucionais, o zé guarda um silencio sepulcral. Ele deveria ser o primeiro a defender o cumprimento das leis.
É um ministério fraco. Dilma escolheu muito mal e seu governo sofre ainda mais desgaste por esta e muitoas outras escolhas. A sensaçao é de abandono. É pena, mas é a mais pura verdade.
Espero que tenha entendido o X da questao.
Este cidadão Zé Cardoso comporta-se, na minha simples opinião, como um psdbista infiltrado, um agente duplo, há muitos anos como a minar o governo popular da Dilma. Se vier a pular fora é porque, matreiro, já fez o suficiente para o barco fazer água. Age como quem está em cima do muro esperando vislumbrar o lado em que pode livrar a cara. Até agora eu não posso entender como um governo praticamente recém eleito com 52% de maioria, em segundo turno, tenha caído tanto em aprovação em pouco mais de 180 dias, se não fora por inépcia de alguns quadros chave na politica de governo. É inaceitável, do ponto de vista da lógica, que uma oposição que há menos de um ano estava pulverizada, esfacelada, morta e enterrada, até hoje sem propostas e sem projeto que seja digno do menor crédito, oposição que, para existir de fachada, sobrevivia às custas do Manchetômetro anti governo, seja hoje quem pauta toda a politica nacional, de forma reacionária, troglodita e com propostas que retroagem a mais de um século. Que saia fora o Zé Cardoso, para ontem. Que a Dilma escolha um cidadão com suficiente saber e coragem para defender o governo do massacre horário a que é submetido pelos inimigos do povo que avançam porque sabem que não encontram reação à altura. Que seja o seu substituto um homem ou mulher com verdadeira qualificação (como o Dr. Fachin, por exemplo) com total dignidade e respeitabilidade, despojado de ambições pessoais, que fale e enfrente os picaretas aventureiros e que, sobretudo, aja pois o que está em jogo é o futuro de uma maioria de mais de uma centena de milhão, composta de excluídos, hoje ao sabor de interesses entreguistas. O Brasil somente será potência global em função do nível de preparo e qualificação dos seus homens públicos. Para seguir adiante com aprovação este atual governo precisa afastar, e logo, os medíocres de boa parte dos seus quadros.
Vi uma notícia interessante, de BH, agora.Um menor foi apreendido pela PM por injuria, ao postar uma foto em rede social, com uma legenda onde chama os policiais de vermes. O que a Presidenta poderia fazer quanto aos vendedores de adesivos e camisetas?
Já vai tarde!
Mas quem vem pro lugar dele???
Tomara que não seja outra nulidade!
Já vai tarde!
Ciro Gomes para ocupar o vácuo existente!
Vada a Bordo Cazzo!…, poderia ser dito se fosse útil para alguma coisa no governo .No caso , que vá… para o rodapé da história. Agora , a culpa é de quem o mantem no governo ( mesmo após a reeleição ) , não é mesmo presidenta ? Logo outros pularão fora. Os primeiros que abandonam o navio são sempre os mesmos previsíveis de sempre.
Reforma ministerial profunda , completa , à dedo e urgente , para ontem .Caso queira sonhar muito com uma nova chance , conclamando o povo a acompanha-la. E rezando para o tempo , a paciência e a vontade dos que a elegeram não terem se esgotado .
Culpa in eligendo da presidenta. Não há o que reclamar.
Uma pergunta?Este cargo não esta vago,há muito tempo?
Já vai tarde. Aliás, nem devia ter “vindo”. Vale também para o do bigode…
Sugestão para o cargo que pode finalmente ser ocupado se o crápula não desmentir tudo e isso apenas ficar como mais um episódio de enfraquecimento do des-governo Dilma até agora.
Vamos aos nomes possíveis :
Ciro Gomes
Cid Gomes
Roberto Requião
Celso Antônio Bandeira de Mello
Wadih Damous
Em síntese, alguém que tenha coragem para peitar a Globo e o resto da mídia e frear o juizinho de m* da república de maringá.
Sr.Fernando Britto.Ante a leitura de vários Blogs,e acompanhando sempre,a veemência que eles dedicam à crítica político-social,e constatando ao mesmo tempos,que as ARMAS DA CRÍTICA,cedo ou tarde produzem seus efeitos na sociedade,ainda assim fico cogitando se ao invés de teclas,lápis ou canetas ou qualquer utensílio que se use para faze-las,eu como simples internauta,fico me perguntando,se o fizessem com METRALHADORAS OU FUZIS POTENTES,não seriam os Blogs,com essas características,mais lidos,repetidos e respeitadas, suas opiniões?Fico aqui,me perguntando se não seriam mais eficazes!Enquanto isso,fico me perguntando…
É a mesma natureza de marta Suplicy, Marina, Mercadante … Muito me impressiona saber que Dilma tem um Jacques Vagner que seria muito melhor na casa civil.
A Ratazana-Mor quer pular do barco. Pressente o naufrágio?
Só Dilma não percebe que se em uma só tacada, botar para andar e substituir de imediato, Cardozo por Tarso Genro, Mercadante por Jaques Wagner e Berzzzzzzzzzzoine por Frankin Martins, não apenas sacudirá a inação constituída estabelecida desde o final de outubro de 2014, como assumem generais veteranos de batalhas para combaterem as camarilhas constituídas no poder jurídico, no poder legislativo e no quarto poder, o da mídia monopolista, líder da oposição e praticante do terrorismo da desinformação, vazada, lavrada e inventada, e começa a virar o jogo.
O problema não é o Cardozo, o problema é a Dilma fraca e medrosa e um ministério que é a cara dela, ou seja, fraquíssimo.
Já vai tarde….
O que impede o Ministro da Justiça de marcar uma entrevista pública para esclarecer os pontos sobre o projeto da maioridade penal? Por que ele não veio a público combater as informações terroristas insufladas nos meios de comunicação??
Cardozo é maior estrovenga que Dilma arrummou, a frase dele que o Nassif publicou, retrata a pressão filosófica de fo… o PT, como se só no partido dele houvesse corrupto. O zé não dá. Fala ao zé mané que o inverso é verdadeiro, se sofre a pressão midiática para cumprir este aforismo; “Polícia Federal não pode perseguir meus inimigos e isentar meus amigos, diz Cardozo”. Mas não pode cumprir que a POLÍCIA FEDERAL SOMENTE PERSIGA OS MEUS AMIGOS E ISENTE OS MEUS INIMIGOS, que é o que literalmente por pressão o zé está cumprindo, aceitou a imposição.
Esse inútil precisa sair para o bem do Brasil e do governo Dilma… se sair já sai tarde para dar as suas aulinhas em cursinhos particulares, alías o que ainda o faz mesmo como ministro.
Tenho toda restrição a esse ministro assim como todos os que se manifestaram até agora. Mas acho que ele somente deve sair, depois que a situação serenar. Sair agora agora além de um ato de covardia muito grande, será um ato de traição também. Quem pariu Mateus que o embale. Para qeu possa sair de maneira digna, terá de fazer antes um ajuste (que palavra mais ingrata) e deixar a situação um pouco melhor para a Presidente (gosto de escrever assim:presidente) Dilma e para nós que torcemos e batalhamos para ela ser eleita,pois sabemos o que é essa malta que perdeu as eleições e todo o pudor que porventura tiveram, algum dia. Espero os outros comentáriuos ou alguma eresposta que eu talvez enseje. Abraços a todos os que lutam por um Brasil cada vez melhor.
Mas é ótimo que esse cara se vá. Vá logo!
Até que enfim uma boa notícia publicada pela folha. Tá fazendo a alegria de muitos petistas que já não aguentam mais ver tanta inércia no âmbito da justiça. Certamente a presidenta Dilma encontrará um sujeito mais competente que poderá substituí-lo,a exemplo do Requião, Wadih Damous, Luiz Moreira, entre outros do meio jurídico. Prefiro até mesmo a indicação de um mero estagiário de Direito a manter no cargo uma personalidade tão inepta quanto o Zé Cardoso.
A saída do “zé da justiça” seria o único real serviço prestado por ele ao governo.
Tem muitos nomes com autoridade e personalidade pra botar ordem na milícia tucana: Requião, Wadih Damous, Ciro Gomes (ele é advogado, como Requião), Pedro Dallari, entre outros. O difícil é ser pior que o zé.
Zé Cardoso somente ocupa a moita aguardando uma boca n o STF ou STJ. Como deve estar cansado de esperar deverá voltar a advogar para o Daniel Dantas. Além dele deveria ser trocado também o corregedor geral da PF. O corregedor tem a obrigação funcional de colocar ordem na esculhambação que virou a PF. Seus dados são estes: Corregedor Geral de Polícia Federal Roberto Mário da Cunha Cordeiro
Telefone: 61 2024.8222 Fax: 61 3321.9386 link:
http://www.justica.gov.br/Acesso/institucional/sumario/subpaginas_quemequem/corregedoria
Eu defendo que Dilma só conseguirá sucesso se colocar um ex-jurista – como Bandeira de Melo – , sem filiação ao PT ou qualquer partido.