Carmen Lúcia “arrecua os arfes para evitar a catastre”

Mal iniciada a sessão de hoje do STF, a ministra Carmen Lúcia, prevendo o  constrangimento que seria sofrer uma derrota na votação da questão de ordem com que o ministro Marco Aurélio Mello pediria a votação das duas ações de inconstitucionalidade que questionam a prisão sem trânsito em julgado, antecipou-se e anunciou para amanhã a votação do habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente Lula. É aquilo que o folclórico técnico de futebol, Neném Prancha, na iminência de uma derrota acachapante gritava para o time: “Arrecua os arfe pra evitar a catastre”!

É um caso menos amplo do que aquele que Marco Aurélio pretendia ter julgado. E, pelo fato de abranger apenas a situação de Lula, fecha o leque de argumentos que se poderia usar.

As limitações do STF são por demais conhecidas para que, no caso de Lula,  se aceite aquilo que deveria valer para todos: O que está escrito na constituição, sobre ninguém ser considerado culpado antes do trânsito em julgado.

O mais provável é que saia uma “conta de chegar” reconhecendo a inviabilidade da prisão e já apresentando recurso ao superior tribunal de justiça (STJ) ou ao próprio STF.

Na justiça brasileira direito só tem importância secundária.

Fernando Brito:

View Comments (42)

  • Hummm!!! Com Transmissão ou Sem Transmissão ao VIVO pela TV???

  • Qualquer otimismo ou crença de que esse STF medíocre, acovardado, golpista, acanalhado, herdeiro e representante das oligarquias escravocratas, plutocratas, privatistas e entreguistas, por alguma razão vá, agora, respeitar o que está disposto no Art. 5º da CF/1988 é ingenuidade ou desconhecimento de qual jogo é jogado, qual caráter dos jogadores e quais são as armas e poderes daqueles a quem esses togados são, de fato, submissos. O alto comando do golpe fica nos EUA. É de lá que vêm as ordens para as quadrilhas do aparato midiático, judiciário e repressor do Estado, os chefetes locais da trama golpista.

    O Ex-Presidente Lula é muito maior do que os chefetes locais do golpe de Estado (sejam eles das ORCRIMs midiáticas, judiciárias ou do aparato de força e repressão do Estado-colônia Brasil). O Deep State estadunidense já percebeu isso. Os três patetas da 8ª gangue do TRF4 e o torquemada das araucárias só decretarão a prisão do Ex-Presidente operário se os chefes deles, no Tio Sam, assim definirem. Nem mesmo a poderosa TV Globo, em que pese emparedar o STF, na figura desprezível daquela que hoje ocupa a presidência dessa côrte, Cármen Lúcia, tem esse poder de mando, para ordenar a prisão do Estadista Luiz Inácio Lula da Silva.

    Essas manobras e procrastinações no STF significam que o alto comando do golpe está avaliando como alijar o Ex-Presidente Lula da disputa presidencial de uma forma menos traumática e/ou escancarada. Não se surpreendam se um atentado ou assassinato eliminem Lula nesse dias de Caravana pelo sul do País. Essa eliminação física do Ex-Presidente operário pode ser a válvula de escape para os golpistas, que assim poderão atribuir o assassinato a um fanático ou nazifascistóide da direita bolsonarista.

    • Fizeram isso com John Lennon, Luther King, John Kennedy , Kadafi, Juscelino Kubitschek,Letelier, e tantos outros...

    • Concordo e é o que tenho alertado.
      Além disso, assassinato de lideranças populares não é novidade na América Latina e o Brasil guarda seus próprios exemplos, mesmo que não oficialmente reconhecidos.

  • O décimo segundo ministro, Merval Pereira do supremo, não vai gostar desta decisão da Carminha da Globo.

  • Recua os arfe (os pontas), pra evitar a catástrofe!
    Entretanto não confiemos nesse Supremo com tudo (jucá).

Related Post