Carvana, o Bar Esperança nunca fecha.

carvana

Conheci o Hugo Carvana na campanha de Leonel Brizola, em 1982.

Era meio mágico, para mim, ver de perto ator dos filmes do Cinema Novo e o autor-ator- personagem do “Vai trabalhar, vagabundo” e do “Se Segura,  Malandro” duas maravilhas de irreverência cáustica daqueles tempos de “trabalhe e não reclame” da ditadura.

( Lá embaixo reproduzo um clipe deste último, onde lamento não haver a cena em que ele reúne, pelo rádio, uma multidão à frente do Copacabana Palace, com a promessa de um prato de comida se gritasse “borboletas imperiais”, uma cena hilariante e dolorosa).

Carvana driblou aquele bicho feio com alegria e irreverência.

Como 20 anos depois, driblaria aquele  outro e parecido bicho, que um dia pega a todos nós, no final dos anos 90. Desta vez, não deu.

Mas 0 malandríssimo gente-boa, que trabalhava muito (quase uma centena de filmes, dúzias de novelas e uma atuação sempre lúcida e correta em defesa da cultura brasileira e do Brasil, tanto que não deixou de lado, nem doente, o dever de assinar o manifesto dos intelectuais pró-Dilma), deixa aí para continuar a batalha uma tropa pra lá de legal.

Pois muitos anos, convivi com sua mulher, Martha Alencar, assessora de imprensa de Brizola naquela campanha e por todo o seu primeiro Governo, quase. É alguém a que, mais do que o respeito e muito aprendizado, devo algo que nunca se paga: a paciência com que tratava aquele guri teimoso e, às vezes, “força cega” que eu fui em sua equipe.

A ela, ao Pedro, ao Julio, Cacala e Rita,  um abraço.

E a sensação de que Carvana estava errado ao colocar o nome de Bar Esperança, o Último que Fecha em um de seus melhores filmes.

Porque não fecha nunca, ah, não fecha, não.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

14 respostas

  1. “Porque não fecha nunca, ah, não fecha, não.”

    Obrigado, Brito. Me levou às lágrimas. É muita tensão por esses dias, persiste ainda algum temor de que a esperança acabe, e haja rivotril. Andamos tão à flor da pele aqui, que qualquer voz de esperança é um alento. Obrigado, Brito.

  2. Como eu sou da época, não canso de rever o Bar Esperança. A cena do BABACA!, que acaba na praia é imperdível.

  3. Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  4. Espécie em extinção, essa dos brasileiros que pensam em português: Ubaldo, Ariano , agora Hugo.
    Carvana era um humanista. Seus filmes exaltavam a amizade, o amor, a molecagem, a sacanagem carioquíssima.Conheci certa vez um intelectual que nunca tinha visto um filme seu. Não pude acreditar, mas é o colonialismo.
    Brito, tem um link aqui contendo a cena das borboletas imperiais.Vai dos 2:39 aos 9:11. Pena que não traga um dos melhores finais de filme: a ambulância e o camburão batem e enquanto as ”otoridades” discutem, os loucos e marginais(o elenco e a produção) escapam ao som do samba Plataforma.
    http://www.youtube.com/watch?v=olzAOBtjQOk

  5. Lamentável perda mas sigamos com suas boas lembranças. Grande Carvana, lembro também muito do filme Bar Esperança (e outros), com sua atuação sempre magnífica, um grande nome das artes e cultura brasileiras.

    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  6. uma das cenas que mais me marcaram no cinema é aquela,em Bar Esperança,que o Carvana se demite da TV(Globo?)onde escreve .
    e ,ao sair,chama os que ficam de “…capachos ,capachildos !”

    para mim foi emblemático desde a primeira vez que ví o filme(na década de 80,acho que 83).

    em tempos de internet é fácil identificá-los nas mídias das 4 famílias.

  7. O Carvana é como um pouco de cada um de nós, sempre terá em cada brasileiro do bem algo dele e ELE estará sempre vivo, assim como o IMORTAL LEONEL , sempre muito bem lembrado pelo Brito.
    Por eles também será travada nossa batalha de amanhã ! Nossa confrontação histórica com as forças obscuras do atraso e do pavor que assola os mais humildes, aqueles que carregam a Nação nas costas durante gerações sob o guante e o relho dos poderosos.
    Amanhã é nosso OUTUBRO VERMELHO !
    Faz quase 12 anos que começamos o desmonte da estrtura de dominação destes canalhas e não cederemos até o desmonte total.
    Amanhã, CAMARADAS, AMANHÃ, SOMOS NÓS CONTRA ELES.
    VAMOS VENCER, VAMOS PRA CIMA ! 13, 13, 13, 13 , 13 !

  8. Vai valdomiro pena, uma estrela nao deve parar de brilhar estaremos no bar esperança tomando uma gelada por voce. E’ dilma presidente, dilma para avançar.

  9. O que eu mais lamento,com mortes de pessoas como o Carvana,é que o filme termina aqui.Não tem reprise.Mesmo que quiséssemos!

  10. Dona Maria Luiza, minha mãe, vai estar lá, recebendo e tietando o Hugo Carvana por quem sempre foi apaixonada: “-É o melhor ator do Brasil, minha filha!” dizia sempre a razão da minha saudade. Vai com Deus Carvana, grande e inigualável Carvana, e leva um beijo pra ela.

  11. A vida não terminou. Carvana vive um pouco em cada um de nós que sonhamos com um mundo novo mais justo e humano. Junto com ele vive em nós Brizola, Jango, Getúlio, Nelson Werneck Sodré,Prestes, Mário Lago, Celso Furtado, Lamarca, Frei Tito e tantos outros que derramaram seu sangue para termos um país mais justo. Amanhã vamos reeleger Dilma para continuarmos em nossa luta para em direção a justiça tão sonhada por todos os oprimidos do Brasil e de outros países que esperam tanto pelo resultado positivo amanhã. Dilma 13!

  12. Vai ser um grande reencontro do Hugo Carvana com o Zé Wilker esperando por ele. Imagine! Os iguais, locupletam-se. E isso é o resultado do que a gente vive aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *