Castigo dos EUA ao povo da Criméia: fechar o Mc Donald’s. Não ria, é verdade…

mcrimeia

A rede de “fast-food” McDonad’s  anunciou  ontem o fechamento ‘temporário’ das operações na Crimeia por ‘razões alheias ao controle da companhia’.

Razões alheias ao controle da companhia, são, é claro, as ordens do governo americano ao país, por este ter decidido se associar á Russia, em plebiscito.

A  ministra de desenvolvimento econômico da Crimeia, Svetlana Verba, disse que a rede não faz falta e que outras lanchonetes, locais, dão conta perfeitamente de substituir as três lojas fechadas.

Seria apenas ridículo o episódio, se não fosse revelador do ridículo espírito do neoliberalismo, que usa até os hambúrgueres para sanções econômicas.

Foi uma resposta risível à decisão da Rússia de passar a cobrar da Ucrânia preços menos subsidiados pelo seu gás, com o final, no ano passado, de um acordo que reduzia seus preços.

A Ucrânia, por sua vez, não tem o apoio da União Europeia para interromper o funcionamento dos gasodutos russos que atravessam seu território, ou para aumentarem demasiadamente os preços cobrados pela travessia dos tubos em seu território, porque os europeus dependem do gás russo.

Então, os EUA pressionam por sanções econômicas e, quem sabe, para ver se os 5% dos moradores da Crimeia façam a “Revolução do Big Mac” e expulsem os russos.

A guerra-fria já foi melhor nisso…

 

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

30 respostas

  1. Boa tarde,

    e depois os U.S se diz capitalista. Isso tem cheiro de comunismo dos U.S. Isso sim!!!

  2. Epa … mas o plebiscito não foi considerado sem valor? Então tá, como população não podemos nos organizar e fazer plebiscito, mas podemos ”sofrer” as sanções do Mc? pergunta pro Putin se ele come Mc Donalds kkkkkk. Será que vai ter retaliação no Brasil também se não elegermos o rei da privataria? Novas campanhas do Mc Donalds … Mc-Petrobrax, Mc-Pó e Mc-Traíra …. Odeio muito tudo isso !!! kkkkkk

  3. Será que não dava para os americanos fazerem essa sanção econômica aqui no Brasil?

    A saúde popular agradeceria muito.

    1. Bem que os imperialistas poderiam fechar “temporariamente” por motivos alheios as operações do macdonalds por aqui. Não sentiremos falta alguma.

  4. Então só restará a Rússia fechar as torneiras dos seus gasodutos em resposta a essa grave ofensa!

    Mandar empresa encerrar as atividades privadas é coisa típica de governo ditatorial!

  5. Essa da PETROBRAS nao dar informacao para combaster a midia fascista e dose elefantina… E impressionante como da dinheiro para os MARINHOS …OS RESPONSAVEIS PELA MIDIA DA petrobras DEVEM ESTAR PENSANDO SEREM CONTRATADOS PELA globo

    1. Boa, os USA estão contribuindo para a saúde da população da Crimeia. Pena que o Brasil não tem uma “crimeia” para anexar e provocar uma sanção dessas.

      1. Vamos anexar o Paraguai! Do jeito que tem paraguaio vindo procurar emprego aqui no Brasil, vamos fazer um plebiscito no Paraguai provando por A + B que o Paraguai quer ser juntar ao Brasil!

  6. O ministério da Saude da Criméia agradece a decisaão assim como o sindicato dos trabalhadores da area de alimentação

  7. Olha aí a oportunidade do esperto e bom em comércio abrir sua lanchonete com sanduiches típicos do pais.
    O Mac se achando. Vai tarde o povo agradece !!!

  8. Em solidariedade ao povo da Criméia, por tamanho sofrimento, ficar por tempo indeterminado sem poder saborear a oitava maravilha do mundo, resolvi passar também por esse sofrimento até que o todo poderoso Obama, devolva ao povo da Criméia o inalienável direito de saborear essa porcaria.

  9. O povo da Crimeia passa a ser mais saudável.
    Seria muito bom fazer aqui algum plebiscito que contrarie algum interesse americano, talvez eles retirem daqui esta porcaria.
    Nossos jovens e principalmente as crianças e a saúde pública iriam agradecer.
    Quem come os produtos MacDonald’s não tem a menor ideia de como são fabricados, se soubessem não comeriam.
    Outro ponto, aqui esta empresa quando quer entrar em uma nova área, vende a franquia, quando o franqueado fixa a marca e vai iniciar o período em que passa a ter lucro a MacDonald’s pressiona de toda forma para retomar o ponto.
    E há também a história muito mal contada da pseudo-isenção de impostos acertada com os governadores tucanos que vira e mexe volta a baila mas, dinheiro no caixa do governo que é bom…………nada!

  10. Além de optarem pela Rússia, os moradores da Crimeia
    ganharam de troco mais saúde, e os USA menos impostos.

  11. Risível é achar que isso é uma medida ‘neoliberal’…kkkkkk…só rindo mesmo,,,’tá serto’……

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *