Ceder à escuridão levará todos à treva

As ditas “instituições” estão sendo colocadas ante um impasse.

A “nova direita”, medíocre, fundamentalista e violenta recusa qualquer solução de composição e disputa democrática.

Os pedidos de “prisão preventiva” de Lula e a tentativa de emendar, no tranco, a Constituição para que ele possa ser novamente preso deixam tragicamente claro que, paradoxalmente, nem é mais o líder petista o grande “inimigo”, agora.

O adversário a ser vencido é o sistema de freios e contrapesos próprio das democracias.

Congresso e Judiciário devem render-se, acovardados, ao que dizem ser “a voz das ruas”, ainda que as vozes sejam apenas as dos grupos histéricos e minguantes que encontraram na Lava Jato seu partido político.

Seu programa para o país não vai além de prender, de encarcerar e, afinal, não se pode dizer que não seja um sucesso de dimensões continentais, pois se tornou uma regra em toda a América do Sul: Argentina, Peru, Colômbia, Paraguai, em tempos e escalas diferentes adotaram o mesmo desvario.

Que encontrou corolário no golpe boliviano, onde sequer se aceitou uma nova eleição, sob supervisão internacional e ressuscitou-se a fórmula velha de 40 anos de um golpe, já nem militar, como se está percebendo, mas policial e que vai acabar entronizando um fanático no comando do país.

Por nossas bandas, chegamos ao impensável exercício de um poder familiar, onde a trinca de filhos presidenciais manda e desmanda, tumultuando o Congresso, acocorando o Judiciário e substituindo-se à Polícia, num caso e noutro apagando os rastros de sua delinquência.

O ministro da Justiça, que ascendeu usando a Justiça, vira garoto propaganda para, agora, mudar a lei ao sabor de suas vontades autoritárias.

A grande mídia, espancada, chutada e cuspida, finge escandalizar-se mas, ao fim e ao cabo, aceita que tudo seja feito para evitar o “mal maior” que representaria o livre alinhamento das forças políticas a suas lideranças naturais.

Congresso e Judiciário não se afirmarão se não puserem, agora que têm a chance, fim a esta escalada, enquanto as ameaças não têm mais que a força de bravatas.

Concessões covardes, como a de Dias Tóffoli ao sugerir a mudança na lei, um escárnio por tratar-se de cláusula constitucional pétrea, só trazem mais crise e usurpação.

O mesmo será se a chance de podar os delírios de poder que usam como ícone o Sr. Sérgio Moro não forem detidos no julgamento de sua mais que evidente suspeição.

Do contrário, não é a esquerda, não são os movimentos sociais, nem é a racionalidade que serão lançadas às trevas.

Todos o serão, sem distinção, inclusive Rodrigo Maia, Davi Alcolumbre e os ministros que ousarem dissentir da histeria punitiva.

 

 

Fernando Brito:

View Comments (32)

  • O negócio tá tão complicado que a "causa pétrea" vai virar " causa pedrinha" que todo mundo pega e joga na água para fazer ondinha?

  • Uma democracia verdadeira e saudável tem que ter equilíbrio entre políticas de esquerda e de direita e tem que ter governo e oposição fortes, que se respeitem e tenham como prioridade os interesses da nação e do seu povo.
    Infelizmente, o neoliberalismo contaminou a direita, com seus valores mesquinhos, seu individualismo, sua competitividade, tudo em nome da idolatria aos deuses dinheiro e mercado. A extrema direita aproveitou a oportunidade e, com o ser humano desprovido de solidariedade a amor ao próximo, ficou fácil alimentar o fascismo.
    Essa doença contaminou o mundo todo, mas o Brasil foi um dos países mais afetados, por conta do ódio e das falácias alimentadas pela direita contra o PT, para retomar ao poder. Nossas instituições foram dominadas pelas pessoas mais desprezíveis possíveis, porque os maus não têm escrúpulos e em meio a uma sociedade movida pelo ódio eles conseguem facilmente se impor e extrapolar todos os limites da civilidade.
    O milagre que esperamos é que hajam pessoas de bem suficientemente corajosas para combaterem esses facínoras que tomaram conta do Brasil.

  • Se repete no Brasil, o que acontece a nível mundial perante o avanço da extrema direita (as eleições na Espanha no último domingo é só mais um exemplo)
    As minorías radicais usando o expediente da violência ,ameaçam,constrangem,reprimem,as maiorías pacíficas e dispostas a viver num ambiente civilizado, onde a discrepância de opiniôes seja sempre bem-vinda , respeitada e incentivada (somente assim se evolue).
    Quando muitas vezes falei do espírito dos 60/70 me refería a isso,A LUTA PELO QUE SE ACREDITA SEJA MELHOR PARA TODOS.
    E quem define o que é melhor? poxa ! ,é óbvio que o ideal sempre será uma utopía a ser seguida ,mas,a convivência pacífica com o disenso,a igualdade de oportunidades para todos,a partilha da riqueza gerada de um modo mais justo , e que permita a todos se realizarem como seres humanos ,é bem provável que isso seja um ideal das maiorías.
    Falta-nos,CORAGEM para assumir a nossa RESPONSABILIDADE como sujeitos da história,porque é o que somos,não são somente os outros que fazem a história,nós fazemos parte dela.

  • A sociedade e fragmentada. Cada um olha pra si e a tal crise aos olhos de muitos justifica desmontes e saques.
    Com os religiosistas biblistas apocaliptiquistas o que importa é A VINDA
    No YouTube e todo dia video de O E. V .E .N .T .O
    Que dia 11 de 11 virao sinais e q 19 de 11 virao sinais dia 27 ocorrera um E .V. E. N. T. O
    Que na biblia diz q seremos arrebatados dia tal
    A curtissimo prazo so trolando essa gente ad nauseam a ponto de virar spam. Arruinar o dialogo e inutilizar essa gente.

  • Os dois eixos principais da contra-revolução do 1% e seus "funcionários" foram sempre a democracia representativa e o desenvolvimento econômico, eram essas duas colunas que bem o mal sustentavam todo o edifício "civilizatório". A democracia pressupõe uma série de condições e um conjunto de regras do jogo que o 1% e seus funcionários simplesmente aceitam respeitar quando vencem o jogo eleitoral. E o desenvolvimento econômico pressupõe a distribuição da riqueza e dos benefícios do progresso econômico para todos, idéia que o 1% e seus "funcionários" não são capazes de entender e mais ainda de aceitar. Os meios para a demolição desses dois pilares foram a instalação de um clima de histeria inquisitorial e a introdução de um processo de judicipalização política e politização judicial (o famoso lawfare) e uma espécie de política de devastação econômica que paralisou e destruiu a vitalidade de seu organismo econômico. O resto foi resultante do próprio vale-tudo e da autofagia do Golpe.
    Para sair desse cenário de destruição e massacre e paralisia politica é preciso antes de mais nada ganhar a maioria do povo (coisa que não estamos tão longe quanto pensamos) e para isso precisamos da união de TODAS as forças políticas que se opõe a TODOS os aspectos dessa contra-revoluçao, são as duas principais colunas civilizatórias que precisamos por de pé de novo: DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO.

  • Esse é o problema mesmo da esquerda atual: Acham que basta ceder. Ceda para um animal selvagem e a próxima coisa que vai acontecer é ele pular no seu pescoço

  • O negócio tá tão complicado que a "causa pétrea" vai virar " causa pedrinha" que todo mundo pega e joga na água para fazer ondinha?

    • Pois é, desde o primeiro dia desse governo que absurdos nunca dantes imaginados nesse país acontecem e são tratados pela mídia e pelos que não votaram em Haddad como se fossem ondinhas inconsequentes.

  • Comentei sobre isso no twitter outro dia. Se os poderes legislativo e judiciário não reagirem, serão engolidos pela filhocracia do executivo.

  • Para mim nunca teremos democracia na América Latina enquanto, por paradoxal que seja, não for DESTRUÍDA a grande mídia que sempre manipulou, mentiu e perseguiu quem governa para o povo. É essa mídia que impede a conscientização das massas que, manipuladas, acabam apoiando seus algozes. É um processo cíclico que jamais terá fim e jamais permitirá que deixemos de ser colônias.

    • Exatamente! Aquela conhecida frase "religião o ópio do povo " há tempo se modificou para a "grande mídia ópio do povo ".

      • O problema não é só a Globo, são todas TVs abertas, rádios,jornais revistas e religiões que manipulam as pessoas que se deixam manipular

    • Sei que vou contrariar muita gente, mas democracia é a vontade do mais forte prevalecendo sobre a vontade do menos forte, é só ver a dita maior potência democrata do mundo para ter esta certeza, a vontade dos poderosos dela é sempre prevalecente externamente e internamente, é só ver como são tratados os negros e os pobres de lá, tem olho azul a democracia funciona, não tem, não tem democracia. E o mesmo acontece em toda parte do mundo. Mas, com todos seus males ainda é o melhor sistema, mas quando é democracia mesmo, como em muitos países da Europa que a gente sabe quais são e que não são.

  • Já estamos na escuridão, eu, meu sobrinho, a esposa dele e uma dezenas de amigos meus estamos desempregados, não consigo enxergar emprego a frente! Só não estou pior porque moro com minha Mãe. Nem consigo dormir direito de tanta preocupação! Em dezembro vai fazer aniversário de 1 ano que estou desempregado.

Related Post