Reproduzo abaixo, instigante e atual texto de Celso Vicenzi.
A mídia comanda o retrocesso
Por Celso Vicenzi, em seu blog.
Uma fotomontagem em que a presidenta Dilma Roussef aparece de pernas abertas, na boca de um tanque de gasolina de automóvel, jogou mais combustível na fogueira de ódio e insensatez que se espalha por todo o país. A imagem é chocante e não ofende apenas a mais alta autoridade do país, mas todos os cidadãos e, principalmente, as mulheres, no Brasil e no mundo. A metáfora visual é a de uma penetração sexual, de um estupro.
Essa afronta não é um caso isolado. Pelo contrário, a passividade das principais autoridades do país tem autorizado uma série de crimes, contra a democracia e contra a dignidade humana. Por trás de gestos mais raivosos, tresloucados e imbecilizados, foi tecida uma competente estratégia de propagar o ódio e promover a agitação social necessária à aplicação de um golpe de estado para o qual só parece faltar o acerto de data. Mais que um golpe contra o resultado das urnas, seria um golpe contra boa parte dos avanços civilizatórios duramente conquistados desde o fim da ditadura de 64. Some-se a isso uma intolerância religiosa que era até então desconhecida no país e que hoje grita seus slogans medievais muito além dos púlpitos, nos parlamentos e nas emissoras de rádio e tevê.
Depois da quarta derrota eleitoral à presidência, os setores mais conservadores da sociedade brasileira perceberam que, pela via democrática, suas chances de ascender ao Palácio do Planalto tornaram-se remotas. Se não foi possível convencer pelo voto, importantes setores da mídia, do parlamento e do judiciário desenharam nova estratégia. Os principais veículos de comunicação passaram a desenvolver, diariamente, uma estratégia que consiste em omitir o que há de positivo no país e exagerar na análise pessimista. Mais que isso: o que poderia ser uma excelente oportunidade para desnudar como funciona o esquema de financiamento de campanhas políticas e o uso da máquina pública e de empresas estatais para troca de favores – em todas as esferas, federais, estaduais e municipais – resultou em uma justiça caolha, uma mídia manipuladora e um Congresso Nacional retrógrado, centrados no objetivo de criminalizar um único partido, um único governo e, especialmente, Lula e Dilma.
O festival de imagens agressivas vem sendo produzido há muito tempo. Um dos casos mais recentes ocorreu na coluna do jornalista Ricardo Noblat, no jornal O Globo (29/6/2015), que pôs a cabeça degolada da presidenta Dilma em uma bandeja. O título acompanha o “primor” da ilustração: “Em jogo, a cabeça de Dilma”.
O jornal Correio Braziliense publicou no dia 8/9/2014, na capa, uma foto de Beto Barata em que uma metralhadora é apontada contra a face da presidenta, durante desfile militar de 7 de Setembro. O mesmo truque de angulação – usado à exaustão e, portanto, já sem nenhuma originalidade – deu a Wilton Júnior (O Estado de S. Paulo) o Prêmio Esso de Fotografia de 2012. Ilusoriamente uma espada trespassa o corpo da presidenta durante uma cerimônia na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ).
Se alguns dos principais veículos de comunicação, por repetidas vezes, simulam que a presidenta deve ser executada – e aí não há nenhuma possibilidade de inocência nessa metáfora de “morte à presidenta” –, porque deveríamos estranhar que essa convocação à “malhação de Judas” não encontraria campo fértil em meio a milhares de internautas ávidos por exibir toda a sanha reacionária e a falta de escrúpulo no debate político? Por que nos surpreenderíamos com tantos cartazes pedindo a volta da ditadura em passeatas que a mídia louva como a fina flor da democracia? Por que nos espantaríamos com as bancadas evangélicas, da bala e do latifúndio a vociferar contra os direitos humanos?
Houve quem tenha se recusado a reproduzir, nas redes sociais, a imagem sórdida de uma mulher, de pernas abertas na boca do tanque de combustível de um automóvel. Compreendo e louvo a tentativa de evitar a banalização da cena. Inclino-me, no entanto, na direção contrária, por uma razão: não podemos deixar de ver, compreender e estar alerta contra o que ameaça destruir a dignidade humana. Ver para não se iludir sobre o crescimento da barbárie. Ver para denunciar o ódio que cega tantas pessoas que se consideram humanas, amorosas.
Estranhamente, começaram a surgir, também na internet, os indignados contra quem se indignou. Houve muitas críticas aos que optaram por mostrar as imagens anexas aos textos de protesto a esse ato de misoginia. Boa parte dos críticos não atacou os autores da fotomontagem que escandalizou o país. Preferiu desviar o foco do debate, para tentar atingir apenas aqueles que se disseram profundamente impactados pelo ato vil.
A imagem é grosseira e não cabe banalizá-la com reproduções gratuitas e comentários machistas. Mas é preciso mostrá-la a quem ainda não viu, para que percebam a extensão do que acontece hoje no Brasil, e acordem a tempo de evitar o pior. Há uma profusão de atentados à democracia e à dignidade humana. E, por serem desferidas contra o atual governo, contra Lula, Dilma e o PT, não faltam incentivadores desse ódio que brota de nossas raízes racistas, conservadoras e elitistas.
Há coisas que precisam ser vistas. Não há como esconder as atrocidades que o ser humano já foi capaz de perpetrar, ao longo de milênios. Algumas imagens têm o poder de alertar contra a fera humana, sempre numa tênue fronteira entre civilização e barbárie.
A imagem que repugnou o país é somente o ápice de uma ação que tem os donos da mídia como principais articuladores. É um movimento que também grita contra os direitos humanos, que não se conforma com a inclusão social, não se importa em entregar as riquezas e o futuro do país aos interesses do capital internacional, não se importa com uma justiça de duas caras, dois pesos e duas medidas, que não aceita as mudanças que ocorreram nos últimos anos beneficiando sobretudo os mais pobres. Essa imagem é só uma amostra do nível de degradação a que estaremos expostos se as forças reacionárias dominarem novamente o Brasil.
17 respostas
NÓS PRECISMOS MOSTRAR NOSSO VALOR ,EU POR EXEMPLO NÃO USO MAIS TELEVISÃO E DIGO DIRETAMENTE QUE O QUE ELES MOSTRAM É MONTAGEM E FALAM MENTIRA .É SÓ O POVO DESLIGAR A TV NO HORÁRIO EM QUE ELES TIVEREM FALANDO BABOSEIRA QUE ELES VÃO SENTIR.
SE NÃO REAGIRMOS ELES MONTARÃO UMA GUILHOTINA ELIMINADO OS POBRES, E O QUE SOBRAR VIRA ESCRAVO.
A MÍDIA COMANDA O RETROCESSO
A passividade/omissão das principais autoridades do país tem autorizado uma série de crimes,contra a democracia e contra a
dignidade humana.
A TRAMA DA CAMPANHA DO ÓDIO FOI TECIDA COM COMPETÊNCIA PERVERSA PELA MÍDIA GOLPISTA PARA PROPAGAR O ÓDIO E PROMOVER A AGITAÇÃO SOCIAL
Nós, eleitores, sequestrados em nossos direitos, perguntamos? Para que serve a Lei de Segurança Nacional?
… E A FARSA “continua fazendo água [imunda]”!
######################
Delegado da PF relata pressão de colegas em investigação no Paraná
AGUIRRE TALENTO
DE BRASÍLIA
12/07/2015 02h00
Um delegado da Polícia Federal que foi a Curitiba apurar vazamentos da Operação Lava Jato relatou ter sofrido pressão dos colegas do Paraná no trabalho e recomendou que a sindicância sobre a escuta na cela do doleiro Alberto Youssef fosse refeita.
O relato está em um despacho interno do delegado Mário Fanton de maio deste ano, no qual ele afirma ter presenciado “uma participação direta do DPF [delegado de Polícia Federal] Igor [Romário de Paula]” e de outra delegada “para quererem ter ciência e manipular as provas”.
O caso da escuta na cela de Youssef voltou aos holofotes depois que dois policiais federais disseram à CPI da Petrobras, no último dia 2, que o equipamento foi instalado sem autorização judicial e captou conversas do doleiro.
As declarações contrariaram sindicância interna da PF do ano passado, que apontou que a escuta era inativa.
(…)
DESCONFIANÇA
(…)
FONTE: http://app.folha.uol.com.br/#noticia/572505
Desde a abertura da Copa do Mundo, quando os imbecis que estavam no estádio e mandaram o famoso VTNC contra a Dilma, ficou claro o que vinha por ai. Confesso que acho tudo isto ainda o embrião de coisas muito piores que virão. Infelizmente a mídia (corrupta) de São Paulo tem toda a culpa nesta situação pois é através dela que se espalham essas coisas. Com relação ao PT só posso dizer que “vacilaram” e agora vão ter muito trabalho p/ segurar esta sanha golpista.
Estive na 1ª CONFECOM em Brasilia… Lula foi ao evento e de lá saí com a esperança de que enfim fariam a regulação da mídia. Os projetos estavam ótimos… tudo isso para nada ? O Brasil tem que acompanhar os BRICS e ter uma TV Estatal forte… com esta grande mídia que está aí, o Brasil não terá futuro.
Liberar logo a outorga das TVs Digitais Comunitárias, ao menos, seria um bom começo.
Mas com a Dilma, perdi as esperanças…#decepção
E uma pena que homens senadores e deputados bundões do PT e especialmente o ministro da injustiça zé bundão não honrem as calça que vestem e defenda a nossa presidenta mulher atacada em sua honra e extensão as mulheres brasileiras uma mídia irresponsável ,que ela não teve e não tem coragem de enfrentar esse e o erro dela ela e uma mulher honesta não esta sendo processada nem investigada coragem PT rui falcão vai embora do PT
Os repórteres tem se mostrado mais intolerantes, mais maldosos as os patrões, disse Mino Carta. Esse desvario vem do medo de perder perder o emprego.
Sobre dois ladrões amadores e vários golpistas frustrados
FÁBIO DE OLIVEIRA RIBEIRO
DOM, 12/07/2015 – 16:44
Todo golpe de estado é um roubo. A diferença entre ambos não existe ou é apenas virtual. Num roubo a vítima é privada da sua propriedade mediante violência ou grave ameaça praticada por um ou mais ladrões. Num golpe de estado o partido político que venceu as eleições de maneira legítima é privado do poder com o uso de artimanhas parlamentares e judiciárias ou com o emprego de milhares de soldados armados com fuzis, canhões, tanques e aviões de guerra.
(…)
Os tucanos e seus “canetas” na imprensa estão tentando de todas as maneiras roubar o poder atribuído de maneira legítima a Dilma Rousseff. Até o presente momento os golpistas só conseguiram ficar com três pacotes de coisas sem valor para eles: derrotas judiciárias, zoação diária na internet e humilhação nos jornais europeus e norte-americanos. Os valores que a presidenta carrega não podem ser ser roubados. Estão em segurança e assim continuarão.
FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/sobre-dois-ladroes-amadores-e-varios-golpistas-frustrados
“(…)humilhação nos jornais europeus e norte-americanos.”
Não entendi a sua afirmação, pois se sabe que o golpe está sendo planejado no Pentágono.
Estes idiotas que perdem tempos para ver globo,folha e estão tem o que merece que a veja.
Antes de Lula ser eleito, passou por três derrotas eleitorais. Muita gente dizia que o mal do partido de esquerda é não querer ser poder. Lula insistiu, fez suas alianças, aqui ressalto que foram necessárias. Confiei e confio em Lula e em Dilma. Mas, fico extremamente incomodada com a falta de um núcleo duro e confiável no governo, sinto falta até de uma inteligência que não seja vendida nem vendável como a que a gente tem assistido naquela do núcleo tucano, especialmente a do Paraná. A esquerda, além de ter que continuar no trabalho de politização e aproximação com os grupos sociais, tem que preparar gente gabaritada para a defesa de nossas instituições. Não confundir com ações ditatoriais, mas lembrar de firmeza de ações e atitudes. Também não confundir com bravatas aecistas o fhcianas de 3a. categoria.A esquerda chegou ao poder, mas continua balançando diante de uma direita sórdida. E sólida.Isso me incomoda.
Uma incoerência! Rede Globo comenta casos de Linchamentos (intolerância) ocorridos no Maranhão, por parte da sociedade de São Luís; Mas não falam da agressão sofrida por um idoso num vôo doméstico, por está lendo uma revista Carta Capital; Os reacionários eram dois jovens covardes que se diziam Aecistas. Intolerância é maldita em qualquer circunstância.
Golpe, golpe, golpe. Só se fala nisso. Água mole em pedra mole…estamos todos parecendo zumbis rumando para o inevitável (?) golpe. Nem nos piores pesadelos poderia imaginar viver tal absurdo. Estou relendo O Assassinato de Cristo, de Wilhelm Reich, para tentar entender o que se passa. Mas tá difícil viu…
Eles, da oposição, já marcaram nova data para o golpe. Agosto, disseram meados de agosto. Acho que vão tentar antes. Em cadeia Nacional Le Roi , Eduardo Cunha, O Absoluto, falará ao país em 30 de julho. Agosto começará desandando, mas nunca se sabe. Entrar numa guerra é fácil, para os tucanos é mais fácil ainda. Resta saber se saberão sair. Falando em guerras, conspirações,golpes baixos, a embaixada dos EUA ainda está sob a tutela daquela cidadã que orientou o golpe paraguaio?
Estou admirada, eis que um Homem com H maisculo, que nao e filho de chocadeira ou sei la do que… faz um arrozoado lucido, ate agora eu conto nos dedos das maos, os que estao estupefatos com a covardia e machismo desses fascistas, nazistas esta dificil usar um adjetivo para classificar essa corja. A oposicao sem valores morais e argumentos nao ganham no voto e estimulam essas agressoes untamente com a midia asquerosa e o judiciario complacente (com Gilmares que se doeu com banqueiro ladrao algemado nada fa) estao fazendo um linchamento com a Dilma como se nao bastasse ter sido torturada na ditadura, esses machistas homens e mulheres que se calam, tem inveja da capacidade de Dilma estamos cercados de aventureiros, os aeciios, eduardos cunhas, renans, aloysios nunes, caiados, fhc, alkimims, richas, etc.etc.etc., juntamente com esta midia podre, bem dito pelo Papa Francisco e essa bancada religiosa que nada tem de Deus (na minha opniao padre e pastor e na Igreja, mesmo porque o Cunha ja aprovou isencao de impostos para os profissionais da fe o que e uma vergonha, Igreja nao deve ser misturada com politica) Estejam certos existe uma conspiracao, que todos veem, temos que dar um basta, o que estao fazendo e abominavel! Parabens Celso Vicenzi minha admiracao e respeito!
Que as autoridades não tomem providências, mesmo sendo de um absurdo total isso acontecer, não me admiro…, mas e nós cidadãos pensantes e dignos de opinião própria, permitiremos que isso continue, e que desenfreadamente invada nossas vidas e despudoradamente nos atinja, é assim que devemos nos comportar? Passivamente mediante tal agressividade e por que não dizer monstruosidade??? Repudio esses trastes e lamento pela morosidade da defesa dos bons costumes e da moralidade. Lamentável tal postura desses monstros ditos seres humanos e da passividade dos bons.
E pensar que os idealizadores dessa montagem hedionda estão manifestando seus pensamentos e aquilo que realmente são capazes de fazer quando torturam ou torturaram alguém. Covardes!