Cevando Joaquim

São evidentes os sinais de que o status quo está investindo em Joaquim Barbosa como “saída de emergência” para o impasse eleitoral em que meteu o país.

Negro, bem-sucedido, ele tem em si, como Marina Silva, uma origem popular, que induz o eleitor a achar que pudesse ser, no poder, uma porta para o reencontro entre o povo brasileiro com o governo de seu país.

Cessa aí o elenco de virtudes que Barbosa tem para candidatar-se a presidente.

Porque qualquer um que, por um instante, parar e pensar no que o ex-presidente tem, como currículo e como programa para o Brasil resume-se a, literalmente, nada, exceto as caretas que fazia por conta de suas dores nas costas (feliz e misteriosamente desaparecidas), os bate-bocas com os outros ministros e o ânimo punitivo com que encarava os réus do chamado “mensalão”.

Ah, sim, há mais uma coisa: a importação de uma versão “xingling” da Teoria do Domínio do Fato, cujo autor, o jurista alemão Claus Roxin, desautorizou expressamente o uso da maneira em que foi empregada aqui.

Quanto às ideias de Joaquim, sabe-se pouco, quase nada. Basicamente o que ele, esporadicamente, publica no twitter.

Por elas, apenas ficamos sabendo sua opinião sobre o “Brexit”, que considera “tabajara” o impeachment de Dilma Rousseff e que o Brasil é dominado por políticos e mídia conservadoras, entre os quais está o “deplorável” Michel Temer.

Nada mau, é verdade, mas bem pouco, não é?

Agora, aponta-se-lhe como “grande esperteza política” o seu silêncio sepulcral sobre a intenção de candidatar-se.

Não parece que, mesmo com apartamento em Miami, Barbosa seja aficcionado pelo jogo, onde esconder as cartas seja virtude.

Na democracia, ao contrário, virtude é mostrá-las, colocá-las à discussão pública, colher os frutos – e também os caroços – do que se pensa e do que se faz.

E, também, da capacidade de fazer isso dialogando, convencendo e não, como o ex-ministro deu provas de fazer, com imposições e berros, como aquele “vá chafurdar no lixo” que ordenou a um repórter.

Embora a mídia, mesmo com seus coices, jamais tenha desgostado dele. Já o cevou em 2014; volta a cevá-lo agora..

 

 

Fernando Brito:

View Comments (56)

  • O sistema joga outra cartada: sai o playboy Huck do Caldeirão, entra Joaquim Barbosa, a excelência do Mensalão.

    Desesperada, a elite brasileira tenta mais uma fake candidatura, enquanto Lula, mesmo nas masmorras da Lava jato, surfa nos braços e corações do Povo rumo ao Palácio do Planalto pela 3ª vez.

    Vão tentando, apesar de improvável, quem sabe um dia acertam.
    #ProcuraseCandidatoAntiLula

  • O menino pobre de Paracatu, que declarou a Roberto D'Ávila não ter sofrido de preconceito neste país escravagista e antipovo, é o mais típico exemplo do homem que introjetou a moral do escravo - fundamental para se formarem os capitães do mato e os feitores de escravos. Sim, pensa, somos subalternos; precisamos das luzes alemãs ou estados-unidenses para nos redimir. Seu governo certamente não será para a redenção dos oprimidos mas para a repressão a eles.

  • Barbosa também tem o seu "triplex" em Miami... comprado usando offshore... pelo que eu saiba ele não tem nenhum "foro privilegiado"... avisem o Dallagnol e o Moro.

    É triste ver que o futuro de todos esses idiotas que fizeram fama na mídia perseguindo o PT e blindando o PSDB/Globo/Itaú é acabar na política... defendendo nossa aristocracia atrasada e impedindo o desenvolvimento do país.

    Essa é a nova "porta de entrada" para os oportunistas:
    "QUER ENTRAR NO MAIOR ESQUEMA DE CORRUPÇÃO DO PAÍS???
    ALISTE-SE JÁ, COMO YOUTUBER, JUIZ, EMPRESÁRIO, EX-ROCKEIRO FALIDO, JORNALISTA, ATOR PORNÔ, PASTOR EVANGÉLICO, RADIALISTA... QUALQUER UM... BASTA PERSEGUIR O PT E FINGIR SER "CONSERVADOR DE DIREITA".
    VAGAS ABERTAS... PAGAMOS BEM!"

  • Chega a ser cômico o desespero da direita nazifascista e sua mídia bem representada ao tentar apresentar o substituto para o não aprovado Luciano Hulk, aquele garoto seboso animador de auditório. Só há um detalhe: o "menino negro e pobre que mudaria o Brasil" tem uma consistência política semelhante a um pastel de vento.......Não há como "inflar" o seu ego já inflado mesmo que para os idiotas que acreditam em tudo dos telejornais e revistas. A direitona brasileira está em desespero. Ou o Bostanaro ou terão que soltar Lula e/ou aceitar candidatura que ele, Lula, indicar.

    • Barbosa deve ficar atento ao fato de, para a Casa Grande, os Carrascos e Capatazes serem descartáveis. Mas a vaidade pega as pessoas na volta também. O diabo já dizia: "vanity is my favorite sin".

  • Quem virou Capitão do Mato nunca chega a Mandela. General da Banda, talvez.

  • Quem possuir os requisitos exigidos pela lei pode ser candidato, até aí, nada demais. Mas quando começa a dar trela para aventureiros totalmente despreparados para lidar com um país com as características do nosso, a "elite" revela duas coisas: completa falta de respeito pela nação e a mal disfarçada intenção de colocar um simples fantoche, um laranja na presidência. E nem é isso o que pretendem com uma suposta candidatura do homem do Domínio do Fato, eles querem apenas embolar a disputa. Estamos correndo o risco de vermos um paradoxo ocorrendo: um presidente eleito ilegítimo, porque a disputa foi manipulada.

    • A distorção da teoria do Domínio do Fato foi a porta aberta para a Inversão do Ônus da Prova e o fim da Presunção da Inocência, até o Trânsito em Julgado. Foi um grande desserviço ao Direito. E o início do ovo da serpente: o Direito Penal de Curitiba.

      Todo petista, esquerdista, progressista é culpado, até se prove o contrário. Não há obrigatoriedade de provas, basta CONVICÇÃO.

      A partir de então, confunde-se Direito com justiça das ruas, com justiça do Batman, do Justiceiro da Marvel, do Caveirão. Atira-se primeiro pra perguntar depois. Bandido bom é bandido morto, mas depois viram que aquele não era bandido. "Ops, foi mal, desculpa". Pisei no seu pé? Não, "só" matou ou prendeu um inocente.

      • E ainda tem o uso da "prisão preventiva" e das penas desmedidas como forma de chantagem. Não é pra menos que PHA se refere à carceragem de Curitiba como "Guantânamo". E a coisa toda já está fora da questão ideológica porque eles metem na cadeia qualquer um que esteja atrapalhando ou que possa ser útil às armações. Se tem uma coisa difícil de crer é que dono de empreiteira seja esquerdista, mas Leo Pinheiro e Marcelo Odebrecht ficaram mofando na Guantânamo de Curitiba até que cantassem conforme a música. Palocci bem que tentou, mas se deu mal. Eles ainda ainda acham que neste limão tem suco e vão continuar espremendo até tirar algo conveniente.
        Mas que sirva de alerta aos que acham que basta não ser de esquerda para que nada lhes aconteça.

        • Marcelo Odebrecht não é santo, mas tornou-se o "Mario Wallace Simonsen" (*) deste início do século XXI.

          (*) Empresário, dono da extinta Panair e TV Excelsior, que foi perseguido na ditadura por sua posição legalista.

  • Joaquim Barbosa é do gosto da mídia porque já entra devendo para ela, que vai manter com carinho uma matéria de gaveta (apartamento em Miami via offshore).

  • O MENINO POBRE QUE MUDOU O BRASIL.
    ESSE É O VERDEIRO JOAQUIM BARBOSA.
    VERDADE ABSOLUTA.
    ELE TIROU O PAÍS DE SÉTIMA POTÊNCIA MUNDIAL, PARA 47ª POSIÇÃO.
    ELE TIROU O BRASIL DE PLENO EMPREGO, PARA 14 MILHÕES DE DESEMPREGADOS.
    ELE TIROU O PAÍS QUE ERA GRANDE PRODUTOR DE COMBUSTÍVEIS E TINHA GRWNDES EMPRESAS, E PASSOU A SER COMPRADOR DO COMBUSTÍVEL QUE É PRODUZIDO NO PRÓPPRIO PAIS, POIS DESTRUIU TODAS EMPRESAS DO SETOR.
    ELE TIROU O BRASIL DE SER O ÚNICO PAÍS QUE TINHA BOAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS COM
    todos países do mundo e passou a ser um país que ninguém mais confia, nem seus próprios viizinhos.
    GRANDE JOAQUINZÃO, O HOMEM DO DOMÍNIO DO FATO QUECOMEÇOU DETRUIR A PETROBRAS E QUE MORO TERMINOU O SERVIÇO DE DESTRUIIÇÃO.
    A HISTÓRIA VAI REGISTRAR SEU NOME LADO DE JOAQUIM SILVÉRIO DOS REIS E SÉRGIO MORO.

  • Barbosa e um farsante sob todos os pontos de vista. Simulava dores para ficar em pé atrás da cadeira para se diferenciar dos outros ministros. Adoro um holofote. Foi o Sérgio Moro do mensalão mensalão condenou Dirceu sem provas. Tá mais para capitão do mato tal a sua serventia ao esquema golpista. Só engana os incautos de esquerda não tem nada. Se eleito vai seguir a cartilha neoliberal contra os direitos dos trabalhadores. Outra Marina farsante.

  • Esse sujeito vai ser usado pela mídia como um exemplo da meritocracia e da retidão de caráter, um guardião da moral capaz de restabelecer a ordem a um país fraturado por duas ideologias antagônicas - a extrema direita de bolsonaro e a "extrema esquerda" de Lula, Boulos e Manuela (?!),
    Mais uma balela que servirá ao propósito de alimentar o ego descomunal desse indivíduo, que utilizou criminosamente a teoria jurídica do alemão Claus Roxin sobre o chamado "domínio do fato" e a aplicou exclusivamente ao PT, na ação penal 470, onde virou algoz da esquerda brasileira.
    Financiado, municiado e treinado pela CIA esse sujeito foi o precursor de toda uma série de entreguistas da pior espécie, incluindo os moro's, dallagnol's, janot's e membros da pgr e stf alinhados a seu pensamento partidário e pra lá de seletivo.
    A notícia de uma provável coligação com a marina do itaú, é apenas mais uma evidência da ideologia pusilânime desse personagem inflado pela soberba.
    Em poucas palavras: Um Merda, que ascendeu na vida sendo pobre negro, agora se acha infalível, capaz de decidir sobre o que seja bem e o mal.

Related Post