CFM não faz campanha pela saúde, faz contra os médicos cubanos

campanhacfm

O Painel da Folha anuncia hoje que o Conselho Federal de Medicina vai lançar uma campanha de propaganda denunciando as más condições da saúde no Brasil.

E crava: a campanha é contra o Mais Médicos.

Como vocês sabem, a saúde no Brasil passou a entrar em crise depois da chegada dos médicos cubanos.

Antes não havia hospital lotado, nem fila, nem mau-atendimento, nem descaso, nem carências.

Por isso é que o CFM nunca fez uma campanha destas e, agora, claro que sem qualquer vínculo com o processo eleitoral em curso, fará alguns comerciais do tipo “mundo cão”.

“Serão anúncios em jornais, revistas, rádio e TV com imagens de enfermarias lotadas, pessoas deitadas no chão e hospitais com infiltrações nas paredes” , antecipa o jornal.

Será que  estarão entre as imagens a da idosa Rita Alexandre da Silva, fotografada no chão do Hospital Geral de Pedreira, da rede estadual de São Paulo?

Ou vai ser dada uma palavra sobre a ação moralizadora do CFM no caso dos médicos dos dedinhos de silicone, que completou aniversário sem uma punição do Conselho?

Ou contra o poder absurdo das empresas de seguro-saúde, que são as grandes beneficiárias do modelo privatista da medicina brasileira?

Ou contra a utilização política da condição de médico, dada neste episódio vergonhoso da médica cubana que atacou um programa de saúde pública para dar cobertura – e aliás, recebê-la, da Associação Médica Brasileira – para seu desejo de emigrar para Miami, atrás do namorado?

Será que um dia vamos voltar a ter entidades médicas que, em lugar de xenofobia e reserva de mercado, preocupem-se em primeiro lugar com as pessoas que não tem, sequer, um médico para atendê-las na aflição?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

19 respostas

  1. Nem todo médico é canalha. Falta Governo, falta Ministro da Justiça para pôr essa máfia de branco na cadeia.

  2. Claro que muitos médicos não são canalhas. Aliás, conheço alguns que fazem da medicina quase que um sacerdócio. Amam a profissão, cuidam das pessoas. Ganham para isso, mas buscam promover a saúde. Entretanto, me impressiona a mesquinhez e pequenez moral e espiritual destes que tentam minar e detonar um projeto que tende a trazer mais saúde e menos mortes a irmãos nossos brasileiros.

    Essa máfia de branco realmente se julga semi-deuses e acho que o governo através do ministério da justiça e da saúde devem tomar providências.

    Entretanto, temos uma Gestora (Presidenta é a Cristina) na cadeira de presidente. É de uma vassalagem, mudez e medo incríveis!

    Porque ela não vai a TV para falar sobre isso, desmascarar o pig e a direita que têm no CFM mais um de seus tentáculos destrutivos? Aliás, quando ela vai a TV falar que a vacina contra o HPV é um sucesso e que isso é do SEU GOVERNO?!!! Quando? Assisti por um acaso a reportagem no fantástico e eles se limitaram a dizer que “começou a vacinação contra o HPV”, ou seja, não foi o governo, não foi a Dilma, o Padilha… simplesmente, “começou”. Mas quando houve reação numa vacina… aí é a vacina da Dilma!

    Na boa? Já perdemos as consciências, tem gente dizendo “e isso lá na Petrobrás?… quer dizer que ela ferrou a empresa?” e nossa gestora vassala nada diz, nada explica… nem para dizer que a Petrobrás bate recorde em cima de recorde em extração, refino, produção de petróleo. Nada! Falta só um pouquinho para perdermos as eleições. Ela já viu em junho quando ela caiu e depois voltou. Pode ser que num outro golpe coxinha, ela caia e quando tiver que retornar seja só após perder as eleições.

    1. Prezado Leonardo. Todos nós estamos cansados de bater nessa tecla, da pouca disposição da Dilma de se mostrar para a população. Isso vale também para a maioria dos ministros. Quanto à secom, desisti de vez. Vou continuar com o trabalho de formiguinha, divulgando tanto quanto possível as conquistas desses 12 anos, tentando desmanchar as mentiras e armações, que passam pelo judiciário, mídia e uma classe de pessoas absolutamente arrogantes na sua santa ignorância. Até outubro e depois até 2018, vamos ter muitas pasadenas, com o povo que diz “e aquilo lá…”, sem saber do que se trata. Já vivemos coisas piores.

    2. Leonardo acho que você e os demais talvez não tenham notado. Não é sua culpa, nem da Presidente Dilma, mas não só a Rede Globo, principal emissora do país, quase todas as demais a tornaram “invisível” em seus noticiários cotidianos. Ela tem participado, semanalmente, de três a quatro eventos país afora ou no Palácio do Planalto, e isso, deliberadamente está sendo omitido pela mídia. Não espere ver a grande mídia exibi-la inaugurando obras, creches, hospitais, conjuntos do MCMV, ou metrôs. Isso não acontecerá. Garanto! Quando muito você a vê inaugurando as novas arenas da Copa do Mundo e só! Você, por exemplo, ouviu falar que a Presidente Dilma inaugurou adutora do Pajeú, em Pernambuco? Duvido! Não quero dizer com isso que a comunicação do Governo Federal não deva receber críticas, mas no Governo Lula, por exemplo, a Globo fazia uma cobertura pífia de suas aparições e, principalmente discursos, mas mesmo assim era mais frequente sua presença na TV ou no JN. Minha sugestão é se, possível, que você sintonize a TV NBR ou busque a mesma na Internet. Veja isso em http://tvuol.uol.com.br/video/presidente-dilma-inaugura-adutora-do-pajeu-em-pernambuco-04028D1C326ACC994326/ ou http://www.youtube.com/watch?v=HizGg7Eq14o

  3. Coisas do Posto de Saúde!!
    O médico Boliviano, é uma sensação no estabelecimento.
    é agradabilíssimo, com os funcionários que o admiram e
    o respeitam.
    Se você quer conhecer um médico, pergunte para o pessoal
    que trabalha nos , eles inclusive dão a ficha de qualquer
    médico na Cidade..
    Aqueles que atendem de um jeito no posto, e de outro nos
    consultórios.
    Na minha cidade ainda chegarão mais 27 médicos Cubanos.
    Falo de cadeira…a torcida é grande entre os agentes de saúde.

  4. -Será que vão pedir auditoria na utilização dos leitos “comprados” pelo SUS nos hospitais particulares?
    -Será que vão auditar as horas trabalhadas por médicos “brasileiros” concursados nos postos de saúde?
    -Será que vão informar quanto do dinheiro dos governos federal, estaduais e municipais destinado à saúde pública é pago à iniciativa privada?
    -Será??????

  5. Perguntem ao CFM de onde vem a grana para esta campanha !
    Algum deputado tem que dar um jeito de ver as planilhas de custos.
    Tem cheiro de armação aí. Agências de publicidade, emissoras de TV – será que estão cobrando do CFM ???

  6. O Conselho Federal de Medicina é o núcleo de uma máfia de canalhas desonestos e covardes para quem a saúde da população é o que menos importa! Querem privilégios, luxo e a carteira recheada com a extorsão que praticam nos consultórios de “grife”, além do assalto que fazem aos cofres públicos e às pessoas simples, que atendem de vez em quando, mas, “cobrando por fora” como no caso dos partos naturais que cobram R$ 6.000,00 para “esperar” que a criança nasça! O mais triste é ver que os médicos honestos e de caráter (não parece, mas ainda existem, sim!) se calam, fingindo que o problema não os atingem! Quem cala, é conivente ou começa a se impregnar da mesma covardia e rebaixamento de uma profissão que já foi honrada!

  7. Concordo plenamente com o que o Leonardo disse. Está passando da hora de haver uma reação por parte da Dilma. Embora induzida, e cuidando-se do Datafalha, vejam as pesquisas divulgadas hoje. E junho/julho estão próximos, quando o “golpe das ruas” anunciado será o assunto principal da mídia golpista…

  8. Alguém ainda duvida que a campanha eleitoral contra a Dilma e o PT já teve seu início? O Doutô Roberto Luiz d’Avila e “seu” CFM estarão usando do mesmo expediente já utilizado pela Rede Globo e a “grande mídia amiga” que, em geral, se colocaram contra o Programa Mais Médicos. Irá enfatizar o “caos na saúde” expondo hospitais, em sua quase totalidade (mal) administrados por estados e municípios, para tentar desqualificar um programa voltado para a “atenção primária”. Acho que a esta altura muita gente já deveria estar “vacinada” contra essa, digamos, “esperteza”. De qualquer forma explico: o Programa Mais Médicos é voltado EXCLUSIVAMENTE para a atenção básica ou primária, ou seja, compreende as Unidades Básicas de Saúde(UBS), mais conhecidas como “Posto de Saúde”, e as Equipes de Médicos de Família(EMF). Os médicos do programa Mais Médicos NÃO atuam, nem atuarão em hospitais de nenhuma espécie, seja ele um pronto socorro, UPA’s , hospitais de referência ou mesmo em ambulâncias do SAMU. Portanto, é DESONESTIDADE mostrar hospitais que, de fato, tem enormes problemas de gestão e financiamento para “desqualificar” ou alegar que não há estrutura para recebê-los, ou melhor, justificar a não continuidade de um programa desta envergadura que está atendendo uma imensa população pelos grotões deste nosso “Brasil Profundo” ou periferias país afora que sequer possuem qualquer “Plano de Saúde Privado”, nem se desejassem e pudessem pagá-lo. Para se uma ideia somente em Alagoas 85% da população depende do SUS, e não dispõe de plano de saúde. Ademais, é sabido que 8 dentre 10 atendimentos de saúde podem ser tratados somente na atenção básica, possibilitando a desafogar os hospitais e priorizando o caráter preventivo da medicina. Nas UBS são diagnosticados e medicados a grande maioria dos problemas que afetam a população como, por exemplo, casos de hipertensão, diabetes, verminoses, viroses, diarreias, obesidade ou casos de desnutrição. Além disso, são administradas vacinas, pequenos curativos, colhidos exames de sangue, fezes e urina e, em geral, são encaminhados para laboratórios de análises clínicas. As UBS, via de regra, possuem uma “farmácia básica” disponível gratuitamente aos pacientes. Além do clínico geral, algumas UBS dispõem de especialidades como ginecologia, pediatria ou até odontologia. Cabe ao Governo Federal selecionar, treinar e pagar o “médico bolsista”, ficando a cargo de cada prefeitura as despesas com hospedagem, alimentação e transporte. Por último, o Programa Mais Médicos também prevê recursos para a reforma ou ampliação de 11,8 mil de UBS e a construção de 6 mil novas unidades país afora até o final de 2014, totalizando um investimento de R$ 4,9 bilhões. Isso você, infelizmente, não verá no JN da Rede Globo. Quando muito nas suas afiliadas e olhe lá! Hehehe! http://www.youtube.com/watch?v=Uuyvm6N-0Hw .Entenda melhor o programa em http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2013/setembro/27/2013-08-21-informe-mais-medicos.pdf

  9. Acho bom a Dilma abrir o olho, a Petrobras e agora essa campanha do CFM … A tempestade nao chegou, ainda estamos na calmaria que a antecede, imagina na copa…

  10. O CFM recebe pelos CRM’s (assim como a OAB) anuidades dos médicos e daí vem o dinheiro. mas, sim, pode-se abrir sindicância pra ver se algum dinheiro a mais entrou.
    Se vcs concordam com falas como “a Une é o berço dos comunistas”, “o MST é um bando de vagabundos” continuem falando q o CFM é “uma máfia de canalhas”. Como alguns disseram há tanto bons qnto maus médicos…
    Houve realmente da parte dos médicos, falta de interesse em alertar a sociedade para os descasos da saúde; falta de rigor qnto a erros provados; falta de campanhas para o atuar ético; corporativismo e nem sempre se envolveram para transformar essa realidade…
    Parece que os médicos são os donos dos planos de saúde. Assim como o SUS, a maioria dos médicos são prestadores de serviços (num linguajar menos neoliberal) proletários dos planos, não são tão melhor remunerados q o SUS lá e ainda sofrem pressões (peça muitos/poucos exames)..
    Assim como professores, academicos de UF’s, os médicos tem tbm o direito de se posicionar contra medidas que considerem abusivas a sua classe, principalmente qndo isso ocorre sem negociação(só para lembrar, muitos médicos foram DEMITIDOS de seus empregos públicos… tanto bons qnto ruins pq tanto faz para a prefeitura o médico desde que não pague o serviço). Alem disso eh seu dever promover a boa imagem do MENOS MÉDICO BRASILEIRO, que bem ou mal eles representam e prezam por essa imagem…
    Peço que pensem sobre o SUS, ele tem muitos erros, mas foi um programa pensado e testado por muitos anos, que nesses 20 anos tem se desenvolvido para alcançar a cobertura ampla e uma boa assistência. Vcs esperam que com uma lei que promove a importação de médicos sem a devida comprovação de seu conhecimento, algumas vezes com uma forma de pagamento pouco transparente vá resolver todos os problemas? É bonito colocar na TV isso, mas…
    Um médico com conhecimento na cabeça e um esteto no pescoço faz muita coisa, mas ninguém dá a uma grande cozinheira um fogareiro, batata e couve para fazer receitas para sustentar 95% da população…
    Uma das razões para aceitar o projeto dos Mais Médicos, foi a promessa de melhorar a infraestrutura na saúde, mas o governo federal entregou menos de 12% das obras e manteve no papel metade delas… esse pelo que vi era o foco da crítica da campanha do CFM, como se diz: “imagens de enfermarias lotadas, pacientes no chão e hospitais em precariedade” no site http://www.brasil247.com/pt/247/saudeebemestar/135766/CFM-lan%C3%A7a-campanha-contra-Mais-M%C3%A9dicos.htm

  11. Calma gente. Todo dia é essa reclamação de que o governo é mudo. Muita calma nesta hora, pois Dilma ganha em primeiro turno em todas as pesquisas e a tendência é mostrarem ela em queda de propósito, pra não parecer ”mentira” do dia pra noite uma queda brusca. O Lula é o maior político de todos os tempos e com certeza instruiu Dilma a raramente falar por dois motivos:
    1. Não ser acusada de campanha antecipada. Seguir o dia-a-dia normal inaugurando obras;
    2. Deixar os desesperados falando sozinho. pensem comigo … imaginem expor a Dilma por este 6 meses à esta mídia podre e dois opositores … é muita coisa. Restringir somente aos meses de campanha e colocando a cara do Lula na TV, somados à antipatia do Aécio Never e trairagem do Dudu … Vitória em primeiro turno. Não tivemos vitória em primeiro turno 2 vezes c Lula e uma com Dilma. A estratégia do Lula é acabar com isso e dar a vitória em primeiro turno. E no caso de um segundo turno será mera burocracia pq ela ganha sempre. Uma possibilidade remota seria uma vitória apertada com Marina ou Eduardo pois sabemos que os votos tucanos migram 100% pra eles, mas o contrário … Portanto muita calma pois não haverá exposição antes do tempo. Confiem no Lula e Dilma Neles!!!

  12. Claro que nem todos os médicos são assim. Existe até petista honesto (uma espécie em extinção e mau visto entre seus pares – Suplicy é um exemplo disso) por que não haveria milhares de médicos honestos?

    Aliás, podem censurar o comentário, assim como censuram e calam a todos os que se levantam contra esse PÉSSIMO Governo.

  13. Caro Fernando Brito,

    Cena brasileira:

    Médica: Está parecendo um quadro de amidalite;

    Paciente: Mas, doutora, como pode ser amidalite, se as minhas amídalas foram extraídas?

    Médica: Ah, é?! Bem que estava achando alguma coisa estranha.

    O paciente era o meu filho.

    A médica é brasileira, formada no Brasil, com diploma válido, atendendo em instituição privada, via plano de saúde.

    Não era do Mais Médico e nem do SUS.

    Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *