De relho na mão, o General Hamilton Mourão soltou ontem outra declaração que faz lembrar a frase do ator francês Claude Chabrol: “a estupidez é infinitamente mais fascinante que a inteligência: a inteligência tem seus limites, a estupidez, não”.
— Por que preciso gastar dinheiro com uma campanha de vacinação? Todo mundo tem celular, basta mandar uma mensagem: “vacine seu filho hoje”.
No momento em que o país sofre a ameaça de retorno de doenças que já se encontravam erradicadas e em que os especialistas de saúde pública se preocupam com a queda dos índices de cobertura vacinal, não é só uma estupidez, é uma estupidez que leva à morte milhares de seres humanos.
O general certamente acha que se pode dirigir uma sociedade como quem dirige um quartel, na base do “ordem dada, executada”. Não é preciso convencer, educar, persuadir, basta mandar.
Acha, embora saiba- ou devesse saber – o quanto nos custou erradicar moléstias que agora voltam, como a febre amarela.
Devo, talvez, perdoar a ignorância do general por desconhecer história, já que reclama de seu neto ser apresentado na escola a noções de filosofia. Mas é imperdoável que desconheça, como oficial-general, a história militar.
Quando Oswaldo Cruz, o maior dos sanitaristas, há mais de 100 anos, mesmo contando com militares e até prisioneiros em seu exército de mata-mosquitos, teve de enfrentar até uma revolta, com barricadas e confrontos, para atacar os criadouros de Aedes Aegypti.
Mas a revolta não foi só civil, foi também militar, na Escola Militar da Praia Vermelha, sufocada a bala pelo coronel Caetano de Farias, num combate na Rua da Passagem, em Botafogo, onde caiu morto o general Silvestre Travassos e gravemente ferido o coronel Lauro Sodré.
Será que tudo isso poderia ter sido evitado se Rodrigues Alves tivesse mandado pregoeiros – os celulares de então – percorrendo as ruas a dizer “vacine seu filho!” e pronto?
Não foi a única pérola de Morão na reunião com ruralistas gaúchos: sugeriu também o fim da estabilidade dos servidores públicos. Mas, quanto a isso, basta uma pergunta: os militares também entrariam nesta regra, general?
View Comments (43)
Como se diz na roça: um enxadada dez minhocas. Cada vez que o vice candidato expõe suas ideias saem dezenas de pérolas do atraso, do obscurantismo, da miopia política, social e humana. O Brasil não merece ter um presidente e um vice que pensem tão toscamente. A reflexão que se deve fazer é que o ensino nas academias militares necessita urgente de uma reciclagem e modernização. Pelos exemplos recentes a tão decantada profissionalização das FA ainda não aconteceu e continua falando a linguagem da guerra fria e sob a batuta do do Tio Sam. Mesmo os militares de 1964 pensavam, à sua maneira, nos interesses nacionais; hoje o ex capitão, pelo que se lê, até bateu continência para a bandeira norte americana. Esquisito.
O Exército Brasileiro não merece um general deste.
Brito, por favor, enumere todos os privilégios que esses militares (exército, marinha e aeronáutica) tem hoje em dia. Mas todos mesmo, não esqueça de nenhum. Assim, nós poderemos divulgar pela internet e acabar com esse papo furado desses milico.
Alguém sabe o número da conta desse Generaleko?
Tenho que mandar um pagamento a ele por ser o melhor Cabo, e não General, eleitoral do Haddad. Cada vez que esse animal dá uma relinchada, o Haddad ganha 1% de intenções de votos.
'Sim senhor, e não senhor', é o caralho.
Militares golpistas sionistas.
Militar é SERVIDOR público. Se não quer servir caia fora.
Que ele continue a defecar pela boca.......isso é ótimo para o resultado nas urnas.
Acho que ele esta sendo o melhor cabo eleitoral da esquerda.
É que o soldadinho,que gosta de chaveiros pendurados na túnica, passou no quarto do Brontossauro, pegou uma bolsinha que estava na mesa de cabeceira, colocou um canudinho e chupou tudo até o fim, pensando que era pudim de chocolate.
Daí o aroma que sai da sua boca desde então.
Supra sumo da ignorância.
Não foi esse general quem chamou os africanos de "mulambada" e os índios de preguiçosos? Até parece que ele é Apolo nórdico, mas observando seus traços percebe-se claramente sua ascendência negra e índia. Mais um bobão no cenário bolsonariano...
Regredimos ao ponto de fazer o Figueiredo parecer um intelectual. Esse General deve ter QI inferior ao dos cavalos de sua tropa.
Ainda bem que você não ofendeu os cavalos!
"Alivia. Ele é apenas vítima da lavagem cerebral que sofreu logo que se encantou pelo verde azeitona."
Do jeito que vai a coisa , o cabo Daciolo vai ser empossado "por aclamação" ,como o novo Comandante do Terceiro Exército.
"...Não foi a única pérola de Morão na reunião com ruralistas gaúchos: sugeriu também o fim da estabilidade dos servidores públicos..."
Os coxinhas concurseiros tem algo a dizer?