Charlottesville fica onde fica a intolerância

A colunista Cleo Dias, em O Globo, publica a notícia de que um grupo de uma igreja evangélica fez uma marcha hostil aos muçulmanos:

No mesmo sábado em que cariocas fizeram fila para comprar esfihas do sírio Mohamed Ali como sinal de repúdio aos ataques xenófobos que ele sofreu, uma manifestação percorreu a orla de Ipanema e deixou muita gente espantada. Vestidos de preto, integrantes de uma igreja evangélica do bairro de Santo Cristo empunhavam cartazes como o que você vê acima, e cantavam músicas em que chamavam os muçulmanos de “assassinos”, “pedófilos” e “terroristas”.

Além de uma estupidez, claro, isso reflete um nascente movimento de reação de certos grupos ditos evangélicos que estão perdendo alguns fiéis, creia, para o islamismo.

O fenômeno é registrado pela a antropóloga mineira Amanda Dias, da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris, que estudou a  comunidade muçulmana do Rio de Janeiro, que não é composta quase que exclusivamente, como em outras regiões, por descendentes de imigrantes árabes. E, com surpresa, descobriu que muitos são provenientes de denominações evangélicas neo-pentecostais.

Posto, ao final, sua entrevista á Rádio França Internacional.

Assim, a reação se assemelharia a uma disputa de “mercado de  fiéis”.

Muçulmanos, evangélicos, católicos, ateus e qualquer um que se preocupe com a harmonia e a liberdade de crença – ou não crença – devem estar atentos e críticos a este tipo de barbaridade.

Charlottesville não é um lugar em outra galáxia. Ela está no meio de nós.

Fernando Brito:

View Comments (36)

  • Neo-pentecostais ? Explicado.

    O LIXO quando não tratado só gera doença. Estas seitas encontram terreno fértil no iletramento e no preconceito , se não forem contidas estamos perdidos como nação, são piores que os ratos do CN.

  • Além de uma disputa pelo mercado fiéis, isso tb é o resultado do ódio plantado pela mídia, os seguidores do Bolsomonstro e algumas páginas de extrema direita, como por exemplo, "COTURNO NOTURNO", "O ANTAgonista", etc....

    • Sendo que a maioria que estão marchando são negros...vítimas preferenciais, juntamente com os LGBTs, da direita!

      • Direita que compõe a maioria dos pastores-deputados do Congresso do Temer-Cunha!

      • Os negros são preferencialmente as vitimas da ignorância, por isso lotam desde templos neo-pentecostais a presídios, quando não são vitimados pelas balas da PM, também majoritariamente composta por negros.

        Tudo explicado magistralmente em Haiti de Caetano Veloso.

  • Por estas e outras que eu digo: graças a deus que sou ateu! HAHAHAHAHA...!

  • O fascismo cristão esta impregnado na sociedade brasileira .Só falta a CIA dar armas de fogo para esta gente. Mas nada a bancada evangélica e bancada da bala não possam resolver no futuro próximo.
    Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado- George Orwell

  • Muito interessante mas 1000 islamitas no caso do RJ é nada. Não faz nem cosquinha...
    Devem existir muitos mais e a pesquisadora não relatou um número maior de seguidores (se é que ele realmente sabe e se o pessoal da Sociedade Muçulmana carioca a informou com números REAIS) porque tanto percebeu para onde ia a entrevistadora estava indo com as perguntas para induzir que isto seria "um perigo jihadista" e de infiltração ou como para não criar histeria dos ouvintes.
    Mas se pastores evangélicos cariocas se dão ao trabalho de fazer uma marcha contra a "concorrência" islamita, COM CERTEZA, o número da comunidade de convertidos é MUITO MAIOR que mil almas...
    Mas é um assunto bem revelador de vários ângulos...

  • no alcorao ta escrito q tem q difundir essa religiao seja por bem ou por mal. ou seja a força.

Related Post