Charlottesville fica onde fica a intolerância

evmuculm

A colunista Cleo Dias, em O Globo, publica a notícia de que um grupo de uma igreja evangélica fez uma marcha hostil aos muçulmanos:

No mesmo sábado em que cariocas fizeram fila para comprar esfihas do sírio Mohamed Ali como sinal de repúdio aos ataques xenófobos que ele sofreu, uma manifestação percorreu a orla de Ipanema e deixou muita gente espantada. Vestidos de preto, integrantes de uma igreja evangélica do bairro de Santo Cristo empunhavam cartazes como o que você vê acima, e cantavam músicas em que chamavam os muçulmanos de “assassinos”, “pedófilos” e “terroristas”.

Além de uma estupidez, claro, isso reflete um nascente movimento de reação de certos grupos ditos evangélicos que estão perdendo alguns fiéis, creia, para o islamismo.

O fenômeno é registrado pela a antropóloga mineira Amanda Dias, da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris, que estudou a  comunidade muçulmana do Rio de Janeiro, que não é composta quase que exclusivamente, como em outras regiões, por descendentes de imigrantes árabes. E, com surpresa, descobriu que muitos são provenientes de denominações evangélicas neo-pentecostais.

Posto, ao final, sua entrevista á Rádio França Internacional.

Assim, a reação se assemelharia a uma disputa de “mercado de  fiéis”.

Muçulmanos, evangélicos, católicos, ateus e qualquer um que se preocupe com a harmonia e a liberdade de crença – ou não crença – devem estar atentos e críticos a este tipo de barbaridade.

Charlottesville não é um lugar em outra galáxia. Ela está no meio de nós.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

36 respostas

  1. Neo-pentecostais ? Explicado.

    O LIXO quando não tratado só gera doença. Estas seitas encontram terreno fértil no iletramento e no preconceito , se não forem contidas estamos perdidos como nação, são piores que os ratos do CN.

  2. Além de uma disputa pelo mercado fiéis, isso tb é o resultado do ódio plantado pela mídia, os seguidores do Bolsomonstro e algumas páginas de extrema direita, como por exemplo, “COTURNO NOTURNO”, “O ANTAgonista”, etc….

    1. Sendo que a maioria que estão marchando são negros…vítimas preferenciais, juntamente com os LGBTs, da direita!

      1. Os negros são preferencialmente as vitimas da ignorância, por isso lotam desde templos neo-pentecostais a presídios, quando não são vitimados pelas balas da PM, também majoritariamente composta por negros.

        Tudo explicado magistralmente em Haiti de Caetano Veloso.

  3. O fascismo cristão esta impregnado na sociedade brasileira .Só falta a CIA dar armas de fogo para esta gente. Mas nada a bancada evangélica e bancada da bala não possam resolver no futuro próximo.
    Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado- George Orwell

  4. Muito interessante mas 1000 islamitas no caso do RJ é nada. Não faz nem cosquinha…
    Devem existir muitos mais e a pesquisadora não relatou um número maior de seguidores (se é que ele realmente sabe e se o pessoal da Sociedade Muçulmana carioca a informou com números REAIS) porque tanto percebeu para onde ia a entrevistadora estava indo com as perguntas para induzir que isto seria “um perigo jihadista” e de infiltração ou como para não criar histeria dos ouvintes.
    Mas se pastores evangélicos cariocas se dão ao trabalho de fazer uma marcha contra a “concorrência” islamita, COM CERTEZA, o número da comunidade de convertidos é MUITO MAIOR que mil almas…
    Mas é um assunto bem revelador de vários ângulos…

  5. Pra eles, a lei, é só identifica-los e meter um processo… Tá na Constituição… Todos os dias os puliticus estão rasgando ela, agora os “fiéis” …

  6. Qualquer intolerância deve ser repudiada. Melhor, com exceção da intolerância ao crime, toda intolerância deve ser repudiada. Não se pode admitir a intolerância a uma religião, nem um ato como esse dos pentecostais, como muitos que ocorreram em Salvador, onde pastores pentecostais, antes da atuação dura e eficaz de Dr. Lidivaldo Brito, quando foi Procurador Geral de Justiça, “estouravam” terreiros e candomblé como se fossem policiais estourando boca de drogas.
    O que não se pode admitir como normal, contudo, são práticas como a infibulação das meninas, o casamento com menores impúberes e outras práticas que ocorrem culturalmente entre os mulçumanos. Aí, existem valores maiores que o valor da religião a ser tutelados.
    Mas os evangélicos em geral também são culpados de outra mutilação, que é uma espécie de lobotomia espiritual no cérebro dos seus catequisados, principalmente na área do amor e do discernimento.

  7. Boa tarde,

    sou católico e tô muito afim de por fim a essas seitas que se intitula de igrejas que se alastraram pelo Brasil. Já passou de hora de nós católicos por fim a esse merdas ai…

          1. Pau que dá em Chico não dá em Chirico !! Deixa a católica quieta, pois não há histórias de extorsão, tráfico de drogas, trabalho escravo, sonegação de impostos, enriquecimento ilícito, lavagem de dinheiro e remessa ilegal para o exterior envolvendo no Santa Igreja Católica.

  8. NO BRASIL SÓ OS IDIOTAS TEM CORAGEM DE BOTAR A CARA NA RUA E SE MANIFESTAR , É SE MANIFESTAM ATÉ EM MANIFESTAÇÃO SUICIDA !!!

  9. ” Os demonios vêm do norte” publicacao de 30 anos atrás explica a origem de algumas igrejas evangelicas e pentecostais financiadas por Tio Sam na America Latina e, em especial, no Brasil. Elas hoje cresceram e têm muita difusao atraves da midia onde , se nao sao donos, compram horario. Nao ha impistos e portanto a receita dos fieis é utilizada pata esa difusao que mais do que nunca esta atrelada aos interesses do grande irmao do norte, inclusive a islamofobia. As igrejas evangelicas tradicionais precisam se manifestar para nao serem confundidas com essas denominacoes mais novas.

      1. Claro que são amigo. Sou evangèlico e a doutrina pentescostal, bem como a tradicional foram difundidas no Brasil pelos americanos há mais de 100 anos. Pesquise um pouco antes de questionar o que não sabe. A propósito, sou de esquerda e abomino atitudes como a desses imbecis pseudo cristãos.

  10. Acho que se as pessoas usassem seu tempo para fazer algo útil em benefício do próximo se sentiriambem mais recompensadas do que esperando serem ouvidas por um deus que não existe.eu queria muito que existisse ,assim ele daria um jeito nesses cretinos principalmente evangélicos que fazem o que podem pra ferrar com o próximo usando seu nome.

  11. Quando os islâmicos reagiram 1% do que costumam reagir, os neo pentecostais vão exigir um estado ali que os proteja.

    A característica fundamental do neo pentecostal é a covardia.

    Cansados de bater no candomblé e umbanda e para disfarçar que sejam racistas, criam caso com o islã.

    As religiões afrobrasileiras são de uma tolerância religiosa quase inacreditável – nunca vi cristãos tão tolerantes – mas os islâmicos…

    Depois aguentem a jeca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *