China se prepara, porque coronavírus está longe de ser detido

Embora a mídia tenha passado para segundo plano o assunto, o fato é que o surto de coronavírus na China não dá sinal de abrandamento.

À meia-noite de ontem (hora local), segundo a Comissão Nacional de Saúde da China, a segunda-feira registrou 3.235 novos casos confirmados de infecção, 64 mortes e 492 pacientes graves. Foram 5.072 casos suspeitos em 24 horas e 171 mil pessoas estão em observação médica.

Num sinal de que as preocupações se agravam, um centro de convenções, um ginásio (foto) e um centro cultural em Hubei, centro de propagação da doença, foram transformados em enfermarias, com um total de 3,400 leitos.

O formigueiro humano de Pequim desapareceu e o The New York Times mostrou as ruas da cidade, de mais de 21 milhões de habitantes, basicamente vazias.

A economia, é óbvio, está funcionando a meia-bomba e, segundo a Bloomberg, a demanda por combustível caiu 20%.

É inevitável que o problema perdure por semanas ou até mesmo por meses, com forte impacto na economia.

O pesadelo está só começando.

 

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (11)

  • Nao tenha em mente q vem uma catastrofe
    Morreram pessoas e horrivel porem todo ano milhares morrem de gripe
    Eu acredito na competencia do governo chines em deter e suprimir essa epidemia.
    Eu digo isso pq pela qualidade da imprensa nacional qualquer surto de gripe vao querer explorar e manioular o povo
    Sei q es honesto e bem intencionado mas aainda acredito q essa e mais uma gripe comum apesar de saber q pode ser algo como um virus modificado.

  • Eu fico lembrando do filme Tubarão e me pergunto: que dimensão o problema atingiria em países em que governos são submissos aos interesses econômicos privados? O governo chinês tomou medidas imediatas para conter o problema mesmo com os previsíveis reflexos negativos sobre a economia. Um governo capitalista submisso ao capital privado teria tido coragem e força para tomar medidas semelhantes? Mesmo considerando a desconfiança criada pela epidemia ser tão favorável aos eua, é o caso de dizer: Ainda bem que aconteceu num país em que o estado é forte e se impõe sobre os interesses econômicos imediatistas.

    • Os EUA não tiveram a coragem de fazer o que a China está fazendo, pois em 2009 com o surto epidêmico do vírus H1N1, que atingiu cerca de 55 mil estadunidenses, com a mortalidade de aproximadamente 2,5% dos afetados pela virose. O CDC levou dois meses e meio para desenvolver um kit para diagnóstico do vírus.

  • Há quatro dias, em um post deste blog, informei que todos os casos confirmados de coronavirus na China continental totalizavam 68% do número de casos confirmados apenas do epicentro em Huwei. Hoje isso é de 51%. Somente esses números não permitem eliminar possibilidades muito diferentes. Pode ser que a contenção tenha falhado e a doença conseguiu se espalhar, mas pode ser que a taxa de contaminação em Huwei tenha se reduzido e o aumento no número de casos confirmados não seja tão intenso quanto antes.

  • Aids,ebola,gripe aviária,coronavirus ,etc sempre tem origem na África ou Ásia ,nunca nos países dominantes,por qué?
    e por qué só agora??? se sempre tiveram essas condições sanitárias, de higiene e costumes ancestrais? que eram ainda piores do que são hoje !!.
    A economía chinesa está sofrendo um duro golpe,quem se beneficía?
    MK ultra e outros projetos do império com sua ---própia gente--- não são um motivo de suspeita sobre eles??? não é paranôia,a história diz que não é...

    • Não é paranoia e já há quem defenda seriamente a hipótese. E de quebra vem a ressurreição do racismo contra chineses e orientais em geral. Esquecem dos bilhões de dólares que o turismo de chineses deixam para os cofres de suas cidades. Estão todos se lembrando de que os chineses eram semi-escravos nos filmes de caubói. Tinham trancinhas e dois grande dentes na frente. trabalhavam na cozinha e dormiam no quartinho dos fundos, e até o grande Einstein os chamava de sujos, como a mulher do metrô do Rio chamou uma descendente de japonesa.

      • Eu conheço esse estereótipo do chinês de Bang-Bang. Assisti a esses filmes.

    • Costumes ancestrais? Um caso: a sociedade Xavante do Mato Grosso recebeu um presente em comemoração aos 500 anos brasileiros, em 2000. Um projeto de arquitetura que construiu casas de alvenarias (ocas?) com a mesma planta semicircular e um banheiro com fossa e tudo. A aldeia passou a cheirar esgoto, coisas que nunca sentira antes. Obviamente um presente do grego clássico. Como no caso do vírus Tortor bovis que os italianos introduziram na África. Os sistemas naturais/ancestrais de defesa foram destruídos. Por aí.

  • A previsão para o início da elaboração de uma vacina é de dois meses, dada por uma cientista inglesa. Os russos também estão acelerando esforços, juntamente com cientistas chineses, no sentido de obter uma vacina o quanto antes. Apesar do surto continuar com números assustadores na China, o problema por lá parece estar equacionado. O que mais preocupa é a possibilidade de alastramento do surto em lugares fora da China antes que a vacina esteja disponível. Mas péssimas consequências já estão advindo com o surto, e não apenas na economia. O racismo contra chineses se espalha pela Europa, América do Norte e Austrália. No Canadá, as crianças de origem chinesa estão sendo hostilizadas nas escolas. Parece que a condição de fragilidade exibida forçosamente pela China fez renascer em alguns lugares o desprezo que seus nativos tinham pelos chineses, até finais do século vinte.

Related Post