Cinco dias, apenas. E o governo Temer está velho de 100 anos

100anos

Depois do 17 de abril, dia do circo da Câmara de Cunha, as manifestações em favor de Dilma, sem dúvida, enfraqueceram.

Natural.

Perdia-se ali, de forma impensável e deprimente, a melhor chance de barrar a conspiração golpista.

O resto, embora trágico, era previsível.

Mas depois do 12 de maio, quando o Senado confirmou o afastamento da presidente legítima, elas se reacenderam e não vão dar um segundo de trégua ao governo de usurpação.

E que não se “culpe” o PT por isso, porque o partido e seus dirigentes estão atônitos e prometendo, até, uma “autocrítica” e, claro, uma crítica a Dilma.

Ora, embora não faltem motivos para autocríticas do PT ou de críticas à Dilma Rouseff, é de uma tolice atroz.

A mobilização das ruas não é do PT, embora tenha muitos petistas.

É composta de muita gente que tem mais críticas ao PT e a Dilma do que qualquer nota da direção do PT possa emitir..

Esta cheia de garotos e garotas que andavam de fraldas quando levamos o Lula lá.

Será que não percebem que o que se levanta é uma indignação contra o Brasil antigo, o dos conchavos políticos, o da hipocrisia, o dos vícios, que são piores que os erros?

Ou que não vêem que se pressente o retrocesso, além do político, econômico e social que se prepara, e que se expressa nos disse-mas-não-disse dos ministros do golpe, todos excitados em antecipar que vieram mesmo para fazer o que vieram para fazer?

Notei, nas manifestações a que fui, o corte geracional.

Ou os já velhos, como eu, passados dos 50 ou quase.

Ou a gurizada, por volte dos 20.

Faltava ali uma geração.

Havia a que lembrava da falta de liberdade. Havia a que sentia. porque a vivia.

Que encaram, respectivamente, o Governo Temer como uma volta ao passado que nos horroriza e como uma negação do ambiente multissocial e multirracial que, desejado por nós, é vivido por eles, ainda que não por todos.

Ainda falta, porém.

O governo Temer está se desfazendo antes mesmo de se fazer e isso amplia as pressões para que se faça logo o que se pensava fazer mais lentamente.

Porque envelhece de forma acelerada quando exposto à sua necessidade de dar um rumo ao país.

Precisa fazer o mal e não se sente com força para fazê-lo, não importa que tenha, no parlamento, maioria para isso.

Não obstante, fará.

Nos anos 60, a UDN precisou do Exército para o golpe e não chegou ao poder.

Mais de 50 anos, o PSDB precisou do PMDB e da escroqueria de Cunha para derrubar um governo trabalhista fraco e vacilante, mas também não chegou ao poder.

O exército do golpe, é o Poder Judiciário em franca desmoralização e treme, como Temer, diante da obrigação de fazer, como ao usurpador cabe fazer o arrocho do trabalhador, o que lhe compete: prender e condenar Lula.

É irônico que um governo entreguista, que veio para liquidar as veleidades brasileiras de querer ser um grande país, esteja completamente aturdido com a repercussão no exterior, onde não funciona o monopólio de mídia que  o PT não teve coragem de desmontar aqui dentro.

Não há possibilidade de “dar certo”, no médio prazo, de sobrevivência de um governo ilegítimo no Brasil, nem mesmo se ele tiver 512 dos 513 votos da Câmara dos Deputados.

Isso não quer dizer que vá cair, porque os interesses que o sustentam são imensos.

Mas quer dizer, ao menos, que não terá um país calado.

E quando um país começa a falar, não há interesse que o silencie.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

26 respostas

  1. A direita nao fez isso antes com lula pq tinha medo da reacao da esquerda. Se baixarem a guarda, a esquerda nunca mais governará

    1. ATENÇÃO!

      O foco.

      Não devemos perder o foco. Temos que de agora em diante se concentrar nos(as) senadores(as).

      Primeiro- Não adianta…
      Não adianta ficarmos exigindo mulheres no primeiro escalão. Não Adianta ficarmos pedindo negros no primeiro escalão. Não adianta protestarmos contra a demissão sumaria do presidente da EBC. Não adiante pedirmos a ressurreição do Minsiterio da Cultura. Não adianta exigirmos pessoa ligada a area da educação ser o Ministro da Educação. Não adianta pedirmos para Temer colocar um pessoa da área no Ministerio da Saude. Não adianta ficarmos xoromingando contra o fim da aposentadoria ao 60 anos. Não adianta ficarmos em xororo, contra a terceirização do trabalho que agora será implementada. Eta. Etc. Etc. Golpe é Golpe.

      Segundo – Manifestações via internet e de ruas.

      Não adianta nos ficarmos nos cansando em passeatas e protesto contra o golpista Temer nas ruas, praças e internet. Isso é perda de tempo. Não adianta querermos que as TVs, Radios, jornais golpistas cubra as manifestações contra Temer. Isso não vai acontecer.

      E por fim o FOCO.

      22 (vinte e dois) corajosos(as) senadores(as), votaram contra o afastamento de Dilma.

      55 (cinquenta e cinco) golpistas votaram a favor do Golpe.

      Portanto, para afastar Dilma em definitivo, nos proximos 6 (seis) meses, será necessário 54 (cinquenta e quatro)votos.

      Qual é o foco? O Foco e marcarmos posição serrada nos(as) senadores(as), para que no dia da proxima votação comanda por Lewandoisk, os senadores não consigam 55, votarem pelo golpe em definitivo.

      Obrigado.

  2. BRITO, os blogueiros tem que ficar de olho nas nomeaçoes do temer pra cargos comissionados. Algo me diz que essa reduçao do Estado que eles pregam nao ira acontecer. Se tirarem um nomeado, logo colocarao outro, tenho ctz. Tem que ficar de olho e denunciar

  3. O governo usurpador é um governo perigoso, pois, ilegítimo e ilegal, impopular e imoral, dentro da normalidade, não terá uma vida muito longa, ou seja, dependerá de acontecimentos fora do comum para manter-se.

    Não seria surpresa se ocorresse atentados no país. Culpar-se-ia, logicamente, a esquerda, e, com isso, o Congresso criaria leis para o presidente ter poderes especiais, acima da Constituição (na verdade, ela já não serve para muita coisa). Parece absurdo, mas isso ocorreu na chamada maior democracia do mundo há muito pouco tempo.

    O ministro da Justiça, notório direitista, não deve ter sido escolhido por conta das suas belas madeixas. Seu cartão de visita – além de ter advogado para o Cunha – foi a forma como tratou adolescentes em SP. Se faz isso com estudantes, o que não faria contra o MST?

    Não existe nenhuma instituição no país que impeça ou reaja a uma ação, por mais grotesca que seja, planejada para que o bando do Cunha continue a governar.

    Está claro, não há limites (grampeiam até ministro do Supremo) para as ações dos ladrões que tomaram o poder.

    Tornar-se-ão cada vez mais perigosos, a medida que se mostrem incompetentes para resolver os problemas do país.

  4. Elsa Beserra, concordo com tudo que vc diz, principalmente com a memória curta dos progressistas. Isso só pode ser implicância ou inveja mesmo. Eh claro que o PT, Dilma e Lula erraram, mas erraram tentando acertar, o que não deve ser esquecido. O problema central não parece ser esse, porque todos erraram tb. O PT continua um dos únicos partidos com real capital político e essa garotada que aí está na linha de frente é SIM a geração PT, Lula e Dilma. Isso o FB tem dificuldade de admitir, mas é um fato que não pode ser descartado diante do desprezo de alguns que enchem a boca para criticar o PT.

  5. Os que pensam o Brasil grande não podem esquecer do Kunha.
    Urge prender o elemento! E a mulher e a filha. Não por vingança, mas porque ali está uma organização criminosa.
    Que havia e continua. O elemento mandou de fato no Brasil, tiraram apenas uma pequena parte da sua força. Que ele recupera a cada dia.
    Ele e seus comandados são capazes de tudo. Não se iludam os progressistas.
    Nesse jogo de xadrez, Kunha é o rei. E continua de pé, no centro do tabuleiro.

  6. Quantos blogs de esquerda convocaram o POVO as ruas?´É fácil gritar covarde e se esconder.Acreditam ser fácil tirar uma cuia de leite da loba rainha da alcatéia e distribuí-la a quem tem fome.É facil acusar a mulher de culpada por usar vestes que delineam seu corpo e que sofreu o estupro.
    Acusam Jango de covarde ainda hoje mas se esquecem que foi abandonado por todos diante dos ataques midiáticos empresariais,inclusive pelos comunistas.Não jogue pedras no PT quem não ousa jogar o POVO contra o golpe,não culpem o agredido;condenem o agressor.Esquecem que uma popularidade de 80% caiu a 23 em junho de 2013 aqueles que não perceberam de onde a tal primavera vinha e apoiaram aquela insanidade.
    Onde estão os Anonymous os Black Blocs e o MPL?
    Cumpriram seu papel de desestabilizar e sumiram.porque os blogs não convocam o POVO como o fizeram no maldito junho de 2013 onde somente o PT sofreu?

      1. Concordo Luiz ! E acho muito patético ficarem acusando os outros de “tibios” como se fossem muito valentões … O que fizeram, onde estavam, que ações colocaram em pratica, qual foi a participação intelectual e cidadã desses seres perfeitos e acusadores ?!…

        Tem manifestação dia 22… Todos à Rua Jà !

  7. REFLEXÃO PARA UM PROJETO NACIONAL

    Aos amigos, tudo; aos indiferentes, nada; aos inimigos, a lei
    (Máxima da corrupção)

    Minha geração viveu quatro golpes. O que tirou Getúlio Vargas do poder executivo em 1945. A Presidência foi assumida por José Linhares, então Presidente do Supremo Tribunal Federal, que extinguiu o Conselho de Economia Popular, criado por Vargas, mas manteve a Lei Antitruste, um dos motivos da destituição.
    O segundo golpe foi dado contra o mesmo Presidente Vargas, levando-o ao suicídio, em 1954, sendo substituído por João Café Filho, que nomeou para Ministro da Fazenda Eugênio Gudin. Dispensada qualquer outra informação sobre a linha da política econômica.
    Em 1964, novamente os militares, cujo protagonismo fora fundamental nos anteriores, destituem o Presidente João Goulart, colocando na condução econômica do País, Roberto de Oliveira Campos, mas uma vez dispensando comentários. Mas este terceiro golpe sofre dois outros golpes, como diriam os golpistas do Supremo Tribunal Federal, interna corporis, que levou ao poder militares nacionalistas, que promoveram o desenvolvimento econômico e tecnológico brasileiro.
    Chegamos ao quarto golpe, o primeiro sem a participação militar, mas como em todos os anteriores com a presença dos Estados Unidos da América (EUA). Aquele país, financiando, planejando, treinando brasileiros, constituindo no Brasil organizações prógolpistas, teve sempre atuação fundamental para o sucesso dos golpes. Isto não é antiamericanismo nem esquerdismo, é a simples leitura dos documentos que os órgãos públicos dos EUA colocam disponíveis.
    O golpe do impeachment da Presidente Dilma Rousseff foi executado principalmente pelos poderes Legislativo e Judiciário, com o forte apoio da chamada grande imprensa, em especial da televisão, e do novo poder, oriundo da Constituição de 1988, o Ministério Público. Esta articulação permitiu o êxito dos golpistas. Pelos antecedentes e pela composição do primeiro ministério do golpe, nada surpreende suas manifestações pelas privatizações, limitações ou extinções de direitos sociais, de cidadania e da economia popular.
    A pergunta que me faço: por que a Nação Brasileira deixou, em tão curto tempo, que quatro golpes paralisassem, eliminassem e afrontassem suas conquistas e seus direitos? Por que os próprios condutores dos Projetos Nacionalistas e Populares não reagiram a tempo?
    Certamente não é uma resposta simples. Nem tenho a pretensão de ter qualquer resposta. Pretendo, apenas, trazer uma reflexão para a construção de um Projeto Nacional de maior consistência, capaz de chegar à alma do povo, chamá-lo em nova ameaça à ação, à defesa, ao não conformismo.
    Historiadores, sociólogos, juristas, pensadores de diversas áreas do saber tem se debruçado na análise do Estado Brasileiro. Para não citar os vivos, lembro apenas Câmara Cascudo, Nelson Carneiro, Octávio Ianni, Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro e Celso Furtado.
    Administrador aposentado aprendi que o sucesso de um plano, sua eficaz e satisfatória realização, começa na própria maneira de organizá-lo. Um plano que envolva toda estrutura institucional terá muito mais força e chegará mais facilmente ao êxito do que aquele construído pelos mais capazes, pelos gabinetes de gênios.
    Não me resta dúvida a necessidade deste Projeto Nacional. Mas seria possível numa sociedade que, dos bancos escolares até a morte, é imbuída de um raciocínio dualista. Que acredita que o Estado e o mercado são forças antagônicas, sendo o primeiro corrupto, senão maldoso, e o segundo sempre virtuoso? Que é da “índole brasileira” o jeitinho? Como se não o houvesse em todo mundo dentro de suas variações culturais? Há muito o que desmitificar na construção deste Projeto. Esta é, a meu ver, a grande missão política, fora ou dentro do Governo.
    Dedico esta reflexão às mulheres e aos negros que se encontram agora fora do governo, na figura da mulher negra, lutadora, nacionalista, que por oitenta anos assombrou os que colonizavam sua nação, a Rainha Nzinga.
    Pedro Augusto Pinho, administrador aposentado

  8. TEMER DEMITE ATÉ GARÇOM ACUSADO DE SER PETISTA

    A caça às bruxas no terceiro andar do Palácio do Planalto não poupou ninguém, nem mesmo o garçom que servia à Presidência havia quase oito anos, segundo a colunista Natuza Nery; José Catalão, tido como um dos funcionários mais queridos entre palacianos, foi demitido pela equipe de Temer sob a “acusação” de ser petista, relataram servidores; Catalão não tem vínculo partidário e se orgulhava de ter servido Temer em várias ocasiões, diz ela

    18 DE MAIO DE 2016 ÀS 05:41

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/232906/Temer-demite-at%C3%A9-gar%C3%A7om-acusado-de-ser-petista.htm

  9. O que estou achando interessante, é que muitos “conhecidos” meus que até dois meses atrás urravam pedindo fora Dilma, agora estão caladinhos, morrendo de medo. Alguns, constrangidos, puxam conversa, perguntam se os movimentos anti-golpe conseguirão derrubar o temer. São tão idiotas e covardes, que agora torcem para os que são contra o golpe. Não preciso dizer que são bancários apavorados com a possibilidade da privatização, né? Está na hora desta turma ir para a rua também, lutar não pelo seu direito, mas pela DEMOCRACIA.

    1. … Enquanto ‘o [tíbio] PT da Governança’ – há muito acovardado – apregoa, imprudentemente, a tese babaca da antecipação das eleição presidencial…

      ***

      Impeachment do Temer no STF: o que significa e o que pode acontecer

      O PIG fingiu que não viu… mas eu vi…

      publicado 18/05/2016

      O Conversa Afiada consultou respeitado professor de Direito – e também advogado que milita no Supremo – sobre a corajosa decisão do Ministro Marco Aurélio de convocar o STF a se pronunciar sobre o impeachment do Traíra:
      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/impeachment-do-temer-no-stf-o-que-significa-e-o-que-pode-acontecer

  10. O Augusto Castelar está na University of New England? Vai aplicar essa lá pra tua turma. Pelo que tu escreves, não terias passado nem no exame do Mobral.

    1. Esse tal Augusto e o Alex, devem morar aqui no Brasil mas se acham os tais. Não passam de uns coxinhas “pão com ovo”.

  11. Chomsky e os-10-principios-da-concentracao-de-riqueza-e-poder-da-plutocracia-ou-requiem-para-um-sonho-americano/ – Fonte: O Cafezinho. Vale a pena postar nos blogs ¨sujos¨.

  12. Creio eu, que assim que este governo interino começar dar água e próximo aos 180 dias, caso o Senado aprovar o golpe parlamentar, deve aparecer um GENERAL BOLIVARIANO dentre muitos nas forças armadas e impedir a continuidade deste governo ilegítimo.

  13. Estou achando que a Maria Antonieta brasileira pediu a cabeça de Dilma e o maridão deu.metropoles.com/vida-e-estilo/comportamento/jornal-britanico-daily-mail-compara-marcela-temer-a-maria-antonieta

  14. Não acho que o que já está acontecendo e irá acontecer se esses bandidos tomarem definitivamente o poder seja uma volta ao passado. Eles são a representação do que significa atualmente o Império americano, ou seja a política da destruição, a política da guerra. Vejam a matéria do Tijolaço que reproduz a palestra de um plutocrata americano que fala da natureza autodestrutiva dessa concentração infernal da riqueza. É nessa lógica, a da barbárie, que está inserida essa turma macabra.

  15. Eu, também, Fernando, notei o quanto de jovens havia nas manifestações em que estive. As mudanças que se anunciam com o envelhecimento do capitalismo, esse que não é capaz de mais nada, a não ser de destruição, são profundas. Consertar os erros do capitalismo já não funciona mais. Temos que partir pra outra. Outra forma de sociedade, outra forma de organização social, em que os bilhões de quilos de arroz, feijão, carne, legumes que foram parar nas mãos dos plutocratas, esses 62 que concentram a riqueza correspondente à miséria de 2 bilhões e 600 milhões de brasileiros, americanos, mexicanos, franceses, ingleses, iraquianos, enfim, de gente do mundo inteiro, possam efetivamente cumprir a sua função, ou seja, alimentar pessoas.

  16. Com tudo que essa gente permitiu acontecer, dando de graça espaços inimagináveis ao inimigo golpista, Impressiona, Rui Falcão ainda no “comando” do PT, com práticas do século passado, como se nada tivesse ocorrido ou ocorrendo.
    O que se passa com a direção desse partido que não enxerga sequer o óbvio ululante que as notinhas do Falcão a grande imprensa, caducaram?
    Providenciem “oculista” urgente, à próxima reunião, para dotar os dirigentes com olhos de ver e cabeça de perceber que muitos precisam dar lugar a pessoas mais ativas, motivadas e com capacidade de comando, de fato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *