Cinismo de Meirelles: 40 anos de contribuição são “benefício ao pobre”

A cara de pau de Henrique Meirelles – ele próprio aposentado aos 57 anos e com polpudos R$ 250 mil mensais do Banco de Boston – é inacreditável.

Ele diz que a proposta do Governo de que a aposentadoria integral (que ele, ardilosamente, chama de “teto”) somente aos 40 anos de contribuição é “um benefício para os mais pobres”.

Acompanhe o tortuoso raciocínio do Ministro da Fazenda:

— Hoje, os 20% que ganham menos na população não conseguem contribuir por 35 anos porque não trabalham com carteira assinada. Por isso, os mais pobres tendem a se aposentar com 65 anos — afirmou o ministro, acrescentando que a reforma prevê que a idade mínima subirá gradualmente e só chegará a 65 anos depois de 20 anos: — Dentro da proposta, nos primeiros dois anos de pós reforma, a idade passa para 55 anos, vai subindo devagar e só em 20 anos chegará a 65 anos. O que significa que é um benefício para os mais pobres — informou Meirelles.

Acontece que a aposentadoria por idade já exige hoje que a pessoa tenha 65 anos (homem) ou 60 (mulher). E isso não vai mudar, por uma razão muito simples: a idade mínima que está sendo proposta é para que a pessoa se aposente mesmo que já tenha o tempo de contribuição, 35 ou 30 anos. Até porque, no caso da imensa maioria dos contribuintes nem mesmo poderá ser feita a redução para algo entre 60% e 87,5% da remuneração devida, porque ganham um salário mínimo, a menos que se comece a pagar proventos abaixo do mínimo.

Se isso fosse assim, haveria uma corrida para aposentar-se de todos que têm 15 anos ou mais de contribuição, não chegou aos 65 mas passou dos 55 anos . Porque, neste caso, por que iria trabalhar 10 anos mais para receber o mesmo?

Ele parece admitir essa possibilidade, completamente inconstitucional, vejam só:

— O tempo mínimo de contribuição da proposta original  (a do Governo, porque a lei hoje é de 15) era de 25 anos. Agora, ele passa (passa? mas já é!) para 15 anos. Mas quem contribuir por 15 anos e atingir a idade mínima receberá 60% do teto da aposentadoria. Isso vai subindo devagar e só atinge os 100% do teto quando chegar a 40 anos de contribuição — disse Meirelles, acrescentando: — Tem um incentivo para as pessoas trabalharem um pouco mais. O cidadão que, por exemplo, começou trabalhar com 25 anos e ficar no mercado por 40 anos, já terá condições de receber o teto.

Como assim “um incentivo para as pessoas trabalharem um pouco mais”. Vão ganhar algo por isso, como o velho “abono permanência”, o famoso “pé-na-cova” de antigamente? Nem um tostão a mais vão receber, ao contrário, vão perder dinheiro se não aceitarem trabalhar 5 anos a mais. Isto é, se ainda tiverem emprego aos 60 anos.

Não é incentivo, ministro, chame pelo nome certo: é castigo.

Fernando Brito:

View Comments (23)

  • Seria melhor que não houvesse contribuições sociais e cada um cuidasse de sua aposentadoria. Não vale a pena contribuir por tanto tempo e morrer sem se aposentar só pra manter todos esses empregos dos outros. Só mesmo no Brasil o povo aceita calado tomarem tudo o que têm e dar de mão beijada às grandes empresas de outros países muito mais espertos que esses "representantes de nosso povo". Afinal alguém já disse no passado algo sobre BANANAS. mas, a grande mídia logo tratou de esclarecer que não somos nós os BANANAS. Ufa! Ainda bem. Né?

  • O que me deixa mais indignado, após rasgar a CLT e jogar na lata do lixo, ainda tem trabalhadores apoiando esses canalhas.

  • Merece uma bala na cabeça. Aliás, temos de começar nos mexer se não seremos escravos.

  • Quero saber se já poso me aposenta tenho 52 de idade e 33 de contribuicao

  • Velho vagabundo vá criar vergonha na sua cara e se mate seu bandido ladrão vc se aposenta com 57 anos roubando o país é que que um pobre trabalhador se aposente com 65 o senhor devia era se envergonha e pular de um prédio com a corda no pescoço vc é esse vagabundo do Michel Temer e abraça o diabo no inferno.

  • Vamos colocar as coisas de maneira mais transparentes. Existe os assassinos de farda quando fazem o golpe, foi o caso Chile de Pinochet. Mas também temos que nomear esses economistas e todos aqueles que viabilizaram esse modelo que é o neoliberalismo, usando a expressão de John Perkins, assassino econômico, fazendo referência ao Banco Mundial.

  • Este sujeito acha que o povo é otário? Acha. Mas se o povo não reagir, terá certeza.

  • Esse Meirelles era o presidente do conselho administrativo da JBS quando essa empresa distribuia propinas para politicos,servidores,talvez magistrados e para o crápula Temer. E como o Meirelles é um cara de pau cínico, safado e criminoso veio a público dizer que não sabia de nada. Acredito que esses milhões que ele disse ganhar, na verdade eram propinas das grossas pelos seus serviços por tráfico de influencia e corrupção de servidores lotados na Receita Federal e no Banco Central.

  • -------Se tantos dos membros dos três poderes comportam-se como realeza, e nós nada fazemos, não somos povo, somos plebe.------
    TOMO EMPRESTADAS ESTAS PALAVRAS DA NATALHI MACEDO NO DCM , PARA EXPÔR O QUE SOMOS,UM BANDO DE BOSTAS SECAS ,QUE NEM MAIS INCOMODAM COM SEU CHEIRO.
    ESTE VAGABUNDO FDP !!!REPETINDO VAGABUNDO FDP !!! DEVERIA MANDAR A SEUS FAMILIARES A TRABALHAR 40 ANOS !!!NUNCA NA TUA VIDA TU PEGOU UM ÔNIBUS LOTADO DE TRABALHADORES AS 4 DA MANHÃ PARA IR A SEU TRABALHO SEU FDP !!!!ESTE VAGABUNDO SE FOSSEMOS DIGNOS DE SERMOS CHAMADOS DE HOMENS ,NEM DEVERIA BOTAR A CARA NA RUA ! SEM LEVAR O QUE MERECE !!!! VAGABUNDO FDP!!!!!!!

  • Somente o povo na rua fará o "Caveira" e demais capangas do Mercado especulador e ladrões nacionais e internacionais recuarem. Cadê os líderes da oposição e sindicatos e movimentos sociais, que não chamam um protesto sequer?

Related Post