Publico, ao final do post, o vídeo de parte do excelente discurso de Ciro Gomes, esta semana, no seu ato de filiação ao PDT.
Como, na imprensa, a cobertura foi, quase toda, extremamente burocrática, na base do “quantos deputados, vereadores, etc” Ciro traz com ele, acho importante dar conhecimento público ao que pensa um personagem político importante do campo progressista, ao qual, certamente, não faltaria se contivesse qualquer ataque a Dilma, ao PT ou a Lula.
E não o teve porque, ao falar, Ciro concentrou-se numa questão que dá alergia a nossa mídia: a questão nacional.
Em sua fala, mostra que globalização, pra valer, só se deu no campo da ideologia, pela via da comunicação. No resto, os países ricos se defendem, porque defendem o capital, enquanto às nações pobres se exige que os imitem e não defendam a sua pobreza.
Parece incrível, mas o melhor posicionamento na esquerda, hoje, vem de alguém que iniciou sua trajetória no campo conservador. Mas é também uma lição de que, quando a mente está aberta e a identidade com os desejos de progresso do Brasil, é natural que o pensamento evolua para aquilo que está evidente: o desenvolvimento do Brasil como nação (o que inclui seu povo) está absolutamente ligado ao fato de que nos vejamos como uma.
Ciro, além disso, tem algo que admiro. Não é, apesar da delicadeza pessoal, um homem manso, embora esteja longe de ser um radical. Talvez bem a ele caiba o verso de Drummond, do “vai ser gauche na vida”.
Faz falta. Já temos muitos “direitinhos”.
20 respostas
Ciro Gomes, um bom nome para 2018.
É um grande quadro NACIONALISTA.Isto para mim,é um privilégio,que poucos tem ou sabem o que é.Mas tem um defeito que me assusta,fala demais e assusta por isso.Deveria saber que temos uma boca e dois ouvidos,e em boca fechada,NÃO ENTRA MOSCA.Quem muito fala,as vezes passa a ideia de arrogância,e é melhor OUVIR E AGIR,embora a palavra seja uma forma de ATO,o silêncio também é um ato.Mas é um grande homem público e possa levar o PDT,para caminhos menos DÚBIOS.Caminho que tomou o PDT,após a morte do Dr.Leonel !
Excelente discurso, desses que não se vê mais atualmente. Demonstrou ser possuidor de um grande conhecimento intelectual digno de grandes lideres. Para o bem do país, a esquerda deveria se unir ao PDT, ganhar a próxima eleição e partir para reformas mais profundas.
Acredito no poder do discurso do Ciro Gomes.
Quero dizer o quão é terrível a crise: bares , padarias e restaurantes lotados nesta maravilhosa noite
A candidatura de Ciro será importante para o país.
Num sei não.
Acho melhor ficarmos com um pé atrás em relação ao Ciro.
Afinal ele não para em nenhum partido.
Qual partido mereceria ele parar e permanecer? O PMDB do Cunha e Temer.
O PSDB do aécio, serra e fhc que quebrou o Brasil três vezes?
O PC do B? Ciro não é comunista.
PPS que o traiu para bancar a candidatura do eduardo jatinho sem dono campos? O PPS do traíra Roberto Freire? No PSOL da Luciana Genro que cobra do PT as alianças espúrias e corre para debaixo da saia de fhc quando a coisa aperta? Psol que faz o joguinho da direita contra a democracia? O PSTU que defende greve, anarquia, paralisar o pais?
Não é a direita que diz que nenhum partido é confiável?
Ciro não é santo. Não esperem isso dele. E tem um defeito, não engole sapo.
Infelizmente, no Brasil partido nenhum é 100% confiável. Outra infelicidade, politico nenhum se elege a nada se não for filiado a algum partido. São as regras eleitorais vigentes. Para permanecer por muito tempo em um partido politico tem que se engolir muitos sapos. Até Dilma engole sapos com o PT. Lula engoliu no PT. Partido que infelizmente hoje está sob ataque terrorista da mídia. Quem for para ele será estigmatizado. Apenas Lula que é maior que tudo se salva no PT. Por isso virou alvo da mídia, braço armado da extrema direita.
Ciro tem uma qualidade – coragem – essencial aos dias de hoje em que a democracia está sob ameaça. Mais uma vez tentam o GOLPE colocando em risco as conquistas realizadas no governo Lula e Dilma. Que bem ou mal retirou o país do estado se falência posto por FHC.
Ao recuperar economicamente o Brasil, Lula fez o país ser aceito no Brics e em organismos internacionais como o FMI na condição de credor e não apenas como devedor, reles pedinte. Para conseguir dinheiro teve que seguir a cartilha do FMI e BM, privatizando TUDO, como foi no governo FHC.
Ciro tem, guardando as devidas proporções, um quê de Brizola. Não se omite diante das vicissitudes. É fluente, inteligente e diz o que tem que ser dito, sem meias palavras. E, principalmente, não trai nunca.
Mas não esperem que seja um santo. Não é e não será. Com ele é bateu, levou.
È o meu candidato para 2018.
Tenho que dizer, que diferença da Dilma!
Por tudo isso, é preciso a Regulamentação da Lei de Imprensa, aprovada e homologada pela Constituinte/88. Enquanto isso, cabe à heróica Blogosfera do bem, globalizar, também, as aspirações dos menos favorecidos, assunto este, censurado pelo PiG nacional e internacional. #Lula/2018.
Demonstrou uma intenção de resgate do nacionalismo sem os preconceitos dos intelectualoides ou analista vulgares que pontuam na mídia manipuladora. É uma liderança com maturidade e capacidade para levar adiante a esquerda democrática e o trabalhismo defendidos por Leonel Brizola. Excelente discurso e visão lúcida do momento atual. Uma bela conquista para o PDT. Façamos votos para que tenha sucesso nessa nova empreitada.
Lula, Ciro, Requião, Vanessa Graziotin. Chapa quente para tostar coxinha.
Para garantir as conquistas de Lula e Dilma o ideal seria que em 2018 sejam candidatos Lula pelo PT (meu preferido), Requião pelo PMDB e Ciro pelo PDT. As chances de vitória de um dos 3 é muito grande e praticamente eliminariam o PSDB da disputa.
Boa ideia! O candidato tucano não iria sequer ao 2º turno, pra desespero do PIG golpista. Qualquer dos três salvaria as conquistas dos últimos 12 anos. O que me preocupa é o temperamento do Ciro, que seria provocado a toda hora. Vai se controlar? No PIG ele é sumido. Não lhe dão a menor chance de aparecer. Todavia, haveria segundo turno, porém, Lula é imbatível. É muito querido e suas caravanas despertarão os eleitores. #Lula/2018.
Que prazer ! precisamos deste homem em rede nacional falando ao povo brasileiro
Ciro e a terceira via !! PDT de Brizola renasce !!!
Eu gosto do jeito direto e franco, sem meias palavras, sem mascarar o que pensa. Acredito porém que ele tem dificuldade de se “encontrar” nos mecanismos partidários do jeito que são, já pulou em vários. Se conseguir se estabilizar no partido para ter plataforma e retaguarda para se lançar a candidato, o veremos em 2018. Parece que andou estudando bastante economia, o que é bom.
Só mais uma coisa: ele está certíssimo em pegar a bandeira do nacionalismo, está solta por aí e precisamos dessa dignidade do sentimento de nação e de cidadania brasileira. Que ele siga nesse caminho. O PT abriu frentes concretas nesse sentido (conteúdo nacional, etc.) mas só encampou no discurso na época do Lula – o orgulho de ser brasileiro, do Brasil fazer bonito lá fora, etc. Aqui a MÍDIA – sempre ela!, não dá destaque às olimpíadas de conhecimento que temos ganhado, à mocinha brasileira que ganhou o 1o lugar em concurso na Áustria, ao worldskills e por aí vai.
Ciro vem tendo uma postura valente em defensa dos interesses nacionais e democráticos. Por isso, é um nome respeitável como alternativa neste momento em que todo o aparato mafiomidiático centrou fogo contra Lula e o PT. No entanto, apesar de estar ciente do papel fundamental das corporações mafiomidiáticas na instalação e sustenção do neoliberalismo antipovo, Ciro parece ainda temer enfrentrar-se com elas. Foi ruim vê-lo no programa de Mariana Godoi defendendo a famigerada tese de Dilma Rousseff de que o único controle a se aplicar à mídia é o controle remoto. Espero e confio que ele também avance democraticamente nesta questão como avançou em tantas outras.