Ciro, ouça Paulo Henrique Amorim

Chegou a hora de contar o que testemunhei em 2002.

Afinal, a memória é o livro mais precioso a se consultar na hora das grandes decisões.

Ciro Gomes, que estivera no topo das pesquisas, esvaziara-se e Leonel Brizola – que tinha muitas divergências e duras críticas ao PT, não raro merecidas  – temia que se armasse, no segundo turno, alguma trampa que pudesse evitar a vitória de Lula.

Por isso, pediu a Ciro que renunciasse à sua candidatura e levasse Lula à vitória ainda na primeira rodada eleitoral.

A reação de Ciro foi tão furiosa que Brizola – que era um homem que respeitava o que era dito em intimidade – não quis me descrever as palavras, mas apenas o clima da negativa, digamos, veemente.

Espero que Ciro, 16 anos depois, tenha se tornado menos figadal e honre o que ele próprio diz sobre pensar no Brasil.

Ninguém, agora, pede que abra mão de sua aspiração eleitoral ou de sua candidatura. São legítimas e respeitáveis.

Mas todos temos o dever de pedir-lhe que não feche as portas, como acabaria não fechando em 2002, no segundo turno, apoiando Lula.

Os que me acompanham sabem que conto passagens do que vivi com Brizola, mas jamais invoco seu nome para dizer o que ele faria ou a quem apoiaria como candidato. Por isso, reivindico a autoridade moral para não aceitar que o façam, ainda mais se for para dizer que ele faria o que nunca fez: ficar ausente do embate com as forças do atraso e do fascismo.

Aprendi, em 22 anos a seu lado, que não ficamos sobre o muro e sabemos a que lado do muro pertencemos.

Por isso, transcrevo e peço, sinceramente, que Ciro Gomes leia o que escreve Paulo Henrique Amorim, decano da blogosfera progressista e meu bom amigo:

Quem vota em Ciro vota em Haddad no 2º turno

Paulo Henrique Amorim, no Conversa Afiada

Numa entrevista por telefone, de São Paulo para uma rádio do Rio Grande do Sul, Ciro Gomes disse que não vai apoiar Haddad no segundo turno.

Como é inconcebível que ele apoie Bolsonaro, a declaração equivale a dizer que ele só participa da disputa eleitoral, ou seja, da Democracia, até certo ponto – até quando estiver em condições de ganhar.

Se perder, ele não joga!

Não basta Ciro dizer, como disse, que é amigo do Haddad e que o PT faz muito mal ao Brasil há muito tempo.

O Bolsonaro fará muito pior.

Mais do que o Collor.

Além disso, Ciro não é dono do voto de ninguém.

Voto não tem cabresto.

Essa reação aparentemente autoritária se assemelha às que critica em Lula: só o Lula manda no PT.

E o PDT?

E os pedetistas de sempre?

Os brizolistas de sempre?

Os que defendem ideias do Ciro sem que sejam necessariamente ciristas?

Em 1989, Lula só foi para o segundo turno contra Collor por uma diferença inferior a 1% em relação a Brizola.

E mesmo inconformado, subindo pelas paredes, Brizola transferiu TODOS os votos que teve no Rio e no Rio Grande do Sul para Lula, no segundo turno.

Brizola disse a seus eleitores:

– Vamos ter que engolir o sapo barbudo!

Ciro tem 61 anos.

E uma carreira política exemplar.

É um candidato de jovens ideias.

E impoluto.

Não pode dizer que jamais será candidato a Presidente, de novo.

Não pode jogar 10% das preferências do eleitorado pela janela!

Agora, como Brizola, ele tem a responsabilidade política e moral de engolir o sapo… de novo!

Fernando Brito:

View Comments (115)

  • As lideranças dos partidos precisam aprender que a força de um partido e de uma liderança política vem do apoio dos seus eleitores e simpatizantes que é baseada em uma confiança silenciosa mas não absolutamente sem voz, vontade ou razão.
    Nós somos a razão de ser dos partidos, eles nossos representantes, relação aberta e franca, e só pode ser baseada em confiança e confirmadas em eleições democráticas.

  • Eu tenho tido uma discussão não muito severa, por fictícia graças aa boa transferência de votos, com o meu pai. Eu digo que num segundo turno entre Geraldo e Jair, eu não votava. Eu teria que engolir o Frozen Chuchu para ser uma pessoa verdadeiramente preocupada com o país? Não consigo achar que essas divergências que me restaram sejam digeríveis.

  • Se o Ciro não apoiar o Haddad ele vai apoiar o Bozo,, ou vai ficar em cima do muro dos tucanos ?

  • Bueno, che. Como eu venho falando há tempos: CIRO NÃO É CONFIÁVEL. E suas mais recentes declarações confirmam isso. Ele é capaz de fazer pacto com qualquer canalha da política brasileira para chegar ao poder. E está se portando como a Bla bla Blarina, cheio de ressentimentos. 13 nele, prá aprender.

  • A propósito: em 1995, quando ainda pertencia ao PSDB (o PDT é o 7° partido dele), Ciro publicou um de seus livros: "Alternativa Prática ao Neoliberalismo". Não! Eu não escrevi errado, é NEOLIBERALISMO mesmo. O que mudou em Ciro de 1995 para cá? Suas ideias sobre neoliberalismo? Ou não mudou nada, e ele apenas pula de um partido a outro só para chegar ao poder? A conferir...

    • Veja qualquer vídeo dele e verá que não mudou. É o único candidato desenvolvimentista. Você pode não gostar dele, mas não manipule os fatos. O PT é neoliberal, e conseguiu um feito fantástico de transferência de renda mantendo o neoliberalismo do FHC. Você talvez não saiba mas apoia o neoliberalismo de esquerda. Eu reconheço o feito do PT, mas o neoliberalismo não se sustenta e gera crises tão violentas que destroem rapidamente qualquer programa social. O PT tem que mudar o sistema econômico se quiser ser bem sucedido no novo governo. Infelizmente parece que não vai, a julgar pela equipe econômica que está montando.

    • Olha, se eu bem entendi, vc está chamando o Ciro de neoliberal e q ele escreveu um livro sobre isso?
      Olha, pelo título já da para ver que ele propõe uma alternativa ao neoliberalismo q estava sendo implantado no Brasil e q ja Tinha vida em outros países, inclusive da América do Sul.
      Em seu prefacio, o Ciro fala o seguinte: “propomos um caminho específico, que se CONTRAPÕE ao discurso neoliberal”.

  • Ninguém melhor que Brito para falar do gigante Brizola. Os fatos estão na história, Brozola não só apoiou Lula, depois de perder a vaga para o petista por apenas meio por cento, e ainda saiu com ele em caravana nos estados em que foi campeão de votos. Depois Brizola, isso é que é grandeza, ainda foi vice de Lula na chapa PT e PDT que disputou a eleição ganha por FHC. Isso não impedia que passadas as eleições, Brizola com sua verve inigualável fizesse criticas contundentes aos vacilos do PT. Uma coisa é certa a grandeza do Brizola jamais o deixaria levar pelo sentimemto menor e mesquinho do ressentimento que acomete agora Ciro e algum tempo Marina e Cristovam. Portanto agora é o momento de superarmos desavenças e nos unirmos contra o inimigo maior o facismo do Bolsonaro, somando forças e votando em massa em Haddad 13.

    • Kkkkkkkk acomete o Ciro? Mesquinho eh o pt q não larga o osso. Tem um país fritando é um poder endinheirado que tem ódio do pt. Qual a estratégia pra governar? Vai ser uma inferno. Mas pra que esperar a poeira baixar e dar vez pra outro que sempre apoiou o pt?
      E Pare de falar do Brizola. Se ele estivesse vivo na certa estaria com o Ciro, ou no máximo com o boulos. Brizola tinha visão de futuro e saberia q o final dessa história não vai acabar bem. Não aceitaria um candidato “laranja” de votos. Mas isso será visto por vocês no futuro. E o Facismo crescerá mais até a próxima eleição... e isso vai pra conta do pt

      • Camarada, eu convivi com o Brizola todo dia, quase, durante duas décadas. Nem por isso digo - nem tenho o direito de dizer - o que ele estaria fazendo. Mas sei, de sabença sabida, de que lado ele estaria

  • O egocentrismo e narcisismo de Ciro talvez seja um problema para a psiquiatria e não para a política. Não pode um cidadão tão bipolar, incapaz de agregar meia dúzia de adeptos ao redor de si por muito tempo, liderar uma nação em luta pela sua libertação de tiranos. Lamento por aqueles que embalaram tal engodo até hoje. E lamento pelo país.

  • PHA cirilizou de tal forma que não mais acesso seu Blog.
    Ciro, talvez por oportunismo eleitoral, tem agredido o PT e, creio, por inveja, Lula.
    Dois grandes brasileiros que desandaram nessa eleição. Uma pena!
    Vamos em frente Haddad 13!

    • Quando abro meu navegador automaticamente se abrem as paginas preferidas, DCM, Luis Nassif, e Tijolaço. Até dois meses atrás uma quarta pagina se abria: Conversa Afiada. Desde então não mais; de vez em quando - muito raramente dou uma "olhadinha".

      • Pois vocês devem uma vida ao PHA, ao cafezinho, ao Tijolaço.

        Cuidado com a ingratidão.

        • Por que?Pelo que eu saiba ele nunca foi contratado pelo PT para porta voz ou corrente midiática.Se ele se tornou um jornalista oposto ao que fazia na globo, palmas pra ele.Nada além mais temos que agradecer, cada um faz a sua parte por convicção, não deve haver máfia,faço, mas me deve um favor.Ah vá.

          • Enquanto os petistas estava lá no poder, embevecidos com os salários
            dos cargos de comissão, trabalhando, fazendo viagens e deixando eles
            (mídia) destruirem a imagem do governo à vontade, e vocês vacilão, quem segurou
            as pontas dos ataques foram esses daí, criando um sofisticado debate na internet,
            revelando os golpistas, sem receberem nada em troca a não ser a luta por um país
            melhor.

          • Não, não, não vou polemizar com o senhor.
            Não desmereço aqueles que têm a coragem de ser fieis aos seus ideais, mormente na imprensa tão deturpada desse país.
            Mas é como disse, não há nenhum direito ou reconhecimento a ser cobrado por haver nos posicionados do lado certo da história.parabéns a todos os heróis.
            Respeito a sua opinião, só não concordo, compreende?

    • Também o retirei da minha lista de Blog políticos. PHA tá muito exagerado em suas matérias, não gosto mais de suas pirotecnias tipo "hora do povo".

      • Bela referência a Hora do Povo... Espero que PHA e o Miguel sigam conosco depois.

    • Não deverias falar, para que tu falas que não acessa mais blog.

      Vocês do PT está sendo ingrato, o PT deve uma forturna ao Paulo Henrique Amorim, que não conseguirás pagar nunca.

      Devem ao Tijolaço, ao cafezinho, ao DCM, a mim e a muitos

      Cuidado o que diz tua boca.

      • Jesus, ou melhor, João! Fica triste não .Somos irmãos na luta por dignidade e igualdade entre todos seres humanos. PHA apóia quem ele acha melhor. Não discordamos disso. Discordamos, João, de como vem omitindo e distorcendo episódios da atual campanha eleitoral pró Ciro.. Apenas isso. PHA é importante, assim como Ciro é. Queremos que o Brasil seja um país digno, de gente que se realiza e deixa os outros se realizar. Não é difícil isso. Outras nações são assim. Nossa luta é para brecar nossa elite danosa a civilização até do planeta. Essa gente tem que ser impedida de desgraçar mais vidas. Por isso estamos com Lula, Haddad e Manuela ,pode vir se quiser, serás bem-vindo.

        • PHA como eu apoia quem acha melhor para o país. E nós achamos, que apesar de todos
          os problemas, o PT é o melhor para o país. Se de repente a gente vê outra corrente
          política melhor, como a de Ciro ou de qualquer outro partido ou candidato, não tenha
          dúvida que estaremos juntos. E juntos, que deve vir é vocês, nós estamos aqui há mais de 10 anos dando apoio ao PT sem receber nada em troca, a não ser o melhor para o país.

  • Ptminions,
    o primeiro turno acaba em 07/10!
    Até lá, Ciro é candidato.

Related Post