Ciro, que pena, não soube entender JK

Não se crucifique Ciro Gomes por ter, com grave ingenuidade, procurado apoio na direita órfã de candidatos viáveis.

Se refletirmos honestamente, veremos que, numa eleição não violentada pela exclusão judicial de Lula, é provável que, agora, houvesse uma legião de Marias Madalena do golpismo batendo às portas de uma aliança com Lula.

E em nada isso o comprometeria, como não compromete o santo quem o carrega no andor.

Era previsível, desde o início, que daria com os burros n’água esta suposta aliança de Ciro com a camada mais entreguista e reacionária do parlamento.

Esta gente, como as rêmoras, só adere aos tubarões quando estes são grandes e podem oferecer migalhas.

Com um possível – e jamais confirmado – crescimento nas pesquisas ele seria doce para as moscas.

Não foi.

O grave, no comportamento de Ciro, foi ter fugido da realidade.

Ele só “ameaçou” existir como candidato pela provável exclusão de Lula da disputa.

E não reconheceu isso.

Ele, o cara sem papas na língua, deixou de reconhecer uma verdade: a de que Lula não foi condenado em um processo penal, mas num processo eleitoral.

É capaz de chamar de “filho da puta” um MP que o quer envolver com racismo por ter dito – aliás, numa atitude infantil, dado o tamanho da pulga – que um vereador do MBL agia como “capitãozinho do mato”.

Mas não foi capaz de usar a mesma energia quando se tratou de defender a honra de seu companheiro Lula, acusado de corrupto, o que ele sabe que não é verdade.

Como se disse aqui, dias atrás, Ciro inviabilizou-se como alternativa possível a Lula, mesmo que não necessariamente sua continuidade.

Não soube encarnar JK, que se elegeu com Getúlio, sem sê-lo.

Sem nunca renegá-lo, entretanto.

Ciro, entretanto, preferiu ser Collor, mesmo não o sendo.

E por não sê-lo, ficou sem o fisiologismo.

Fernando Brito:

View Comments (128)

  • E deu no que deu. Fica sozinho, sem força e sem moral. É uma pena porque sabemos que ele teria condições de liderar o projeto progressista. Mas não é sem merecer, pois aceitar a exclusão de Lula do processo eleitoral, é assimilar um golpe ridículo contra a democracia. E contra Lula.

    • Desde o início, seu erro é renegar um antigo companheiro da envergadura de Lula, não a escolha legítima de um outro caminho (cada um no seu quadrado), ainda que questionável.
      Lembro de falarem que Lula deveria procurar Ciro, porque este ganharia com certeza, como se houvesse um espólio. Ledo engano. Haveria tempo hábil para uma inflexão nessa estratégia? (para usar uma palavra mais rebuscada como ele gosta hehehe.)

      • Ciro está no seu quadrado. Lula está no seu retângulo de 6 por 5.

        • JOÃO BATISTA tá #chateado kkkkk... Tem que ter mais equilíbrio emocional né.

        • Ciro está realmente no seu "quadrado"!
          Desde a ARENA.

          • Ciro é candidato a presidente, pois está com seus direitos políticos preservados, pois quando geriu recurso público NÃO roubou e NÃO deixou que roubassem. Ciro apresentará suas ideias, propostas e compromissos à sociedade que decidirá livremente em quem votar.
            Simples assim.

          • Lamentável Ciro não ter tido a sabedoria de um Brizola. Mas não é fácil ser Brizola nesse quesito. Lula não soube quando foi ao segundo turno disputar com a Globo/Collor em 1989 a presidência. Triste sina do Brasil.

          • Instrua-se sobre quem foi Leonel Brizola, evite dizer asneiras ou usar o nome dele em vão.

          • Verdade. Simples assim, bem dito. Pois então que se eleja com os seus 4 ou 5%.

          • A questão não é se eleger, isso é consequência.
            A questão é contribuir para o debate, enriquecendo-o.
            Se tiver 4 ou 5% como você afirma, terá válido a pena.

        • João, entenda o problema do CIRO não é LULA. Aliás, LULA é o caminho. O problema que o CIRO não leu bem o mapa da eleição e buscou o atalho errado.
          Ainda bem que ele voltou. Se conversar com a esquerda e com LULA ele chega lá!
          Avisa ele, João!!

          • Ciro fará sua campanha como em 1998 e 2002, apresentando propostas e assumindo compromissos. Se a sociedade escolhê-lo, ótimo. Se não, a vida democrática prosseguirá. Importante persistir e participar do debate para enriquecer a decisão soberana da população. Ciro é assim.

          • João, se você acha tudo isso do Ciro. Imagina ele junto com o campo progressista... Avisa lá, que ainda dá tempo!

        • Retângulo que o vagabundo do Paraná usa para fins políticos, é isso?

        • Lula já tem garantido o reconhecimento da História por ser um grande personagem da vida pública brasileira.Nem as fronteiras do Brasil são limite para esse reconhecimento. Grandes personagens da História também tiveram o seu retângulo, como você diz, mas nem por isso tiveram suas importâncias diminuídas, muito ao contrário. Conforme-se!

      • NADA DISSO. Quem vai votar é o povo. O Povo de Lula. O Povo pobre e os que não tem cacife para enfrentar a ditadura do judiciário. Sendo assim, não tem essa de ERRO OU TRAIÇÃO. É CIRO E JAQUES WAGNER a melhor opção do PT, dos pobres e da classe média trabalhadora.

    • Ciro se queimou mais uma vez por se achar, por ser destemperado, egoísta, falso, ..., torceu muito para o Lula não conseguir se candidatar.
      O Ciro é uma incógnita e o Brasil não pode correr riscos, na hipótese do Lula não ser candidato, deve apoiar um outro nome do Partido.

    • Eu cansei de chamar a atenção para a tolice de pensar que a direita ia prender Lula e depois deixar outro candidato da esquerda ganhar.
      Só existe UMA forma de lutar contra o golpe, é ao lado de LULA.

    • Eu cansei de chamar a atenção para a tolice de pensar que a direita ia prender Lula e depois deixar outro candidato da esquerda ganhar.
      Só existe UMA forma de lutar contra o golpe, é ao lado de LULA.

    • Isso não é briga de marido e mulher. ISSO É POLÍTICA. Política não tem regra. Não há compromissos que possam durar eternamente. TUDO MUDA. CIRO E JAQUES WAGNER é a ÚNICA opção para o PT e para os progressistas.

      • O compromisso com o POVO e a DEMOCRACIA pode, sim, e DEVE durar eternamente.

  • Texto genial FB. Sua análise política é diferenciada. Aprendo muito vindo aqui.

  • Meio exagerada a histeria contra o Ciro. O cara deu a cara a tapa o tempo todo em 2016 durante o início do Golpe. Fez uma estratégia errada como tantas vezes o PT deixou de apoiar parceiros históricos pra fazer média com a máfia do PMDB, PTB, PP e outros lixos por aí... é a política.

    • o problema que ele fez esperando algo em troca "Apoio" ,viu que não teria ,chutou o pau da barraca

    • Não estamos "nas outras vezes" em que os golpistas tinham o benefício da dúvida, justamente por naoserem golpistas ainda.
      Hoje não há mais máscaras, não haveria traição no futuro pq Ciro ia se relacionar com cobra em toda sua natureza. Muito diferente das "outras vezes"

    • Ciro foi um aproveitador. Queria surfar na destruição do PT e na perseguição judicial contra Lula. Se curvou ate à direita e mostrou que seria um presidente refém da mídia, dos mercados e dos agentes desestabilizadores. Uma pena...

      • POLÍTICA não é briguinha de família, meu caro. Cê sabe que POLÍTICA é igual às nuvens. Portanto, A MELHOR OPÇÃO PARA O PT, para os pobres e para a classe média trabalhadora é CIRO E JAQUES WAGNER. ELEIÇÃO GARANTIDA.

          • Precisa ler pesquisa de verdade e não da datafolha. Ou vai fazer que nem avestruz. Tudo bem, não quer acreditar, enfia a cabeça na terra.

      • POLÍTICA não é briguinha de família, meu caro. Cê sabe que POLÍTICA é igual às nuvens. Portanto, A MELHOR OPÇÃO PARA O PT, para os pobres e para a classe média trabalhadora é CIRO E JAQUES WAGNER. ELEIÇÃO GARANTIDA.

  • Ciro é um grande quadro político. Experiente, vibrante, um nacionalista que apresentará suas propostas para melhorar o Brasil, propostas das quais não abriu mão para ter apoio de quem ele sabe o que fez.
    Se a sociedade escolher a continuidade do duelo que se estabeleceu a partir de 1994, levando para o segundo turno pt e psdb, será sinal de que teremos que aguardar mais tempo até que tenhamos alguém para motivar o Brasil a olhar pra frente e não para o lado ou pra trás. Mas o mais importante é que a democracia não se perca.

    • Se não percebeste, a democracia já foi ferida de morte. Essa eleição é uma tentativa de lhe aplicar uma panacéia.

    • Ciro mostrou ser um aproveitador, ávido por surfar na onda anti-PT e na perseguição judicial contra Lula. As eleições poderia ter sido com outros protagonistas, mas a alternativa mais viável estava ILUDIDA e queimou todos os navios.

      Não acho que seria bom um presidente emotivo, aproveitador e refém da opinião publicada.

      • Ciro fará como nas campanhas de 1998 e 2002, levando suas idéias e propostas à sociedade. Espero, no entanto, que seja diferente seu comportamento no segundo turno, em relação à eleição de 2002 quando apoiou o candidato do pt.

        • Enquanto você profetiza, eu cito fatos: Ciro se mostrou um aproveitador. Agora que deu com a cara no muro, quer de volta os votos da esquerda que havia abdicado. Muda de publico alvo toda hora e se comporta como uma barata tonta.

      • É a sua opinião, eu respeito. Entendo que Ciro apresentou seu nome e continuará apresentando suas ideias, propostas e compromissos para a decisão da população que, na urna, escolherá o futuro presidente. Eu votarei em Ciro.

  • Exato ! Uma pena realmente, sob diversos aspectos. Uma voz que desfalcou bastante a resistência.

  • Algumas vezes penso que o Brito acha que o leitor dele é burro: "Não soube encarnar JK, que se elegeu com Getúlio, sem sê-lo."

    JK se elegeu Presidente depois da morte de Getúlio, que não apitava mais nada. Ou seja, JK nunca se elegeu com Getúlio, pois se Getúlio existisse nunca apoiaria JK e sim Jango.

    • Em lugar de ofender, procure aprender história. Isolado em 1954, Getúlio teve o apoio publico de um único governador "de peso": JK, que inclusive o acompanhou em Minas, apenas 12 dias antes do 24 de agosto fatal. Após a inauguração de uma siderúrgica,fizeram juntos um comício . É evidente que JK elegeu-se após a morte de Getúlio e isso aconteceu porque não lhe veio, por óbvio, a pecha de traidor de Vargas. Tanto é assim que Jango foi vice de JK, não só pelas ligações com Vargas, mas por simbolizar os compromissos com as lutas sindicais dos trabalhadores.

    • Em lugar de ofender, procure aprender história. Isolado em 1954, Getúlio teve o apoio publico de um único governador “de peso”: JK, que inclusive o acompanhou em Minas, apenas 12 dias antes do 24 de agosto fatal. Após a inauguração de uma siderúrgica,fizeram juntos um comício . É evidente que JK elegeu-se após a morte de Getúlio e isso aconteceu porque não lhe veio, por óbvio, a pecha de traidor de Vargas. Tanto é assim que Jango foi vice de JK, não só pelas ligações com Vargas, mas por simbolizar os compromissos com as lutas sindicais dos trabalhadores.

  • Ou seja, Ciro não foi macho do jeito que era quando se aproveitou da queda de Dilma pra se tornar relevante. Fez trapalhada após trapalhada, ficou se dizendo de esquerda mas preferiu se aproximar da direita. Fez o pecado mortal de abandonar sua própria base e agora está sozinho chupando dedo. Só recebeu o que lhe é justo.

    • Ciro é candidato agora como era antes e levará suas ideias e propostas à sociedade. O PT e seu presidiário que se explodam!

  • Mas então estamos ferrados, pois sem Lula, qual opção temos?

  • Texto genial FB. Sua análise política é diferenciada. Aprendo muito vindo aqui.

  • Sou Lula. Ponto. Nunca consegui descartar completamente a alternativa Ciro, mas igualmente nunca consegui digeri-la. Esse texto explica tudo. Obrigado, Brito!

    • OBRIGADO, BRITO. Mas, a melhor opção para o PT E PARA O BRASIL é CIRO E JAQUES WAGNER.

Related Post