Ciro, que pena, não soube entender JK

Não se crucifique Ciro Gomes por ter, com grave ingenuidade, procurado apoio na direita órfã de candidatos viáveis.

Se refletirmos honestamente, veremos que, numa eleição não violentada pela exclusão judicial de Lula, é provável que, agora, houvesse uma legião de Marias Madalena do golpismo batendo às portas de uma aliança com Lula.

E em nada isso o comprometeria, como não compromete o santo quem o carrega no andor.

Era previsível, desde o início, que daria com os burros n’água esta suposta aliança de Ciro com a camada mais entreguista e reacionária do parlamento.

Esta gente, como as rêmoras, só adere aos tubarões quando estes são grandes e podem oferecer migalhas.

Com um possível – e jamais confirmado – crescimento nas pesquisas ele seria doce para as moscas.

Não foi.

O grave, no comportamento de Ciro, foi ter fugido da realidade.

Ele só “ameaçou” existir como candidato pela provável exclusão de Lula da disputa.

E não reconheceu isso.

Ele, o cara sem papas na língua, deixou de reconhecer uma verdade: a de que Lula não foi condenado em um processo penal, mas num processo eleitoral.

É capaz de chamar de “filho da puta” um MP que o quer envolver com racismo por ter dito – aliás, numa atitude infantil, dado o tamanho da pulga – que um vereador do MBL agia como “capitãozinho do mato”.

Mas não foi capaz de usar a mesma energia quando se tratou de defender a honra de seu companheiro Lula, acusado de corrupto, o que ele sabe que não é verdade.

Como se disse aqui, dias atrás, Ciro inviabilizou-se como alternativa possível a Lula, mesmo que não necessariamente sua continuidade.

Não soube encarnar JK, que se elegeu com Getúlio, sem sê-lo.

Sem nunca renegá-lo, entretanto.

Ciro, entretanto, preferiu ser Collor, mesmo não o sendo.

E por não sê-lo, ficou sem o fisiologismo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

128 respostas

  1. E deu no que deu. Fica sozinho, sem força e sem moral. É uma pena porque sabemos que ele teria condições de liderar o projeto progressista. Mas não é sem merecer, pois aceitar a exclusão de Lula do processo eleitoral, é assimilar um golpe ridículo contra a democracia. E contra Lula.

    1. Desde o início, seu erro é renegar um antigo companheiro da envergadura de Lula, não a escolha legítima de um outro caminho (cada um no seu quadrado), ainda que questionável.
      Lembro de falarem que Lula deveria procurar Ciro, porque este ganharia com certeza, como se houvesse um espólio. Ledo engano. Haveria tempo hábil para uma inflexão nessa estratégia? (para usar uma palavra mais rebuscada como ele gosta hehehe.)

          1. Ciro é candidato a presidente, pois está com seus direitos políticos preservados, pois quando geriu recurso público NÃO roubou e NÃO deixou que roubassem. Ciro apresentará suas ideias, propostas e compromissos à sociedade que decidirá livremente em quem votar.
            Simples assim.

          2. Lamentável Ciro não ter tido a sabedoria de um Brizola. Mas não é fácil ser Brizola nesse quesito. Lula não soube quando foi ao segundo turno disputar com a Globo/Collor em 1989 a presidência. Triste sina do Brasil.

          3. Instrua-se sobre quem foi Leonel Brizola, evite dizer asneiras ou usar o nome dele em vão.

          4. Verdade. Simples assim, bem dito. Pois então que se eleja com os seus 4 ou 5%.

          5. A questão não é se eleger, isso é consequência.
            A questão é contribuir para o debate, enriquecendo-o.
            Se tiver 4 ou 5% como você afirma, terá válido a pena.

        1. João, entenda o problema do CIRO não é LULA. Aliás, LULA é o caminho. O problema que o CIRO não leu bem o mapa da eleição e buscou o atalho errado.
          Ainda bem que ele voltou. Se conversar com a esquerda e com LULA ele chega lá!
          Avisa ele, João!!

          1. Ciro fará sua campanha como em 1998 e 2002, apresentando propostas e assumindo compromissos. Se a sociedade escolhê-lo, ótimo. Se não, a vida democrática prosseguirá. Importante persistir e participar do debate para enriquecer a decisão soberana da população. Ciro é assim.

          2. João, se você acha tudo isso do Ciro. Imagina ele junto com o campo progressista… Avisa lá, que ainda dá tempo!

        2. Lula já tem garantido o reconhecimento da História por ser um grande personagem da vida pública brasileira.Nem as fronteiras do Brasil são limite para esse reconhecimento. Grandes personagens da História também tiveram o seu retângulo, como você diz, mas nem por isso tiveram suas importâncias diminuídas, muito ao contrário. Conforme-se!

      1. NADA DISSO. Quem vai votar é o povo. O Povo de Lula. O Povo pobre e os que não tem cacife para enfrentar a ditadura do judiciário. Sendo assim, não tem essa de ERRO OU TRAIÇÃO. É CIRO E JAQUES WAGNER a melhor opção do PT, dos pobres e da classe média trabalhadora.

    2. Ciro se queimou mais uma vez por se achar, por ser destemperado, egoísta, falso, …, torceu muito para o Lula não conseguir se candidatar.
      O Ciro é uma incógnita e o Brasil não pode correr riscos, na hipótese do Lula não ser candidato, deve apoiar um outro nome do Partido.

    3. Eu cansei de chamar a atenção para a tolice de pensar que a direita ia prender Lula e depois deixar outro candidato da esquerda ganhar.
      Só existe UMA forma de lutar contra o golpe, é ao lado de LULA.

    4. Eu cansei de chamar a atenção para a tolice de pensar que a direita ia prender Lula e depois deixar outro candidato da esquerda ganhar.
      Só existe UMA forma de lutar contra o golpe, é ao lado de LULA.

    5. Isso não é briga de marido e mulher. ISSO É POLÍTICA. Política não tem regra. Não há compromissos que possam durar eternamente. TUDO MUDA. CIRO E JAQUES WAGNER é a ÚNICA opção para o PT e para os progressistas.

  2. Meio exagerada a histeria contra o Ciro. O cara deu a cara a tapa o tempo todo em 2016 durante o início do Golpe. Fez uma estratégia errada como tantas vezes o PT deixou de apoiar parceiros históricos pra fazer média com a máfia do PMDB, PTB, PP e outros lixos por aí… é a política.

    1. o problema que ele fez esperando algo em troca “Apoio” ,viu que não teria ,chutou o pau da barraca

    2. Não estamos “nas outras vezes” em que os golpistas tinham o benefício da dúvida, justamente por naoserem golpistas ainda.
      Hoje não há mais máscaras, não haveria traição no futuro pq Ciro ia se relacionar com cobra em toda sua natureza. Muito diferente das “outras vezes”

    3. Ciro foi um aproveitador. Queria surfar na destruição do PT e na perseguição judicial contra Lula. Se curvou ate à direita e mostrou que seria um presidente refém da mídia, dos mercados e dos agentes desestabilizadores. Uma pena…

      1. POLÍTICA não é briguinha de família, meu caro. Cê sabe que POLÍTICA é igual às nuvens. Portanto, A MELHOR OPÇÃO PARA O PT, para os pobres e para a classe média trabalhadora é CIRO E JAQUES WAGNER. ELEIÇÃO GARANTIDA.

          1. Precisa ler pesquisa de verdade e não da datafolha. Ou vai fazer que nem avestruz. Tudo bem, não quer acreditar, enfia a cabeça na terra.

      2. POLÍTICA não é briguinha de família, meu caro. Cê sabe que POLÍTICA é igual às nuvens. Portanto, A MELHOR OPÇÃO PARA O PT, para os pobres e para a classe média trabalhadora é CIRO E JAQUES WAGNER. ELEIÇÃO GARANTIDA.

  3. Ciro é um grande quadro político. Experiente, vibrante, um nacionalista que apresentará suas propostas para melhorar o Brasil, propostas das quais não abriu mão para ter apoio de quem ele sabe o que fez.
    Se a sociedade escolher a continuidade do duelo que se estabeleceu a partir de 1994, levando para o segundo turno pt e psdb, será sinal de que teremos que aguardar mais tempo até que tenhamos alguém para motivar o Brasil a olhar pra frente e não para o lado ou pra trás. Mas o mais importante é que a democracia não se perca.

    1. Se não percebeste, a democracia já foi ferida de morte. Essa eleição é uma tentativa de lhe aplicar uma panacéia.

    2. Ciro mostrou ser um aproveitador, ávido por surfar na onda anti-PT e na perseguição judicial contra Lula. As eleições poderia ter sido com outros protagonistas, mas a alternativa mais viável estava ILUDIDA e queimou todos os navios.

      Não acho que seria bom um presidente emotivo, aproveitador e refém da opinião publicada.

      1. Ciro fará como nas campanhas de 1998 e 2002, levando suas idéias e propostas à sociedade. Espero, no entanto, que seja diferente seu comportamento no segundo turno, em relação à eleição de 2002 quando apoiou o candidato do pt.

        1. Enquanto você profetiza, eu cito fatos: Ciro se mostrou um aproveitador. Agora que deu com a cara no muro, quer de volta os votos da esquerda que havia abdicado. Muda de publico alvo toda hora e se comporta como uma barata tonta.

      2. É a sua opinião, eu respeito. Entendo que Ciro apresentou seu nome e continuará apresentando suas ideias, propostas e compromissos para a decisão da população que, na urna, escolherá o futuro presidente. Eu votarei em Ciro.

  4. Exato ! Uma pena realmente, sob diversos aspectos. Uma voz que desfalcou bastante a resistência.

  5. Algumas vezes penso que o Brito acha que o leitor dele é burro: “Não soube encarnar JK, que se elegeu com Getúlio, sem sê-lo.”

    JK se elegeu Presidente depois da morte de Getúlio, que não apitava mais nada. Ou seja, JK nunca se elegeu com Getúlio, pois se Getúlio existisse nunca apoiaria JK e sim Jango.

    1. Em lugar de ofender, procure aprender história. Isolado em 1954, Getúlio teve o apoio publico de um único governador “de peso”: JK, que inclusive o acompanhou em Minas, apenas 12 dias antes do 24 de agosto fatal. Após a inauguração de uma siderúrgica,fizeram juntos um comício . É evidente que JK elegeu-se após a morte de Getúlio e isso aconteceu porque não lhe veio, por óbvio, a pecha de traidor de Vargas. Tanto é assim que Jango foi vice de JK, não só pelas ligações com Vargas, mas por simbolizar os compromissos com as lutas sindicais dos trabalhadores.

    2. Em lugar de ofender, procure aprender história. Isolado em 1954, Getúlio teve o apoio publico de um único governador “de peso”: JK, que inclusive o acompanhou em Minas, apenas 12 dias antes do 24 de agosto fatal. Após a inauguração de uma siderúrgica,fizeram juntos um comício . É evidente que JK elegeu-se após a morte de Getúlio e isso aconteceu porque não lhe veio, por óbvio, a pecha de traidor de Vargas. Tanto é assim que Jango foi vice de JK, não só pelas ligações com Vargas, mas por simbolizar os compromissos com as lutas sindicais dos trabalhadores.

  6. Ou seja, Ciro não foi macho do jeito que era quando se aproveitou da queda de Dilma pra se tornar relevante. Fez trapalhada após trapalhada, ficou se dizendo de esquerda mas preferiu se aproximar da direita. Fez o pecado mortal de abandonar sua própria base e agora está sozinho chupando dedo. Só recebeu o que lhe é justo.

    1. Ciro é candidato agora como era antes e levará suas ideias e propostas à sociedade. O PT e seu presidiário que se explodam!

  7. Sou Lula. Ponto. Nunca consegui descartar completamente a alternativa Ciro, mas igualmente nunca consegui digeri-la. Esse texto explica tudo. Obrigado, Brito!

  8. Lula é o cara no Brasil. O homem do povo, quem do lado de cá não perceber isso vai dar com os burros na agua.

  9. Não dá para analisar a política olhando apenas para o passado. Lula não é Getulio, Ciro não é JK, e você se esquece que, durante toda esta época, havia uma enorme “sombra” que se chamava PCB. E que atuava na política, mesmo sem ter legalidade para isto. Sem este dado, suas comparações não se sustentam. Ah, e é bom lembrar, houve um tempo – horrível, é claro, e ninguém quer voltar a ele, inclusive o hoje minúsculo PCB – mas houve um tempo em que os bravos camaradas de um partido legalmente impedido de fazer política militavam assim mesmo, sem pedir licença a juízes ou similares.

  10. E, se, Lula, não tivesse se entregado para os golpistas ? Caminhou, digo, voou diretamente para a masmorra da, argh !, reública dos coxas brancas. De Gaule comandou a resistência aos nazis de Londres. Khomeini derrubou o Xá da Pérsia lá de Paris.

  11. É uma pena mesmo! Na ausência de Lula, antes do Ciro renegá-lo, ele era uma opção para meu voto e de minha família por ser nacionalista, honesto e preparado para a função! Agora não mais! Mas, a verdade é que não podemos deixar o psdb ganhar as eleições, repassando para o PT, que era coligado ao MDB antes do golpe, a culpa pela situação crítica em que o Brasil se encontra, quando os tucanos e corja são os maiores responsáveis.

    1. ENTÃO FALA LOGO, AMIGO. A melhor opção para o PT, para o povo e para a classe média trabalhadora é CIRO E JAQUES WAGNER. IMBATÍVEIS.

  12. Há um princípio oriental que diz que existem tantas verdades quantos são os pontos de vista (não confundir com verdade relativa que é o seu oposto). Pois bem, Ciro, nas tratativas com a direita para conseguir apoio (para mim um erro que o desqualifica), ficou firme nos seus propósitos e programas e por isso foi rejeitado pelo centrão que encontrou no picolé de chuchu a sua tábua de salvação. Lula, por exemplo, fez e faz esta “conciliação” para a doença infantil da governabilidade e do republicanismo sempre e desconstrói seu próprio programa de governo aderindo gostosamente ao “toma lá dá cá”, síndrome da política brasileira. O que estamos vivendo hoje nesta desgraça que se abate sobre o Brasil é justamente resultado desta falta de caráter do pt e seus governos na consecução de sua ideologia e seus programas de governo.

  13. Ué. Ciro disse que sintoma de corrupção não é um apartamento brega no Guarujá. Também disse que o processo contra Lula não tem “a página”.

  14. Parabéns Fernando, pela essa excelente análise. Como sempre, preciso e esclarecedor.
    A palo seco, como se diz em Sevilha. Disse o que era preciso e possível dizer sobre o assunto. Nem uma vírgula a mais ou a menos.

  15. Temos mais traíras , Ciro e o tarso Genro,
    O Tarso genro sempre foi uma ovelha negra dentro do PT.
    Ele é ambicioso e traidor.!
    Vamos fazer uma lista desta turma e defenestra-los do próximo pleito.

  16. O que você cobra do Ciro, caro Brito, é vassalagem. Vassalagem essa que você mesmo bem sabe que jamais aproximaria Ciro de uma eventual sucessão de Lula. Como disse antes, o golpe e o pós-golpe bem serviram para fazer cair as máscaras. O PT hegemonista, pouco preocupado com o Brasil e muito consigo próprio se fez presente. Teremos direita x ultra-direita por culpa de Lula e sua máquina da blogosfera. Lula continuará a pregar para os votos nulos, brancos e abstenções.

    1. Vassalagem? Se Ciro queria fazer uma aliança com vistas à sua possivel futura governabilidade, justamente com o espectro político que mais adversidade nutria por suas posições, deveria ter: ou se tornado um vassalo, ou, com sua coluna vertebral ereta e posições mantidas ter pelo menos, evitado seu festival de verborragia já conhecido com relação aos representantes desse campo.

      Pois bem, achincalhou com um dos mais raivosos membros do próprio DEM, em um programa de rádio e ainda por cima tentou ser mais cacique do que os próprios caciques (impondo e/ou recusando nomes).

      Realmente, saiu pior do que entrou, quando podia ter ficado na posição anterior, garantindo uma andorinha na mão:PSB e PCdoB. Acabou ficando com duas andorinhas voando.

      1. Que andorinha garantida se o PT trabalha insesantemente contra as alianças do Ciro a esquerda? O PT ameaça, chantageia e tudo o mais para que PCdob e PSB não adiram ao Ciro. O PT sabotou o Ciro, seu próprio irmão em armas sendo que ele, Ciro, montou a maior aliança de todos os tempos no Ceará em favor do Camilo Santana. Se perdermos essa eleição para a direita, e é o mais provável hoje, será culpa do Lula e do PT. A história não os perdiará jamais. Vem aí 8 anos piores do que o pior moment das ditaduras e do neoliberalismo juntos, aguarde…

        1. Sabotou o Ciro? Os dois partidos (PDT e PT), estão lançando candidatos próprios à Presidência, cada qual com seus projetos e idiossincrasias para o governo e sua população.

          Correr atrás de alianças à esquerda e/ou centro-esquerda, nada mais é do que a obrigação de cada um, para tentar montar uma futura coalizão, menos exposta a interesses fisiológicos.

          Portanto, é da responsabilidade fundamental dos candidatos desses dois partidos, se insistem em não se unir em torno de um candidato e um projeto em comum (que seria o ideal), disputar o apoio desses outros partidos em torno de si.

          É isto o que deve ser discutido: por que a vaidade política e ambição pessoal na política brasileira (quiçá, latino-americana), se sobrepõem ao interesse comum de unir forças afastar o perigo maior, tendo noção do quadro aterrador do voto popular em figuras legislativas sem compromisso social algum.

          1. Mas o PT não tem a aliança como seu principal objetivo. O principal é sabotar, impedir que votos migrem, depois, se der, faz-se a aliança. Só que com isso, estão levando o PSB à à neutralidade. Ficam isolados PT, PDT, PSB e PCdoB, cada um uma ilha.

  17. Desde quando vi uma entrevista de Ciro na Tv Brasil, há um ou dois anos, e acho que enquanto rolava o impeachment de Dilma, quando ele, perguntado se achava ser Lula um ladrão, e sua resposta foi enigmática, porém com veneno escorrendo no ar dos estúdios, vi ali o despertar de um Ciro que não seria bem-sucedido na campanha, caso decidisse se candidatar. A reposta dele: “Basta ver a vida dos filhos dele”. Ou seja, pra não dizer que Lula era rico por roubar, os filhos eram por serem filhos de um ladrão.
    Até aquele dia, eu, que já pensava no destino de Lula, imaginei Ciro pro meu plano B, por sempre o admirar como um cara inteligente, de uma trajetória política invejável, bom administrador cearense, etc.
    Também vi, após aquela entrevista, Ciro sempre dando asas à Lava Jato, sem questionamentos, e todos sabem que ele jamais completou uma frase sobre essas operações com alguma correção, uma crítica qualquer. Em face disso, ficava claro que se eu não posso falar mal de Moro, o que dizer, então, da situação de Lula. Não dá pra se ficar em cima do muro em certas ocasiões. Aí, ou Lula é mesmo tudo que dizem dele, ou é um inocente.Então eu preferiria que Ciro tivesse, um dia, sido justo, e dito algo sobre esse problema que tanto nos aflige, e que não se resume à injustiça a Lula, mas pelo que a direita extremista vem agindo no sentido de brecar de vez a nossa liberdade, a democracia brasileira, já sem as duas pernas.
    São muitas passagens de Ciro nesses últimos meses sem uma impressão firme do que ele quer.

  18. NA VERDADE ELEIÇÕES SEM LULA,O PROVÁVEL VENCEDOR É UMA FARSA,É UM GOLPE NO GOLPE,É ILEGÍTIMA E NÃO IREI A URNA,FAREI CAMPANHA CONTRA O VOTO P PRESIDENTE,NÃO DEIXAREI MINHAS DIGITAIS COVARDEMENTE EM UM GOLPE.NÃO EXERCEMOS A CIDADANIA,NÃO SOUBEMOS E NÃO SABEMOS DEFENDER A DEMOCRACIA POR COVARDIA ,NOS ACOMODAMOS AOS ENTRAVES QUE O FASCISMO NOS APRESENTA A ELES NOS ASSOCIAMOS POR MEDO ,POR FALTA DE PATRIOTISMO,DE NACIONALISMO POR COVARDIA POR FALTA DE VERGONHA NA CARA,DEVERÍAMOS ERA ENFRENTAR O FASCISMO RUIDOSAMENTE MAS SOMOS A ÚNICA ESQUERDA NO MUNDO QUE TEM MEDO DE CASSETETE,DE BOMBAS DE GÁS ,DE MILICO DE PAU DE ARARA,DE MATAR E DE MORRER PELO FUTURO DE SEUS FILHOS.SÓ LULA TEM AUTORIDADE MORAL DE EM UM PRONUNCIAMENTO NA ONU ABALAR SEUS ALICERCES DENUNCIANDO A TRAMA INTERNACIONAL NO SAQUE DO PAÍS ,SÓ LULA TEM RECONHECIMENTO INTERNACIONAL PARA REAVER O QUE NOS ROUBARAM E FICAMOS DISCUTINDO SOBRE UM RECRUTA ZERO E UM CORONÉ CUJA ORIGEM SOMENTE INGÊNUOS NÃO PERCEBEM.SEM LULA REBELIÃO,REVOLTA OU REVOLUÇÃO.DEEM O NOME QUE QUISEREM MAS DEVERÍAMOS ARRANCAR LULA DA PRISÃO POR BEM OU POR MAL SE FOSSEMOS DIGNOS DE COLOCAR UM FILHO NO MUNDO DANDO-LHE A TRANQUILIDADE DE ESTAR ENTRE UM PAÍS DE OPORTUNIDADES E LEGITIMIDADE.

    1. Concordo totalmente com o que vc fala,fazemos parte de uma massa de bundões ,sempre aguardando que o nosso vizinho faça o que é nossa obrigação fazer.
      Merecemos até o mais baixo dos insultos que esses filhas da puta nos jogam na cara ,não reagimos ,nem sequer agora que o ultimo tostão no nosso bolso esvaziado pelos golpistas ,está prestes a ser tomado de nós.
      Não de bola aos “ciristas”,trollagem paga para “vender” o candidato nos espaços da esquerda.
      Perderiam menos tempo se tentassem uma aliança com a direita .

  19. Ciro jogou errado, é verdade. Essa Lei da Ficha Limpa, que se voltou contra a hoje oposição, quando defenestrada do poder pelo impeachment-golpe de 2016, foi um dos grandes erros do PT quando Governo, dar guarida, apoiar uma lei no seu cerne inconstitucional, tendo em conta sua origem popular, claro que aceita pelo comando do golpe, o Judiciário. Outro ponto é esse argumento fajuto de que a aceitação da candidatura Lula pode ser uma armadilha, assacada principalmente por quem, explícita ou de forma velada, defende que as esquerdas, que o PT abandone, deixe de apoiar, Lula em sua luta por inocência, e parta para trocar sua liberdade por abandono de sua candidatura, submetendo-se a chantagem golpista. Não tem o mínimo sentido admitir esse caminho, porque assim fica completamente sem sentido os do golpe estarem submetendo seus partidos às dificuldades de chegar a um candidato que os represente com chances de ganhar. Pelo que vejo, esses analistas estão admitindo ser por estratégia que os golpistas estariam levando a candidatura Lula ao limite de sua possível (há quem não julgue desse jeito) interdição. Nada que poderá acontecer até lá não conta, não pode ao contrário viabilizar a candidatura que julgam condenada? Negligenciar, abandonar as indicações das pesquisas não seria uma traição ao apoio popular? É um jogo que ainda está sendo jogado, na presente quadra desde a prisão do Presidente Lula, que assim decidiu e sabe muito bem onde pode chegar: a Presidência da República. O desfecho está próximo dessa queda de braço que não meramente Jurídica, mas essencialmente política. Por isso, o risco de não chegar aos objetivos não é só do PT, de Lula.

  20. Talvez agora ele saiba que é melhor ser um “puxadinho” do Pão de Açúcar do que ser da padaria da esquina. Ficam as lições…

  21. NEGATIVO. E Lula não buscou os banqueiros, empresários, toda a direita possível? NEGATIVO, Ciro é a melhor alternativa para o PT. CIRO E JAQUES WAGNER, IMBATÍVEIS.

  22. Ciro era meu voto caso o Lula não pudesse concorrer. O problema é que esse senhor quis agradar justo os lavajateiros e NUNCA defendeu a honra do Lula de maneira firme. Então, só nos resta descer do purgatório de dois anos de Temer para o inferno de 4 anos de Bolsonaro/temer ou outra desgraça qualquer. Melhor a certeza que a decepção.

  23. Essa é esquerda que QUALQUER direita do mundo pediu a Deus, a Buda, a Alá etc. é mais fácil o saci-pererê cruzar as pernas do que se unirem em torno de um objetivo comum e coletivo. Resumo da ópera: Fragmentaram os votos do condenado entre eles, resultando em Bolsonaro contra o Picolé de chuchu ou o espírito da floresta, e o “ou é lula ou nada” foi pro beleléu.

  24. Texto medíocre de alguém que já foi bom, mas hoje se limitou a ser mais uma viuva do pseudo Deus Lula.

  25. Li quase todas as análises dos internautas. Excelentes. Os frequentadores do Tijolaço pertencem a outro nível, um nível que, se os braseiros alcançassem, isto aqui seria outra nação.

    Ciro mostrou, ainda que atabalhoadamente, o que é política. Moralismos à parte, ele sabe que só mudará algo nesta nação, se estiver no poder. (O que adianta ter as melhores ideias na cabeça, se não tiver a caneta na mão?)

    Penso que, em não havendo outra possibilidade para impedir a extrema direita de chegar ao poder – o que seria a continuação de toda essa desgraça que nos sobreveio –, esse senhor, felizmente ou infelizmente, será a nossa opção. A outra opção é deixar que os caras permaneçam destruindo o pouco que o Partido dos Trabalhadores construiu. (Aliás, ainda sobrou alguma coisa?)

  26. Não foi o Ciro que procurou a direita vulgo “Centrão”. Foi o centrão que o procurou e ele disse desde a primeira conversa que a conversa não era olhando para a eleição, pois seria muito improvável que eles seguissem juntos na eleição (ele tinha consciência disso desde antes da primeira conversa!),mas ele estava de olho no dia seguinte à posse em caso de vitória.
    Ele disse isso sempre! desde o primeiro encontro, só quem não o escutou, quem quer criar intriga ou quem quer criar ataca-lo por estar a favor dos banqueiros é que informa a população com esse texto totalmente fora da realidade.

    Ele foi procurado pelo centrão ele foi propositivo, anunciou para o centrão como vai funcionar caso ele seja eleito. Ele anunciou que haverá Auditoria da dívida pública sim e não abrirá mão disso. Haverá revogação da reforma trabalhista sim. Não haverá entrega do ministério da Fazenda ao Bradesco e muito menos entrega do Banco Central ao Bank of Boston. Quem será privilegiado é quem trabalha e quem produz, quem será hostilizado será quem especula, o capital financeiro-rentista-especulativo – estrangeiro. Campos de petróleo, usinas elétricas e Embraer voltarão a ser patrimônio do povo brasileiro. E não haverá distribuição de cargos em troca de apoio nenhum.

    O centrão fez a escolha óbvia pois como disse o Gregório Duvivier ontem no GregNews centrão significa o centro do umbigo de cada um deles e não o bem público.

  27. Ciro não entendeu JK.

    JK não é o um democrata não senhor!!!

    JK conspirou contra o governo de JANGO, se ele fosse um ardoroso defensor da democracia, não apoiaria o golpe Militar.

    Se JK estivesse vivo, atuando politicamente, estaria no MDB e teria sim apoiado o IMPEACHEMNT da Dilma.

    Está hora de refletirmos dos nossos Intelectuais de DIREITA, que no século 19, veio com a idiotice de que o Brasil devia ser um país agrícola, sem industrialização e apoiar os EUA.

    Resultado os EUA se tornaram uma potencia INDUSTRIAL e os outros países do nosso continente, simples países agrícolas. Com esse poder o irmão do Norte, nos ameça a nossa soberania e dos outros países.

    Se tivesse o Barão Mauá vencido e o Brasil tivesse se tornado uma potencia INDUSTRIAL no século 19 e 20, não teria o golpe de 64 e 16.

    Está na hora da ACADÊMIA fazer uma revisão de quem merecer ser reverenciado.

    Outra coisa não acho o Rui Barbosa o homem mais inteligente do Brasil, na minha opinião quem é o mais inteligente é SANTOS DUMONT (inventor do avião, hangar e do relógio de Pulso e modernizou os dirigíveis).

    Somos e fomos um país industrial, não tivemos brasileiros que fabricasse relógio de pulso, que foi inventado por Santos Dumont?

    Não tivemos uma fábrica brasileira de dirigíveis, já que Santos Dumont trabalhou para a modernização dos Dirigíveis?

    Temos que pensar sobre tudo isso e mandar o complexo de vira-lata para o LIXO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.