Com 95,22% das urnas totalizadas na contagem por atas, Evo Morales aparece com 46,86% dos votos e Carlos Mesa, seu principal opositor, com 36,73%.
A diferença, de 10,13%, é 0,13% acima dos dez pontos exigidos sobre o segundo colocado para que um candidato vença em 1° turno, se ultrapassar a marca dos 40% dos votos.
Neste caso, então, por uma diferença mínima, Morales estaria eleito em 1° turno.
É claro que, com tão pequena fração para cumprir a diferença de 10%, é preciso esperar o final da apuração, não apenas da expressa, mas da voto a voto, que está em apenas 60% e, como se disse antes, muito mais lenta nas áreas populares, amplamente favoráveis a Morales.
Exemplo, na zona central de La Paz, onde Morales perde (40 a 48%) para Mesa, 87 por cento das urnas estão contadas, nesta apuração urna a urna. Em El Alto, periferia de La Paz, do tamanho da capital, apenas 22% das urnas entraram na conta, e lá Evo vence por 58% a 20%. La Paz e El Alto, cada um, tem 10% do eleitorado do país.
O curioso é que, a se confirmar, esta pequena diferença que pode “liquidar a fatura” em favor de Morales virá da diáspora boliviana para a Argentina e pelo Brasil, que somam quase dois terços dos eleitores do exterior – 341 mil, no total – onde o atual presidente tem 80% e 70%, respectivamente, abrindo 90 mil votos (1,5% do total) de vantagem sobre o candidato opositor.
View Comments (9)
Provavelmente a partir de amanha segundo a wikomedia a Bolivia tera 2 presidentes...
Com certeza...
A mídia tradicional só divulgou o resultado parcial enquanto parecia que ía haver segundo turno, quando começou a se consolidar a vitória de Evo Morales pararam de divulgar.
Faz parte da estratégia de convencer os bobos da velha e ridícula narrativa do "déspota democrata populista", recheada de um racismo velado e preconceituoso com o pobre, de que houve fraude, mesmo com mais de 200 observadores internacionais e processo de recontagem de votos. Vai rolar a mesma palhaçada do Brasil, após a reeleição de Dilma, e da Venezuela, após a última vitória de Chavez e a primeira de Maduro. O Carlos Mesa já disse que não vai aceitar perder em primeiro turno (leia-se: não vai aceitar perder de jeito nenhum) e vai rolar mais uma campanha de guerra híbrida/revolução colorida para tentar derrubar um governo de caráter popular e de esquerda na AL. A direita golpista, o Departamento de Estado dos EUA e a grande mídia são previsíveis.
VIVA O POVO AIMARÁ !!!
VIVA A PÁTRIA GRANDE !!!
AVANTE EVO !!!
¡MORIR ANTES QUE ESCLAVOS VIVIR !!
LIBERTAD !!!
LIBERTAD !!!
LIBERTAD !!!
Os golpistas bolivianos já encomendaram o pato inflável ou o mascote das suas micaretas fascistas será outro, para dar menos na vista?
Boa Morales !
Ave Bolívia !
OS EUA ACUSAM EVO DE FRAUDE.
TODO GOVERNO PROGRESSISTA NA AMÉRICA LATINA PRECISA CORTAR RELAÇÕES COM OS EUA AO SER ELEITO. É PRECISO FECHAR AS PORTAS AOS NORTE AMERICANOS NO CONTINENTE. É PRECISO ENTENDER QUE RELAÇÕES COM BANDIDOS CONSPIRADORES ASSALTANTES DE POVOS SAQUEADORES DE PAÍSES EM NADA BENEFICIA A QUEM OUSA CRESCER.
YANKEE GO HOME DEVE SER PRÁTICA GOVERNAMENTAL NA AMÉRICA LATINA.
O BOZO,o sabujo imbecil disse no Japão "QUE TODOS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA DEVEM SER SUBMISSOS AO ESTADOS UNIDOS".