Com a apologia do “qualquer protesto serve”, a mídia criou “hooligans” no Brasil

blac

Saiu agora a primeira notícia realmente triste do Mundial.

Porque argentino e chileno tentando entrar nos jogos da sua seleção no “embalo”, sem ingresso não tem nada de mais, embora não se possa “deixar rolar”.

Embora a imprensa tente mostrar isso como um problema do Brasil, todo mundo sabe que o acesso aos estádios é controlado pela Fifa, com seu “padrão”.

Mas um grupo de brasileiros, vestidos de preto, carregando rojões e até facas, partiu para cima de torcedores ingleses na Fan Fest montada para o jogo entre a seleção britânica e o Uruguai e atirou bombas sobre eles.

Não há nenhum entrave no Brasil à liberdade de manifestação.

Todos os confrontos que se deram ocorreram quando pequenos grupos tentaram tumultuar o acesso aos estádios, o que nada tem a ver com manifestação.

Tanto que os sem-teto fizeram sua marcha, pacificamente.

Este tipo de  ato de selvageria era comum aos “hooligans”,  pseudo-torcedores ingleses, muitos neonazistas, que adoravam uma pancadaria.

Jamais foi “tática” de movimento popular ou progressista.

Mas a deformação do “contra este Governo, tudo pode” que tomou conta da mídia e de alguns babacas que aderiram ao “blaquibloquismo” conseguiu produzir estas coisas.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

26 respostas

  1. De fato, uma das melhores marca do brizolismo é defender o direito do povo fazer manifestação, desde que controlado pela PM e todos bem comportados.

  2. isso é coisa comprada com dinheiro.
    não sei de onde vieram os R$ 150,00 por terrorista, mas imagino.
    além do mais é gente estranha ao futebol.
    na minha opinião, manifestante mascarado tem que ser preso e investigado.
    pergunto:
    se alguém mascarado tenta entrar no seu prédio ou no seu comércio, você fica tranquilo?.

  3. Se näo conter agora, se näo cortar o mal pela raiz poderá se tornar um Afeganistäo com seus talibäs.

  4. Esse é o verdadeiro legado da copa que ficará.
    Quando um governo não pensa e opera pela lógica do circo ao invés de fazer as disputas estratégicas com a direita, acaba abrindo espaço para os alienados, oportunistas e principalmente para os golpistas. Vejam na foto abaixo que um dos manifestantes está sem calçado. Provavelmente um guri de rua que foi na onda dos boizinhos da classe média alienada que nunca abriram um livro de história. E tem gente que ainda está vendo dividendos na copa. A direita articulou bem articulado e de agora em diante, toda vez que tiver uma oportunidade, ela colocará essa massa de manobra na rua para infernizar o governo que deu a essa mesma direita um presente como a copa, onde faturaram milhões. Tá ficando cada vez mais difícil para o verdadeiro movimento social usar a rua, pois agora essa vagabundagem se cola nas manifestações e a polícia, que o pt não controla e que age de acordo com a doutrina que lhe foi inoculada na época da ditadura, baixa o pau em todo mundo porque na “lógica” deles é tudo “baderneiro”. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=901822823177400&set=a.280634141962941.88868.100000490723704&type=1&theater

  5. em qualquer parte do mundo que se faça uma copá do mundo sem terá esses tipos de problemas, nao resta duvidas, agora aqueles que se aproveitam do momento para amedrontar os torcedores esses devem sentir o peso da justiça e da policia. Afinal de contas a copa é organizada pela FIFA mais a segurança dos torcedores fora dos estadios é dos governos estaduais. e federal.

  6. O problema é que não são somente os tais vândalos que estão destruindo a imagem do Brasil, em todo o mundo.
    Os movimentos oportunistas que estão aproveitando o momento para aparece são, no mínimo, insensíveis e irresponsáveis, colaborando para a ascensão da direita ao centro do poder. Se isso acontecer, verão que não valeu a pena. Mas aí, já será tarde.

  7. Desculpe caro Fernando Brito,

    mas está ficando ridícula sua essa fixação governista em usar qualquer argumento pífio para incriminar manifestantes – black blocs ou não.

    Cheque suas notícias antes de destilar preconceitos.

    ‘Hooligans’ sempre existiram em São Paulo.
    Vide a quantidade de mortos em confrontos entre Corintianos e Palmeirenses.

    Neo-Nazistas que se vestem de preto e sempre existiram em São Paulo.

    Skinheads homofóbicos assassinos sempre existiram em São Paulo – e eles se vestem de preto.

    P2 vestidos de preto agredindo a todos para incriminar manifestantes, para papagaios da imprensa legitimarem a repressão aos movimentos sociais legítimos, sempre existiram em São Paulo – E NO RIO TAMBÉM.

    Eu sei que você sabe fazer jornalismo competente, meu amigo. Faça-o.

    Causa espécie notar que o mesmo blog que hoje mesmo ridicularizou um jornalista do PIG por uma barriga, que vive apontando o dedo para o mau jornalismo alheio, que vive apontando o dedo para a ausência do contraditório no jornalismo brasileiro e que vive apontando o dedo para a mídia ‘vendida’, se comporta exatamente da mesma forma.

    O que está acontecendo ultimamente neste Tijolaço é a promoção um patético bate-boca de bar, de um fanatismo acéfalo, nada mais do que um raso FLAxFLU ideológico.

    Não seja mais um Reinaldo Azevedo, apenas com o sinal trocado. É feio.

    Vocês estão polarizando de forma simplória uma discussão que, pelo bem do pais, TEM QUE SER MAIS SOFISTICADA.

    E essa sofisticação da discussão política deve partir de quem se propõe a ser melhor do que o PIG, de quem se propõe a ser diferente da Veja.

    O site do ESPN, por exemplo, que está dando um banho de jornalismo tanto no PIG quanto nos blogueiros chapa-branca, não se apressou em classificar os agressores de ‘black blocs’ ou mesmo de ‘manifestantes’.

    http://espn.uol.com.br/noticia/419498_policia-prende-15-pessoas-apos-rojao-ser-lancado-em-ingleses-no-centro-de-sp

    Note que até as organizações Globo investigaram mais a fundo antes de se apropriar politicamente do fato:

    http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/06/policia-civi-libera-suspeitos-de-atacar-torcedores-ingleses-em-sao-paulo.html

    Torço para que volte a ser o bom e velho Fernando Brito, se é que é você mesmo que anda manchando a reputação de fonte de informação de qualidade que tinha este Tijolaço.

    Abs

    PS: as matérias com informações sobre a identidade do grupo de arruaceiros saiu as 19:09 e 3 horas depois você ainda não pediu desculpas aos seus leitores pela ‘barriga’…

  8. Parabéns à imprensa que tanto lutou para que atos desse tipo ocorressem. Agora eles têm notícia “boa” para produzir manchetes e para afirmar o “eu não disse?”.

  9. Um partido que pega gente no laço, paga R$25,00, distribui lanche e fornece transporte para “encher” sua convenção, é bem capaz de contratar os mercenários black blocs para promover a baderna.

  10. Para Sherazade, que vi no SBT…
    Para ela o Estado que é mole..ela disse..
    MAS…nunca pôe a culpa nos barbaros.
    A eles o que merecem “balas soft de borracha”..
    Este tipo vai ao jogo do Brasil..não fica tomando
    borrachada..
    Mas, tem realmente que prender estes caras, e cobrar
    de seus país o prejuizo!!!!

  11. Eu não acredito em manifestante agindo por defender um Brasil melhor por conta própria. A nossa história está cheia de casos e acontecimentos, e-mails, telefonemas, etc., que comprovam que tem gente por trás comandando a turba nas manifestações. Não são somente jovens entediados, ignorantes de história, mas é uma empresa que tem tentáculos inclusive internacionais. É o casamento do conservadorismo da classe dominante nacional com o capital internacional que perde muito com o governo trabalhista. No Paraná, por exemplo, aos serem levados para a delegacia os manifestantes animais já havia defensores à espera dos mesmos. É tudo combinado, tudo estrategicamente desenhado. É luta de classes, mora?

  12. Se até a FGV fez uma cartilha para ensinar como se deve ir às manifestações, o que se pode esperar esperar.

  13. Permita-me discordar, Fernando. Estes imbecis não nasceram agora. Esta imbecilidade da violência existe há tempos, haja visto o culto que existe às lutas do vale-tudo (que chamam de esporte) no Brasil. Assim como a grande mídia erra ao politizar demais esta copa, você erra da mesma maneira neste evento.

  14. Duvido muito que sejam torcedores.
    Esses grupos mascarados estão trabalhando para alguém que quer tumultuar nosso país.
    Manifestação tem que ter cpf. Não há espaço para covardes em manifestações. Mostrem a cara!

    Mascarado tem que, no mínimo, ser identificado para pagar os prejuízos injustificáveis que causam a terceiros.

  15. Quando as autoridades ficam dizendo que esconder o rosto é um direito “democrático”, estão fazendo demagogia ou, como se diz aqui no Nordeste, é “leseira” mesmo. É óbvio ululante que se proibirem máscaras e panos no rosto esses crimes tenderão para zero. Por que não o fazem?

  16. Quando ocorreram aquelas “espontâneas” manifestações no ano passado, alguns grupos interessados pensaram que na Copa fariam a mesma coisa. Mas as manifestações do ano passado trouxeram um esclarecimento, sobre quais os interesses estavam por trás daquelas manifestações. Qual o objetivo pretendido por elas. Durante o próprio processo das manifestações houve o esvaziamento das mesmas, que não encontraram apoio popular.
    Agora na Copa do Mundo com a população apoiando e participando do evento, assistimos a uma grande festa de confraternização com os brasileiros sendo ótimos anfitriões. O evento sendo divulgado no mundo todo como mais uma Copa de sucesso.
    Então começaram a acontecer espetáculos deprimentes.
    Na cidade de São Paulo, bastou a Prefeitura de 18 meses mostrar para a população o que foi feito para a cidade receber melhor seus visitantes nacionais e internacionais e que vai permanecer para a população da cidade; que ocorreu uma manifestação das mais violentas já acontecidas. Essa manifestação deixou um rastro de destruição que não poupou nem o patrimônio público e nem o privado. Depredaram uma concessionária de veículos de luxo, além de agencias bancárias. Para quê essa violência toda ? Qual o objetivo do movimento organizado ? Fazer reivindicações legítimas num Estado Democrático de Direito, praticando atos criminosos ?
    Quem ganha com esse tipo de atividade criminosa ? Durante anos este País não fez nenhum investimento em mobilidade urbana, nem na melhoria do transporte coletivo. Quando bilhões estão sendo investidos, vemos esse tipo de manifestação usando de violência ?

  17. Tenho que discordar que o Brasil não jogou com paixão. Jogou, sim. E o Álvaro Pereira talvez veja seu reflexo encarnado no David Luís, que se joga nas bolas como um goleiro que tem os pés como mãos. Fica melhor assim.

  18. Quem está por trás dessa baderna? A resposta está na Siria, Venezuela, ,Ucrania e outros lugares onde os nossos amigos(???) do Norte e seus cupinchas têm interesse em dominar para se apoderar de suas riquezas. São especialistas em contratar meliantes dos países em sua mira e mercenários de qualquer lugar do mundo, que se vendem pela verdinhas, para provocar situações que poderiam lhe permitir dar um golpe de Estado subliminar, seja direto ou via Judiciário, como vimos recentemente na América Latina.

  19. Depois da invasão do Maracanã por um grupo de Chilenos, em entrevista à ESPN, um jornalista de “o globo” disse que o grupo parecia “uma horda”, “uma manada”. Talvez ele não tivesse usado estes temos se se tratasse de grupos europeus ou americanos ou dos Blacks Blocs prepostos das elites. Trata como manada porque são latinos americanos recém incluídos, como a nossa nova classe média, ou até os nossos ainda poucos excluídos.

  20. A Copa das Copas é domínio do fato do PT e a ele os parabéns.
    As arruaças é domínio do fato do PIG e oposição, para eles, a conta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *